Título: Não Confie em Ninguém
Título Original: Don’t Believe It
Autor(a): Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Ano: 2018
Páginas: 352
Tradução: Carlos Szlak
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino, Buscapé
***
Em agosto do ano passado, a Faro Editorial aproveitou a vinda do autor Charlie Donlea ao Brasil para a Bienal do Livro de São Paulo e lançou o terceiro livro do autor, chamado Não Confie em Ninguém. Eu que já tinha lido e amado os dois primeiros livros – A Garota do Lago e Deixada Para Trás -, pedi um exemplar pela parceria e já aproveitei para pegar o meu autógrafo com o autor.
Sobre o que é “Não Confie em Ninguém”?
Não Confie em Ninguém conta a história de Sidney Ryan, uma cineasta que vem ganhando fama com seus documentários sobre criminosos condenados que juram inocência e que podem mesmo estar falando a verdade! Mostrando falhas nas investigações, nos processos judiciais ou até mesmo ajudando os condenados a conseguir novas análises das provas com as tecnologias mais modernas, Sidney já conseguiu importantes resultados e muita audiência.
Agora, trabalhando para uma emissora de TV, Sidney tem um novo projeto. Em meio a tantas cartas de detentos pedindo sua ajuda, uma delas chamou a atenção de Sidney. Dez anos antes, Grace Sebold era uma jovem estudante de medicina, curtindo dias maravilhosos com sua família e amigos em um resort em Santa Lúcia, no Caribe Oriental. Tudo estava indo às mil maravilhas até seu namorado, Julian Crist, ser encontrado morto. A rápida investigação da polícia local chegou a conclusão de que Julian foi assassinado e todas as provas apontaram para Grace. Em pouco tempo ela foi julgada pela Suprema Corte de Santa Lucia e condenada. Desde então ela cumpre pena em Santa Lúcia e esgotou todos os recursos possíveis.
O caso de Grace Sebold ficou famoso nos Estados Unidos e Sidney enxerga uma enorme oportunidade não só de ajudar uma velha conhecida, mas também de criar um programa novo, nunca visto antes pelo público. Com essa ideia em mente, Sidney e sua equipe começam a investigar o caso e produzir episódios semanais, exibindo suas descobertas para o público.
Apesar das provas apresentadas pela polícia na época levarem a crer que Grace tinha matado o namorado, as investigações iniciais de Sidney logo revelam um trabalho desleixado e, no mínimo tendencioso. Preocupados com o impacto no turismo, a polícia não perdeu a chance de culpar uma americana pelo crime!
Conforme os episódios vão ao ar e as novas evidências encontradas por Sidney vão sendo apresentadas aos telespectadores, uma onde de empatia por Grace surge entre os americanos. Um clamor popular exige a reabertura do caso e quase todo mundo está convencido de sua inocência… Tudo parece estar indo muito bem para Sidney, até que uma carta anônima chega às suas mãos com a afirmação de que ela está sendo enganada por uma perigosa assassina!!
O que esperar desse livro?
Não Confie em Ninguém é o terceiro livro do autor Charlie Donlea e, para mim, o melhor até agora! Não só a escrita dele está ainda mais envolvente, como a construção da trama está mais sofisticada, inteligente e com reviravoltas ainda mais impressionantes. O livro me prendeu do início ao fim e, por mais que eu tenha “adivinhado” boa parte do final, fiquei muito admirada com a coragem do autor em tomar o rumo que ele tomou!!
A estrutura do livro é muito curiosa e exige bastante atenção do leitor. Logo de cara temos o assassinato de Julian Crist, narrado em primeira pessoa por quem cometeu o crime. Sete anos depois, começamos a acompanhar a história do ponto de vista de Sidney. Seguimos seus passos dia após dia e junto com ela vamos descobrindo mais e mais informações a respeito do caso de Grace Sebold. Interessante é que, a cada novo episódio que vai ao ar, um novo capítulo é introduzido no livro para dar aos leitores a mesma sensação que teriam os telespectadores do documentário de Sidney. Uma ótima sacada do autor!!!
