Quem segue o @LeitCompulsiva no Twitter e estava online hoje na hora do almoço, pode ter se deparado com algumas mensagens minhas sobre blogueiros e parcerias.
Nem todo mundo conseguiu acompanhar a sequência de tweets e, atendendo a pedidos, vou postar aqui o que eu escrevi. Vou simplesmente copiar os tweets, tudo bem? Eu até poderia escrever um texto, mas agora, depois de todo o desabafo no Twitter, minha inspiração fugiu! hehehehe
Então vamos lá:
Estava aqui lendo o @VergLiteraria e fiquei pensando numa coisa: editora não é instituição de caridade! Quem quer parceria tem q ter algo…
para oferecer em troca! Por que a Nike patrocina o Corinthians e não o time do recreio da escolinha? Visibilidade!!
Tá cheio de blogeiro que reclama que as editoras não dão chance para blog pequeno. Mas a vida é assim!!
Quem contrata profissional sem experiência? Quem quer ter o cérebro operado por um médico recém formado? Ninguém!!
Então, blogueiro, pare de reclamar! Compre seus próprios livros, faça boas resenhas e torne-se grande por seus próprios méritos!
Faça seu blog valer a pena para uma editora! Não fique aí choramingando porque ninguém te dá livros de graça!!
É chato ter que correr atrás? É lógico!! Mas na vida tudo é assim!!
Por que a gente se arruma quando vai sair com uma cara? Por que nos arrumamos para uma entrevista? Para mostrar o nosso melhor!!!
Com o blog é a mesma coisa! Primeiro a gente tem que arrumá-lo, deixá-lo atraente para quem queremos conquistar: os leitores e as editoras!
A vida é dura: se não pode pagar pelos seus livros e não quer usar a biblioteca, desencana de ter blog e vai arrumar outro hobbie!
Pensa em um atleta que paga o material, as aulas, o treinador! Depois ele rala pra caramba! Quando ele fica muito bom consegue patricínio!
A editora não te escolheu para parceria? E daí? Ela não tem obrigação nenhuma e vc não vai morrer por isso!
A editora escolheu um blog ruim e não o seu? Problema dela!
É uma droga não ter seu trabalho valorizado? Muito!!! Mas também é uma droga não conseguir o emprego, não passar no vestibular…
Então, que tal parar de lamentar que a vida é injusta e começar a ralar de verdade??
Eu já tomei muito não de editora! Outro dia mesmo tomei toco da Bertrand… E daí???
Não sei se meu blog é bom ou ruim, grande ou pequeno. Só o q interessa é que ele me faz feliz!! Pode ser?? #simplesassim
Faça um blog pensando no que você tem a dar e não a ganhar!!
… E para terminar:
Se eu me acho dona da verdade? Lógico que não! Se eu fosse dona da verdade, não acharia… Teria certeza!
Antes que alguém pergunte, não escrevi isso para ninguém em particular e por nenhuma razão específica! Foi mesmo um desabafo de alguém que está cansada de ver blogueiro literário reclamando e reclamando e reclamando!
Na minha opinião (sim, tudo isso é minha opinião!), ter um blog literário e como ter qualquer outro hobbie! Você quer praticar um esporte, precisa pagar pelo material, pelas aulas, pelo treinador, pela quadra! Você ama vídeo game, então precisa comprar o console, ter uma tv boa, comprar muitos jogos, pagar a conta de luz! Nem esportes e nem vídeo game? Seu negócio é dança? Já viu quanto custa um mês de aula de balé? Cinema, então? Tem que pagar pelo ingresso e pela pipoca… Andar de bike? Tem que comprar a bike, ou no mínimo alugá-la…
Ufa… cansei! Eu poderia ficar horas escrevendo aqui e dando um monte de exemplos, mas tenho certeza de que vocês já entenderam onde quero chegar… Se o seu negócio é ler, vai ter que colocar a mão no bolso e pagar pelos livros! Ou então, vá a uma biblioteca! Ué? O propósito é ler ou ter os livros?
E as parcerias? E os livros de graça? Assim como os atletas, só depois de dar muito duro e mostrar muito talento é que eles ganham patrocínio! Então, seja um atleta literário, dê sangue e suor, vença seus competidores… Aí então você está pronto para uma parceria!
Apoio em número, gênero e grau! Tem muita gente que fica reclamando pelos cantos, maldizendo os outros blogs. Só digo uma coisa: povinho medíocre.
Às vezes precisamos por a boca no trombone, amiga. É natural!
Obrigada pelo apoio!
Acho que você nem me reconheceu! Guil, Guia do leitor! 🙂
Eita, não tinha reconhecido mesmo!
Você tá tão diferente na foto! hahahaha
Beijos
Hey Camis!
