Eu sei que não costumo escrever sobre filmes aqui no blog, mas hoje resolvi abrir uma exceção e contar para vocês um pouco sobre o que rolou na pré-estréia do filme “Os Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos” que aconteceu aqui em São Paulo.
A pré-estréia aconteceu no domingo (18/08), às 10 horas no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Eu tive que recusar o convite para a cabine de imprensa que rolou na semana passada porque tinha aula naquele dia (e sim, eu sou uma aluna aplicada), mas a pré-estréia eu não iria perder de jeito nenhum!! O convite me foi feito pela Yasmin, do blog Ler e Imaginar. Fiquei muito contente por ela ter lembrado de mim! rs…
“Os Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos” é o mais recente lançamento cinematográfico baseado em uma obra literária. A série “Os Instrumentos Mortais” escrita pela autora Cassandra Clare tem hoje 5 livros publicados aqui no Brasil pela Galera Record: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos e Cidade das Almas Perdidas. O sexto livro, “The City of Heavenly Fire” tem previsão de lançamento nos Estados Unidos para maio de 2014 e torcemos para que chegue ao Brasil rapidamente.
Confesso que, apesar de ser fã dessa série, só li os três primeiros livros. Isso porque essa série, inicialmente, era para ter somente os três primeiros livros mesmo e o final do terceiro livro é super satisfatório! Para mim a história terminou muito bem ali!! rs… Acontece que a série fez tanto sucesso que as pessoas começaram a pedir por mais e a autora atendeu o pedido dos fã, criando uma espécie de nova fase para a história. Já tenho os livros quatro e cinco na estante, mas estou pensando seriamente em esperar o sexto livro para ler tudo de uma vez.
De qualquer forma, assim que soube do lançamento do filme baseado no primeiro livro da série, comecei a acompanhar as notícias. Quando os nomes dos atores escolhidos começaram a ser divulgados, vieram as minhas primeiras decepções. Me desculpem as fãs mais exaltadas, mas o ator escolhido para interpretar o Jace – Jamie Campbell Bower – não é nem de longe parecido com a imagem que eu tinha do personagem. A atriz Lily Collins também não me convenceu muito não! rs… Apesar de tudo isso, eu sabia que tinha que dar uma chance aos atores, porque a interpretação deles poderia ser surpreendente e realmente dar vida aos personagens dos livros.
Mas voltando à pré-estréia…
Arrastei o Denis comigo porque ele não leu os livro e eu queria uma opinião de “não-leitor”!! rs… Além disso nós ainda estávamos acompanhados de mais dois amigos e lá fomos nós. O evento estava bem cheio, mas nem por isso desorganizado. Ao todo cinco salas exibiriam o filme, então tinha espaço para todo mundo. Cada pessoa ainda tinha direito a uma pipoca e um refrigerante de graça. Isso é que é mimo!! rs…
Entramos na sala ansiosos para que o filme começasse logo. Sentamos em bons lugares e acreditei que tudo seria perfeito… Até olhar para os lados e ver meninas exaltadas, prontas para miar ao extremo! Dito e feito. Assim que o filme começou, lá estavam as histéricas gritando, miando, gemendo e mais o que o valha!! É sério que as pessoas se prestam a esse papel ridículo no cinema? Mas enfim… Era uma pré-estréia e quando saí de casa já sabia que teria que passar por isso! O jeito foi tirar o maior “sarro mental” dessas pessoas (significa que eu só pensei mal delas, mas não disse nada porque sou educada! hahaha) e assim manter a minha sanidade!!
Ok, ok… Mas e o filme?!
Ah, claro… O filme!
