Título: O Herói Improvável da Sala 13B
Autor(a): Teresa Toten
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2016
Páginas: 320
Tradução: Rodrigo Abreu
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva
***
Apesar de não ser mais parceira de nenhum selo do Grupo Editorial Record, vez ou outra recebo um livro de cortesia, como foi o caso de “O Herói Improvável da Sala 13B”, publicado pela Bertrand Brasil, que chegou em meados de agosto.
Confesso que eu não tinha a menor intenção de ler esse livro, tanto por não ser de parceria – e eu não ter me comprometido a resenhá-lo – e tanto porque ele não fazia parte da minha lista de desejados! Mas no final das contas, eu estava mesmo precisando de um livro cujo título começasse com a letra “H” para o “Desafio do Alfabeto Literário” de 2016 e esse livro serviu direitinho!
Sobre o que é “O Herói Improvável da Sala 13B”?
“O Herói Improvável da sala 13B” conta a história de Adam Spencer Ross, um adolescente de 14 anos que precisa lidar com pais separados, um meio-irmão extremamente carente, uma mãe acumuladora e que, para piorar, ainda sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC.
Adam participa do Grupo de Apoio para Jovens com TOC, que se reúne semanalmente na sala 13B, e é lá que ele conhece Robin Plummer. Assim que Adam coloca os olhos em Robin, ele fica perdidamente apaixonado por ela! E é então que ele decide que precisa melhorar e conquistar Robin.
Quando então o conselheiro sugere que os participantes escolham ser um super herói, Adam não perde tempo e se torna Batman, a dupla perfeita para Robin. Sua paixão por Robin faz com que Adam se abra para o tratamento e ao mesmo tempo ele passa a enxergar melhor seus companheiros, ajudando-os sempre que pode…
Ao mesmo tempo, Adam precisa lidar com um segredo muito sério sobre a mãe! Ela o fez prometer que não contaria nada a ninguém, mas as coisas estão ficando piores a cada dia. Guardar o segredo da mãe é tão doloroso para Adam que só piora seu TOC!
E para piorar tudo, Adam é o único que consegue acalmar Docinho (seu meio irmão) quando o garoto tem surtos de ansiedade! Então a vida de Adam basicamente tem se resumido a ir ao grupo de apoio, cuidar da mãe e socorrer Docinho!
O que esperar desse livro?
“O Herói Improvável da Sala 13B” é um mergulho na vida de um adolescente com TOC, que nos leva a entender como esse transtorno pode afetar a vida de alguém! O mais impressionante é que a autora soube como fazer isso com a maior leveza possível e até mesmo com humor.
O Adam é um garoto que, só por ser adolescente, já teria uma porção de problemas em sua vida. A adolescência somada ao grave TOC dele poderia tornar a sua vida um inferno, mas Adam não se deixa vencer… Ele reconhece seus problemas, sabe de suas limitações! Mas ele sabe também que pode ajudar os outros… Porque é exatamente o que ele faz nesse livro: ajuda as pessoas e se torna o mais improvável dos heróis! rs…
Essa é uma leitura deliciosa e fiquei feliz por ter me dado a chance de ler esse livro, mesmo que minha intenção fosse somente liquidar umas das letras do meu desafio!! rs… A escrita da autora é leve e convincente. Ela tem um jeito delicado de abordar assuntos complicados, nos fazendo refletir sobre um tema importante na sociedade sem que a gente sinta que está em uma palestra sobre “como ser legal com o seu amiguinho que tem um problema”!
Acredito que essa seja uma ótima leitura para crianças e jovens!
Sobre a autora e seus outros livros…
A ambição mais antiga e fervorosa de Teresa Toten era crescer e encontrar seu lugar entre as outras sereias, mas então adultos cruéis e insensíveis esmagaram esse seu sonho insistindo que as sereias não existiam. No final, Teresa foi para o Trinity College na Universidade de Toronto e se formou em Economia Política. A única coisa que Teresa sabia com certeza era que nunca seria escritora. Isso seria bobo, fantástico e bem, irrealista. Hoje, Teresa é uma autora premiada, cujo trabalho foi traduzido em uma dúzia de diferentes idiomas e vendido em todo o mundo. Ela está obcecada com a escrita e é grata pelo privilégio de ter leitores que a apoiam! E às vezes, quando há um céu roxo e a escrita está indo muito bem ela acredita que ser um escritor é quase tão bom quanto ser uma sereia. (*Fonte: Site da Autora)
“O Herói Improvável da Sala 13B” é o primeiro romance da autora publicado aqui no Brasil, mas ela também é autora de: Beware That Girl, Shatterred Glass, The Taming, Me And The Blondes, Better Than Blonde, Beyond Blonde, Bright Red Kisses, The Game e The Onlyhouse.