Eu não estava no twitter, então perdi o surto…Droga! 😛
Mas foi bem melhor vê-lo aqui, já estão todos os tweets juntos e em sequência hehe!
Bom, só posso dizer que concordo completamente com você.
Não são só as reclamações de blogueiros que não conseguiram parceria com a editora X que me incomodam, gente que só fica sentada reclamando da vida sem mover uma palha pra mudá-la me incomoda. E infelizmente o que as pessoas mais fazem é reclamar. Perco as contas de quantas vezes por dia eu vejo tweets e publicações no facebook de pessoas se lamentando, e sempre me pergunto o que de tão ruim deve acontecer pra elas para estarem sempre reclamando de tudo. Porque, veja bem, acabam sendo sempre as mesmas pessoas. (Ok, desviei do tópico, mas agora que comecei, vou concluir e ai volto pro seu surto :P). Não é questão de julgar o que cada pessoa passa, não duvido que as pessoas tenham problemas, mas parece que a grande maioria só se deixa levar por eles, preferem sentir dó de si mesmos e se fazerem de vítimas ao invés de tentar mudar ou focar em outra coisa que não o problema.
Enfim (foco), sobre os blogs e blogueiros. Acho que as pessoas não tem paciência, querem tudo pra agora, e acham que só de fazerem um blog já vão conseguir ganhar livro. Não é assim, tudo na vida exige esforço. Muitas vezes as editoras fecham parcerias com blogs de qualidade duvidosa ou que julgadas como de qualidade inferior a outros que não conseguiram? Sim, só que, independente do que o mundo achar, foi uma escolha da editora e ela deve ter tido os motivos dela pra dizer “sim” pra um e “não” pra outro. A questão de julgar um blog como melhor que outro é muito relativa e muito questionável.
Eu vivo tomando toco de editora também e nem por isso eu vou me lamentar ou duvidar do meu trabalho e meu compromisso com meu blog. O que faz meu blog sou eu, não minhas parcerias. Sou muito grata a todas que eu tenho porque elas são sim gratificantes e são sim úteis (já economizei um bom dinheiro com livros que ganhei de parceria, bem como li muitos livros que eu provavelmente não teria lido se fosse depender de eu ter que comprá-los). Mas, ainda que eu não tivesse nenhuma, meu blog continuaria existindo, porque faço ele por gostar do que faço, não pra ganhar livro. Isso é um bônus ótimo, mas, ainda assim, um bônus.
E, como você colocou muito bem, as parcerias são trocas e, portanto, as editoras precisam de uma garantia que terão um retorno com aquilo que estão cedendo. Acho que isso também se aplica à questão dos livros nacionais terem pouco espaço nas grandes editoras: é muito mais confiável, financeiramente falando, apostar em algo que já é sucesso em algum lugar do que em algo que ainda precisará conquistar seu espaço para se tornar um sucesso.
Vou logo ficar quieta porque já falei demais, mas, só pra concluir, acho que já passou da hora de os blogueiros (e sim, estou generalizando, porque é claro que isso não se aplica a todo mundo. E sim, eu me incluo no que vou falar, porque também estou nessa de construir meu terreno. E acho que essa tarefa não acaba nunca né? Mesmo quem hoje já é grande, precisa continuar se esforçando pra manter o espaço conquistado) entenderem que o foco de se ter um blog não está nas parcerias.
Beijão! E sorry pela bíblia, principalmente porque eu perdi o foco várias vezes haha
Aione,
Amei o seu comentário e não se preocupe com o tamanho dele! rs…
Se eu surtei, porque vocês também não podem surtar aqui??
Você está certíssima em tudo o que disse!
Como a Clícia comentou outro dia: o blog é a minha casa! E espero que as pessoas venham à minha casa por mim e pelo o que escrevo e não pelas minhas parcerias ou promoções!
Beijos
Eu venho aqui pelo o que você escreve. =)
Na verdade, sou um LeitoraCompulsivamManíaco. Hehe…
Suas resenhas e posts aleatórios são sempre meus favoritos, C.!!
Continue brilhando!
Eba!!!
Agora vou ali fazer minha dancinha da vitória e já volto!
beijos
Falou tudo Mila.
Quem acompanha o seu blog sabe exatamente o quanto você rala. Seu blog é um dos mais produtivos que já lá com muitas atualizações e tudo mais.
O meu estava abandonado pois meu computador queimou e só consegui substituí-lo agora. Vou aproveitar o ensejo e cumprir a principal meta que tracei para 2012 que é a periodicidade de blog com dois post por semana.
Beijos.
Francisco – O Literata.
Oi Francisco,
Todo mundo tem problemas na vida!
Veja você: seu computador queimou, você teve que “abandonar” o blog por um tempo… nem por isso passa o dia todo se lamentando e reclamando da vida!!
