Já comentei com vocês que ando bem doente, né?! Estou numa gripe que não me deixa! Agora estou naquela fase “gostosa” de ficar tossindo até o pulmão querer sair para fora!! Apesar de estar ruim, não posso deixar de trabalhar. Então, todo o tempo que me sobra, enquanto não estou trabalhando, reservo para descansar bastante. Dá para ler um pouco, mas estou tendo que sacrificar o blog!
Fico me sentindo bem mal com isso, mas a verdade é que por mais que o blog me faça extremamente feliz e que eu trate dele com o maior carinho, preciso pensar na minha saúde, né??! Afinal, a leitura e o blog são hobbies, são prazeres que me permito e não dá para largar tudo por causa disso…
E é nesse espírito que resolvi escrever o Pense Nisso de hoje… E não, o tema não é sobre doença, mas sobre alguns exageros literários que tenho visto.
Se alguém me contasse, há tempo atrás, que hoje haveria uma comunidade dedicada a livros e leitores extremamente compulsivos, eu teria duvidado! Nós fomos criados ouvindo que brasileiro não lê nada, não é mesmo?!
E então o mercado editorial resolveu investir pesado nos livros, os blogs literários começaram a surgir, os filmes baseados nas obras literárias impulsionaram a venda de livros e a febre da leitura começou a se espalhar…
Mas, como diziam muitas avós por aí incluindo a minha, tudo tem limite!! Tudo em excesso faz mal e isso também vale para a leitura e para a compra de livros.
Fico horrorizada quando escuto histórias de pessoas que chegaram ao divórcio por causa dos livros e da conta do cartão de crédito. O que é isso?? Uma pessoa que prefere os livros ao próprio relacionamento deve ter sérios problemas!
A sua turma te chama para sair, vá com eles!! O livro pode esperar… O namorado quer ver aquele filme de aventura no cinema, vá com ele! A namorada quer sair para comer alguma coisa, vá com ela! Almoço de domingo com a família, participe!!!
Ah… mas e o blog?? Se eu não ler os livros, não vou poder postar novidades todos os dias e os meus seguidores vão me abandonar!!
Sério mesmo? Vocês pensam assim?? Quem tal: se você não sair com seus amigos, eles vão te abandonar! Se não sair com o namorado/namorada, ele/ela vai te abandonar! Se não participar das atividades com a família, você vai magoá-los! O que é mais importante??
Eu tenho um enorme respeito e carinho por todo mundo que frequenta o Leitora Compulsiva e é claro que me preocupo em manter o blog atualizado para vocês! Mas também preciso estar com as pessoas que eu amo e se tiver que escolher entre postar uma novidade ou pegar um cinema com o Denis, por exemplo, escolherei o cinema sem a menor dúvida!!
Os livros são grandes companheiros, mas não podem substituir as pessoas em nossa vida. Podemos viajar por meio das histórias, é claro! Mas que tal viajar de verdade? Que tal passar mais tempo com seus amigos reais e não substituí-los pelos personagens dos livros? E nada de dispensar romances na vida real porque eles nunca serão igual aos dos livros!!
Enfim… Só queria deixar essa dica: Leia sim, mas não esqueça de viver!!!
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Oi Camila!
Em primeiro lugar, melhoras pra você. Eu também fiquei mais de uma semana tossindo sem parar, comecei a melhorar agora. Tem que se concentrar em ficar melhor mesmo e descansar bastante.
Acho que os "casos" que você postou são bem extremos, né? Tudo tem um limite, até a paixão por livros.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oi Sora,
É verdade que dei exemplos extremos, mas é para fazer as pessoas pensarem!!
Beijos
Bom dia Camila, tudo bem? Espero que esteja se sentindo melhor!!!
Esse comentário de divórcio você já tinha me dito e eu fiquei chocada com isso. Eu me considero uma leitora compulsiva sim, mas estabeleço limites. Eu tenho um orçamento mensal para comprar livros (todo mês eu separo R$50,00 para comprar livros ou fazer troca pelo skoob), e todo dia eu separo pelo menos uma horinha para ler... pode ser antes de dormir, ou quando eu termino o meu trabalho mais cedo. E é claro, quando estou nos ônibus ou qualquer outro meio de transporte, estou lendo.
Não acho justo abrir mão dos amigos e família pelos livros... sinceramente, os livros são ótimos para se aventurar em novos mundos e tudo mais, mas são os meus amigos e familiares que eu amo e apoio e recebo apoio rs.
Mesmo com uma horinha diária, eu consigo ler pelo menos um livro por semana (digo um livro com até 300 páginas), claro que as vezes leio mais ou menos dependendo de outros fatores.
Quem acompanha o blog, pelo menos é o que acontece comigo, não vem aqui pela quantidade de postagens, e sim pela qualidade. Amo ler as resenhas de alguns livros que não conhecia, adicioná-los a minha listinha de compras e ficar na expectativa por eles. Se você não postar durante um mês, não vou abandonar o blog, sei que você teve motivos para isso, porque fica claro nas suas resenhas, o quanto você ama ler.
Beijos
Oi Carol,
Finalmente estou melhorando e tirei um tempo grande hoje para começar a colocar as coisas em dia!! rs...
Obrigada por suas palavras de carinho!!!
Acho muito importante a gente ter um planejamento para tudo e ter equilíbrio também!! Não é porque ler é um bom hábito que não pode se tornar um vício ruim!
É bom ficar de olho!!