Olá, Camila!
Esse livro te surpreendeu mesmo!!!! A pessoa da Record que colocou seu endereço no pacote e enviou o livro mesmo não sendo mais parceira deve merecer muitos abraços agora!!!!
De certo modo, o uso do humor para falar do TOC me lembrou a série de TV Monk, em que o protagonista também tem esse problema depois que ele perdeu a esposa, e assim como o Adam no livro, se torna um herói improvável ao ajudar a polícia de São Francisco ao resolver crimes complicados. Mas aqui saem os crimes e entra a vida real com seus problemas e dificuldades.
E para adicionar ainda mais a referência de Batman e Robin que Adam vive durante o livro, me lembro que na série de TV dos anos 60, o ator que interpretava o Batman se chama Adam West. Não sei se isso foi intencional ou se foi só uma coincidência, mas se o Adam do livro notou, ele já achou mais uma razão para ser o Batman da Robin.
Um abraço!
Oi, Lê.
Achei esse livro uma gracinha e foi uma leitura muito interessante!
Só tenho que agradecer para quem me mandou um exemplar! rs…
Achei muito bacana essa ideia proposta pelo conselheiro dos garotos, para que eles escolham um super-heroi! Foi uma boa sacada!!
beijos
Estou de olho nesse livro deste o seu lançamento!! Fique bastante curiosa para ler esse livro depois que li a sinopse dele!! Sem dúvida O Herói Improvável da Sala 13B é um livro que quero muito ler!!
Beijoss
Oi, Marta.
Infelizmente eu nem saberia da existência desse livro se não tivesse recebido um exemplar!
Mas ainda bem que recebi e pude aproveitar essa leitura!
beijos
Camis!
Interessante que ao não termos obrigação da leitura e a fazemos sem pretensão, parece que flui melhor e se torna um prazer.
A vida do protagonista adolescente não é nada fácil, que família cheia de problemas, hein? E que bom saber que ele toa a decisão em poder ajudar os outros amigos, mesmo sabendo de suas limitações.
Deve ser uma ótima leitura.
Desejo uma semana de luz e paz!
“A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!
Oi, querida!
É bem assim mesmo… Quando não tem nenhuma pressão sobre a leitura, parece que as coisas fluem melhor!
Beijos
Olá Camila!!
Sabe que olhando pra capa eu não daria nada por ele, mais nunca julgue um livro pela capa não é mesmo? achei tão triste a vida do garoto e que bom que ela possa ajudar a mais pessoas de sua idade a melhorar pelo menos um pouco, acho que esse livro pode nos ensinar muita coisa e mostrar que não somente só nós que temos problemas e sim como toda família, que eu achei um ponto importante da sua resenha o adolescente mesmo tendo os seus problemas ainda cuida da mãe e do irmão historias assim me encantam.
Abraços!!!
Oi, Marília.
Confesso que eu não dava nada por essa leitura. Não achei a capa tão bacana e nem a sinopse tinha me cativado.
Mas então resolvi me jogar na leitura e curti muito!
Beijos
Olha só, estou surpresa. Não tinha prestado atenção no livro e não imaginava que ele tinha tanto a oferecer. Vai para a lista de possibilidades.
E qualquer referência ao Batman – que não envolva o mais recente intérprete dele – já é um caminho para meu coração… 🙂
Beijos!
Oi, Beta.
Esse livro é super fofinho e eu também não imaginava que fosse gostar tanto!!
Espero que tenha a chance de ler!
Beijos
Oie!
Confesso que não sabia que se tratava desse assunto. Eu achei que era uma trama bem diferente. Mas fiquei bem interessada nessa leitura.
Acredito que vou gostar bastante dessa história.
Bjks!
Histórias sem Fim
Oi, Carla.
Eu também não tinha ideia e fui surpreendida por essa leitura!
Espero que tenha a chance de ler esse livro também!
Beijos
Olá,
Não conhecia esse livro. Fiquei bem intrigada com essa história, gosto muito de temas delicados e sensíveis, e pelo o que li de sua resenha, a autora soube trazer tudo com muita leveza, outra coisa que adoro em livros com temas mais delicados.
