Título: O Vilarejo
Autor(a): Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Ano: 2015
Páginas: 93
Ilustração: Marcelo Damm
Site Oficial: http://www.raphaelmontes.com.br/
Sinopse: Skoob
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino, Buscapé
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva
***
Outro dia desses fiz um post aqui no blog sobre o evento de lançamento do livro ‘O Vilarejo’ que participei aqui em São Paulo e comentei com vocês que li o livro na fila mesmo, enquanto aguardava a minha vez de pegar um autógrafo…
Apesar de ser super medrosa para livros de terror, eu adorei as histórias desse livro e a maneira como o autor misturou a ficção com a realidade. No prefácio ele nos conta que chegaram as suas mãos três cadernos ilustrados que pertenceram a Elfrida Pimminstoffer. Os manuscritos traziam textos em uma língua estrangeira e também ilustrações que retratavam episódios de horror e muita violência. Além disso os cadernos mencionavam o nome de Peter Binsfield, um padre demonologista que, em 1589, fez a uma classificação dos demônios responsáveis por invocar cada um dos pecados capitais nos seres humanos. Segundo o próprio Raphael Montes, ele decidiu traduzir os textos encontrados nos cadernos e publicá-los nesse livro, ordenando-os da maneira como achou mais adequado.
A partir dessa explicação, encontramos sete histórias. Cada uma delas tem como protagonista um dos habitantes de um vilarejo misterioso, onde coisas muito sinistras acontecem. E cada uma dessas histórias se relaciona com um pecado capital. Todas são histórias macabras e assustadoras, então é bom estar preparado! rs… E as ilustrações de Marcelo Damm reforçam todo o clima horripilante do livro!
Muito embora as histórias sejam independentes e possam ser lidas em qualquer ordem, elas se relacionam umas com as outras de alguma maneira. Como as histórias se passam no pequeno vilarejo, os personagens acabam se cruzando em vários momentos e situações. De uma forma ou de outra, tudo se conecta no final!
Eu li o livro na ordem em que as histórias foram apresentadas, mas eu confesso que não sou muito ousada! rs… Li também tudo de uma vez, porque estava na fila de autógrafos, mas ele pode ser lido aos poucos e pode ser facilmente intercalado com outras leituras! Bom… Isso se vocês conseguirem resistir, o que eu acho muito difícil! kkkkkk
Depois dessa sete histórias de puro horror, o autor finaliza o livro com um posfácio no qual nos conta que, depois de traduzir o livro, decidiu ir atrás de informações sobre a senhora Elfrida e o que descobriu sobre ela – e divide isso com os leitores – é simplesmente surpreendente!!
Como eu disse no começo, adorei essa leitura! Fiquei muito impressionada com a maneira super inteligente como o autor estruturou o livro. Além de muito bem elaboradas, as histórias são bem escritas e mostram o quanto o autor sabe que o bom uso da língua portuguesa é importante! Confesso que quero chorar quando vejo aspirantes a escritores que escrevem ‘perca’, ‘menas’ e ‘pobrema’…. Mas enfim, todas essas qualidades do livro ‘O Vilarejo’ já o garantiu como primeiro colocado na minha lista de melhores livros nacionais de 2015!!!
Vale destacar que toda a parte gráfica do livro é linda, se é que podemos chamar de lindo algo super tenebroso! kkkk
Com certeza esse é um livro que eu recomendo!!
Ei Camis
Eu arrisco Stephen King, os que sei que são mais light, mas fujo de livros de terror, sou muito medrosa.
Não sabia que esse era de contos, não é muito a minha praia, mas achei interessante eles serem de pessoas no mesmo vilarejo e sobre os pecados capitais.
bjs
Oi, Nanda.
Mesmo sendo medrosa, encarei esse livro numa boa!!
Tudo bem que eu estava em um lugar público, cercada de pessoas… Acho que eu não leria no escuro, sozinha em casa! kkkk
Beijos
Oi Camila, tudo bem?
Esse livro está nos meus desejados. Já tive a oportunidade de ler outras obras do autor Raphael Montes e sou apaixonada pela sua escrita.
Gostei da sua resenha e do modo como ressaltou alguns pontos.
Bjkas
Oi, Carol.
Esse livro é ótimo e estou morrendo de vontade de ler os outros livros dele agora!
Só preciso dar um jeito na minha lista de pendências por aqui! rs…
beijos
Esse livro tem tido resenhas tão diferentes umas das outras que acho que terei que ler! hahahahaha Não vai ter jeito!
Oi, Mel.
Acho que essa é a única forma de saber se é bom!!
Como eu não sou muito entendida de histórias macabras, para mim foi uma ótima leitura!
Não sei se funciona tão bem com quem tem mais experiência! rs…
Beijos
Morrendo de medo desse livro, camis! kkkkkkkk Por mais que o autor seja ótimo, não estou muito com coragem de ler não! rsrsrs Beijos!
Oi, Vi.
Eu sou super medrosa, mas esse livro tem mais coisas nojentas do que de terror mesmo. Bom, pelo menos não tem susto!! kkkk
beijos