Título Original: The Secret Garden
Coleção: Clássicos Autêntica
Autora: Frances Hodgson Burnett
Editora: Autêntica
Ano: 2020
Páginas: 240
Tradução: Luis Reyes Gil
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino
Onde Comprar o Ebook: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)
***
Lançado em junho de 2020 pela Editora Autêntica, o livro O Jardim Secreto da autora Frances Hodgson faz parte da coleção Clássicos Autêntica e já estava na minha lista de desejos há tempos. Eu sempre fui apaixonada pelo filme baseado nesse livro, lançado em 1993, e não via a hora de ler a obra original!
Finalmente a minha oportunidade chegou! Apesar do livro já ter sido publicado por outras editoras, eu adoro as edições da coleção Clássicos Autêntica e decidi pedir um exemplar pela parceria com a editora.
O Jardim Secreto, escrito por Frances Hodgson Burnett em 1911, conta a história da pequena Mary Lennox, uma menina que cresceu na Índia no início do século XX. Sem nenhum afeto ou atenção dos pais, Mary se tornou uma pequena tirana, sem a menor consideração pelas pessoas ao seu redor. Então, quando uma epidemia de cólera deixa Mary órfã e ela é mandada para a Inglaterra para morar com um tio em Yorkshire, ela começa a perceber que a vida é bem diferente do que ela imaginava.
Ao chegar na mansão Misselthwaite, Mary se depara com uma construção labiríntica, com mais de 100 quartos. O tio está sempre ausente e não há ninguém para cuidar dela ou fazer suas vontades. Suas ordens são para ficar no quarto e não incomodar ninguém!
Mas é claro que, sendo uma criança voluntariosa, Mary decide sair e explorar os arredores. Ela não tem nada para fazer e aos poucos começa a se deixar levar pela curiosidade. Mary então descobre que, em algum lugar da enorme propriedade, há um jardim trancado, cuja chave foi enterrada. Ninguém sabe onde ele fica e ninguém entra lá há 10 anos!
Após fazer amizade com o velho jardineiro e com um passarinho especial, quase que como magia Mary é levada não só à chave, mas também à entrada do jardim secreto. E essa descoberta muda de vez a vida da garota mimada e franzina.
Quando peguei meu exemplar de O Jardim Secreto para ler, eu já tinha uma boa ideia da história que encontraria. A adaptação cinematográfica desse livro lançada em 1993 era um dos meus filmes favoritos da infância. Na época em que foi lançado eu tinha mais ou menos a idade da protagonista e fiquei apaixonada!
E quando terminei de ler?! Será que ainda estava apaixonada por essa história?!
Resposta: Siiiiiimmmm! Muito mais do que eu poderia imaginar!! Rs…
O Jardim Secreto foi escrito em 1911 e ainda hoje é capaz de encantar os leitores e aquecer os corações, sejam de crianças ou de adultos. Com uma escrita singela, a autora consegue nos transportar para Yorkshire do começo do século XX. Mesmo sem se perder em excessivas descrições, o texto dá uma ideia clara de todo o cenário onde se passa a trama e em alguns momentos quase dá para sentir a brisa da charneca e o perfume das flores!
A pequena Mary do começo do livro é tão detestável que a gente nem sequer consegue sentir pena dela pela morte trágica de seus pais. Ela simplesmente se comporta como se não dessa a mínima – e no fundo não deveria dar mesmo!. Mas então, eis que a transformação dela começa a acontecer bem diante dos nossos olhos. A influência das pessoas ao redor, da natureza, do ar da charneca… Tudo faz com que ela cresça não só em tamanho, mas também em doçura! E quando menos a gente espera, começa a se apaixonar por essa criança!
A relação entre o desabrochar de Mary e o florescimento do jardim secreto é óbvia. Com os cuidados certos, as sementes certas, um pouco de poda aqui e ali, bastante carinho e atenção, vemos crescer uma linda garotinha! Rs… E essa linda garotinha acaba por se tornar instrumento de transformação para as pessoas à sua volta!
Com uma protagonista cativante, personagens secundários incríveis, um cenário belo e muitas lições a ensinar, O Jardim Secreto é uma verdadeira pérola da literatura infantil. Não é à toa que continua a ser uma história tão lida e recomendada mesmo depois de mais de 100 anos de sua publicação.
Para quem se interessar, o livro foi adaptado para o cinema em 1949 (em preto e branco), em 1993 (que eu assisti umas vinte vezes) e uma última em 2020 (tão duramente criticado por subverter a obra original, que nem deu vontade de ver!).
