Leitora Compulsiva

Philippa Gregory – A Irmã de Ana Bolena

Quem gosta de romances históricos não pode deixar de conhecer o trabalho dessa autora! Philippa Gregory escreveu váaaarios livros que abordam a história da Inglaterra, mas a série que eu mais amo é a que trata dos Tudors (família real inglesa). Eu sei que tem até uma série de TV chamada The Tudors, mas não é baseada nos livros dela não! hehe Só por curiosidade, ela também escreveu livros para crianças, mas não achei nenhum deles em e-book pra dizer se são bons! hehe

A série sobre os Tudors começa com o esse livro, chamado “A Irmã de Ana Bolena”. Os outros livros da série já foram lançados aqui no Brasil e talvez vocês já tenham visto algum deles por aí… Os livros foram escritos nessa ordem: A Irmã de Ana Bolena, O Bobo da Rainha, O Amante da Virgem, A Princesa Leal, A Herança de Ana Bolena e The Other Queen (ainda não lançado no Brasil).

Mas por curiosidade, no site da autora os livros estão em outra ordem… Lá os livros estão indicados em ordem cronológica dos acontecimentos aos quais eles se referem… Então a ordem que tá lá é: A Princesa Leal (sobre a Catarina de Aragão), A Irmã de Ana Bolena (sobre a Maria e a Ana Bolena), A Herança de Ana Bolena (sobre Ana de Cleves, Catarina Howard – 4ª e 5ª esposa do Henrique VII e sobre Joana Bolena), O Bobo da Rainha (sobre Eduardo VI, Maria I e Elisabete I), O Amante da Virgem (sobre Elisabete I) e The Other Queen (sobre Maria I). Ufa…. quanta informação!!

Voltando ao livro… ele conta a história de Ana Bolena e o rei Henrique VIII. Para quem não sabe, e isso são fatos históricos embora contados de uma forma bem rápida e prática, Henrique VIII era o rei da Inglaterra e casado com Catarina de Aragão. Só que Henrique VIII fica doido pela Ana Bolena e arruma a maior confusão com a Igreja Católica porque quer se separar de Catarina e se casar com a Ana. Ele manda o Papa para as cucuias e finalmente separa a Igreja Anglicana da Igreja Católica Romana. Assim ele consegue o divórcio e se casa com a Ana Bolena! Só que o homem decidiu que não queria mais a Ana, mandou cortar a cabeça dela e se casou mais umas tantas vezes… hehehe

Então é sobre tudo isso que se trata o livro, só que ele é contado pela Maria Bolena, que é a irmã da Ana. Segundo o livro, Maria teria sido a primeira Bolena a se tornar amante de Henrique VIII e por acaso era a preferida!  Mas para manter as aparências, Maria se casa com um laranja da corte. A família Bolena estava muito feliz com isso porque o caso de Maria com o Rei era muito lucrativo para todos! Só que Ana não fica nada contente e resolve seduzir o rei enquanto Maria está de cama após dar a luz a uma filha ilegítima do Rei. Legal essa Ana, né?! hehehe E depois que a Ana rouba o rei da própria irmã, a coitada da Maria ainda tem que ficar lá, ajudando a Ana a se dar bem… Tudo pelo bem da família Bolena!!

O trabalho de pesquisa desse livro é formidável! Depois de ler o livro você passa a ter a certeza que sabe tudo o que aconteceu… É difícil lembrar que aquilo é ficção!! Na verdade, impossível… Até hoje tudo o que sei daquele período da história da Inglaterra é o que li nesse livro!!! Na verdade, achei várias informações de que a Maria realmente existiu e que era mesmo a amante do rei antes da Ana. inclusive consta em uns sites que ela teve filhos com ele! Será que é verdade ou essas pessoas também foram confundidas pelo livro?!

Como eu disse, é um livro de romance histórico, então tem que gostar mesmo, porque o livro tem 624 páginas!

E só mais uma coisinha! Exite um filme baseado nesse livro. O filme se chama “A Outra” e tem no elenco Natalie Portman como a Ana, Scarlett Johansson como Maria e Eric Bana como o rei Henrique VIII.

