Série: Scythe #01
Autor(a):Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Ano: 2017
Páginas: 448
Tradução: Guilherme Miranda
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva
***
Sempre fui apaixonada por livros juvenis com temas originais! E por esse motivo, quando li a sinopse do livro “O Ceifador“, do autor Neal Shusterman, que a Editora Seguinte lançaria no mês de abril, fique doida para conhecer essa história e logo tratei de pedir um exemplar!!
A história narrada em “O Ceifador” se passa em um futuro no qual a Terra agora é comandada por uma inteligência artificial. A Nimbo-Cúmulo substituiu os governos e, ao afastar os seres humanos da equação, conseguiu resolver todos os problemas da humanidade, como a fome, as guerras, a miséria e as doenças. Nessa sociedade só há um único problema que a Nimbo-Cúmulo não consegue resolver: o crescimento populacional. Uma vez que não há mais doenças e até mesmo as mortes acidentais podem ser revertidas, como evitar a superpopulação?
Para resolver essa questão os antigos criaram a Ceifa, a única organização não controlada pela Nimbo-Cúmulo, formada por pessoas que tem a missão de colocar fim a vidas de pessoas! Quem morre pelas mãos de um ceifador não pode ser revivificado. O trabalho dos ceifadores é matar e essa não é uma tarefa para qualquer um.
A maior conquista da raça humana não foi vencer a morte. Foi vencer o governo!
Nesse primeiro livro da série acompanhamos Rowan e Citra, dois jovens escolhidos pelo Ceifador Faraday para se tornarem aprendizes. Eles irão passar por um árduo treinamento que inclui diversas lutas e conhecimento sobre armas e venenos! Ao final do treinamento, os jovens serão rigorosamente testados. Se aprovados receberão o anel e o manto do ceifador, mas se reprovados enfrentarão as consequências.
Esqueçam tudo o que vocês pensam saber sobre os ceifadores, Abandonem suas ideias preconcebidas. Sua educação começa agora. (…) Estamos acima da lei, mas isso não signifca que a desafiamos. Nosso cargo exige um nível de moralidade acima do domínio da lei. Devemos buscar incorruptibilidade e avaliar nossas motivações todos os dias.
Quando comecei a ler “O Ceifador”, minhas expectativas eram muito altas e logo de cara posso afirmar que não me decepcionei. A história criada por Neal Shusterman é inovadora e brinca com os conceitos de distopia e utopia. De cara, a ideia de que uma inteligência artificial se tornou um “ser” pensante e assumiu o controle de tudo pode parecer um pouco manjada – e o Exterminador do Futuro que o diga -, mas essa trama passa longe da ideia de que a tecnologia é malvada e que os humanos precisam lutar para sobreviver…
Nessa história a Nimbo-Cúmulo é a heroína da humanidade! Ao substituir os governantes, ela eliminou a burocracia, a corrupção, o desvio de verbas públicas, a ganância e os interesses pessoais… Ela passou ainda a ter acesso a todas as informações sobre novas tecnologias nas áreas da engenharia e medicina. Juntando tudo, a Nimbo-Cúmulo foi capaz de trabalhar a favor da humanidade e deu início a Era Pós-Mortalidade.
Mas é claro que, se tudo fosse perfeitinho, não haveria a menor graça nessa história e é aí que entram Citra e Rowan. Os dois precisam aprender a matar: a melhor maneira, a forma de escolher quem vai morrer, como lidar com a pessoa escolhida na hora da morte e com seus familiares depois.
O livro traz uma trama muito bem escrita, ricamente elaborada e com tantas reviravoltas que fica difícil até encontrar o melhor momento para fazer uma pausa na leitura. Cada final de capítulo traz uma nova surpresa, que só atiça ainda mais a nossa vontade de ler “só mais um capítulo”! Rs…
As páginas do diário da Ceifadora Curie que se intercalam com a narrativa dão um toque especial e nos fazem entender mais a fundo o trabalho dos ceifadores e como tudo mudou a partir da Nimbo-Cúmulo. Além de incitar uma série de reflexões sobre a natureza humana.
