Leitora Compulsiva

O Labirinto de Fogo, de Rick Riordan #Resenha

o labirinto de fogo as provações de apolo rick riordan intrinseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: O Labirinto de Fogo

Título Original: The Burning Maze

Série: As Provações de Apolo #3

Autor(a): Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Ano: 2018

Páginas: 368

Tradução: Regiane Winarski

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

***




Sempre fui muito fã do trabalho do autor Rick Riordan e há anos venho acompanhando suas séries inspiradas nas mais diversas mitologias. A mais recente delas é As Provações de Apolo, que pode ser vista como uma “sequência” das séries Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo!

No mês de maio a Editora Intrínseca anunciou o lançamento de O Labirinto de Fogo, o terceiro livro da série, e eu tratei logo de pedir um exemplar pela parceira! Confesso que eu achava que esse seria o último livro da série, mas já adianto que caí do centauro! Rs… Assim como suas antecessoras, essa série também terá cinco livros…

o labirinto de fogo as provações de apolo rick riordan editora intrinseca resenha blog leitora compulsiva

Sobre o que é “O Labirinto de Fogo”?

“O Labirinto de Fogo” é o terceiro livro da série As Provações de Apolo, que conta a história do deus Apolo e de como ele acaba se tornando humano, sem nenhum de seus poderes divinos. Na pele do adolescente nada divino Lester Papadopoulos, Apolo encontra Meg, a semideusa que convoca os seus serviços, e juntos eles partem para uma super missão!!

No primeiro livro da série, chamado O Oráculo Oculto, Apolo/Lester e Meg vão para o Acampamento Meio-Sangue e lá descobrem que há um novo vilão à solta, ou melhor, três novos vilões conhecidos como O Triunvirato. Junto com outros semideuses, Apolo e Meg precisam encontrar e salvar o bosque de Dodona, um dos oráculos mais antigos do mundo grego.

Na sequência – A Profecia das Sombras – Apolo conta com a ajuda de Leo Valdez e Calipso – personagens já conhecidos das séries anteriores – para chegar a Indianápolis, onde eles enfrentam um imperador romano conhecido pelos seus espetáculos cruéis e sanguinários, que raptou muitos dos aliados dos deuses. Nessa nova missão, Apolo e seus amigos tem que encontrar o Oráculo de Trofônio, que pode trazer conhecimento e loucura para quem se arriscar a consultá-lo.

E agora, no terceiro livro, Apolo parte em mais uma missão para libertar o terceiro dos cinco oráculos desaparecidos. Para isso, ele terá que encarar o Labirinto de Dédalo, que parece estar possuído por um fogo mortal e insaciável. Além de Meg McCaffrey, Apolo/Lester terá a companhia de Groover, Piper e Jason. Juntos, nossos heróis vão encarar o mais malígno membro do Triunvirato e as consequências são imprevisíveis!!

O que esperar desse livro?

Narrados do ponto de vista de um deus exilado do Olimpo e obrigado a viver sob a pele de um adolescente, os livros da série As Provações de Apolo vinham sendo os mais esculachados e repletos de humor  entre todos os já escritos por Rick Riordan… Apolo sempre se achou a última bolacha do pacote e para ele, a única função dos semi-deuses era de fazer todo o trabalho chato que os deuses não tem paciência para fazer, como por exemplo, salvar o mundo!! Rs…

No entanto, nesse terceiro livro, esse humor começa a perder espaço e a narrativa adquire uma dramaticidade bem maior! Depois de encarar tantos desafios, Apolo começa a sentir uma empatia com aqueles que o cercam e o amadurecimento dele é palpável. Ao poucos, Apolo começa a perceber a importância dos semi-deuses e acaba sentindo na pele a revolta em relação aos deuses que permanecem de braços cruzados! Aos poucos vamos vendo um Apolo mais humanizado…

A estrutura desse terceiro volume não é muito diferente da dos primeiros livros, já que a missão de Apolo e Meg é libertar mais um oráculo sob o domínio do Triunvirato. Além disso, nesse terceiro livro temos a revelação da identidade de mais um imperador romano do grupo, tal como aconteceu nos outros livros… Mas isso não quer dizer que a história sejam menos interessante!