Outro ponto bem curioso é que, desde o início do livro, temos alguns capítulos narrados por uma personagem misterioso. Ele aparece no livro do nada e sua história parece não ter relação nenhuma com nada do que estamos acompanhando. Temos bem poucas informações sobre ele e nada faz muito sentido… Até que thcharãm! Aquilo que parecia não fazer parte da trama se encaixa perfeitamente e a história fica ainda melhor!! Rs…
Se eu já era fã do autor Charlie Donlea, depois desse livro ele entrou no meu top 5 no ranking dos melhores escritores de suspense do momento. Para quem é fã do gênero, essa é uma leitura imperdível!!
Sobre o autor e seus outros livros…
Charlie Donlea vive em Chicago com sua esposa e dois filhos. Um de seus hobbies é pescar em lugares praticamente desertos do Canadá. Essas viagens por estradas paradisíacas inspiraram o cenário para o seu livro de estréia. Ávido leitor, é também apaixonado por música, filmes, seriados e esportes. Quando decidiu escrever seu primeiro livro, ele se preparou para produzir algo como tudo o que gosta de encontrar nos seus filmes e livros prediletos: uma história capaz de deixar o leitor refletindo sobre ela por muito tempo. (*Fonte: Site da Faro Editorial)
Não Confie em Ninguém é o terceiro livro do autor publicado pela Faro Editorial aqui no Brasil. Os primeiros foram A Garota do Lago e Deixada Para Trás. Os livros do autor são independentes, mas vale a pena fazer a leitura deles na ordem, principalmente para acompanhar o amadurecimento da escrita do autor. Além disso, a protagonista de Deixada Para Trás faz uma participação super especial no terceiro livro e é legal já ler a história sabendo quem ela é!
Some Choose Darkness, o quarto livro do autor, tem previsão de lançamento nos Estados Unidos para 28 de maio desse ano, então agora é ficar na torcida para que ele seja lançado por aqui logo!!!
Caramba! Fiquei com muita vontade de ler! 🙂
Vi, cada livro desse homem é melhor que o anterior.
Recebi uma prova do próximo livro que será lançado em maio e estou amando!
Vale a pena ler todos!
Beijos
Olá, tudo bem Camila?
Eu tive o prazer de receber esse livro da Faro Editorial e Charlie Donlea é um autor que está me conquistando ao longo do tempo. Gostei da sua resenha, ficou bem completinha e estou de acordo quando você fala sobre o amadurecimento do autor, fica claro que a escrita dele realmente vem melhorando e isso é extremamente positivo.
Abraço!
Oi, Yvens.
Eu sou super fã do autor e adorei conhecê-lo no ano passado, quando ele veio para a Bienal.
Só me fez admirá-lo ainda mais!
Beijos
Oi, Camis!
Sempre vejo ótimos comentários sobre o livro e, apesar da capa não chamar minha atenção, eu gosto da premissa e fico curiosa para saber se Grace tem enganado a detetive ou não. A sua resenha é a primeira que eu vejo mencionando esse tal personagem misterioso e saber da existência dessa figura me faz ficar ainda mais curiosa sobre o desfecho da história. Gostei muito da resenha e quero ler esse livro com certeza. Beijos!
Jéssica Martins
castelodoimaginario.blogspot.com
Oi, Jéssica.
Eu estou cada vez mais apaixonada pelos livros do Charlie Donlea!
As histórias dele são sempre muito bem construídas!
Beijos
Ainda não li nada do escritor e essa obra está em minha lista para ontem, preciso demais ler essa história, pois desde que o vi ano passado fiquei com muita vontade. Espero ler logo.
Oi, Gustavo.
O Donlea escreve super bem e cria ótimas histórias.
Vale a pena conhecer o trabalho dele!
beijos
Oi Camis!
Fiquei impressionada com este enredo, adoro suspense e pode ter certeza que vou ler, a trama em que Grace aparentemente é presa injustamente e Sidney tenta ajudar, será que é verdade que ela é inocente? Fiquei curiosa quero muito ler para descobrir kkk, parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!
Oi, Cris.
Os livros do Charlie Donlea são sensacionais.