Não tenho um layout próprio, não tenho mil e uma colunas no blog, não faço vídeos, faço poucas promoções, não tenho parceiros aqui! Nem por isso o Leitora Compulsiva deixa de ser um sucesso! Porque para mim, um único acesso, um único comentário, já torna o LC em um sucesso… Significa que atinge meu objetivo: trocar experiência com outro leitor!
Beijos
Simplesmente adorei o seu post. Concordo plenamente. Quando comecei meu blog foi para divulgar minha opinião e os livros que leio, afinal, se os acho bons pra mim, outras pessoas também podem achar.
Antes eu pensava em ter um blog literário, hoje percebi o quão difícil é para mantê-lo e mudei meu foco. Continuo escrevendo sobre livros, mas também sobre filmes, música, postando outras coisas que me inspiram, meus trabalhos.
Realmente, é triste não ter reconhecimento, mas quem quer ter um blog só pra ter coisas de graça, melhor desistir.
E eu, há tanto tempo sem vir aqui comentar, senti saudades do seu blog. Vou tentar vir mais vezes este ano.
Bjo grande,
Lorena
(e eu tentando publicar um comentário há meia hora aqui!!)
Oi Lora,
Não sei o que está acontecendo com o wordpress… Ele está me trollando!
E o que você disse é verdade: não é fácil ter um blog literário! A gente tem que suar a camisa!
No meu caso, 90% dos posts são resenhas de livros! Se eu não ler, não tenho material para postar… E eu faço questão de postar dia sim, dia não! Então tenho que ralar para ler! rs…
Mas as pessoas não enxergam isso! Só pensam que eu ganho livros de graça.
Como diz meu namorado: as pessoas só vêem as pingas que eu bebo, mas ninguém vê os tombos que eu levo!! hahaha
beijos
Olá!
Acho que você disse o que muita gente pensa e está certíssima!
Quando comecei o blog, foi pra escrever minhas resenhas, falar dos livros que li… Nem sabia desse negócio de parceria. Depois que fui saber (pelos outros blogs) e acabei me inscrevendo para as parcerias. E demorou para conseguir uma, não foi do dia pra noite.
Concordo totalmente com o comentário da Aione aí em cima, acho que ela também expressou tudo que penso.
Se alguém quer ganhar livros de graça, e não tem parcerias, então participe de sorteios, sempre tem sorteios acontecendo por aí. Ou pegue emprestado com amigos ou bibliotecas, sei lá. Mas ninguém merece ficar vendo gente chorando por causa de parceria, com tantas outras coisas importantes acontecendo no mundo.
Beijos,
Sora – Meu Jardim de Livros
Pois é, Sora!
Tem tanto jeito de se ganhar livros, ou ainda pegar emprestado…
Não é necessário fazer um blog para isso!
Mas muita gente não enxerga, só quer saber de levar vantagem!
Beijos
Todo mundo deve começar do ZERO. Concordo em tudo! A galera quer que as coisas simplesmente caiam do céu. Querem milagres. Livros brotando na caixa de correio. Ninguém começou com uma estante lotada de livros, começou? NÃO.
É verdade, Maíra!
Tudo na vida é assim, primeiro a gente se esforça e depois recebe a recompensa!
Mas parece que alguns blogueiros querem ser recompensados primeiro para depois fazer as coisas. Isso acaba comigo!
Beijos
Oi Camila!
Falou tudo!
Eu mesmo costumava reclamar, mas tomei vergonha já há muito tempo atrás… Rsrs. Queria que as editoras me patrocinassem logo no começo (aff, eu sei. rs).
Mas também dói mandar um e-mail todo elaborado, e receber um grande NÃO em vermelho como resposta, e ver que a editora selecionou um blog cujo(a) autor(a) escreve errado, não tem um pingo de consistência nas resenhas e não sabe expressar bem a opinião, e só o fez porque tal blog tem número X de seguidores!!
Acho que também não é por aí…
Não somos apenas nós, blogueiros, que temos de parar de ser tão lamurientos…
As editoras também não ajudam em nada! Penso que os responsáveis deviam NO MÍNIMO ler uma resenha, não checar o número de seguidores, como sempre fazem.
É claro que concordo com um mínimo para seguidores, mas… Em alguns casos…
“Gostei mto do livro e mto legal a historia facina e te deixa o leitor vidrado pagina a pagina” (…)
Seguidores: 1045.
E aí a editora aprova???
Fico “P” da vida com isso.
Melhor parar por aqui mesmo. Rs…
Escrevi d+ já.
É lógico que dói, Vini!
Mas esse tipo de coisa é da vida! Quantas e quantas vezes seremos rejeitados? Inúmeras!
