Conheçam os livros e suas adaptações cinematográficas que podem levar uma estatueta no Oscar de 2017!
A tão aguardada premiação do Oscar está chegando e muita gente já está fazendo duas apostas. Ao todo 62 filmes estão concorrendo em nas mais diversas categorias, mas nesse post destacarei apenas alguns deles: os filmes baseados em livros!! Rs…
Ao longo dos anos, as adaptações cinematográficas vem conquistando o coração de público e também da Academia, que mostra não existir preconceito em relação a filmes baseados em livros. Basta lembrar que os três filmes baseados em Senhor dos Anéis levaram juntos 17 estatuetas e que Leonardo DiCaprio finalmente ganhou, no ano passado, o Oscar de Melhor Ator por seu trabalho na adaptação de O Regresso! Rs…
Como uma boa leitora compulsiva, sou daquelas que prefere ler o livro antes de ver o filme, mas confesso que nem sempre descubro a tempo que determinados filmes foram baseados em livros… Isso acontece com vocês também ou só comigo que sou desligada??! Rs…
Imaginando que não sou a única, resolvi reunir aqui a lista dos filmes que estão concorrendo ao Oscar em alguma categoria e que foram baseados ou inspirados na literatura:
Título: A Chegada
Título original: Arrival
Duração: 116 min.
Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Eric Heisserer
Obra original: História da Sua Vida, de Ted Chiang
Elenco: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker
Ano: 2016
Indicação ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Design de Produção, Melhor Mixagem e Melhor Edição de Som.
Sinopse: Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma renomada especialista em linguística é recrutada por militares para desvendar as verdadeiras intenções de um grupo de invasores alienígenas. Seu trabalho é descobrir se os extraterrestres vêm em paz ou se eles representam uma ameaça ao nosso planeta. Conforme aprende a se comunicar com os aliens, Louise começa a experienciar flashbacks que se tornam a chave para decifrar o real propósito dos visitantes. Jeremy Renner vive um professor de física que auxilia a personagem de Adams a estabelecer contato com os ETs.
“A Chegada” é baseado no conto “História da Sua Vida”, do autor Ted Chiang. A coletânea da qual essa história faz parte foi publicada pela Editora Intrínseca e se chama “História da Sua Vida e Outros Contos”.
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino
Título: Animais Noturnos
Título original: Nocturnal Animals
Duração: 117 min.
Direção: Tom Ford
Roteiro: Tom Ford
Obra original: Tony & Susan, de Austin Wright
Elenco: Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Joaquin Phoenix, Aaron Taylor-Johnson
Ano: 2016
Indicação ao Oscar: Melhor Ator Coadjuvante
Sinopse: Susan (Amy Adams) é uma negociante de arte que se sente cada vez mais isolada do parceiro (Armie Hammer). Um dia, ela recebe um manuscrito de autoria de Edward (Jake Gylenhaal), seu primeiro marido. Por sua vez, o trágico livro acompanha o personagem Tony Hastings, um homem que leva sua esposa (Isla Fisher) e filha (Ellie Bamber) para tirar férias, mas o passeio toma um rumo violento ao cruzar o caminho de uma gangue. Durante a tensa leitura, Susan pensa sobre as razões de ter recebido o texto, descobre verdades dolorosas sobre si mesma e relembra traumas de seu relacionamento fracassado.
“Animais Noturnos” é baseado no livro Tony e Susan do autor Austin Wright, publicado pela Editora Intrínseca. Já tenho um exemplar do livro aqui na minha estante e estou doida para conhecer essa história.
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino
Título: Sully – O Herói do Rio Hudson
Título original: Sully
Duração: 96 min.
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Todd Komarnicki
Obra original: Sully – O Herói do Rio Hudson, de Chesley Sullenberger e Jeffrey Zaslow
Elenco: Tom Hanks, Aaron Eckhart, Laura Linney
Ano: 2016
Indicação ao Oscar: Melhor Edição de Som
Sinopse: Em 15 de janeiro de 2009, o mundo testemunhou o “Milagre no Hudson”, quando o Capitão “Sully” planou com seu avião danificado até cair nas águas geladas do Rio Hudson, salvando as vidas dos 155 passageiros a bordo. Contudo, apesar de Sully ser saudado pelo público e pela mídia por seu feito sem precedentes na história da aviação, inicia-se uma investigação que ameaça sua reputação e sua carreira.
“Sully – O Herói do Rio Hudson” é baseado no livro de mesmo nome, de Chesley Sullenberger e Jeffrey Zaslow, publicado pela Editora Intrínseca.
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino
Título: Lion – Uma Jornada para Casa
Título original: Lion
Duração: 118 min.
Direção: Garth Davis
Roteiro: Luke Davies
Obra original: Uma Longa Jornada Para Casa, de Saroo Brierly
Elenco: Dev Patel, Rooney Mara, Nicole Kidman
Ano: 2016
Indicação ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino
Título: 13 Horas
Título original: 13 Hours : The Secret Soldiers of Benghazi
Duração: 144 min.