Já estou tão cansada de ver adaptações mal feitas que minhas expectativas eram as mais baixas. É óbvio que é impossível que um filme tenha tudo o que tem em um livro, nos mínimos detalhes! E qualquer pessoa com um mínimo de inteligência sabe disso. O que não dá é para aturar filmes que mudam fatos essenciais da história ou transformam personagens incríveis em completos bestas sem graça! Exatamente por já estar cansada das decepções, resolvi esquecer que o filme era baseado num livro…
E foi assim que “Cidade dos Ossos” me surpreendeu e até que é uma boa adaptação! Algumas coisas aconteceram de maneira diferente, outras foram apresentadas muito rapidamente, mas em geral achei que o filme mostrou tudo o que era mais importante na história. Além disso, os personagens estavam muito bem caracterizados e as cenas foram muito bem feitas, principalmente aquelas de mais ação!! Os efeitos especiais foram usados na medida certa. Lógico que tem várias cenas que fazem a gente pensar que “Isso foi forçado demais!”, mas isso acontece sempre em qualquer filme de ação de Hollywood, ou não?!
Sei que muita gente vai sair por aí dizendo que o filme é uma porcaria e sei lá mais o quê… Principalmente aqueles tipinhos metidos a jornalista que se consideram super cult ou ainda aqueles que se dizem os mais fãs do universo e que acreditam que um filme nunca vai chegar aos pés da maravilhosa obra literária… Vai ter também muito crítico profissional sério, que vai apontar os defeitos do filme de maneira inteligente e correta.
Acontece que não eu não sou crítica de cinema. Sou daquelas pessoas que gosta de ir ao cinema para se divertir e curtir uma boa história. Um filme, assim como um livro, precisa mudar a minha vida? Não mesmo, basta me entreter! E foi isso que Cidade dos Ossos fez comigo. Achei um filme gostoso de assistir, nada monótono e bem feito. Já valeu para me ganhar…
Tá… nem tudo foi tão bom assim! Nem a atuação de James Campbell mudou a minha opinião de que ele não tem nada a ver com o Jace. Eu já tinha me conformado com o fato dele não ter o tipo físico certo para o personagem. É sério que as meninas de hoje em dia gostam de caras esqueléticos? rs… Mas enfim… eu tinha esperança de ver pelo menos um tipo cafajeste, sacana, cheio de ironias e sarcasmos. O que vi, no entanto, foi um cara todo apaixonadinho, fracote e que deixa a garota roubar a cena todas as vezes!! rs…
O filme estréia nessa quarta-feira, dia 21 de agosto e quero aproveitar a chance e assistir de novo! Quem sabe eu dou sorte e pego uma sessão sem gritaria e gemido! rs… Espero que vocês também possam ver o filme e que ele seja tão legal para vocês quanto foi para mim. Tentem relevar os “defeitos de adaptação” e vocês poderão curtir bem mais!
Para terminar, deixo vocês com o trailer do filme.
Título: Caçador Sem Coração Título Original: Heartless Hunter Série: mariposa Escarlate V. 01 Autor(a): Kristen Ciccarelli…
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Veja os Comentários
Eu não li uma palavra além do título ali em cima! Depois do dia 21 eu volto e comento!
Beijos, May.
E aí, May?!
Já viu o filme?!
O que achou?
beijos
Primeiro que tinha uma amiga super, mas super fã do meu lado que não parava de falar!
Segundo o Gao Godfrey como Magnus estava lindo , perfeito, mas em alguns momentos a atuação não me convenceu!
Aquele tal de James que fez o Jace é feio que doí!! A Lily estava totalmente dentro do personagem...
Eu gostei do roteiro, teve o essêncial e o que teve que ser adaptado foi bem adaptado!
Foi mais ou menos isso...
E eu adoro a cena em que o Jace diz: Welcome to the City of Bones...
Eu ia até escrever um comentário sobre o filme, mas a Mayara conseguiu resumir tudo o que eu ia dizer! x___x
Meu comentário seria que eu detestei a caracterização do Valentine! O que era aquele visual de roqueiro decadente dos anos 70? Fora que eu achei o Jonathan Rhys muito fraco. Sempre gostei dele, mas acho que ele desligou o botão de atuação ali. Eu nunca gostei do personagem, mas não esperava que ele fosse totalmente descaracterizado!