Eu vejo que vocês, que são mais jovens, querem tudo de imediato.
Não é assim que as coisas funcionam! Aprendam a ter paciência.
Se não quer se rejeitado e seu blog ainda nem saiu das fraldas, se liga e nem manda e-mail para pedir parceria, né? Por que dar a cara para bater??
E se a editora escolheu um blog mal escrito, só por causa do número de seguidores, isso é culpa de quem segue o blog! Na hora de participar das promoções, todo mundo segue o blog e nem vê se é bom ou ruim! Mas não percebe que está dando ibope para o blog!
Eu sigo blogs por causa de promoções, mas uma vez por mês eu limpo e cancelo inscrição em blogs que eu não acompanho de verdade!
Cada um tem que olhar para o próprio umbigo primeiro!
beijos
Valeu pelo choque de realidade, Camila.
Realmente ajudou muito, sério.
Era o que eu precisava ouvir.
=)
Crescerei, e SÓ DEPOIS tentarei expandir.
Beijos!!
Oi Vini,
Desculpe se parece muito brava na resposta.
Mas esse assunto me tira um pouco do sério!
Acho que é coisa da idade! hehehe
beijos
Nada.
Precisava de um banho frio mesmo.
Não foi dura não. Apenas disse a verdade.
Vou tentar me ater aos seus conselhos.
Obrigado por me ajudar, C.!!
Beijos!!
Imagina, Vini!
Minha intenção nesse post foi fazer um desabafo e não um manual de bom comportamento!
Acredito que as pessoas tem que fazer com seus blogs aquilo que as faz feliz, mas sempre respeitando os outros!
Beijos
Concordo totalmente com voce. Já vi várias pessoas reclamando no twitter que as editoras só escolhem os blogs grandes e mi mi mi, acho que tem que merecer mesmo e as editoras não são obrigadas a disponibilizar livro de graça para qualquer pessoa. Eu compro meus livros quando o dinheiro dá, e as vezes não tenho dinheiro para comprar um lançamento, então deixo para comprar depois. Gosto de escrever no blog por que me dá prazer e já conheci muita gente legal.
Beijos
Isso aí, Juliana!
Apoiada!
É para isso que serve um blog, para trocarmos experiência!
É bom ter parceria, é sim! Mas as pessoas não se dão conta do tamanho da responsabilidade que é uma parceria!
Para ter um blog, a pessoa tem que ter condições de mantê-lo sem depender de ninguém, ou comprando os próprios livros, ou pegando emprestado com amigos ou na biblioteca!
beijos
Camis,
Eu acho que além de tudo isso que você falou, é necessário saber qual é o seu foco e trabalhar nele. Tem blog literário focado em lançamento, em resenhas mais objetivas e curtas, em promoção, em livro de romance, em livro de terror… O lance é perceber qual é a sua e investir nisso.
Eu mesma fui pro lance de livros de fantasia e apesar de não ter milhares de acessos diários, tenho um grupo de pessoas que estão sempre comentando e participando, trocando ideias. Pra mim é isso que importa, muito mais do que 984394839483 seguidores que nem leem seu blog de verdade. Acho que as pessoas têm que aprender a estabelecer metas e segui-las. É muito melhor se esforçar pra escrever uma resenha melhor e ter algum respeito na blogosfera do que ficar enchendo o saco de todo muito no Skoob/twitter/afins e ter um bando do que eu chamo de “seguidores fantasmas” (que é só pra ter o número).
É por isso que acompanho blogs que vejo que fazem um trabalho sério (como o seu) e não gente que fica desesperado atrás de parceria. Parceria é consequência, não é a causa primeira do blog. Injustiças sempre acontecem. Sempre vai ter aque sobrinha/prima/amiga/conhecida/vizinha de alguém que trabalha na editora que vai ter um “privilégio”, mas existem sim editoras sérias que fazem um trabalho sério.
E outra, não é só editora que dá oportunidade de ganhar livro não. Tem booktour, tem muito autor iniciante que faz parceria com blogs também. Tem livros grátis pra download (muitos jovens autores brasileiros bons fazem isso!), tem biblioteca, tem empréstimo, tem troca de livros no Skoob. Não tem desculpa pra ficar sem livro não. Ah não ser é claro que você só queira blogar sobre os últimos lançamentos e a última moda. Mas sinceramente, isso é ridículo.
Desculpa o desabafo, Camis. Mas é que esse assunto me estressa também. affe
bjs e parabéns pelo seu trabalho!
Oi Mel,
Não se preocupe porque esse espaço é justamente para as pessoas desabafarem mesmo!
Eu fico tão brava quando eu vejo o povo cheio de lenga-lenga por aí…
Quantos e quantos blogs literários não são criados por aí? E pior é que por gente que não dá à mínima para a coisa… Só quer saber de ganhar livros! Acho que se dessem até cocô o povo ia querer, só porque é de graça!