Direção: Michael Bay
Roteiro: Chuck Hogan
Obra original: 13 horas: Os soldados secretos de Benghazi, de Mitchell Zuckoff
Elenco: John Krasinski, James Badge Dale, Max Martini
Ano: 2016
Indicação ao Oscar: Melhor Mixagem
Sinopse: Baseado em fatos reais, o longa conta a história de um grupo de seis soldados privados que trabalham num complexo da CIA em Benghazi, na Líbia, em 2012. Em um aniversário dos atentados de 11 de setembro, eles precisaram defender um posto diplomático que recebe a visita de um embaixador americano, e que, obviamente, será um alvo de terroristas.
“13 Horas” é baseado no livro “13 horas: Os soldados secretos de Benghazi”, de Mitchell Zuckoff. Já tive a oportunidade de ver o filme e achei fodástico!! Rs…
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino
Título: Um Homem Chamado Ove
Título original: En Man Som Heter Ove
Duração: 116 min.
Direção: Hannes Holm
Roteiro: Eric Heisserer
Obra original: Um Homem Chamado Ove, de Fredrik Backman
Elenco: Rolf Lassgård, Bahar Pars, Ida Engvoll
Ano: 2016
Indicação ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Maquiagem e Cabelo
Sinopse: Ove é um senhor mal-humorado de 59 anos que leva uma vida totalmente amargurada. Aposentado, ele se divide entre sua rotina monótona e as visitas que faz ao túmulo de sua falecida esposa. Mas, quando ele finalmente se entregou às tendências suicidas e desistiu de viver, novos vizinhos se mudam para a casa da frente, e uma amizade inesperada irá surgir.
“Um Homem Chamado Ove” é baseado no livro de mesmo nome, do autor Fredrik Backman, publicado pelo selo Alfaguarra, da Companhia das Letras. Já tive a oportunidade de ver o filme e estou torcendo por ele.
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino
Título: Animais Fantásticos e Onde Habitam
Título original: Fantastic Beasts and Where to Find Them
Duração: 133 min.
Direção: David Yates
Roteiro: J. K. Rowling
Obra original: Animais Fantásticos e Onde Habitam, de Newt Scamander
Elenco: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Colin Farrell, Ezra Miller, Jon Voight, Samantha Morton, Ron Perlman
Ano: 2016
Indicação ao Oscar: Melhor Design de Produção e Melhor Figurino
Sinopse: O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York levando com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde ele carrega fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-americana, que teme muito mais a exposiço aos trouxas do que seus colegas ingleses, Newt precisará usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo.
“Animais Fantásticos e Onde Habitam” é inspirado em um pequeno livro extra do universo de Harry Potter, da autora J. K. Rowling, publicado pela Editora Rocco.
Título: Estrelas Além do Tempo
Título original: Hidden Figures
Duração: 126 min.
Direção: Theodore Melfi
Roteiro: Theodore Melfi
Obra original: Estrelas Além do Tempo, de Margot Lee Shetterly
Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Jim Parsons
Ano: 2016
Indicação ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado
Sinopse: 1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.
“Estrelas Além do Tempo” é baseado no livro homônimo de Margot Lee Shetterly, publicado aqui no Brasil pela Harper Collins.
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino
Título: Silêncio
Título original: Silence
Duração: 162 min.
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Martin Scorsese
Obra original: O Silêncio, de Shusako Endo
Elenco: Andrew Garfield, Adam Driver, Liam Neeson
Ano: 2016
Indicação ao Oscar: Melhor Fotografia
Sinopse: Século XVII. Dois padres jesuítas portugueses, Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garupe (Adam Driver), viajam até o Japão em uma época onde o catolicismo foi banido. À procura do mentor deles, padre Ferreira (Liam Neeson) os jesuítas enfrentam a violência e perseguição de um governo que deseja expurgar todas as influências externas.
“Silêncio” é baseado no livro de Shusaku Endo, publicado aqui no Brasil pela editora Planeta.
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino
Título: Mogli – O Menino Lobo
Título original: The Jungle Book
Duração: 106 min.
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Rudyard Kipling
Obra original: O Livro da Selva, de Rudyard Kipling
Elenco: Giancarlo Esposito, Scarlett Johansson, Idris Elba, Bill Murray, Lupita Nyong’o, Christopher Walken, Ben Kingsley
Ano: 2016
Indicação ao Oscar: Melhores Efeitos Visuais
Sinopse: A trama gira em torno do jovem Mogli (Neel Sethi), garoto de origem indiana que foi criado por lobos em plena selva, contando apenas com a companhia do urso Baloo (Bill Murray) e da pantera negra Bagheera (Ben Kingsley), sem nenhum contato com humanos. O menino é amado pelos animais, mas visto como uma ameaça pelo temido tigre Shere Khan (Idris Elba), que está decidido a matá-lo. Com a família de lobos ameaçada, Mogli decide se afastar. Baseado na série literária de Rudyard Kipling.
