Resenhas

O Herói Improvável da Sala 13B, de Teresa Toten

Título: O Herói Improvável da Sala 13B

Autor(a): Teresa Toten

Editora: Bertrand Brasil

Ano: 2016

Páginas: 320

Tradução: Rodrigo Abreu

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***

Apesar de não ser mais parceira de nenhum selo do Grupo Editorial Record, vez ou outra recebo um livro de cortesia, como foi o caso de “O Herói Improvável da Sala 13B”, publicado pela Bertrand Brasil, que chegou em meados de agosto.

Confesso que eu não tinha a menor intenção de ler esse livro, tanto por não ser de parceria – e eu não ter me comprometido a resenhá-lo – e tanto porque ele não fazia parte da minha lista de desejados! Mas no final das contas, eu estava mesmo precisando de um livro cujo título começasse com a letra “H” para o “Desafio do Alfabeto Literário” de 2016 e esse livro serviu direitinho!

 

Sobre o que é “O Herói Improvável da Sala 13B”?

“O Herói Improvável da sala 13B” conta a história de Adam Spencer Ross, um adolescente de 14 anos que precisa lidar com pais separados, um meio-irmão extremamente carente, uma mãe acumuladora e que, para piorar, ainda sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC.

Adam participa do Grupo de Apoio para Jovens com TOC, que se reúne semanalmente na sala 13B, e é lá que ele conhece Robin Plummer. Assim que Adam coloca os olhos em Robin, ele fica perdidamente apaixonado por ela! E é então que ele decide que precisa melhorar e conquistar Robin.

Quando então o conselheiro sugere que os participantes escolham ser um super herói, Adam não perde tempo e se torna Batman, a dupla perfeita para Robin. Sua paixão por Robin faz com que Adam se abra para o tratamento e ao mesmo tempo ele passa a enxergar melhor seus companheiros, ajudando-os sempre que pode…

Ao mesmo tempo, Adam precisa lidar com um segredo muito sério sobre a mãe! Ela o fez prometer que não contaria nada a ninguém, mas as coisas estão ficando piores a cada dia. Guardar o segredo da mãe é tão doloroso para Adam que só piora seu TOC!

E para piorar tudo, Adam é o único que consegue acalmar Docinho (seu meio irmão) quando o garoto tem surtos de ansiedade! Então a vida de Adam basicamente tem se resumido a ir ao grupo de apoio, cuidar da mãe e socorrer Docinho!

O que esperar desse livro?

“O Herói Improvável da Sala 13B” é um mergulho na vida de um adolescente com TOC, que nos leva a entender como esse transtorno pode afetar a vida de alguém! O mais impressionante é que a autora soube como fazer isso com a maior leveza possível e até mesmo com humor.

O Adam é um garoto que, só por ser adolescente, já teria uma porção de problemas em sua vida. A adolescência somada ao grave TOC dele poderia tornar a sua vida um inferno, mas Adam não se deixa vencer… Ele reconhece seus problemas, sabe de suas limitações! Mas ele sabe também que pode ajudar os outros… Porque é exatamente o que ele faz nesse livro: ajuda as pessoas e se torna o mais improvável dos heróis! rs…

Essa é uma leitura deliciosa e fiquei feliz por ter me dado a chance de ler esse livro, mesmo que minha intenção fosse somente liquidar umas das letras do meu desafio!! rs… A escrita da autora é leve e convincente. Ela tem um jeito delicado de abordar assuntos complicados, nos fazendo refletir sobre um tema importante na sociedade sem que a gente sinta que está em uma palestra sobre “como ser legal com o seu amiguinho que tem um problema”!

Acredito que essa seja uma ótima leitura para crianças e jovens!

Sobre a autora e seus outros livros…

A ambição mais antiga e fervorosa de Teresa Toten era crescer e encontrar seu lugar entre as outras sereias, mas então adultos cruéis e insensíveis esmagaram esse seu sonho insistindo que as sereias não existiam. No final, Teresa foi para o Trinity College na Universidade de Toronto e se formou em Economia Política. A única coisa que Teresa sabia com certeza era que nunca seria escritora. Isso seria bobo, fantástico e bem, irrealista. Hoje, Teresa é uma autora premiada, cujo trabalho foi traduzido em uma dúzia de diferentes idiomas e vendido em todo o mundo. Ela está obcecada com a escrita e é grata pelo privilégio de ter leitores que a apoiam! E às vezes, quando há um céu roxo e a escrita está indo muito bem ela acredita que ser um escritor é quase tão bom quanto ser uma sereia. (*Fonte: Site da Autora)

“O Herói Improvável da Sala 13B” é o primeiro romance da autora publicado aqui no Brasil, mas ela também é autora de: Beware That Girl, Shatterred Glass, The Taming, Me And The Blondes, Better Than Blonde, Beyond Blonde, Bright Red Kisses, The Game e The Onlyhouse.

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Olá, Camila!

    Esse livro te surpreendeu mesmo!!!! A pessoa da Record que colocou seu endereço no pacote e enviou o livro mesmo não sendo mais parceira deve merecer muitos abraços agora!!!!
    De certo modo, o uso do humor para falar do TOC me lembrou a série de TV Monk, em que o protagonista também tem esse problema depois que ele perdeu a esposa, e assim como o Adam no livro, se torna um herói improvável ao ajudar a polícia de São Francisco ao resolver crimes complicados. Mas aqui saem os crimes e entra a vida real com seus problemas e dificuldades.
    E para adicionar ainda mais a referência de Batman e Robin que Adam vive durante o livro, me lembro que na série de TV dos anos 60, o ator que interpretava o Batman se chama Adam West. Não sei se isso foi intencional ou se foi só uma coincidência, mas se o Adam do livro notou, ele já achou mais uma razão para ser o Batman da Robin.

