Aqueles que viram o meu post sobre as metas literárias para 2013 devem se lembrar que uma das coisas que pretendo fazer neste ano é terminar de ler ao menos 5 séries. São tantas as séries em aberto que tenho na estante que dá até desânimo. E é por isso que estou duplamente animada com esse post de hoje. Primeiro porque eu adorei essa série e segundo porque é a primeira série que termino e agora só faltam mais 4 para cumprir a minha meta! rs…
“A Sombra da Serpente” é o terceiro e último livro da trilogia As Crônicas dos Kane, escrita por Rick Riordan e publicada pela Editora Intrínseca. Assim como acontece com as histórias de Percy Jackson, pelas quais o autor se tornou bem conhecido aqui no Brasil, essa série também é construída com base na mitologia, mas dessa vez temos os deuses egípcios ganhando vida.
Os dois primeiros livros – A Pirâmide Vermelha e O Trono de Fogo – já foram resenhados aqui no blog, inclusive a resenha do segundo livro foi uma das últimas que foi ao ar, por isso não vou dar aquela costumeira explicação sobre a base da história, ok?! Se alguém tiver alguma dúvida, vou pedir que veja as resenhas anteriores.
Então vamos ao grande final… Após derrotarem Set e trazerem Rá de volta (bem… mais ou menos!), os irmãos Sadie e Carter Kane partem em busca de um livro que pode conter a fórmula para derrotar Apófis. O problema é que Apófis encontrou e destruiu o último exemplar do livro e a única chance dos garotos será encontrar quem o escreveu. Apófis está ganhando forças e os Kane precisam correr contra o tempo para impedir o fim do mundo.
Para isso eles terão apenas 3 dias para descobrir como derrotar Apófis, estabelecer um plano e colocá-lo em prática. Eles precisam contar com a ajuda de vários magos aliados, mas muitos outros magos estão contra eles e vão causar muitos problemas aos irmãos.
Se fosse só isso, acho até que as coisas estariam fáceis para os irmãos Kane. Mas é claro que nada é fácil para eles e, além de terem que lidar com a ascensão de Apófis e o iminente fim do mundo, eles ainda tem que encontrar uma forma de fazer com que Rá deixe de ser um velho babão e volte a ser um grande guerreiro. Carter terá que resistir à tentação de se unir à Hórus, além de enfrentar seus sentimentos por Zia. Sadie terá que enfrentar a maldição de Walt e seus sentimentos por ele… e também por Anubis.
Pensando bem, acho que isso é uma das coisas que mais me agradou nessa série. Rick Riordan soube construir personagens mais “reais”. Tudo bem que eles tenham que salvar o mundo, mas em nenhum momento eles deixam de ter problemas típicos da idade. Paixonites, manhas, implicâncias fraternas, saudades de casa, egoísmo… Os irmãos Kane tem um pouco de tudo isso, afinal Carter tem apenas 14 anos e Sadie, 12 anos. Seria um pouco ridículo se eles fossem crianças super adultas! rs…
Esse terceiro e último livro da série foi o mais emocionante e uma verdadeira aventura. Como todos os demais livros do Rick Riordan, o livro é muito bem escrito e foi incapaz de largar. A maneira como o autor criou uma história jovem e moderna, tomando como base a mitologia, ainda me surpreende. Eu gosto muito da história do Egito e fiquei encantada como cada pequeno detalhe da mitologia egípcia foi incluída e respeitada nessa série.
Com certeza é uma série que indico, tanto para adolescentes quanto para jovens e adultos.
Sua saga para completar a leitura da série me deixou bastante animada =D. Vou tomar vergonha na cara e tentar colocar a leitura em dia ainda este ano.
Beijocas
Vivi,
Estou aproveitando que saí do escritório para colocar minhas leituras em dia.
Se eu conseguir ler pelo menos os livros de parceria que estão atrasados já fico feliz! hehehe
Beijos
Camila, esta série está na minha lista de leituras para este ano e sua resenha me deixou mais animada para a leitura.
bjs
Obrigada, Soraya!