39 comentários sobre “Philippa Gregory – A Irmã de Ana Bolena

  1. Fernanda

    Eu li esse livro depois de ver o filme. Li em espanhol mesmo, pq foi na época em que eu estava na Espanha. E gostei demais, o livro é ótimo! Também já li a continuação dele, A Herança de Ana Bolena, e quero ler os outros…

    Eu jurava que a série de TV ‘The Tudors’ tinha sido inspirada nesses livros! :0

    Bjs…

  2. Claudia

    Ai ai ai…Jah quero ler esse tbm! ^^
    Como jah disse outras vezes, gosto mto de livros historicos( entre outros XD ) e gostei mto da resenha… jah tinha ouvido falar do filme e da série tbm, jah ia assistir os dois! n.n

    Bjusss

  3. Lia Costa

    Já li quase todos os livros de Philipha Gregory, falta só o Bobo da Rainha, e o Amante da Virgem não consegui terminar, achei meio chato. Gosto muito da série The Tudors, acho que é mais fiel aos fatos históricos do que os livros.

    1. leitoracompulsiva

      Engraçado, mas achei o livro melhor que a série justamente por não ser tão fiel aos fatos históricos! hehehe Acho que tanto os livros quanto a série são muito bons, mas cada um tem uma abordagem diferente! Por isso recomendo os dois! hehehe Já estou com os livros e quero ler os outros na ordem proposta pela autora!! Vamos ver…

  4. Camila Mosqueira

    Eu assisti este filme. Enquanto vc descrevia a história do livro fui lembrando das cenas. Acho que nunca li romances históricos ou pelo menos não algum baseado numa história real, mas é um tipo de leitura que não me instiga. Pelo menos não por agora.
    Vc comentou que ía escrever sobre livros que já tinha lido antes. É engraçado notar o mix de estilos que isso representa. Pq cada tipo pode ter sido lido num período diferente pra vc e agora estão todos sendo listados sem separação de categorias. Isso é bom. Demonstra o qnto vc é uma leitora versátil =)
    Qndo vc volta de viagem?
    Bjos!!!

    1. leitoracompulsiva

      Oi Mila… volto amanhã e vou ter mais tempo para me dedicar!!! Aqui preciso ser rápida porque tem mais gente querendo usar o micro!!! Mas isso que você falou é muito verdade! Eu leio muita coisa e de todos os estilos, não tenho preconceito! Acho que existem livros bons para todo tipo de gosto e por isso gosto de indicar todo tipo de livro! Já estou preparando mais surpresas e espero que vocês gostem!!!

    1. leitoracompulsiva

      Oi Lívia!! Obrigada pela visita!! Vou dar uma passadinha no seu blog assim que der… Estou viajando então tenho um tempo muuuuito limitado na internet! Que bom que ficou com vontade de ler o livro… é essa a minha intenção quando divido minha opinião com vocês… Acho muito importante despertar o prazer pela leitura!!
      Beijos

  5. Elena Bessa

    Olá Camila! Noossa, depois dessa, fiquei morrendo de vontade de ler esse livro! Sou apaixonada por livros históricos, inclusive sou super fã do Bernard Cornwell… Valeu pela dica ;D

      1. Elena Bessa

        Ah, eu sugiro As Crônicas de Artur, é considerada praticamente unânime pelos fãs que é o melhor trabalho dele! Eu li e fiquei abobalhada… É incrível pra quem gosta de histórias medievais, e é tudo extremamente realista… Narra toda a história do Rei Artur durante os três livros 🙂 o primeiro é O Rei do Inverno ^^

  6. Sara

    Eu já li esse livro e tive a mesma impressão que você sobre achar que é tudo real. A pesquisa da autora é impressionante mesmo! Comecei a ler outro da coleção, mas era emprestado e precisei devolver. Vou continuar lendo assim que der. E com certeza vou querer ver o filme. Acho o Eric Bana uma gracinha!
    Beijocas

    1. Camila

      Que pena que não deu pra continuar a leitura! Assim fico até me sentindo mal por ter a coleção completa e ainda não ter lido nenhum além do primeiro!!! Pena que você não mora aqui perto para eu poder te emprestar!

  7. Verônica

    Sua nova leitora ataca novamente 😡
    Eu lembro de quando li esse livro, faz dois anos, eu acho… AMEI, AMEI, AMEI! Além da capa ser linda (a dos outros também é), a história foi contada de uma forma muito dinâmica, você fica totalmente preso querendo saber como a tragédia vai acontecer.
    Sou apaixonada por História e, dentre outros assuntos, os rolos desses reis ingleses sempre me atraíram.
    Uma coisa que eu percebi lendo os livros da Philippa Gregory é que ela gosta de pegar sempre o pior lado, o pior boato e usar nos livros (como no caso do incesto).
    Li também “A Herança de Ana Bolena” e “O Bobo da Rainha”, ambos são ótimos, mas “A Irmã de Ana Bolena”ainda é o meu preferido o/