O povo não tem foco!
Você tá certa, escolheu um gênero que mais gosta e investe nele!
Eu já leio de tudo e por isso escrevo de tudo…
Mas tem gente que não sabe o que quer, mas acha que um dia vai ser descoberto e virar celebridade!!
Me poupe!
Beijos
Oi Camila, tudo bem?
Infelizmente eu não entrei no meu twitter hoje, mas o seu desabafo foi o máximo rsrs. Aqui em exponho minha opinião como leitora de blogs apenas, pois não tenho blog. Eu vejo muito o problema que você comentou nas redes sociais. Por exemplo, no face, eu curto as páginas das editoras, para saber as novidades, e porque de vez em quando elas realizam sorteio… e vejo muitos comentários postados do tipo “e a minha parceria?” etc e tal. É como você comentou, a editora não é instituição de caridade, o motivo dela fazer parcerias é para ganhar propaganda, para isso o blog tem que ter um alcance razóavel de leitores. E só se consegue isso com empenho e dedicação.
Beijos
Oi Carol,
Às vezes desejo secretamente (e agora não tão secreto) que as editoras acabem com esse lance de parcerias!
Queria ver quantos blogs literários ainda iam existir!! hehehe
beijos
Cara eu surtei com o seu surto, partilho de muitas das suas opiniões. Acho um absurdo que só quer saber de parcerias, livros de graça e etc.
Acredita que quando eu falei que este ano não fecharia parceira com mais ninguém fui alvo de críticas, falando que sou louca e que devo ganhar muito bem pra manter meu blog sozinha.
Tipo só com os livros não lidos que tenho em casa consigo manter o blog ativo com resenhas novas toda semana por anos, além do que meu blog não gira só em torno de livros, logo gastar dinheiro para mantê-lo é algo inevitável e ainda assim eu o faria mesmo se não tivesse blog, afinal sempre tive os mesmos hábitos.
Acho que o povo exagera um pouco e a galera mais adolescente quer entrar na onda de ser blogueiro para ter benefícios e não é bem assim que as coisas funcionam. Mal sabem eles o quanto é difícil dar conta de parcerias para não deixar as editoras na mão, afinal nos comprometemos com eles a resenhar o livro e temos que fazê-lo.
Concordo contigo, assim como tudo na vida, temos que batalhar para conseguir reconhecimento, e uma parceria com editora aceita é um reconhecimento do seu trabalho por se diferenciar dos outros.
Sou como você também já tomei não de editora, inclusive minha parceria com a Galera não foi renovada pelo simples fato de meu blog não ser infanto juvenil, vou brigar? Claro que não, fiquei surpresa com a notícia, mas achei muito legal eles explicarem suas razões.
Feedback é uma coisa muito importante e que as pessoas devem aprender a absorver o melhor que puderem. Se a editora não fechou parceria com você esta na hora de rever seus conceitos se quer mesmo continuar tentando.
No meu caso por exemplo se eu quisesse tentar novamente a parceria com a Galera teria que mudar o foco do meu blog. Eu quero isso? Claro que não. Então aceitei o feedback e tomei a atitude que me era mais interessante, manter o blog do jeito que esta que é o que me faz feliz.
Antes de mais nada a pessoa deve saber para que tem o blog, se é como um lazer ou como algo para gerar lucro (mesmo que seja em livros) e a partir daí seguir o caminho adequado.
Surtei e viajei né ahahaha.
Beijocas
Viajou nada, Vivi!
Você está certíssima! Mas uma coisa que tenho notado, que pode ser viagem minha, é que quanto mais novo o blogueiro é, mas rápido ele quer as coisas! Quem nasceu na era da internet, não tem paciência para nada, não quer batalhar por nada e nem dar duro! Quer tudo de mão beijada e não consegue dar dois passos sem procurar no Google antes!
É lógico que tem blogueiro que ganha dinheiro com o que faz, nas mais diversas áreas! Mas essas pessoas começaram do zero!
Você está certíssima em relação à parceria da Galera! Se não quer mudar o foco, então assume as consequências da sua opção, que nesse caso é perder a parceria! Isso é maduro e muito admirável!!
beijos
SÉRIO que tem gente que fica bravinho quando editora rejeita parceria? ai… QUE FAIL! Pelo visto tem muita gente que quer ter blog literário só pra ter status ou tirar vantagens. TRISTE!
Compartilho todas as suas revoltas Mila, hehe.
Exatamente, Mila!
Quem mais chilica é quem menos merece! hehehe
Beijos
Concordo com vc, Mila! Pra ser patrocinado tem que ralar! “Seja um atleta literário” (perfeita analogia!)