Frances Hodgson Burnett (Manchester, Inglaterra, 1849 – Knoxsville, EUA, 1924), escritora britânica. Em 1865, estabeleceu-se com sua família nos Estados Unidos e tornou-se popular como autora de livros para crianças. Divorciou-se do primeiro marido, Dr. Swann M. Burnett, em 1898, e casou-se com o Dr. Stephen Townsend em 1900; no entanto, por razões profissionais, manteve o sobrenome assumido no primeiro casamento.
O Pequeno Lorde (1886), inspirado em seu próprio filho, obteve grande sucesso e foi seguido por uma longa série de romances, principalmente para jovens, como Sara Crewe (1888), A Princesinha (1905), O Jardim Secreto (1911) e outros. Seus livros para adultos incluem A Fair Barbarian (1881), Through One Administration (1883), A Lady of Quality (1896) e a autobiografia Quem Conheço Melhor de Todos (1893). De texto fácil e sentimental, Burnett tem um estilo elegante e bom poder de observação, o que torna a leitura de suas obras interessante inclusive do ponto de vista psicológico e social. (Fonte: site da Autêntica)
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Camis!
Tive oportunidade de ler esse livro ainda na adolescência e fiquei tão encantada. Sempre fui daquelas pessoas otimistas que acha que pequenos gestos, podem mudar o comportamento ranzinza e mimado de uma pessoa e ver aqui a mudança da protagonista depois das pequenas sementes plantadas. foi tão reconfortante.
Quando o filme de 1990 saiu, já tinha assistido o anterior e fiquei encantada com ele, por causa das mudanças sutis. Não assisti ainda o do ano passado, mas vou.
cheirinhos
Rudy
Esse livro é maravilhoso, né Rudy?!
A mudança da menina é tão linda! E a forma como ela muda todos à sua volta também!
Eu adoro!
Beijos
Ola Camila .
eu naõ li esse livro e nem assisti o filme . que bom que a menina vai mudando no decorrer da trama .acho muito bom quando há essa transformação positiva em algum personagem . a capa está , muito linda .e esse livro deve ser realmente muito bom visto o tempo que ele foi escrito e até hoje ainda é sucesso na literatura infantil.
Oi, Eli.
A simplicidade desse livro e a beleza da transformação da menina são sensacionais!
Por isso continua a ser uma ótima leitura infantil até hoje!
Beijos
Olá, Camis
Não tive oportunidade de ler, esse livro tem edições lindíssimas. Tenho namorado essa da Autêntica.
Vi o filme a versão de 1993 várias vezes porque passava na sessão da tarde se não estiver enganada.
A protagonista no início ela é bem difícil de aceitar e depois ela se transforma em outra menina.
Lendo sua resenha fiquei com vontade de assistir o filme novamente, essa versão de 2020 eu não vi.
Beijos
Oi, Luana.
Esse filme passava muito na sessão da tarde! Eu via sempre! Rs...
A protagonista é uma pequena megera no começo, mas amadurece tanto!!!
Beijos
Acho que nunca li esse livro, mas lembro de ter assistido o filme...só que faz tanto tempo que não lembro é de nada! rsrs De repente essa é uma maneira de começar! Gostei da ideia de ler clássicos!
Esse livro é super gracinha e rapidinho de ler.
É daqueles de aquecer o coração!
beijos
Oi, Camis!
Assisti O Jardim Secreto de 1993 na minha infância, mas confesso que nunca senti curiosidade em ler o livro... Mas deve ser emocionante acompanhar a pequena Mary se transformando de uma menina mimada e tirana a uma menina melhor e cativante.
Bjos!
Eu adorava o filme quando era nova e nunca tinha pensado em ler o livro.
Mas quando a oportunidade apareceu, valeu a pena!
Quem sabe um dia você se anime!
beijos
Olá! Olha esse livro aparecendo para mim mais uma vez! Eu ainda não tive oportunidade de ler, mas a cada resenha fico mais curiosa para conferi-lo e conseguir compreender toda a sua importância e quais lições ele têm a nos ensinar, a edição parece estar lindíssima, quanto às adaptações, provavelmente assisti essa de 1993, mas como minha memória não é das melhores não lembro com certeza.
Esse livro é um daqueles muito gracinha, que aquece o coração!
Espero que tenha a chance de ler!
Beijos
Apesar de nunca ter lido o livro eu amava assistir quando era criança, agora não me recordo se era o filme ou na forma de desenho (ou os dois haha). Espero que um dia consiga ler o livro.
Não me lembro se existia um desenho, então imagino que tenha sido o filme! Rs...
Mas espero que você tenha a chance de ler o livro em breve! É uma fofura!
Beijos