Título: Último Sacrifício
Série: Academia de Vampiros
Autor(a): Richelle Mead
Editora: Agir
Ano: 2013
Páginas: 536
Tradução: Dênia Sad
***
“Último Sacrifício” é o sexto e último livro da série Academia de Vampiros, publicada aqui no Brasil pela Editora Agir. Os livros anteriores são: O Beijo das Sombras, Aura Negra, Tocada pelas Sombras, Promessa de Sangue e Laços do Espírito, todos eles já resenhados aqui no blog.
Comecei a ler essa série logo em que o primeiro livro foi lançado, em 2009. Na época o livro foi publicado pela Editora Nova Fronteira, outro selo do Grupo Ediouro e não havia indicação nenhuma de que o livro fazia parte de uma série. A capa do meu exemplar inclusive é uma que tem um vitral. Só a partir do segundo livro, é que as capas começaram a seguir o padrão das capas originais americanas e houve, inclusive, a publicação de uma nova edição do primeiro volume com uma capa nova. Tudo bem que houve uma pequena troca das capas, mas sem crise!! rs… E a partir do terceiro livro, a série passou a ser publicada pela Editora Agir, pertencente também ao Grupo Ediouro.
Apesar desse lance das capas ter sido um pouco chato, nada foi mais irritante do que a demora na publicação desse último livro. Como eu disse, o primeiro livro foi publicado no ano de 2009. No ano 2010, mais dois livros da série foram publicados, um por semestre. No ano seguinte essa publicação dupla se repetiu e sendo assim, ao final de 2011 já tínhamos 5 livros publicados. E obviamente, era de se esperar que logo no primeiro semestre de 2012 tivéssemos a publicação do tão esperado encerramento da história! Mas não… Não foi isso que aconteceu!! Tivemos que esperar até esse segundo semestre de 2013 para finalmente saber como terminaria tudo…
Não é à toa que muitos fãs da série cansaram de esperar e acabaram recorrendo aos e-books piratas ou ainda aos livros em inglês. Até a Editora Seguinte, que tinha declarado que esperaria a publicação do último livro dessa série para publicar o primeiro livro da série Bloodlines (spin-off ou série derivada de Academia de Vampiros), desistiu e publicou o primeiro livro – “Laços de Sangue” – no início desse ano!! rs…
Depois de tanta espera, nem preciso contar para vocês sobre o tanto que surtei quando me deparei com esse livro bem ali, no meio de uma loja da Saraiva. Comprei meu exemplar na mesma hora e corri para casa para começar a ler! ‘Academia de Vampiro’ é uma das minhas séries de vampiro prediletas e a ansiedade pelo final era imensa!!!!
Imagino que alguns leitores aqui do blog ainda não conheçam essa série e por isso, antes de falar sobre o último livro, que tal explicar um pouquinho sobre a história? E podem ficar tranquilos porque não há spoilers!!!
Apesar de poder ser classificada como uma série sobre vampiros, o enfoque dela é outro. A autora criou aqui dois tipos distintos de vampiros: os Moroi, que são organizados numa sociedade monárquica, não matam, podem sair na luz do sol e ainda possuem controle sobre alguns dos elementos da natureza, e os Strigoi, que são os vampiros malvados, sem moral nenhuma e que matam as suas vítimas sem a menor piedade. Para defender os Moroi dos Strigoi existem os guardiões, formados exclusivamente por dampiros (isso mesmo, com “d”!). Eles são uma raça mestiça de vampiros Moroi e humanos ou de vampiros e outros dampiros. Ao mesmo tempo que eles tem velocidade, força e resistência, não precisam se alimentar de sangue.
E a personagem principal dessa história é Rose Hathaway, uma dampira que cresceu ao lado de sua melhor amiga, Lissa. Lissa é uma princesa Moroi, última vampira da nobre família Dragomir. Um acidente matou os pais e o irmão de Lissa e nesse mesmo acidente Rose também morreu. Mas Lissa, usando seu poder, trouxe Rose de volta à vida, criando entre elas um laço psíquico que permite que Rose “entre” na cabeça da amiga e saiba tudo o que ela vê, pensa ou sente.
Ao longo dos livros conhecemos os personagens e acompanhamos todas as aventuras e peripécias de Rose, sempre na tentativa de manter sua melhor amiga a salvo. Seguir regras não é um talento de Rose e não só porque a dampira sempre se mete em confusão, mas também porque protagoniza um romance proibido com seu instrutor, o dampiro russo Dimitri. (Ai, Dimitri!!!!!) rs… Apesar de tudo, Rose é sem dúvida um prodígio e uma das melhores guardiãs existentes!