    1. Camila

      Também amei esse livro! O que eu gosto mais é a mistura de realidade e ficção!! A gente termina o livro com a certeza de que TUDO realmente aconteceu do jeito que ela conta!! É incrível!!!! Tô louca para ler os outros!!
      Beijos

  8. Verônica

    Ai! Esqueci de falar mais uma coisa (desculpe). Eu li uns comentários sobre o Bernard Cornwell… Menina, se você não leu, corra pra ler!!
    Falando assim parece que eu sou super fã do cara e nem é pra tanto…
    Eu li “As Crônicas de Artur” e gostei bastante, uma visão bem diferente e mais realista do famoso Rei Artur.
    Também li a trilogia “A Busca do Graal” (aliás, foram os primeiros dele que eu li). Dessa trilogia, o primeiro livro “O Arqueiro” é excelente, mas os outros são meio “pra completar a história” D:
    Considero que os melhores dele são da coleção “Crônicas Saxônicas”. O pior é que eu nem cheguei a ler, mas minha amiga está lendo e ela sempre comentava ou lia alguns trechos pra mim. Já gostei sem nem ter lido =D

    1. Camila

      Ainda não li nada dele, mas já vi excelentes críticas! Tenho o Stonehenge mas ainda não li! Resolvi começar por ele porque é um único volume! hehehe Mas tô sempre de olho para ver se acho uma promoção! Quero muito ler As Crónicas de Arthur!!!!!
      Beijos

  9. Adriana Leite

    Olá!! Eu ganhei 4 livros, mas nao sei por qual começar, pois nao sei a ordem deles!
    Eu tenho aqui:
    – A irmã de Ana Bolena
    – A herança de Ana Bolena
    – O amante da virgem
    – A princesa leal

    Qual ordem eu devo seguir? E tem mais algum fora esses?

    1. Camila

      Oi Adriana,
      Sem problema, rs!!
      Além dos quatro livros que você já ganhou existe mais um chamado O Bobo da Rainha.
      Você deve ter percebido que existem duas ordens, né?? Mas isso só depende do seu gosto… Todos os livros trazem histórias independentes e não interferem na leitura dos outros!!
      Beijos

  10. Rachel

    Acho que os livros não tiveram exatidão histórica, por isso não gostei.
    Tudo bem que é um romance e não precisa seguir a história tim tim por tim tim, mas mesmo assim poderia ter sido melhor.

    A série The Tudors mostrou um bom jeito de seguir a história e mesmo assim apimentar as coisas e florear um pouco. E dizer que a série foi inspirada nos livros é o mesmo que comparar um casebre com o palácio de Versalhes. Por favor. u.u

    Fora dizer que Maria governou antes de Elizabeth, então o livro “The Other Queen” deveria ser listado antes de “O Amante da Virgem”, não?
    Sempre estudei muito sobre esse período da história, sempre foi o meu preferido, não sei bem porque. Talvez por isso que deteste tanto esse livro.
    Mas enfim, é só a minha opinião e respeito quem gosta, afinal tem gosto para tudo.

    Acho muito melhor ver a série “The Tudors” e se tudo que você sabe sobre esse período da historia vem desses livros, melhor se informar mais. Afinal é notório quem é a preferida do Rei entre as irmãs Bolena, uma vez que a filha da Ana, Elizabeth, foi rainha e as duas filhas de Maria e seu filho homem, nunca foi dado nada em comparação ao que foi dado a Elizabeth, mesmo sendo somente mulher.

    Por favor, faça pesquisas sérias em livros sérios. Também sou uma romântica no meu coração e adoro livros nesse estilo, mas é necessário saber que aquilo ali é muita fantasia e pouca realidade.

    Bjs

    1. Camila

      Oi Rachel,
      Respeito seu ponto de vista, mas ninguém aqui disse que faz pesquisas históricas em romances!!
      O que eu disse é que a autora mistura tão bem a realidade com a ficção, que a gente fica sem saber o que é um e o que é outro.
      Bacana você estudar esse período da história e parabéns se você consegue identificar todas as “verdades e mentiras” nesse livro!
      É por isso que existem livros de História e livros que contam histórias… Esse é um livro de fantasia e nunca teve e intenção de ensinar história para ninguém!
      Eu adorei esse livro e é uma pena que ainda não pude ler os outros da série!
      Beijos

  11. juliana

    eu ja li os livros “a rainha branca” e “a rainha vermelha” da mesma autora, e posso dizer que ela é ótima ,li os livros na versão original em ingles e foram maravilhosos p quem gosta de romance historico com ficçao, acredito que este livro promete muito….

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!