Subtítulo: O primeiro caçador de Serial Killers americano
Autores: John Douglas e Mark Olshaker
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 384
Tradução: Lucas Peterson
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino, Buscape
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura
***
Desde a adolescência, sou apaixonada por romances e séries de TV policiais e os serial killers sempre me intrigaram. Na faculdade, por já ter interesse pelo tema, fiz Psicologia Forense como matéria optativa e aprendi bastante sobre esses criminosos!! Curiosamente, meu professor sempre falava sobre estudos do FBI sobre análise comportamental e sugeria a leitura de um livro escrito pelo agente que desenvolveu as principais técnicas para identificação e captura de serial killers. Pena que na época (porque eu sou velha! Rs…), o tal do livro não tinha sido publicado aqui no Brasil e não era nada fácil conseguir livros importados!
Eis que, há alguns meses, a Netflix anuncia a estréia da série Mindhunter, baseado na biografia homônima do agente do FBI John Douglas, pioneiro na aplicação de análise comportamental na luta contra os crimes mais hediondos. Para a felicidade da pessoa aqui, que não tem Netflix, a querida Editora Intrínseca decidiu lançar o livro e, mesmo não sendo fã de biografias, pedi um exemplar pela parceria! E não é que esse era o tal livro que eu queria ter lido na faculdade?!
“Mindhunter” é a biografia do agente do FBI John Douglas, escrita por ele em parceria com Mark Olshaker. Douglas trabalhou por 25 anos no FBI e foi criador da Unidade de Ciência Comportamental da agência, desenvolvendo técnicas que são usadas até hoje que são usadas para traçar perfis dos criminosos mais perigosos dos Estados Unidos, permitindo a identificação dos suspeitos e a captura de assassinos e estupradores em série.
Além de contar os detalhes de como John Douglas chegou ao FBI e como começou a trabalhar com análise comportamental, o livro traz ainda detalhes sobres os principais casos em que Douglas trabalhou e como esses casos influenciaram em seus estudos sobre as mentes criminosas.
Durante sua carreira, John Douglas trabalhou diretamente nos casos que levaram à captura de alguns dos assassinos em série mais notórios e sádicos do nosso tempo: o homem que caçou prostitutas por esporte de Alaska, o assassino de crianças de Atlanta e o assassino de Green River de Seattle – o caso que quase custou a vida de Douglas. Além disso, o Agente Especial do FBI confrontou, entrevistou e estudou dezenas de assassinos em série e estupradores, incluindo Charles Manson, Ted Bundy e Ed Gein.
Qual o segredo para o sucesso profissional de John Douglas?! Uma incrível habilidade de se colocar tanto no lugar do criminoso quanto das vítimas e pensar como eles. Com isso, foi capaz de criar perfis, descrevendo hábitos, características físicas e psicológicas dos suspeitos, chegando até mesmo a prever os próximos movimentos dos criminosos!
“Mindhunter” é, antes de tudo, a biografia do Agente Especial John Douglas, que trabalhou durante 25 anos no FBI. Com uma narrativa em primeira pessoa, Douglas conta um pouco sobre sua vida pessoal e sobre sua trajetória profissional até seu ingresso no FBI. A partir daí, intercala informações sobre casos reais para mostrar o desenvolvimento das técnicas de análise comportamental que são usadas até hoje.
A estrutura do livro é bem diferente porque o autor divide os casos por temas e não segue uma cronologia. Há muitas idas e vindas no tempo, o que exige uma maior atenção do leitor, que deve ainda estar preparado para encontrar detalhes cruéis sobre os crimes e sobre os criminosos estudados por Douglas!
Vale destacar que o livro traz o ponto de vista de um homem que dedicou a vida à captura de criminosos e que se deparou com as coisas mais cruéis e terríveis que um ser humano é capaz de fazer. Então não se surpreendam com suas posições duras sobre punições e sobre a incapacidade de recuperação desses criminosos.
Me senti completamente absorvida por esse livro e tenho certeza de que foi uma das minhas leituras prediletas do ano!! No entanto, preciso reconhecer que esse não é um livro para qualquer tipo de leitor, porque ele tem um aspecto mais didático e menos prazeroso. Apesar de falar sobre serial killers, não é um thriller policial ou um livro de terror.
Para evitar que o livro se tornasse um manual para criminosos escaparem da polícia, o autor optou por dar detalhes dos casos e falar sobre o desenvolvimento das técnicas, deixando de lado as explicações de como chegaram a determinadas conclusões em seus perfis, o que poderá deixar muita gente frustrada.
Mesmo assim, para quem gosta do tema, vale a pena dar uma lida!