Se você é fã de thriller, não pode perder!
beijos
Olá!
Eu tenho os dois primeiros livros do autor e ainda não li, mas como adoro suspenses, thrillers, pretendo ler antes do próximo lançamento que está previsto pra esse ano.
Acredito que tem grandes reviravoltas envolvendo os personagens e isso sempre me deixa bem ligada ao longo da leitura.
Oi, Cá.
Leia logo. O livro que sai em maio está maravilhoso e até já tem resenha dele por aqui!
Beijos
Olá, tudo bom?
Eu nunca li nada do autor, mas os livros dele sempre chamaram muita atenção, em especial este que tem uma premissa genial. Sua resenha só aumentou ainda mais minha curiosidade em relação a obra e a genialidade do autor. Já quero saber como é o desfecho dessa história e como essa história que parecia aleatória se interliga a trama. Amei demais sua resenha e espero apreciar a leitura tanto quanto você ♥
Beijos!
Polly,
Se você curte thrillers, precisa ler os livros do Charlie Donlea!
São incríveis!!
beijos
Oi, Camis!
Ainda não li nada desse autor, embora tenha curiosidade. Eu meio que me afastei de thrillers e quando tentei voltar, tive uma bela decepção. Então estou dando um tempo indeterminado para esse gênero. Mas como você disse que esse livro foi o melhor do autor até então, vou colocá-lo na minha lista para quando voltar a ler.
bjos
Lucy – Por essas páginas
Ai, Luci.
Que pena! Se decepcionar com um livro é horrível!!
Espero que tenha a chance de ler essa história e que ela tire sua má impressão!
Beijos
Olá, Camila!
Você acredita que tenho, mas ainda não li, A Garota do Lago, e agora lendo a sua resenha de Não Confie em Ninguém, fiquei morrendo de vontade de conhecer a escrita do autor. Acho que vamos furar fila esse ano com vários títulos, rsrs.
Abraço>
Oi, Claudia.
Esse autor tá no meu top 5 de thrillers!
Estou amando seus livros!
Beijos
Ola!!
Nossa como amo encontrar resenhas de livros que amei e como é bom ver que as pessoas tem a mesma opinião que eu haha
Pra mim, esse foi o melhor livro do Donlea até agora e estou assim como você alucinada para ler seu novo livro, que cá entre nós, a capa está absolutamente fantastica!!! TEREMOS LANÇAMENTO AO MESMO TEMPO ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!! hahahaha
]
beijos
Oi, Mayara.
Já tive a oportunidade de ler o novo livro do Donlea que será publicado e é ainda melhor que esse, acredita?!
beijos
Eu ainda não li nada do autor e estou cada vez mais curiosa! Esse livro me desperta u grande interesse e adorei poder ver sua opinião, saber que para você é o melhor até agora me deixa ainda mais animada e espero ler em breve.
Oi, Bia.
Se você curte um bom thriller, então invista nos livros desse autor que você não vai se arrepender!
beijos
nossa, Camila… eu fiquei sem fôlego só de ler a postagem, imagina o que o livro em si não faria comigo… adoroo o gênero e faz um bom tempo que nao em deparo com uma trama tão curiosamente elaborada… nem conhecia o autor mas já vou pesquisar mais sobre ele e sua obra… anotei a recomendação…
bjs *-*
Oi, Valéria.
Se você gosta de suspenses policiais, precisa ler os livros desse autor!
São fantásticos!
beijos
Oi, eu busquei sua resenha justamente pq me deparo com esse personagem obscuro, Gus, e fico pensando ,será que perdi alguma coisa? Mas agora que li aqui já sei que ele terá papel importante na história. Obrigada, sua resenha é ótima!
Oi, Mariângela.
O papel do Gus é super importante na trama, mas é complicado falar mais sobre ele sem dar um spoiler.
Pode ir na fé que você ainda vai entender bem como ele se relaciona com tudo!
Beijos
Li a garota do lago e gostei. O não confie em ninguém não entendi o final. O detetive com a Elen
Oi, Fátima.
O que ficou confuso para você?
Beijos