Recentemente fui apresentada ao projeto Livrus.net e fiquei admirada com o trabalho deles. A Livrus é uma espécie de rede social literária que interliga os leitores e os autores, mas também permite a leitura de livros online e a compra de e-books. É uma excelente opção para os autores nacionais que estão procurando uma forma adequada e segura de publicar seus e-books de maneira independente. É ótimo para os leitores que querem encontrar livros “diferentes” e a um preço bom.
Juntamente com o Livrus.net, fui apresentada também ao livro “O Jogo dos Papeletes Coloridos”, do autor brasileiro Paulo Santoro. O livro, em formato digital, é o primeiro e-book multimídia que eu tenho o prazer de ler. Como assim multimídia?! Essa é mais uma das vantagens do livro digital, permitir que tenhamos não só textos, mas também imagens, vídeos e música, dentro de um mesmo livro.
E é isso que encontramos em “O Jogo dos Papeletes Coloridos”. Além dos textos muito bem produzidos, encontramos ainda delicadas imagens, músicas e vídeos, todos produzidos pelo próprio autor, e que ilustram muito bem determinados trechos da história.
O livro traz 4 histórias distintas, mas que possuem alguns detalhes em comum.
A primeira história – O Jogo dos Papeletes Coloridos – narra a disputa entre dois candidatos a um governo global da humanidade, após uma grande devastação ambiental. Cada um deles possui idéias distintas de como o mundo deve ser administrado. A história traz uma bela lição sobre a importância do antagonismo, da necessidade da contraposição para a geração de conhecimento. Nos faz pensar que nem sempre o certo estão em uma opinião ou em outra, mas sim no meio termo.
A segunda história – Gablas, o Último Mágico – explora a busca de um homem pela sua realização pessoal. Diferente dos outros garotos, Gablas enfrentou muitas dificuldades na vida, até descobrir que sua “deficiência” dava a ele habilidades incríveis. Essa história nos faz refletir sobre as escolhas que fazemos em nossa vida e onde elas nos levam.
Fósforos, a terceira história, é a menor de todas elas, mas também muito interessante. Traz uma parábola sobre as mudanças em relação às pessoas em uma sociedade.
Por fim, temos Família Benjamin, uma emocionante história sobre a morte de Mina, a mais nova da família. Enquanto Mina está morrendo, em plena praça pública, tem a oportunidade de relembrar momentos de sua vida e de seus relacionamentos e aos poucos vamos descobrindo quem ela é. No final dessa história temos uma revelação que interliga todas as outras histórias.
O livro é bem diferente do que estou acostumada a ler. No início tive um pouco de dificuldade com a linguagem poética e com o vocabulário rebuscado usado pelo autor, mas depois que me acostumei, a leitura fluiu muito bem. Com certeza é um livro mais adulto, mais maduro, que nos faz refletir sobre a vida e sobre a sociedade.
Oi Camis!
Não conhecia o projeto, mas ele é bem interessante mesmo, principalmente por essa parte dos e-boos multimídia.
Não apenas pela novidade, sua resenha me chamou a atenção pela qualidade dos textos. Realmente parecem boas histórias e escritas de maneira interessante!
Beijão!
Oi, Aione.
Realmente o texto é muito bem escrito e o vocabulário bem mais trabalhado do que estamos acostumados a ver por aí.
beijos
Não consegui ver o vídeo, mas fiquei encantada com a proposta. Muito mágico! Com certeza deve ser algo imperdível e o tema me interessa muito.
liliescreve.blogspot.com
Putz… Não sei o que aconteceu com o vídeo.
Mas é só clicar nele que ele abre no youtube.
Beijos
Poxa, que projeto interessante. Com certeza vou dar uma olhada. 🙂
Oi, Mel.
Dá uma olhada sim.
Pode ser interessante para você que é autora.
beijos
Poxa, parece ser bem legal! Será que roda no kindle?
Beijos Camis!
Parece bem interessante mesmo…eu já vi alguns livros multimidia e fiquei curiosa com a qualidade deles…Pelo que você diz não deixam a desejar, mas não sei se já estou preparada para livros adultos…estou estudando demais pra concurso e não aguento mais livros sérios..rsrs
Oi, Vi.
Apesar de ter gostado do livro, não acho que recomendaria ele para você não.
Se você está estudando, precisa de algo mais leve e descompromissado!
beijos
Indo já conhecer o projeto, rs
Um dos motivos de eu ter um fascínio pelo Kindle keyboard é a possibilidade de audiobooks (além do teclado). Acho que por isso acabei optando pelo tablet em primeiro momento em que esse Kindle ainda não é comercializado aqui.
Voltando ao livro, achei bacana a proposta, vou ver se encontro pra ler. Adoro livros que abordam assuntos comportamentais.
Beijos
http://www.leitoraincomum.com
Oi, Fê.
Umas das coisas que eu mais amo no meu reader é a possibilidade de audiobooks também. Uma pena que esses ainda não são vendidos por aqui. Mas é uma pena que o livro exija conexão com a internet, então tive que ler no ipad! hehehe
beijos