“Mogli: O Menino Lobo” é baseado em um dos contos da coletânea chamada O Livro da Selva, de Rudyard Kipling. Aqui no Brasil o livro é publicado pela L&PM e pela Companhia das Letras.
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino
Título: Até o Último Homem
Título original: Hacksaw Ridge
Duração: 149 min.
Direção: Mel Gibson
Roteiro: Randall Wallace, Robert Schenkkan
Obra original***: Soldado desarmado: O herói que resgatou até o último homem, de Francess M. Doss
Elenco: Teresa Palmer, Sam Worthington, Vince Vaughn, Andrew Garfield, Luke Bracey, Hugo Weaving, Rachel Griffiths
Ano: 2016
Indicação ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Montagem, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Abdrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.
***Apesar de ter incluído esse filme da categoria de filmes baseados em livros, aqui vale o registro que o filme não é diretamente baseado no livro “Soldado Desarmado”, de Francess M. Doss. Na verdade, tanto o livro quanto o filme são baseados na história real de Desmond Doss, mas cada um deles tem uma abordagem diferente sobre os fatos. De qualquer forma, achei interessante indicar o filme aqui!
Olá, Camila!
Realmente acontece de muitos filmes baseados em livros serem lançados por aí e poucos saberem que eram baseados em livro (Motivo: Não prestaram atenção nos créditos onde realmente contam isso!). Nos anos 80 e 90 era mais comum isso acontecer, pois não havia aqui essa cultura de falar de livros como se tem hoje. Por isso, poucas pessoas sabiam naquela época que Rambo (no caso, o primeiro filme) e Forrest Gump eram baseados em livros. Mas hoje, se vê que um livro de sucesso pode levar a um filme de sucesso e se cria uma ligação entre os dois na hora de se divulgar. Até mesmo muitos dos filmes que estão indicados tiveram os livros que os inspiraram lançados ao mesmo tempo que os filmes, usando-os como um gancho para quem gostou do filme e quer ler mais.
Aproveitando a deixa, quando vi na Amazon o livro Silêncio, descobri que a Única lançou o livro com o roteiro da peça que inspirou o filme “Um limite entre nós”, que também está indicado a algumas categorias no Oscar e com a Viola Davis ganhando o BAFTA por sua atuação. Não sei se entra nos filmes inspirados em filmes, mesmo com a divulgação da editora dizendo o contrário, porque é a transposição de uma peça que já ganhou até o TONY (premio americano equivalente ao Oscar para as peças de teatro).
Um abraço!
Ai ai ai! Era para ter dito “filmes inspirados em livros”, não “filmes inspirados filmes” (Será que inventei um termo redundantes para rebots e refilmagens?) quando falei de “Um limite entre nós”! Descuido com o que escrevo define isso.
Um abraço!
Imagine, Lê.
Entendi perfeitamente!! rs…
beijos
Oi, Lê.
Acho que não é nem questão das pessoas não lerem os créditos.
Muitos filmes são inspirados em livros e nem informam isso! Sem contar em filmes que se dizem Roteiro Original, mas na verdade tem cenas de livros (O Gravidade é um deles!). Hoje com a internet é sempre mais fácil encontrar informações, mas antigamente a gente não tinha nem como saber!! Rs…
Eu pensei em colocar esse filme também, mas deixei de fora por ser uma peça!
beijos
Adorei a postagem, geralmente só fico sabendo de um ou outro filme, e por isso acabo pesquisando, mas esse ano deu uma preguiça enorme rsrsrsrs
bjo
Oi, Pah.
Quebrei o maior galho, não foi?! hahahahaha
Tudo o que você queria saber, entregue de bandeja!! hahaha
beijos
Oi, Camila!!
Gostei muito da lista de filmes inspirados em livros que você colocou aqui na postagem!! Ficou bem legal!!
Beijoss
Oi, Marta.
Obrigada!!
Beijos
Ei Camis,
Muito legal esse post, adorei.
Eu nem fazia ideia de que eram tantos e não li nenhum rs.
Estou muito desligada de cinema ultimamente, tempão que não assisto nada.
Fiquei querendo ler esse Uma jornada para casa e Estrelas além do tempo.
bjs
Oi, Nanda.
Eu costumo ser a pessoa mais perdida em relação a cinema.
Até que vejo alguns filmes bacanas, mas nunca os indicados ao Oscar.
Dessa vez eu vi dois dessa lista e foi quase um milagre!! Rs…
beijos
Lion e Mogli eram os únicos que eu sabia serem adaptações, os outros foram uma surpresa. O que mais me chamou a atenção foi Até o último homem, assisti ao trailer e amei
Oi, Thay.
Agora já está afiada e pronta para ver os filmes!!! Rs…
beijos