A cada volume, um novo desafio é colocado à frente de Rose e ela não mede esforços para conseguir o que quer. Seu péssimo temperamento e sua falta de aptidão para obedecer, acabam por colocar Rose numa situação muito complicada no quinto livro da série: ela é acusada de um assassinato. Para piorar, depois de fazer o possível e o impossível para ficar com Dimitri, ele simplesmente decide se manter longe dela!!
E é justamente nessa pegada que começa o último livro. Rose precisa provar que é inocente e ao mesmo tempo descobrir quem é o verdadeiro culpado, proteger Lissa e ainda buscar um final feliz para seu coração, seja ao lado de Dimitri ou de Adrian, seu atual namorado! rs… A tarefa não é nada fácil, ainda mais se considerarmos que, para cumprir todas essas missões, ela ainda terá que se aliar a um antigo inimigo e se manter longe das garras daqueles que querem o seu sangue, com o perdão do trocadilho!
Não é à toa que a autora precisou de 530 página para concluir essa história! Rs… Apesar de tantas páginas, os fãs dessa história com certeza vão devorar esse último volume, assim como eu fiz. Não precisei de mais que dois dias para concluir a leitura. Eu simplesmente não conseguia largar e com certeza o livro superou todas as minhas expectativas!! A todo o tempo novas revelações me deixavam estasiada e o final foi perfeito, embora eu já saiba que algumas pessoas possam estar decepcionadas… Rs!
‘Academia de Vampiro’ é uma série excelente para quem gosta do gênero sobrenatural e curte uma boa dose de romance. O primeiro livro pode não parecer muito empolgante, mas a cada volume a série ganha status de ‘Must-Read’!!
Para finalizar, recentemente foi disponibilizado na internet o trailer do filme baseado no primeiro livro dessa série. A previsão é que o filme chegue aos cinemas em fevereiro de 2014 e aposto que os fãs da saga já estão contando os dias!!!
Adoooro!!! Concordo que o fim foi perfeito!! E que o primeiro livro não é tão empolgante assim, mas a série é demais!!! Dimitri é demais! Richelle Mead é muito diva no que faz, não?! Estou ansiosa pelo filme!!
Beijos!
http://www.bestherapy.net
Oi, Cell.
Essa série me conquistou demais! Fiquei desesperada para saber o final!
Beijos
***** Atenção, o comentário abaixo contém MUITOS SPOILERS!!!! ******
OI Camis!
Eu sou totalmente apaixonada por essa série!!! E eu fui uma das que acabou lendo em inglês mesmo essa bagaça…
Eu terminei o quinto volume tendo acessos de raiva com o Dimitri e preferindo que ela ficasse mesmo é com o Adrian… Para nossa alegria ela escreveu a spin-off e tá perfeita! E mesmo que não tenha as nuances claras de um romance estilo Richelle no primeiro e quase todo o segundo ainda é lindo, perfeito!!! Sobre o final de Last Sacrifice, eu achei muito satisfatório… ficou um final tão bom! Mas é aquela coisa, não é porque terminou os casais principais juntos e bonitinhos que é só rosas e chocolate! Tem aquele baita sermão do Adrian no final e sinceramente a traição dela doeu em mim, porque no final em uma analise profunda ao reler com a minha cópia na mão em português, ela realmente usou ele todo o tempo e ela nunca foi a mulher que ele precisava como ela mesma diz.
Uma coisa que eu sempre acho é que VA é uma estória narrada por uma coadjuvante… A Lisa que seria a real personagem principal! No fim tudo gira em torno dela e depois de todas as provas que ela passou nesse ultimo livro ela deixa claro ser digna e forte como eu nunca pensei que ela seria.
Eu já esperava que fosse mesmo a tia do Cristian a assassina… Foi nenhum choque! Só fiquei preocupada com a reação do Cristian.
Só para constar: Eu irei fazer em outubro um encontro de fãs de Richelle Mead aqui em Manaus! Vai ser muita emoção… Acabei não conseguindo contatar a Agir e ainda estou tentando encontrar um e-mail para falar com eles, mas o pessoal da Seguinte foi super atencioso e eu acho a capa brasileira de Bloodlines mais bonita que a americana!
Beijos, May.
http://silenciocontagiante.wordpress.com/
Oi, May.
Tive que colocar o aviso de spoilers no seu comentário!!
Esqueceu que muita gente ainda não leu o livro?! hehehehhe
Concordo com muita coisa que você comentou e é uma pena que Manaus seja tão longe pra mim!!
beijos
Tem problema não Camis… Me excedi!