Apesar de ser um livro classificado como juvenil, tenho certeza que é uma história que agradará a todos os fãs de literatura fantástica!!
Neal Shusterman é autor de vários romances premiados, roteiros para filmes e para animações de TV. Nascido e criado no Brooklyn, em Nova York, atualmente mora no sul da Califórnia. Em 2017, O ceifador foi escolhido livro de honra do Michael L. Printz Award, o principal prêmio de literatura jovem adulta dos Estados Unidos.
“O Ceifador” é o primeiro livro da série Scynthe e também o primeiro do autor publicado pela Editora Seguinte. Pela editora Novo Conceito o autor publica aqui no Brasil a série Fragmentados, composta até o momento pelos livros Fragmentados e Desintegrados.
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Estou louca para ler ele e sua resenha me fez ter uma vontade ainda maior rsrsrsrs
Que bom, Amanda!!
Fiquei apaixonada por essa história e não vejo a hora de ler a continuação!
Beijos
Obaaaa!! Agora sim eu quero muito ler!!
Amei a resenha! ♥
Ainda bem que já tenho ele hehehe
Bjks
Lelê,
Fica de olho que vai rolar promoção por aqui! Rs...
Beijos
Amei!!! Fico até imaginando que um dos ceifadores treinados terá que matar o outro no final ou alguém que ama...hahaha! Vou dar uma procurada!
Não sou de dar spoiler, mas você chegou bem perto!! Rs...
Beijos
Camis!
Gostei da ideia inicial de uma sociedade perfeita e que é 'quebrada' pela presença do Ceifador, já que ninguém sabe quem será caifado por eles(s).
Deve ser uma daquelas ótimas distopias.
Boas festas juninas!!!!
“O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
Oi, Rudy!
Os ceifadores são praticamente a única coisa que as pessoas temem!!
É um super livro!
Beijos e feliz São João
Cmila!
Que ótimo e animador saber que você gostou da leitura! Também gosto muito de livros juvenis, com enredos bem trabalhados. Quero ler O Ceifador!
Resenha excelente.
Beijos!
Oi, Márcia.
Apesar de ser um livro juvenil, essa é uma história super madura!
Gostei muito!!
beijos
Achei interessante O Ceifador lidar com uma temática muito delicada como a morte. Também achei interessante o fato de ver uma sociedade perfeita, sem doenças, sem problemas e que as pessoas podem se regenerar, embora que uma sociedade assim torne a vida sem muitos objetivos. E aí que surge a ideia do Ceifador fazendo todo sentido na trama. Quero muito ter a oportunidade de ler.
Bjos, Camila!!
Oi, Alessandra.
Esse livro nos faz questionar muitas coisas e ainda sim é uma leitura divertida e gostosa de acompanhar!
Beijos
Não imaginava do que se tratava esse livro, mas posso dizer que a sinopse me surpreendeu muito! E já quero ler! É muito louco pensar que podemos chegar a isso. A superpopulação com certeza seria um problema! E mais louco ainda é pensar nas possíveis e prováveis soluções para isso.
Beijos!
Oi, Leonora.
Esse é um ótimo livro e espero que você tenha a chance de ler!
beijos
Oie!
Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, e farei a leitura em breve. Já conheço a narrativa do autor pelo livro publicado pela Novo Conceito e gostei bastante do que eu encontrei. E acredito que vou gostar bastante dessa história, um tanto diferente do que estou lendo no momento.
Bjks!
Histórias sem Fim
Oi, Carla.
Espero que faça uma ótima leitura!!
beijos
Eu fiquei curiosa com o livor mas tenho a impressão de que a leitura deva demorar um pouco para fluir no começo, mas depois deve melhorar. Eu gosto do gênero e achei a sua resenha bem sincera.
Oi, Beatriz.
A leitura demora poucas páginas para começar a fluir porque, mesmo com as partes mais explicativas, logo de cara temos muita ação!!
Beijos
Achei a premissa deste livro bem original e acho que seria uma leitura muito instigante pra mim. Gostei dos quotes que você compartilhou e dá pra ter uma ideia da escrita da autora.
Oi, Ivi.
Que bom que gostou!!
Espero que tenha a chance de ler esse livro!
Beijos