Muito embora a gente já espere que a dupla consiga libertar o terceiro oráculo, a forma como isso acontece é surpreendente e desafia o nosso emocional. Nosso querido “Tio Rick” não poupou surpresas, dramas e tristezas nessa história! Para que Apolo possa entender o que é ser um humano, ele precisa passar por todas as dificuldades, alegrias e perdas que encaramos todos os dias – e nós acabamos embarcando nessa montanha russa emocional junto com ele!!

Confesso que eu estava me divertindo com a “semnoçãozice” do Apolo nos primeiros livros, mas esse reviravolta na trama me agradou demais!! Sinto que o autor começou a preparar os leitores para algo ainda não visto em seus livros e isso me anima demais!! Depois de tantas séries parecidas, uma novidade é sempre bem-vinda.

Ainda que essa série tenha uma história nova e independente das séries anteriores,  acredito ser bem importante ter lido Percy Jackson e Os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo, para que tudo faça sentido!

Sobre o autor e seus outros livros…

Referência em literatura infantojuvenil nos EUA, Rick Riordan alcançou prestígio internacional com a série Percy Jackson e os olimpianos, premiada pela YALSA e pela American Library Association. As crônicas dos Kane entrou imediatamente após o lançamento para a lista de best-sellers do New York Times. Ex-professor do ensino médio e agora escritor em tempo integral, Riordan diz que utiliza bastante da experiência em sala de aula para dar vida a suas tramas e personagens, bem como para cumprir a frequente rotina de palestras dirigidas ao público jovem. O autor vive no Texas com a mulher e os dois filhos. (Fonte: Site da Intrínseca).

Rick Riordan é, até o momento, autor:

A série Percy Jackson e Os Olimpianos foi ainda adaptada para os quadrinhos e os três primeiros livros já foram lançados: O Ladrão de Ossos, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã.

 

16 comentários sobre “O Labirinto de Fogo, de Rick Riordan #Resenha

  1. Aline Santos

    Olá Camila!
    Já estou de olho nos livro do autor, eu amo esse gênero e assim que surgir uma oportunidade qro conhecer as histórias que parecem ter agradado bastante leitores.
    As capas estão lindas!
    Bjs!

  2. Leitura com Café O Blog

    Gosto muito de todos os livros deste autor. Ele simplesmente me conquistou na primeira saga dele com Percy Jackson. Ainda não consegui começar esta, mas estou muito ansiosa por tudo que li sobre. Gostei de sua resenha. Parabéns pelo blog.

  3. RUDYNALVA CORREIA SOARES

    Camis!
    O mais legal que acho nos livros do aautor, é poder conhecer um pouco mais sobre a mitologia que envolve seus livros e poder aprender um pouco mais sobre eles, mesmo sabendo que tem a ficção criada por ele.
    E concordo com você, os livros tem uma fórmula pré definnida, mudam apenas as pesonagens.
    Desejo uma ótima semana!
    “Se você realmente quer algo na vida, tem que lutar por isso.” (Homer Simpson)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO – 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

  4. vitoriapantielly

    Oi Camila,
    Não há dúvidas de que o livro é muito bom, gosto bastante quando fala de Deuses, e a especialidade do autor é essa, maaas, esse enredo não dá nem para colocar como continuação de Percy Jackson, pode se colocar como o próprio livro, achei bem repetitivo a história, parece que ele não soube inovar, pelo menos para mim, não é só definido, é cópia, rs, não estou dizendo que não é bom, mas enjoa um pouco, infelizmente ..
    Beijos

  5. Kelly Alves

    Oi Camis,
    Nossa, toda vez que leio uma resenha sua sobre uma obra do Rick me bate desespero kkkk, eu parei na segunda parte do Percy, e apesar de ter comprado todos, ainda não consegui parar para ler e suas resenhas me deixam morrendo de saudade dessa série maravilhosa, quero tirar essa série dos atrasados para ontem, mas não para de crescer!!

    Beijokas

  6. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Eu já imaginava que eram cinco volumes porque são cinco oráculos para salva para o nosso querido Apolo! Mesmo com uma estrutura tão parecida em relação a missão que Lester e Meg tem que fazer, ter essas mudanças em relação ao Apolo perceber o que é ser humano agita bastante as estruturas. Agora penso que o final seria ele como deus ou semi-deus, enfrentando os deuses sobre o porque de não fazerem nada, se no passado o pai dele salvou os irmãos de um outro deus, que era o pai deles. Seria chocante e até mesmo renovador! Mas o Rick tem que achar uma desculpa e tanto para os deuses justificarem tanto braço cruzado!

    Um abraço!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!