Imagina!!
Essa série faz isso com a gente mesmo! hehehehe
beijos
Não li nada desta série, já até separei alguns e-books, mas começar que é bom, nada.
Bjs, Rose.
Você não sabe o que está perdendo então! hehehehe
Aproveita e tenta ler pelo menos o primeiro livro antes do filme!
beijos
hahahahahaha, você me deixou mega empolgada para começar a série, camis! E pelo visto eu não vou sofrer tanto quanto você que teve que esperar a série inteira…rsrs
Nem me fale, Vi!
Sofri demais!!!
Se você se animar a ler, espero que goste!!
Beijos
Quando eu ia começar a ler a série, vi que tinha essa confusão nas capas e a lerdeza na tradução. Não tive dúvidas: comprei os livros em inglês! rss! Quem disse que eu ia aguentar esperar? Adorei a série, mas esse último livro me deixou nervosa com a Lissa! E ô Dimitri pra ser lerdo, hein? haha!
Até quero ver a adaptação cinematográfica, tamanho gosto tomei pela série! rss!
Amei a resenha, Camis! Beijos! =)
Oi, Nina.
Queria ter essa facilidade para ler livros em inglês.
Eu acabo demorando muito e fico irritada! hehehhehe
O primeiro livro não me empolgou muito, mas insisti na leitura e fiquei completamente apaixonada por essa série! Quero só ver como vai ser a adaptação! hehehe
beijos
Camis, preciso URGENTE! tomar vergonha na cara e ler esta série, astes que ela chegue aos cinemas, se não vou me sentir um peixe fora d’agua! Li a resenha com um olho aberto e outro fechado temendo spoilers! rsrsrsrs nunca li uma linha desta série! bjs, Alê
Oi, Alê.
Essa série foi uma daquelas que comecei a ler por acidente.
Estava entediada um dia e entrei na Saraiva para comprar um livro para me animar. Não tinha nada interessante e acabei comprando o primeiro livro dessa série sem ao menos saber que era uma série. Quando descobri já era tarde demais e resolvi então continuar lendo. Me apaixonei completamente!!!
Aproveita para ler agora porque o filme só sai no ano que vem! E imagino que quando o filme sair, todo mundo vai falar dessa história! hehehehe
Beijos
Oi Camila, tudo bem?
Essa série é um exemplo daquele probleminha que eu sempre comento por aqui… a ansiedade pelo próximo livro da série. Sinceramente, eu puxei meus cabelos com Academia de Vampiros pela demora da publicação. Fiquei nervosa, ansiosa e louca para saber o que iria acontecer. Nem preciso dizer que devorei o livro né? rs
Parabéns pela resenha.
Beijos
Oi, Carol.
Infelizmente muitas editoras não fazem uma programação na hora de publicar os livros. Não tinha porque a Agir segurar tanto esse livro, porque ele já tinha sido publicado há um bom tempo. Então fica parecendo que eles estavam mesmo de sacanagem com os leitores, né?!
Beijos
Oi Camis,
Eu tenho o primeiro volume dessa série na minha estante, mas ainda não me pus a ler.
O pessoal fala tão bem, que a cada resenha que leio fico mais curioso. Pelo que você descreveu, a trama me parece muito bem elaborada, com essas divisões de classes e categorias.
Eu assisti ao trailer do filme e fiquei com muita vontade de assistir também, quero ler o primeiro volume pelo menos até a estreia do filme no próximo ano.
Beijos
Cooltural
Oi, querido.
Se puder, dê mesmo uma chance para essa série antes do filme ser lançado!
O primeiro volume não é exatamente sinônimo de empolgação, mas já é bom… Com certeza os volumes seguintes são ótimos!
Bom… isso se você curte histórias sobrenaturais, né?! rs…
Beijos
Camis,
acho que pequei em não ter lido essa série antes e fui direto ao bloodlines. Agora sei como terminou esta. =/ E perdi a vontade de acompanhar todos os livros. =/ Mas sua resenha me desperta tanto interesse…
bjos
Philip Rangel
Entrando Numa Fria
Oi, Phillip.
Acho que perdeu a chance de ler uma história ótima!
Quem sabe mais para frente você não se anima!
E é bom saber que Bloodlines tem spoilers! heheheheh
beijos
Também tenho o livro dessa época com a capa diferente e a demora nos outros me desanimou… 🙁
Que pena, Teca!
Agora que saíram todos os livros, tenta se animar!
Ainda mais porque no ano que vem teremos filme! hehehe
beijos