Realmente, fiquei bem curiosa sobre esse livro e como o protagonista fará para não se enrolar todo. Pois, se já é difícil ser adolescente com TOC – ainda por cima -, imagine ser responsável por outra pessoa e lidar com os problemas da mãe, deve ter sido duro.
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br
Oi, Thay.
O Adam é um rapaz bem especial, com um coração enorme!
Adorei conhecê-lo.
Espero que tenha a chance de fazer essa leitura!
beijos
Oi, tudo bem?
Confesso que ainda não conhecia o livro, mas ele parece ter uma história ótima e leve.
Já li um livro em que o personagem tinha TOC e gostei muito. Gosto quando os livros nos fazem refletir quando abordam temas complicados.
Gostei muito da indicação.
Blog Livros, vamos devorá-los
Oi, Letícia.
Acho que muita gente nem sabia sobre a existência desse livro, né?!
Para mim foi uma agradável surpresa e acho que o Adam pode conquistar muitos leitores!
Beijos
Oi,
Eu não conhecia o livro, mas fiquei encantada com a resenha. Tenho certeza que vou ficar apaixonada pela escrita da autora e torcer que venham outros livros para o Brasil.
Amo quando a autora consegue passar para o papel relatos de problemas tão delicados e tem uma leveza para mostrar para o leitor.
Amei amei amei
Parabéns pela resenha e pela indicação.
Beijos
Daya
Obrigada, Daya!
É sempre bom receber um feedback desses!! rs…
Beijos
O tema abordado neste livro é muito oportuno, creio que seu contexto é muito envolvente e nos dará uma ideia mesmo que mínima para termos empatia com cada pessoa. Espero ser surpreendido.
Oi, Fernando.
Essa leitura é bem inspiradora para jovens que enfrentam o TOC diariamente em suas vidas.
Vale a leitura!
beijos
Quero muito ler muito interessante a história
Oi, Bianca.
Essa história é mesmo muito interessante!
beijos
Parece ser uma história interessante e de superação, além de nos ajudar a entender esse tipo de pessoas e como ajudá-las.
Amei sua resenha, quero muito ler.
Abraços.
Oi, Marcela.
Espero que tenha a chance de ler esse livro.
É uma gracinha, além de nos ajudar a entender as pessoas com TOC!
Beijos
Olá, tudo bem? Nossa vi a opinião bem dividida entre gostar ou não desse livro. Confesso que ainda estou balançada por opiniões negativas. Adorei a resenha, então quem sabe futuramente?
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com
Oi, Carol.
Que pena que encontrou opiniões negativas.
Mas os livros são assim mesmo: não agradam todo mundo!
beijos
Olá,
Já vi várias resenhas bem positivas sobre a obra, mas ainda não tive oportunidade de ler.
Adorei saber suas impressões e o que esperar desse lindo livro que aborda um tema que acho intrigante que é o TOC e como ele pode influenciar na vida desse adolescente!
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Oi, Michele.
O livro é uma graça e espero que tenha a chance de ler e conhecer o Adam!
Beijos
TOC é uma doença que muita gente tem e poucos a reconhecem. Na maioria das vezes, chamam de mania, obsessividade por alguma coisa. Já ouviram falar aquela frase: “Ela é maníaca por limpeza?” – às vezes essa mania é justamente o TOC que não foi reconhecido e nem tratado. Agora, ter essa doença e ainda por cima ter todos os outros problemas que Adam tem, é uma carga bem pesada e pelo visto ele leva muito a sério e precisa mesmo, não é?
Quero ler o livro. Achei a história bem interessante, mesmo porque tenho na família alguém que tem TOC e não é fácil lidar com a pessa que a possui. É preciso muita paciência.
Oi, Maristela.
Acho que as pessoas levam pouco a sério essa doença, até mesmo porque tem gente que tem uma simples mania e já chama de TOC.
Espero que consiga ler esse livro e que ele possa te ajudar nessa questão familiar!
Beijos
Eu tô com a impressão que comprei naquela promoção de ebooks da Amazon que a Recor fez… Lembro que saí baixando vááários pq estavam baratinhos. Vou dar uma olhada e LER CORRENDO!!
Adoro! Gosto muito de livros assim!! Vou ler sim!
Oi, Lelê.
Espero que tenha comprado!
Depois me conta!
Beijos
Olá, tudo bem?
