Título: A Queda dos Cinco
Autor(a): Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 288
Tradução: Joana Faro
***
Finalmente chegou ao Brasil o quarto livro da série Os Legados de Lorien. Os lançamentos vem respeitando o intervalo de um ano entre eles, então estava ansiosa para dezembro chegar e finalmente poder ler a continuação dessa série. Os primeiros livros da série são: Eu Sou o Número Quatro, O Poder dos Seis e A Ascensão dos Nove. Além desses livros, os autor ainda escreveu contos da série que podem ser encontrados somente em e-book: Os Legados da Número Seis, Os Legados do Número Nove, A Origem do Número Oito, Os Legados dos Mortos, Os Últimos Dias de Lórien, A Busca por Sam e os Esquecidos.
E como já é de costume aqui no blog, antes de falar sobre o quarto livro da série, quero voltar aos livros anteriores e fazer um pequeno resumo do que aconteceu até aqui, ok?! Vou procurar não dar nenhum spoiler, mas preciso dizer algumas coisas básicas para entenderem como as coisas chegaram até os acontecimentos do livro quatro…
No primeiro livro, Eu Sou o Número Quatro, temos uma história narrada por John Smith, um adolescente aparentemente comum, mas que na verdade é uma das nove crianças alienígenas, vindas do planeta Lorien. O planeta Lorien foi destruído por mogadorianos e essas crianças foram enviadas para a Terra, juntamente com seus Cêpans (espécie de tutores), para que pudessem ter a chance de crescer, desenvolver seus legados (poderes) e enfrentar os mogadorianos. Acontece que os mogadorianos vieram para a Terra com a missão de localizar e matar essas crianças, antes que elas tenham força suficiente para derrotá-los. Enquanto estivessem separadas, as crianças estavam protegidas por um encanto que só permitia que fossem mortas na ordem de seus número. Quando o primeiro livro começa, os Números Um, Dois e Três já foram mortos pelos mogadorianos e John Smith é o Número Quatro. Ao longo do livro um monte de coisas legais acontecem e tudo termina num confronto. Para ajudar John Smith, bem no final do livro, eis que surge a Número Seis.
E então temos o segundo livro, no qual o Número Quatro e a Número Seis estão juntos. Mas temos ainda o aparecimento da Número Sete, que não está reunida com os outros, mas vai contando sua história do outro lado do mundo. O livro se intercala entre a narrativa do Número Quatro sobre o que acontece com ele e com a Seis e a narrativa de Marina, a Número Sete. No final do livro a Seis e o Quatro se separam, a Seis se encontra com a Número Sete e com mais uma outra surpresa e o Número Quatro encontra o Número Nove.
No livro três, Número Quatro e o Número Nove estão reunidos de um lado e a Número Seis e a Sete, juntamente com a surpresa que eu mencionei, estão reunidas de outro. Juntas as garotas partem em busca do Número Oito. Novamente a narrativa vai se alternando entre o ponto de vista do Número Quatro, da Número Seis e da Número Sete. Para saber quando a narrativa é de um ou de outro, basta prestar atenção no tipo de letra usada. No início isso pode parecer confuso, mas a gente acostuma rapidinho. Aqui no livro três há a reunião dos garotos e fica faltando apenas o Número Cinco. Mesmo com essa ausência, eles decidem enfrentar o grande líder dos mogadorianos e muita coisa louca acontece. Os jovens estão ficando cada vez mais fortes, mas talvez não seja o necessário.
Quem leu a minha resenha do terceiro livro, sabe que eu fiquei meio decepcionada porque a maioria das coisas que acontece é pura enrolação. Muitos acontecimentos “inúteis” poderiam ter dado espaço para coisas mais relevantes e assim a história poderia ter avançado mais e quem sabe teríamos um volume a menos nessa série, que tem previsão para pelo menos 6 livros. Eu tinha tantas expectativas para o terceiro volume e me decepcionei tanto que resolvi começar a ler o quarto livro sem qualquer pretensão!
Acho que funcionou, já que a leitura desse volume foi bem mais prazerosa! O livro começa com a narrativa de Sam. Os três primeiros capítulos são narrados pelo garoto humano que acabou se envolvendo nessa batalha intergalática e acabou preso numa cela mogadoriana. Não quero falar muito sobre sua prisão, para não dar spoilers dos volumes anteriores, mas o que importa é que Sam finalmente é resgatado e um novo e inesperado personagem ingressa nessa trama: o pai de Sam. Eles finalmente conseguem se reunir aos membros da Garde e juntos reiniciam a série de treinamento necessário para derrota Setrákus Ra.