Mas vc se empolgou pra caramba pra escrever tudo isso de 140 em 140 caracteres rsrs E pelo jeito não foi a única pq os comentários da galera estão enormes tb! Como já disse antes, vc é formadora de opinião, então tenho certeza que este post vai servir pra abaixar a bola de muita gente reclamona que não faz por onde =)
Bjos!
Oi Mila,
Imagina só a minha inspiração para escrever de tweet em tweet, e no celular ainda!! hehehe
A verdade é que estou cansada de ver esse povo reclamando da vida, sem se esforçar para mudar. E isso vale para tudo, não só para os blogs literários e parcerias.
Todo mundo quer tudo imediatamente e não sabe ouvir um não! No meu tempo (olha a velhinha aí!), a gente chamava essas pessoas de crianças mimadas! “Eu quero, me dá!”
Até parece que editora tem qualquer tipo de obrigação com o blogueiro! Tem gente que vem me dizer: mas nós trabalhamos de graça para a editora porque ficamos fazendo propaganda e não recebemos nada!! Que ódio tenho disso! Primeiro porque não trabalho para a editora e não faço propaganda de livros. Eu escrevo o que penso dos livros que eu li. Se as pessoas vão comprar o livro por causa da minha opinião, é outra história! Depois, se essas pessoas enxergam dessa forma, então fecha o blog e vai pescar!!
Mas enfim… minha raiva até já passou! hehehe
Beijos
Camila adorei o seu surto. E você está super certa. Bjs
Obrigada, Lili!
Beijos
Camila, que bom que vc postou! =D
Adorei seu desabafo. Acompanho seu blog tem um tempinho, mesmo não comentando sempre. Vejo seu trabalho aqui e vejo que vc faz com gosto. Isso é que faz um blog e isso é o que faz as pessoas lerem e voltarem sempre. =D
Eu participo de dois blogs + meu blog pessoal (q tá parado), um com algumas amigas e um outro que participo de vez em quando com outra amiga (também parado) e eles são relativamente pequenos, mas pode ter certeza que não tem nenhum post lá que a gente tenha feito apenas por fazer. Dá trabalho? Dá, mas adoro postar coisa nova e fico chateada quando não tem post. Se fosse depender de parceria com editora para ter os blogs, não teríamos os blogs, simples assim. XD Mas como depende dos livros que lemos, sejam da bibloteca ou comprados, temos um blog e temos resenhas. rsrs
Continue com seus pitis, tudo o que vc falou assino embaixo.
Bjos
Oi Lucy,
Gostei da sua idéia e resolvi postar, assim abri um espaço para todo mundo poder surtar comigo! rs…
Uma coisa que eu percebo é que os blogs literários estão cada vez mais recheados de promoções, posts de lançamentos, caixinhas do correio, anúncio de eventos… mas resenha que é bom, quase nada! É lógico que é bacana saber de tudo o que se relaciona com o universo literário, mas a questão é que tem blogueiro que não lê muito e faz esses posts para “encher linguiça”. Então para quê quer livros de parceria se não vai ler e nem resenhar?
Beijos
Éééééé…
Quantas vezes tivemos essa conversa mesmo?
1458 pela minha última conta!
hehehehe
Ah, Mila! Concordo tanto com você! Aquilo que tbm já escrevi lá no meu Blog. Parceria é gratificação! E nenhuma editora tem obrigação para manter seu blog! #SIMPLESASSIM.
Quando vi vc escrevendo simples assim…. dei uma risadinha básica! Bem Clícia de ser!
=)
Meu blog me faz feliz, do jeitão que eu faço. E pra mudar? Não mudo e ponto.
Do mesmo jeito que quem vem aqui acaba, se identificando com vc! Não vale a pena mudar!
Aquilo que escrevi lá no Vergonha Literária. Cada um tem seu preço! E que assim seja.
Outra coisa….Mudando o foco!
Estou um pouco incomodada com o Vergonha Literária! Parece que quem faz tem uma super dor de cotovelo de tudo que é relacionado a parcerias. Ou pode ser loucura minha…Vai saber!
Bom deixe-me ir!
=)
Bjinhos
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo
Oi Clícia,
A gente já conversou muito sobre isso e tenho certeza que ainda vamos falar mais…
É assunto que nunca acaba!
Eu acho muito legal que as editoras prestigiem os blogs com parcerias, mas elas não tem obrigação de nada e não devem satisfação para ninguém!