John Douglas foi o fundador e chefe da Unidade de Apoio Investigativo do FBI, criada em 1980. Ali, ajudou a desenvolver e a estabelecer a prática de análise de perfis para a resolução dos casos mais assustadores envolvendo serial killers nos Estados Unidos. É autor de diversos livros sobre a mente de assassinos e sobre os procedimentos de análise de perfis de criminosos. Douglas se aposentou após 25 anos de serviços prestados ao FBI, deixando como legado uma prática consagrada de investigação.
Mark Olshaker é escritor, roteirista, diretor e produtor. Recebeu um Emmy pelo documentário Roman City.
Além do best seller Mindhunter, os autores escreveram mais alguns livros juntos: The Anatomy of Motive, Unabomber, Obsession, Journey into Darkness, The Cases that Haunt Us, Law & Disorder, The Forgotten Killer. e o romance Broken Wings,
Aproveitem para ler a matéria 6 Assassinos Assustadores que estão em Mindhunter no site da Intrínseca e assistam o trailer oficial da série da Netflix:
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Caraca, se foi um dos seus prediletos do ano, eu não tenho dúvida que será meu também!
Adoro essa coisa de serial killer e tal, e tudo que fale disso; ainda mais se for falado por quem mais entende do assunto ♥
Quero!!
Oi, Lelê.
Apesar de ter achado esse livro sensacional, é sempre bom alertar que ele é uma biografia do agente do FBI!
Então é sempre bom ajustar as expectativas e entender o propósito do livro para não se decepcionar!
beijos
Camis!
Confesso que vi tanta propaganda do livro da série e também tive a impressão que era uma série policial com a participação do John Douglas e não uma biogradia sobre a vida dele. Não que não goste de biogradias, até gosto, mas achei que seria algo diferente.
Como ganhei a Netflix das filhotas, vou ver se assisto a série primeiro e se gostar, leio o livro depois.
Mas pelo jeito, ainda assim o livro foi bom na sua opinião, né? Vamos ver...
“ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!
Oi, Rudy.
Acho que as propagandas da série acabaram confundindo as pessoas sobre esse livro.
Mas ele é uma biografia, então é uma leitura bem diferente!
Beijos
Oi Camila, tudo bem com você?
Eu tive a oportunidade de ler esse livro e gostei muito. Desde cedo acompanho assuntos como perícia médica e a psicologia de criminosos, pois acho bem interessante a temática.
Bjkas
Oi, Carol.
Que bom que gostou do livro.
Achei uma delícia acompanhar o desenvolvimento das técnicas de investigação!
Beijos
Oi, Cá.
Estou vendo essa série e nem sabia que tinha um livro.
Adorei e vou querer ler com certeza.
Beijos
Pat
Oi, Pat.
Está gostando da série?
Ouvi muitos elogios! Pena que não tenho Netflix!
Beijos
Olá, Camila!
Ter um professor te indicando Mindhunter anos antes de o livro inspirar uma série da Netflix realmente mostra que o livro foi predestinado para você. E que também que um livro acaba precisando se tornar uma série ou um filme para se tornar popular por aqui.
E isso numa época em que comprar livros importados não era tão facil quanto é hoje.
Apesar de assim com o John Douglas, eu pensar que os criminosos seriais como os que ele entrevistou não tem como se recuperaram, já que seu emocional e psicológico foram danificados seriamente e não tem como serem recuperados, nem todos vão pensar o mesmo que ele e podem não gostar de suas posições em relação ao rigor da justiça.
Mas o fato de John esconder como chegaram a identificar alguns seriais killers me lembrou muito o que fazem em Criminal Minds quando divulgam o perfil de um criminoso na mídia, escondendo parte do perfil para evitar que apareçam imitadores que possam complicar o trabalho da policia e do FBI. Considerando que o John inspirou o Gideon na série, é um detalhe bem interessante.
Um abraço!
Oi, Lê.
Fiquei feliz de conseguir ler esse livro, mesmo com anos de atraso!
E concordo com o John Douglas em vários aspectos, principalmente esses relacionados à tentativas de recuperação de psicopatas! Não faz sentido!
Mas achei importante ele não divulgar certos detalhes, para o livro não se tornar um manual para criminosos!
Beijos
Camis, eu to assistindo à série e gostando bastante, e to doida pra ler esse livro! Minha formação não tem nada a ver com a área, mas adoro tudo o que diz respeito a ciência forense e comportamental. Sua resenha só me deixou mais ansiosa pra ler, o que quero fazer o mais rápido possível! :D
Beijos!
Oi, San.
Espero que tenha a chance de ler esse livro, mas é bom saber que ele não tem a mesma pegada da série!!
Já vi gente que acabou se decepcionando porque esperava uma história mais romanceada!!
Beijos
É, não sou fã de serial killers então devo confessar que não chamou muuuito minha atenção não. Sou medrosa mesmo! hahaha!
Oi, Vi.
Acho que esse livro é um pouco mais didático, para quem ama o tema e se interessa por essas mentes criminosas!
Ele não dá medo, mas revolta saber do que o ser humano é capaz!
beijos