Não conhecia o livro, mas me interessei por saber que tata de um adolescente com TOC, algo pouco tratado ainda nos livros. Vou ver se leio o livor pelo menos em ebook, pois você me deixou bastante curioso pela leitura.
Olá, Mairton.
Espero que tenha a chance de ler esse livro e que goste tanto dele quanto eu!
beijos
Oi Camila, sua linda, tudo bem?
Nossa, senti o peso que recai sobre ele só lendo sua resenha. Chega a ser sufocante. Não é justo ele ser responsável pela família. Não pe justo a mãe dele fazer isso com ele. Se ela está doente, ou com problemas, ela precisa buscar ajuda, não pode entregar sua responsabilidade nele, é claro que a origem do problema dele pode ser justamente essa. Ela deveria ser o adulto da casa, não ele. Mas que lindo menino ele é, mesmo com tudo isso acontecendo, ele ainda ajuda a todos e se torna o herói da história. É tão singelo, mas amei!!! Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Cila.
O Adam é um menino muito incrível!
Mesmo com todos os problemas dele, ele simplesmente consegue encontrar forças para ajudar as pessoas ao seu redor!
Essa é uma daquelas leituras que ficam no nosso coração!
Beijos
Já havia lido outras resenhas sobre esse livro, e desde de então inseri essa história na minha lista de desejados, até porque a trama, retrata um adolescente, no qual além de ter de lidar com os problemas que essa fase do desenvolvimento traz, ainda possui toc. E bom, saber que a autora lida com isso de forma leve e divertida, e foi isso que me despertou ainda mais interesse em ler esse livro.
Oi, Lana.
Esse livro é uma graça!
Vale a pena fazer essa leitura!
beijos
Olá.
Fiquei ainda mais louca para ler esse livro. Ele está na minha lista de desejados desde o dia do lançamento. A premissa é muito boa, bem minha cara, não tenho duvidas que vou amar o livro, nunca li nada sobre TOC e acho que vai ser uma experiencia maravilhosa.
Amei sua resenha e espero ter a oportunidade de ler o livro logo.
Oi, Tati.
Espero que faça uma ótima leitura!!
Beijos
Oi Camis…
Como é bom quando somo surpreendidos por uma leitura… Ainda mais quando não esperamos muita coisa de um livro… Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler esse livro… Título anotado para ler em algum momento, quem sabe ainda esse ano…
Beijinhos…
Oi, Cris.
Esse livro foi uma ótima surpresa!
beijos
Olá
Nossa, não conhecia esse livro e tenho que te dizer que eu amei a história, parece ser linda e bem diferente, uma história que nos faz abrir os olhos para muita coisa por ai.
Adorei a sua resenha e participo dessa ação da Record tbm haha
beijos
Livros & Tal </
Esse livro é mesmo lindo e diferente!
Vale a pena!
beijos
Oi, tudo bem?
Apesar de não ser um estilo de leitura, dos meus preferidos, se tiver oportunidade vou conferir. Não conhecia o livro, mas depois de suas palavras tão positivas sobre o enredo, já fiquei mais motivada.
Obrigada pela dica.
Beijos.
Oi, Márcia.
Esse é um livro mais infanto-juvenil, mas acho que mesmo que você não queira ler, é bom conhecê-lo para dar presente para alguém se precisar!! rs…
Beijos
Nunca li nenhum livro com o TOC como tema principal, apesar de ser um assunto pelo qual me interesso. Quero ver a reação das pessoas próximas ao Adam, já que algumas pessoas veem esse (e outros) transtorno como frescura ou apenas mania.
Oi, Camila.
Infelizmente a expressão TOC acabou caindo no vocabulário popular e muita gente se refere a qualquer mania boba como TOC e não dá importância para a doença, não leva a sério! É uma pena mesmo e por isso acho que o livro é uma ótima leitura! A autora fez questão de colocar os leitores dentro da cabeça do Adam para entender o que se passava com ele e algumas vezes isso foi aflitivo!!
Leia sim se puder!
Beijos
Oi Camila, tudo bem?
Primeiramente, parabéns pela sua resenha. Ela está simplesmente incrível.
Gostei do tema do livro, de ter sido abordado a importância do TOC como doença, pois muitas pessoas não a levam a sério e não fazem ideia de como o portador sofre com ela.
Bjkas
Oi, Carol.
Não é sempre que encontramos um livro bacana e que nos faz refletir assim, não é mesmo?!
Beijos