Podemos ficar bravos ou chateados por não sermos escolhidos, é claro! Mas para isso serve o ombro amigo. A gente pode sair para bater papo e eu comentar que fiquei chateada… Isso é normal! O que não é certo é ficar choramingando nas redes sociais, querendo crucificar a malvada da editora que te sacaneou de propósito e não reconheceu o seu talento magnífico!! hahaha
Eu não percebi esse negócio do Vergonha Literária! Vou ver!
beijos
hahahaha, adoreeei!! XD E você esqueceu de acrescentar: de blogs que reclamam e criticam outros blogs que conseguiram a parceria!! Como se eles tivesse mais direito que as pessoas! Independente de numeros de seguidores, muitos blogs realmente se esforçam, poxa! E se às vezes ficam um tempinho sem postar é porque não quer postar qualquer bobagem e infelizmente, estudo e trabalho atrapalha um pouco… É uma dor de cotovelo que fala sério…eu também já tomei muito toco de editora, hehe! XD
Esqueci mesmo, Vivi!
Acho que o povo perde muito tempo olhando para o umbigo dos outros. Quando as editoras liberam a lista dos blogs, muita gente que ficou de fora corre para entrar nos blogs escolhidos só para falar mal!
Bizarro isso!
beijos
Aah, aquela dor de cotovelo é fogo…me lembro que recebi toco de editora, mas também dei toco em algumas. Afinal, não quero livro só pq é de graça, ele tem que me interessar, não é? E nem peço todo livro que quero; muitos deles eu concordo em ler para saber se vale a pena divulgar e os que gosto eu mesma compro! Sem contar os autores nacionais que a gente quer incentivar! É fogo! Beijos!
Bem lembrado, Vivi!
Não é só editora que nega parceria. Já recebi contatos de editoras que queriam fazer parceria com o Leitora Compulsiva, mas que não me interessavam, principalmente por conta das regra que queriam impor ou pelos títulos que queriam enviar sem que eu pedisse!
Um dia comentei isso com um blogueiro e ele me chamou de imbecil: disse que eu tinha que chamar colaboradores para escrever no Leitora e emprestar esse livro para eles. Pelo menos assim eu teria a resenha e ainda ficaria com o livro!
Quase tive um treco com isso!!
Beijos
Gostei muito do desabafo, embora não concorde com muitas coisas (não que seja contra, não é meu modo de levar as coisas).
Não vejo problema em blogs ganharem livros das editoras, autores e etc para dar sua opinião. é a vida antes de blogs existirem.
escrevo sobre livros no meu blog (liliescreve.blogspot.com), e meu blog não tem a intenção de ser uma biblioteca de resenhas, tem o objetivo de ser MEU ESPAÇO e essa é a MINHA escolha.
Sigo blogs literários porque gosto de ler e compartilhar opiniões sobre livros e acho que esse deveria ser os intuitos dos blogs, porque resenha pela resenha, eu leio a sinopse e pronto. Eu quero ter mais pessoas para discutir e opinar do que simplesmente alguns amigos que talvez não tenham lido ainda o livro.
O segundo ponto. Eu leio alguns blogs de maquiagem (e podem me crucificar mas eu vou estabelecer uma bela comparação/diferença). Acho necessário para muitos deles se manterem o envio de produtos. E aí assino embaixo de tudo que escreveste o BLOG TEM QUE VALER A PENA PRA EMPRESA. VISIBILIDADE. Poxa, mas eu vejo um blog pra saber se um produto serve praquele proposito, a pessoa nao vai comprar 30 bases diferentes pro rosto só pra me dizer qual é a melhor, porque ela tem só uma cara.
Agora, falando de livros, a melhor coisa para descobrir se um livro é bom, é vivenciar a experiencia. É para isso que lemos tb, ter experiencias… se nao conseguimos comprar (sim porque no Brasil livros são muito caros), temos amigos para emprestar, bibliotecas publicas, etc… é diferente!!
então, por favor, não faça um blog simplesmente para ganhar livros, para ganhar livros, peça-os no aniversário e natal, faça um blog para compartilhar ideias.
Oi Lise,
Na verdade nós estamos falando a mesma coisa! rs…
Não acho errado os blogs receberem livro para resenhar! Se eu achasse isso, seria uma imbecil já que tenho várias parcerias. O que eu quis dizer é que acho errado as pessoas criarem um blog só para ter parcerias e receber livros.
E errado ainda a pessoa choramingando publicamente e criticando a editora porque não foi selecionado para uma parceria e nem ao menos olhar para o próprio blog e ver se tem alguma coisa para oferecer!
Parceria é bom, lógico que é!
Acompanho um blog de tecnologia e o autor sempre comentar que recebe aparelhos de celular e outras coisas para teste! Mas nem sempre foi assim, no início ele só comentava sobre um aparelho quando conseguia comprar um ou algum amigo tinha! Depois que ele mostrou o valor dele, as empresas começaram a patrociná-lo!
É assim que funciona!