Juntamente com esse reencontro, finalmente começamos a ter notícias do Número Cinco, que até agora não tinha dado pista alguma. Os membros da Garde encontram sinais dele e partem em busca desse último membro que falta no grupo. Encontrá-lo é tão fácil que mais parece uma armadilha, mas juntos conseguem resgatar Cinco e trazê-lo para seu quartel general. Ao mesmo tempo um dos Garde começa a ter sonhos assustadores e descobre detalhes importantes sobre sua existência. Os Garde pegam firme no treinamento e se preparam para o grande confronto, mas sabem que ainda há muito o que melhorar…
O problema é que não sabem mais em quem confiar. Vários acontecimentos mostram que há alguém entre eles que não está verdadeiramente engajado com a causa, um traidor?! Mas quem pode ser?! E o que vai acontecer com esses garotos?! Bom… essas são perguntas que só serão respondidas no final do livro, que é bem animado e inesperado!
Tá… Esse livro tem bastante enrolação também, mas acho que essa é uma marca do autor (dos autores na verdade, já que Pittacus Lore é o pseudônimo usado pelos escritores James Frey e Jobie Hughes para escrever a série). Pelo menos esse livro traz de volta personagens que tinham ficado de fora no último livro e os personagens começam a ser mais explorados! Finalmente o surgimento do pai de Sam traz algumas respostas.
Lógico que o melhor do livro acontece nos últimos capítulos. Parece que é também uma marca registrada dos autores o começo lento e o final arrebatador. Assim, mesmo que a leitura seja meio maçante, o final deixa a gente doido pela continuação!! rs… Espertinhos eles, não?! Mas enfim… Essa é uma série que não me empolga muito, mas que vou terminar de ler com certeza!
EI Mila
Nossa é muito conto entre os livros. Faz diferença não lê-los? Pq até agora não li nenhum dos contos rsrs.
Quero muito ler este, vais ser o próximo da minha lista. ^^
bjs
Oi, Nanda.
Eu já li alguns dos contos e não faz diferença não!
Não li esses últimos e consegui entender o quarto livro numa boa!
beijos
Esta série è muito boa, cheia de acao e suspense, duas coisas que eu adoro. Nao tinha visto o. BT ainda, gostei.
Bjs, Rose
Oi, Rose.
Eu tenho uma relação estranha com essa série. Eu gosto bastante dela, mas muita coisa nos livros me decepciona! Sei lá!
Eu adorei o BT!
Beijos
O primeiro livro esta na minha lista já faz um tempo, tinha ouvido que ele não era muito legal, mas minha vizinha falou que estava gostando muito, pela resenha eu adorei, quero muito comprar, tirando que pela narração as vezes pareça muito confusa e eu sou meio lerda as vezes com certeza devo me perder
Oi, Bia.
No começo me atrapalhei um pouco com a mudança de narrador, mas depois dá para acostumar fácil.
Não é ruim não!
Beijos
Então, não tive a mínima vontade de ler Eu sou o número quatro… Não que isto influencie minha opinião sobre este livro mas enrolação me deixa um pouco frustrada. Caramba tanta coisa boa para ler e eu aqui lendo enrolação… Entende??? Não vai para minha lista…
http://conversandodragoes.blogspot.com.br/
Oi, Kate.
Acho que essa série tinha tudo para ser o maior sucesso, mas fui perdendo o pique por causa das enrolações básicas!
Espero que os autores decidam dar uma acelerada na história!
Beijos
Esse book trailer ficou incrivel. Sem duvida uma das melhores sagas q ja li
Oi, Gabriel.
Eu gosto dessa série, mas ainda não é minha predileta!
Acho que poderia ter mais na história!
beijos
Camis, só quero ler essa série porque tem uma Marina nela! hahaha!
Mil beijos!
Hahahaha…
E a Marina tem uns poderes bem legais!!
Beijos
Também estava meio desanimada, porque parece que os autores querem esticar a série…mas que final aflitivo foi aquele, né?? Como relaxar com uma coisa assim? E esperar pelo próximo? Que cruel! rs
beijos!!
Oi, Vi.
É uma pena que essa série não tenha aquele ritmo alucinante o tempo inteiro, né?!
Aí sim seria ótimo! hehehe
beijos
Até onde li gostei muito da série, mas quando vi que era muitos livros, fiquei um pouco desanimada, mas pretendo terminá-la, pois amo a história.
Oi, querida.
Em que livro você parou?!
Beijos
Pior que não lembro, creio que no segundo ou terceiro. Creio eu.
Eita…
Mas se quiser dar continuidade, se concentre apenas nos livros principais, que são os 4 que foram publicados fisicamente. Os outros livros, que foram publicados só em ebook, são apenas complementares e não interferem na história.
Beijos
Eu li os dois primeiros e tenho uma coceira pra ler o terceiro, e lendo a sua resenha minha vontade aumentou, apesar de você sitar que o terceira esta cheia de enrolação ( por sinal odeio escritor que faz isso ) mas tudo bem, gostei da sua resenha.
Oi, Rissia.
O terceiro livro é bacana, mas acho que as coisas nessa série poderiam acontecer mais rápido, sabe?!
Gostaria que ela chegasse logo ao final! Sou muito curiosa e não aguento ter que esperar tanto!
Beijos