Leitora Compulsiva

R. J. Palacio – Plutão: Uma história de Extraordinário

Título: Plutão

Subtítuli: Uma história de Extraordinário

Autor(a): R.J. Palacio

Editora: Intrínseca

Ano: 2015

Páginas: 90

Tradução: Rachel Agavino

Site Oficialhttp://www.intrinseca.com.br/extraordinario/plutao

Sinopse: Skoob

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria CulturaLivraria da Travessa

***

Nesse mês de julho, a Intrínseca anunciou o lançamento – exclusivo em ebook – de Plutão, uma pequena história relacionada com Extraordinário, de R. J. Palacio. Como Extraordinário foi o livro mais emocionantes que li em 2013 – e um dos top 5 dos últimos 5 anos – Não podia perder mais essa história.

Para quem não se lembra, ou não leu, Extraordinário conta a conta a história de August, um garoto de 10 anos que nasceu com uma síndrome que o deixou com diversos problemas, inclusive uma deformidade séria no rosto. Mesmo após diversas cirurgias, sua aparência está longe de ser considerada normal. Ele já está acostumado com a reação das pessoas, que se espantam, fogem dele e tudo mais. E é por isso que, até os dez anos de idade, Auggie nunca foi à escola. No entanto, August decide que já está na hora de enfrentar o desafio de ser um aluno novo na escola: a escolha do lugar na sala de aula e no refeitório, os apelidos que recebe das outras crianças, as indiretas de um aluno malvado… A cada página sentimos junto com o Auggie como é ser uma pessoa diferente! Além da narrativa do ponto de vista de Auggie, temos também as impressões de algumas pessoas que o cercam, como sua irmã Via, que nos conta como é se sentir deixada de lado porque seus pais simplesmente precisavam cuidar de seu irmão e não podiam se preocupar com ela, ou ainda Jack, o garoto da escola que recebeu a “tarefa” de ser uma espécie de guia para August e os dois acabaram se tornando  grandes amigos.

Agora em Plutão conhecemos Chris, o amigo mais antigo de Auggie. Suas mães eram melhores amigas e eles cresceram praticamente juntos. Moravam na mesma rua e estavam sempre juntos. Por conhecer Auggie sua vida toda, Chris nunca teve medo da aparência do amigo, mas sabe como as pessoas se comportam de maneira estranha…

A história de ‘Plutão’ se resume aos acontecimentos de um dia na vida de Chris, intercalados com lembranças de sua amizade com Auggie. Chris não gosta de acordar cedo e não importa o quanto se apresse, ele nunca consegue chegar na escola no horário. Logo pela manhã ele recebeu a notícia triste sobre a morte de Darth Daisy, a cachorrinha de Auggie, o que despertou lembranças do tempo em que os garotos eram vizinhos e Chris vivia na casa dos Pullman’s. Assim que sua mãe o deixa na porta da escola, ele percebe que esqueceu o trabalho, o trombone e o shorts para a educação física. Sabendo que estará encrencado com os professores, Chris faz sua mãe prometer que irá buscar suas coisas em casa e voltará rapidamente à escola.

Mas logo no primeiro intervalo, Chris descobre que a mãe não voltou e que provavelmente ela deve ter ido ajudar Isabel – a mãe de Auggie – com alguma coisa. Afinal, sempre foi assim!! O dia de Chris só vai piorando ao longo do dia e suas lembranças sobre Auggie vão se mesclando com todos os problemas que precisa enfrentar!!

Como é uma história curtinha, melhor não contar mais muita coisa para não estragar a leitura de vocês, mas preciso dizer que vale a pena ler esse livrinho!! Chris é um menino bacana e sensível, que entende a importância da amizade. Ao longo do livro, fica claro que não é fácil para Chris ser amigo de Auggie, ou de outros garotos menos populares, mas a verdadeira amizade é mais importante do que as aparências!!

A escrita de R.J. Palacio é emocionante e mesmo assim leve. Chris é um personagem adorável e suas inseguranças são totalmente compreensíveis! A gente sempre pensa como deve ser difícil ser uma pessoa com uma deficiência, mas sempre nos esquecemos das pessoas ao redor do deficiente, que precisam encaram muitos desafios também!!!

Essa é uma história que nos faz pensar no valor da verdadeira amizade!!!

Vale a pena!!

Intrínseca - Rosa

4 comentários sobre “R. J. Palacio – Plutão: Uma história de Extraordinário

  1. Luana C.

    Eu o li em inglês, e gostei bastante! Sei que o Chris mão foi um personagem tão presente em Extraordinário e já vi gente jogar pedras neles por isso. Mas acho que o que Plutão quis passar foi exatamente isso, apesar da distância, amigos continuam amigos.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Achei a mensagem desse livro muito bonita, Luana.
      Nem sempre é fácil se manter uma amizade quando estamos distantes das pessoas.
      A vida nos afasta das pessoas que amamos.
      Uma das coisas que achei mais bacana foi que o livro me fez pensar sobre algumas amizades antigas que eu tenho. Às vezes passo seis meses sem falar com uma das minhas amigas mais antigas, mas isso não faz nossa amizade diminuir. Basta a gente se encontrar que é como se estivéssemos juntas todos os dias! rs…
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!