Beijos
Ei Mila,
Eu adoro os livros do Riordan e gostei muito do final da trilogia. Eu só me incomodei muito com a guerra e as crianças do centro todas lá, umas tinham 5 anos tadinhas rsrs.
bjs
Oi Nanda,
Fiquei com o coração apertado por causa das crianças pequenas!!
Aquela menina fofa com um giz de cera foi a minha predileta!
beijos
Sério que você achou o terceiro o mais emocionante? :p
Eu achei que a série foi decaindo (não ficando ruim, mas também não melhorando), conforme chegava ao fim.
Assim, prefiro A Pirâmide Vermelha!
Algumas coisas em A Sombra da Serpente não me agradaram, principalmente o fato de que, como em TODOS os livros do Riordan, um banco de criancinhas conseguir derrotar uma serpente tridimensional e etc.!! rs
Beijos!
Vini
Que pena que você não gostou, Vini!
Mas é assim mesmo… São coisas da vida!
Essa questão das crianças não é exclusiva do Rick Riordan. Muitos e muitos escritores já se utilizam dessa fórmula há muito tempo. Inclusive autores super consagrados!
Beijos
Oi Camis!
Boa sorte na finalização das outras quatro séries, to precisando fazer isso também!
Sou superfã do Riordan e adorei essa trilogia, achei o final fofíssimo e fiquei com a impressão de um possível encontro de mitologias em um novo livro. Você sentiu isso também?
Beijos
Livros e blablablá
Oi Juh,
Por incrível que pareça, acho que vai ser fácil terminar outras 4 séries. Estou esperando o meu exemplar de Finale (Hush, Hush) e já estou com o Êxtase (Fallen) aqui na fila. Fora isso ainda tenho o Extras (Feios). Só preciso arrumar mais uma! rs…
Pois é, apesar de ser o último livro da série, senti que ainda há espaço para mais aventuras das Kane e seria ótimo se houvesse em encontro de todas as mitologias! rs…
beijos
É uma série super bacana mesmo, né?! Sabe o que me deixou mais empolgada?! Aquele final meio em aberto deixando a possibilidade de novos livros com os Kane *-*
Eu adorei isso o/
O Tio Rick é um cara muito habilidoso com as palavras – e tem uma imaginação afiada! Espero que escreva mais e mais livros o/ E, serei sincera, estou esperando uma nova série com personagens envolvidos em uma nova mitologia! A celta ou a nórdica seriam bem bacanas 😀
Beijos,
Nanie
Oi Nanie,
Eu fiquei super empolgada também!
Nossa, mitologia celta seria incrível!!! Eu quero!!!
Beijos
Oi!
Adoro Riordan, acabei de ler um livro dele essa semana mesmo! Não me interesso muito por mitologia egípcia, na verdade, prefiro ficar na greco-romana… Mas quando comecei a ler Percy Jackson também não gostava muito da grega e acabei me apaixonando, então talvez eu dê uma chance aos irmãos Kane. E, de acordo com a sua resenha, eu não me arrependeria!
Beijos,
Gih, do pipoca-marcapagina.blogspot.com.br
Oi Gih,
Acho que vale a pena dar uma chance a essa série também!
Quem sabe você não se surpreende?!
Beijos
Oi Camila, tudo bem?
Essa é uma série que eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas que está na minha listinha de desejados. Espero que ainda em 2013 eu mate a minha curiosidade.
Parabéns pela resenha!
Beijos
Oi Carol,
A vantagem de ler essa série agora é que todos os livros já foram publicados e dá para ler numa sentada só! hehehehe
Assim não precisa se preocupar com aquela ansiedade enquanto aguarda o lançamento do próximo livro! hehe
Beijos
Puxa, preciso ler o segundo…essa série parece bem interessante, mas o tempo dificulta muito! =/ Beijos!
Que tempo, Vi?!
Acho que o tempo está fugindo da gente, não é possível! hehehe
Beijos