Leitora Compulsiva

Robin Palmer – Com Carinho, Lucy B Parker: Menina x Superstar

Título: Menina X Superstar

Série: Com carinho, Lucy B Parker

Autor(a): Robin Palmer

Editora: Leya

Ano: 2015

Páginas: 224

Tradução: Elvira Serapicos

Sinopse: Skoob

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura,  Saraiva, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura

***

Em março desse ano a Editora Leya lançou o livro ‘Menina x Superstar’, da autora americana Robin Palmer. Esse livro é o primeiro de uma série chamada ‘Com carinho, Lucy B Parker’ e tem como público alvo meninas entre 10 e 14 anos! Muito embora o público aqui seja de leitores bem mais velhos do que isso, acho bacana poder resenhar livros para crianças, porque quem ama ler também ama dar livros de presente, não é mesmo?! Rs…

Assim que li a sinopse desse livro, senti que o livro poderia ter o mesmo clima da série da ‘As Leis de Allie Finkle para Meninas‘, da autora Meg Cabot, que por acaso é uma das minhas séries infantis prediletas! rs… Por isso mesmo resolvi pedir um exemplar digital para a Leya!

Lucy B Parker é uma menina de 12 anos e, como todas as meninas dessa idade, vive muitos dramas: seus pais se separaram, o pai casou de novo, a mãe insiste em fazê-la usar um sutiã mesmo que ela odeie, suas melhores amigas não falam mais com ela, sua nova melhor amiga é um pouco sem noção, ela ainda não menstruou e para piorar tudo ainda teve um acidente com o cabelo e agora não sai de casa sem um chapéu ou um boné! São tantos os seus problemas que Lucy não vê alternativa a não ser escrever para a Dra. Maude, uma psicóloga que apresenta um programa de TV à tarde e ajuda as pessoas. A cada começo de capítulo encontramos uma nova carta de Lucy para a Dra. Maude, nas quais ela conta um pouco mais sobre os problemas que está enfrentando!

E se Lucy achava que sua vida já estava difícil, imagine só como ela fica quando sua mãe conta que está namorando o pai de Lauren Moses, uma das atrizes mirins de mais sucesso da TV, estrela da série ‘O Mundo de Madison Tennyson’! O choque e a revolta de Lucy não são apenas pelo fato da mãe começar a namorar ou por Lauren ser famosa, mas também porque a menina foi a responsável pela situação mais humilhante que Lucy já enfrentou!!

Por causa do relacionamento de sua mãe com Alan Moses, Lucy se vê obrigada a conviver com Lauren e isso vai trazer ainda mais confusão para sua vida. Suas ex-amigas resolvem se reaproximar de Lucy só por causa de sua proximidade com uma celebridade, sua amiga Marissa é tão fanática pela Lauren que só faz Lucy passar ainda mais vergonha, sua mãe está tão apaixonada que acaba dando muita atenção para a filha do namorado… Com tantos problemas causados pela presença de Lauren Moses, Lucy passa a enxergar a menina como uma arqui-inimiga. Mas será que a superstar é tão vilã assim?

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos tudo o que acontece do ponto de vista de Lucy, o que seria extremamente interessante se Lucy não soasse tão falsa. Infelizmente senti que Lucy é personagem extremamente caricata, que representa uma visão distorcida da autora sobre meninas dessa idade. A obsessão bizarra de Lucy com menstruação e o fato dela reclamar de tudo e todos realmente me incomodou. Senti que a autora confundiu a inocência e insegurança própria da idade com esquisitice.

Acho bom esclarecer que a minha implicância com a protagonista em nada tem a ver com o fato de eu já ter passado dos 30 anos, porque sou fã de livros infantis e já li muita coisa boa voltada para crianças. O problema com esse livro é que senti que a autora errou na mão e criou uma personagem chata, egoísta e sem profundidade. A história em si também deixou a desejar. A autora introduziu vários temas que assombram as crianças, como por exemplo o divórcio dos pais e os novos relacionamento deles, o bullying, o TOC…, mas não explorou nenhum deles adequadamente. Tudo me pareceu superficial demais!!

Apesar disso, acabei abstraindo algumas coisas e me envolvi com a história, principalmente quando Lucy começa a perceber que a Lauren não é uma menina tão ruim quanto ela imaginava Na verdade Laurel é uma personagem super bacana, que tem problemas bem parecidos com os da Lucy e até mesmo mais sérios em alguns pontos. Ser uma celebridade não garante a ela uma porção de amigas, por exemplo. Laurel é uma menina sozinha, que na maioria das vezes só quer ser uma menina comum! As descobertas de Lucy a respeito de Lauren fazem com que ela deixe de olhar só para o próprio umbigo.

Colocando os prós e contras na balança, acredito que o contra tenha ganhado a parada, razão pela qual não indico esse livro. Como esse é o primeiro livro de uma série, torço de coração para que a personagem melhore nos próximos livros, mas não sinto vontade de acompanhar suas aventuras. É uma pena!! Fico chateada quando não gosto de um livro!!!

Menina X Superstar é o primeiro livro da série ‘Com carinho, Lucy B Parker’. Os próximos livros são: Sealed With a Kiss, Vote For Me!, Take Me Advice!, For Better or For Worse.

Leya - Rosa

4 comentários sobre “Robin Palmer – Com Carinho, Lucy B Parker: Menina x Superstar

  1. Danielle Demarchi

    Preciso dizer primeiramente que achei essa capa bem feia e provavelmente não me interessaria pelo livro.
    Não costumo ler livros infantis e esse não parece ser dos melhores, já que a protagonista é como você descreveu. Acho que eu provavelmente não iria gostar também.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Dani.
      Infelizmente essa foi uma leitura bem frustrante!
      E olha que eu adoro livros infantis…
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Rose, nem se incomode com esse livro.
      Essa menina é tão insegura com tudo que chega a ser chata!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!