    Um abraço!

    • Oi, Lê.
      Achei esse livro uma gracinha e foi uma leitura muito interessante!
      Só tenho que agradecer para quem me mandou um exemplar! rs...
      Achei muito bacana essa ideia proposta pelo conselheiro dos garotos, para que eles escolham um super-heroi! Foi uma boa sacada!!
      beijos

  • Estou de olho nesse livro deste o seu lançamento!! Fique bastante curiosa para ler esse livro depois que li a sinopse dele!! Sem dúvida O Herói Improvável da Sala 13B é um livro que quero muito ler!!
    Beijoss

    • Oi, Marta.
      Infelizmente eu nem saberia da existência desse livro se não tivesse recebido um exemplar!
      Mas ainda bem que recebi e pude aproveitar essa leitura!
      beijos

  • Camis!
    Interessante que ao não termos obrigação da leitura e a fazemos sem pretensão, parece que flui melhor e se torna um prazer.
    A vida do protagonista adolescente não é nada fácil, que família cheia de problemas, hein? E que bom saber que ele toa a decisão em poder ajudar os outros amigos, mesmo sabendo de suas limitações.
    Deve ser uma ótima leitura.
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    • Oi, querida!
      É bem assim mesmo... Quando não tem nenhuma pressão sobre a leitura, parece que as coisas fluem melhor!
      Beijos

  • Olá Camila!!
    Sabe que olhando pra capa eu não daria nada por ele, mais nunca julgue um livro pela capa não é mesmo? achei tão triste a vida do garoto e que bom que ela possa ajudar a mais pessoas de sua idade a melhorar pelo menos um pouco, acho que esse livro pode nos ensinar muita coisa e mostrar que não somente só nós que temos problemas e sim como toda família, que eu achei um ponto importante da sua resenha o adolescente mesmo tendo os seus problemas ainda cuida da mãe e do irmão historias assim me encantam.
    Abraços!!!

    • Oi, Marília.
      Confesso que eu não dava nada por essa leitura. Não achei a capa tão bacana e nem a sinopse tinha me cativado.
      Mas então resolvi me jogar na leitura e curti muito!
      Beijos

  • Olha só, estou surpresa. Não tinha prestado atenção no livro e não imaginava que ele tinha tanto a oferecer. Vai para a lista de possibilidades.
    E qualquer referência ao Batman - que não envolva o mais recente intérprete dele - já é um caminho para meu coração... :)
    Beijos!

    • Oi, Beta.
      Esse livro é super fofinho e eu também não imaginava que fosse gostar tanto!!
      Espero que tenha a chance de ler!
      Beijos

  • Oie!
    Confesso que não sabia que se tratava desse assunto. Eu achei que era uma trama bem diferente. Mas fiquei bem interessada nessa leitura.
    Acredito que vou gostar bastante dessa história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    • Oi, Carla.
      Eu também não tinha ideia e fui surpreendida por essa leitura!
      Espero que tenha a chance de ler esse livro também!
      Beijos

  • Olá,

    Não conhecia esse livro. Fiquei bem intrigada com essa história, gosto muito de temas delicados e sensíveis, e pelo o que li de sua resenha, a autora soube trazer tudo com muita leveza, outra coisa que adoro em livros com temas mais delicados.
    Realmente, fiquei bem curiosa sobre esse livro e como o protagonista fará para não se enrolar todo. Pois, se já é difícil ser adolescente com TOC - ainda por cima -, imagine ser responsável por outra pessoa e lidar com os problemas da mãe, deve ter sido duro.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    • Oi, Thay.
      O Adam é um rapaz bem especial, com um coração enorme!
      Adorei conhecê-lo.
      Espero que tenha a chance de fazer essa leitura!
      beijos

  • Oi, tudo bem?
    Confesso que ainda não conhecia o livro, mas ele parece ter uma história ótima e leve.
    Já li um livro em que o personagem tinha TOC e gostei muito. Gosto quando os livros nos fazem refletir quando abordam temas complicados.
    Gostei muito da indicação.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    • Oi, Letícia.
      Acho que muita gente nem sabia sobre a existência desse livro, né?!
      Para mim foi uma agradável surpresa e acho que o Adam pode conquistar muitos leitores!
      Beijos

  • Oi,
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei encantada com a resenha. Tenho certeza que vou ficar apaixonada pela escrita da autora e torcer que venham outros livros para o Brasil.
    Amo quando a autora consegue passar para o papel relatos de problemas tão delicados e tem uma leveza para mostrar para o leitor.
    Amei amei amei
    Parabéns pela resenha e pela indicação.
    Beijos
    Daya

  • O tema abordado neste livro é muito oportuno, creio que seu contexto é muito envolvente e nos dará uma ideia mesmo que mínima para termos empatia com cada pessoa. Espero ser surpreendido.

    • Oi, Fernando.
      Essa leitura é bem inspiradora para jovens que enfrentam o TOC diariamente em suas vidas.
      Vale a leitura!
      beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor e eu não poderia…

4 dias atrás

Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Quarta Asa Título Original: Fourth Wing Série: Empyrean Autora: Rebecca Yarros Editora: Planeta Minotauro…

3 semanas atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

3 semanas atrás

Corte de Névoa e Fúria, de Sarah J. Maas #Resenha

Título: Corte de Névoa e Fúria Título Original: A Court of Mist and Fury Série:…

3 semanas atrás

Comentário Premiado #Sorteio

Hoje é dia de Comentário Premiado, o sorteio que premia os leitores que deixam seus…

3 semanas atrás

Hoje é meu aniversário: Parabéns para mim!!!

Hoje é meu aniversário e essa data não poderia passar sem um agradecimento a vocês...…

4 semanas atrás