Beijos
Camila, eu sempre fico com essas gostosas tosses, que gostam de se manifestar principalmente durante a noite. A única coisa que acalma minha tosse é um xarope caseiro feito com gengibre: eu ralo um pedaço de gengibre, queimo um pouco o açúcar, coloco o gengibre ralado e espremo um limão. Cada vez que a tosse começa a se manifestar, tomo uma colher. Após a terceira ou quarta colher, ela se acalma.
Beijo e espero que melhore.
Oi Malu,
Obrigada pela dica!!!
O único problema é que não sou chegada em gengibre não! Abusei foi do tal própolis!! hahaha
beijos
Bom dia Camila..esse tempinho de frio deixa a gente propensa a gripes e resfriadas, tem de se cuidar...e concordo com vc plenamente..ler é um prazer, mas a vida é muito mais que isso, nada como passear, namorar, curtir os amigos, enfim..a leitura é um complemento de tudo isso, mas não com exagero..Tudo que é demais se torna doentio, e se for assim não vale a pena...Desejo a vc melhoras e sempre que tiver novidades no seu blog com certeza estarei lendo..muitos bjs
Oi Neide,
Muito obrigada pela força!
Esse tempinho que fiquei afastada foi bom para eu me recuperar!! Pode parecer bobagem, mas às vezes fico mais de 4 horas cuidando do blog e quando vejo, já está tarde e durmo pouco!! Nesses dias, para poder descansar de verdade, eu nem cheguei perto do computador!! hehehe
beijos
Super apoiado, Camis!
Saudades sem fim.
Beijos e melhoras, querida.
Obrigada, flor!
Beijos
Camis, melhoras pra você!
E realmente, tudo tem limite nessa vida. Temos que agir com responsabilidade e coerência sempre.
bjs
Oi Mel,
Até uma coisa boa como a leitura pode se tornar um problema quando a pessoa passa a se refugiar nos livros!
Beijos
Concordo. Tem gente que se esquece que é um ser humano e aos poucos se torna uma máquina. Fica buscando uma fama insatisfatória (que sempre o faz querer mais), faz amigos virtuais (os quais talvez nunca conhecerá pessoalmente) e esquece da própria vida. É triste isso.
Oi Gui,
É triste mesmo!! Por isso é importante chamar a atenção para isso!
As pessoas precisam sair mais, ter mais relacionamentos reais!!!
Beijos
Camis concordo plenamente. Eu vejo o blog como um hobbie mesmo. eu leio quando dá, metro... em casa quando estou sozinha. Jamais deixo de sair com meus amigos por causa da leitura. Não deixo de viver por causa do livro não. como já me disseram nós temos uma única vida e temos que saber como vivê-la =)
Beijosss
Mi
Oi Milena,
Lógico que já aconteceu de uma amiga ligar bem quando eu estava lendo o finalzinho de um livro!
Pedi desculpas e disse que ligava depois!! hehehe
Mas na maioria das vezes largo a leitura, o blog, a internet... para ficar com as pessoas reais, que eu amo!
Beijos
Oi, Camila!
Sabe de certa forma concordo com você!!! Terminar casamentos por compra excessiva de livros? Meu pai até agora não abandonou minha madrasta e olha que ela realmente gasta horrores não em livros mais em sapatos e roupas (no minimo 7 pares novos por mês, 3 cartões de crédito e 1 débito, e vestidos novos a cada fim de semana = briga de telefone)! E nem por isso e outros gastos ele caiu fora!!!! Essa troca que muitos fazem dos amigos pelos livros e lastimável!!! Eu tenho que sair por exemplo duas vezes na semana com meus amigos, ás vezes menos já que a maioria eu vejo quase todo santo dia!!! Contato demais estraga... Já meus livros eu sempre faço um esforcinho para lê nas mais minimas horas vagas, no ônibus entre um tempo e outro na escola, antes de dormir e assim vai... Eu trocava de sair com meus amigos para ficar em casa lendo e assim meu final de semana parecia ter passado voando e eu nem aproveitei!!! As coisas se resolveram quando um amigo meu fez uma maratona de fim de semana: sábado - ir ao cinema, ir ao barzinho. Domingo - ir ao balneário, almoçar no shopping, CLS. Quando terminou parecia que eu tinha feito tanta coisa e todo dia antes de dormir eu lia um pouco, li entre um evento e outro e foi gratificante!!! Hoje vou até no cinema...
Mas nunca mais maratonas para mim,fiquei exausta!
Beijos, May.
http://silenciocontagiante.wordpress.com/
Melhoras tá! Espero que fique boa logo...
Oi May,
Um livro pode transportar a gente para um mundo diferente, mas não dá para viver nesse mundo muito tempo!
É importante colocar os pés no chão e se relacionar com pessoas de verdade!
Infelizmente tenho visto muita menina sozinha por aí só porque não acha nenhum cara que se parece com os mocinhos dos livros...
E aí?
Beijos
Faça como a doentinha da Camis! Leia de madrugada!! rsrs Mas é isso mesmo...eu também fico com dó, mas se não tivesse parado, como ia terminar o livro do caçado, né? Tudo tem limite...=/
Oi Vivi,
Fazia tempo que eu não ficava tão ruim assim...
E já que não dava para parar de trabalhar, então tive que abrir mão uns diazinhos do blog para aproveitar o tempo e descansar!!
Mas agora vou começar a colocar as coisas em dia! hehehe
beijos