Eu acho que estou ficando velha, sabe? Mas sempre achei que mocinhos de histórias adolescentes deveriam ser bonitos. Mas o Robert Pattinson fotografa muito mal, certas horas. O menino que Dezesseis Luas... pff! E agora esse Jace magrelo. Será que é moda isso?
Oi, May!!
Não acredito que sua amiga não parava de falar!! Que sacanagem!!!
Realmente o ator que interpreta o Magnus é muito bonito, mas achei ele um pouco distante demais!! rs...
Nem preciso comentar que concordo com você quando ao James/Jace!! r...
Beijos
Oi Camis,
Nossa que legal que você foi assistir na pré-estreia. Eu ainda não li nenhum dos livros e talvez por isso eu não esteja tão empolgado em ver o filme. Mas vou conferir com certeza. Em breve quero ler a série também, mas no momento não é prioridade.
Legal que você tenha gostado, eu concordo com você sobre o papel principal do filme de entreter. Há certamente as críticas e elogios a se fazer, mas no final tudo se resume no gosto da pessoa, né? =D
Beijos
Ademar Júnior
Cooltural
Oi, Ademar.
Eu sempre fico com medo de ir nas pré-estreias, mas dessa vez tomei coragem e fui! rs...
A série é bem legal e acho que vale a pena ler. Eu só li os três primeiros porque o terceiro livro traz um final bem bacana. O quarto livro traz uma nova fase, então estou esperando um pouco mais! rs...
É uma pena que muitos leitores esquecem que um filme tem que ter no máximo 3 horas de duração... Além disso, não há como fazer um filme com uma narrativa em primeira pessoa, por exemplo, o que faz que os diretores tenham que mudar as cenas e tudo mais!
Beijos
Oi, Camis!
Primeiro, eu adorei o filme pelas duas vezes que o vi. E sim, essas meninas loucas me incomodaram também. Por que não deixam pra surtar em casa, não é mesmo? rs...
Mas eu adorei o filme, realmente. Supriu minhas necessidades e considerei melhor até que o livro. Fez o papel de entretenimento perfeitamente. Espero ansiosamente para ler o restante da série, mas farei como você, e lerei até o terceiro e vou esperar pelos três restantes.
Beijos
Lucas ~ Descobrindo Livros
Oi, Lucas.
Eu me pergunto qual é a finalidade de gritar "Lindo!!!" para a tela do cinema... Rs!! Se ao menos o ator estivesse bem na frente delas, vá lá...
Mas que bom que gostou do filme. Acredito que eles farão um bom trabalho com os próximos! rs...
beijos
Ei Mila
Ainda não vi, sem tempo. E pelo jeito só vou poder assistir depois da bienal rsrs.
Mas estou curiosa, já sei que não vou gostar tanto, sou dessas que comprar com o livro e ponho defeito até, mesmo sabendo que não vai ser igual hehe.
O jace é horroroso, nem imagino alguém gritando por isso rsrsrs. O jace que eu imagino é bem melhor, fracote foi ótimo kkkkkkkkk.
O que me falaram que tem e q eu menos gostei, foi pq me disseram que já revelam antes o grande mistério do livro, deles serem ou não parentes e tal.
bjs
Oi, Nanda.
Nem me fale sobre o Jace... Que decepção! Eu imaginava um cara bonito, forte e muito mais sexy e cheio de ironia!!
Sobre o lance do final, ficou um pouco confuso!! Como eu já tinha lido o livro, achei que estavam revelando o mistério, mas o Denis que não leu o livro disse que não entendeu assim! hehehehehe
Beijos
Oi Camila, tudo bem?
Então, eu vou confessar uma coisa: quando eu vi a escalação dos atores principais para o filme, fiquei extremamente decepcionada. Não que eu tenha algo contra a atuação deles, mas não eram o que eu esperava para os papéis. Realmente a escolha do Jace aff me deixou tão triste, eu espera algo "mais"... Quanto a adaptação, eu sempre tento assistir sem expectativas porque sei que vou sair triste do cinema se ficar comparando.
agora sobre a pré estreia eu ri muito do seu comentário sobre as meninas exaltadas.... eu não suporto isso, me tira realmente do sério rs
Beijos
Oi, Carol.
Os gritinhos das fanáticas são insuportáveis, não?! Fico doida!!
Sem contar que tinha uma menina atrás de mim que ficava narrando todo o livro para a amiga que estava do lado!!
Fui obrigada a chamar a atenção dela! rs...
Beijos
Bom, eu gosto de homens mais ou menos fortes, mas esqueléticos não, né? rs Eu também só li os 3 primeiros; prefiro esperar o resto para não ficar aflita!
Bem, se o flime é bom, é válido. Lembro que Como treinar seu dragão não tem absolutamente NADA a ver com o livro, mas ambos são ótimos! Acho que é válido! rs Beijos!
Oi, Vi.
O ator que escolheram para fazer o Jace consegue ser mais magro que a atriz que faz a Clare! Aí ficou ruim demais! Ele parecia mais doente do que outra coisa!!
Nossa, você lembrou bem do Como Treinar o Seu Dragão! Apesar de não ter nada a ver com o livro, o filme ficou muito fofo!!
Beijos
Mesmo sem ver o filme, concordo inteiramente com vc no que disse sobre a escolha dos atores. Deus do céu, onde eles estavam com a cabeça qdo escolheram o interprete do JACE?????? Além de não ter nada a ver fisicamente, pois no livro ele é muito gostoso (rsrs), ele não tem as características de personalidade descritas com tanta paixão nos livros... decepção total. bj
Oi, Pat.
Acho que deve ter rolado muita coisa por trás desse escolha do personagem!
Nada contra o ator, mas ele não tem nada a ver com a descrição do personagem feita pela autora!
beijos
kkkkkk então é melhor a gente nem se encontrar numa sala de cinema, porque eu sou do tipo que grita... Na verdade, não sou histérica e tal, sou mais do tipo "Hey, você não pode fazer isso" "Poxa vida, como isso acontece?" "WTF!?!"... E assim como você eu também fiquei com um pé atrás com o James Campbell fazendo o Jace, pois ele não tem o físico do personagem e como ainda não vi o filme, espero que a atuação dele compense a diferença. E o que mais me decepcionou foi a escola da Clary... Onde que a Lilly Collins é parecida com Clary? A garota nem é ruiva, nem tem sardas, nem é tão baixinha!
Sei que será impossível o filme ser como o livro, isso é óbvio em todas as adaptações, para mim a saga Harry Potter foi a mais fiel ao livro nos filmes em geral, mesmo assim... Quem não leu o livro, não entende todas as coisas do filme... Mas enfim, voltando para Cidade dos Ossos, espero que pelo menos tenham feito um bom trabalho na cena em que o Valentim aparece, porque até agora eu não vi fotos e nem nada sobre essa parte.
Bjs
Pensando em livro
Ai, Amanda!
Não me fala uma coisa dessas! É sério??! Ah... Mas você não é daquelas que fica gritando "Lindo!!!!!!!!", né?! Menos mal!! hehehehe
Você acredita que a Lilly Collins até que ficou bem. Eles deixaram ela ruiva!! rs... O que eu fico doida é com aquela sobrancelha dela! hehehe
Espero que goste do filme!
Beijos
Camis,
mesmo pelas alterações que fizeram no filme. Achei que não mudou tanto com o resultado que tinha de ser passado. O que me incomodou foi o fato de ter apresentado revelações dos próximos livros. Fora retirar personagens e o momento da festa do Bane que mudaram com o livro. Achei estranho essas partes, no restante mesmo pelos demônios não serem muito bem montados, ainda espero mudanças nos próximos. Que já vão acontecer por iniciar as gravações
Philip Rangel
Entrando Numa Fria
Oi, Philip.
Apesar das mudanças que fizeram em várias partes, não achei que elas tenham influenciado tanto no resultado final. Foram só para encurtar a história mesmo.
O pior para mim foi a revelação antecipada do grande mistério da série! hehehehe
Beijos