Beijos
É Camis…..
eu acompanhei o desabafo…. o povo não tem capacidade de entender as coisas. Quando você faz um blog, pelo menos pra mim, é por querer compartilhar suas impressões de alguma coisa, no meu caso o livro. Fiquei mais de 1 ano pra ter parcerias porque é um momento de ‘obrigação’, digo obrigação porque se a editora te manda o livro, você ao menos precisa ler e divulgar, mesmo que a critica não seja positiva. A maioria dos adolescentes veem no ser blogueiro uma fábrica de ganhar livros. Só que não é assim, mas vai tentar explicar…. Concordo com o que você coloco ali em cima e faço suas as minhas palavras. Beijos
Oi Milena,
A verdade é que o pessoal quer tudo de mão beijada nessa vida!
Ninguém mais quer saber de ralar!
Uma menina comentou comigo que estava furiosa com uma editora que mandou o segundo volume de uma série para ela. Mas ela não leu o primeiro livro e por isso a editora tinha a obrigação de mandar o primeiro livro antes! Fala sério, né?! Eu perguntei porque ela não comprava e sabe o que ela falou? Que ela tinha mais o que fazer com o dinheiro dela!!
Pois é…
beijos
Concordo muito com o seu desabafo. Eu acho mesmo que só existem tantos blogs literários porque o pessoal acha que vai montar qualquer coisinha ali e logo depois já estarão ganhando livros de graça (realmente, tem gente que cata até cocô se for de graça, né…). O foco fica totalmente deturpado nesse caso.
As editoras e até mesmo os autores iniciantes não são mesmo entidades de caridade, então os blogueiros tem que começar a se acalmar e perceber que nem sempre é possível estabelecer parcerias logo de cara. Uma coisa que me deixou muito embasbacada uma vez foi um e-mail que meu marido (que também escreve) recebeu. Nós publicamos a versão impressa pelo Clube de Autores, e uma pessoa contatou ele sabendo se ele queria parceria. Ele respondeu animado que sim, e o cara mandou de volta a seguinte proposta: precisarei de três livros impressos, um para mim, outro para meu parceiro, e outro para sorteio (!). Pesquisamos e o site do cara ainda estava em construção! Eu entendo que autores iniciantes devem batalhar para divulgar suas obras e também não podem ficar esperando que o reconhecimento caia do céu, mas achei tão… absurdo! Nós teríamos que gastar um bom dinheiro com os três livros e o frete… olha, não estou reclamando, seria escolha nossa de qualquer modo, mas acho que falta um pouco de bom senso por parte de alguns blogueiros, exatamente por eles acharem que parceria é arroz de festa. Meu marido respondeu dizendo que estava mandando a ele a versão em pdf, pois não teria condições de mandar três livros no momento (o que é verdade!), e ele nem se dignou a responder.
O que eu quero dizer é: se se interessou pela obra assim (como o cara disse ter se interessado) custa você mesmo fazer um esforço e tentar comprar, ou ao menos ler a versão digital, já que você está tãããão curioso com o livro? Ou tem que ganhar toda vez? Se você quer que seu blog seja valorizado pelas editoras, pense em valorizar o trabalho dos outros também! Não sou contra as parcerias e a mandar os livros, mas puxa vida, vamos tentar ver as coisas por todos os lados.
Fiquei besta com essa história, Liege!
Que raiva!!
Acho o fim da picada os blogueiros exigirem livros dos autores nacionais e depois comentar no blog deles o quanto valorizam esses escritores! Se valorizasse de verdade, comprava o livro!
Eu me recuso a pedir qualquer coisa para um autor nacional, porque conheço as dificuldades de se publicar um livro aqui no Brasil!
Outro dia uma amiga me disse que iria publicar um livro nesse mesmo sistema e que queria me enviar um exemplar! Então eu mesma falei para ela me mandar o PDF e “economizar” um exemplar impresso!
É fogo!!
Beijos
É fogo mesmo, Camila! Muito legal a sua atitude com a sua amiga, a maioria das pessoas não pensa assim!
A maioria das pessoas só pensa em ganhar, levar vantagem…
Você tá certa Camila!
Eu tenho um blog pequeno,mal desenvolvido e com poucos posts, só tem 13 seguidores e só um lê e comenta(pq é uma amigo ainda!)
MAs tudo a seu tempo!
Por isso nem peço ainda para as editoras, sei que não vão dar crédito. Quando ele tiver digno como eu acho que vai ficar, eu vou atrás,mas por enquanto eu tenho plena consciência de que não é o caso.
Também acho o ó qnd esses blogueiros ficam assim, mas eu simplesmente ignoro. Eu sou nova mas sei mais do que ninguém que para ganhar as coisas na vida tem que ralar muito e desde cedo! (além de um grande exemplo em casa, já senti isso na pele)
POr isso concordo contigo e você ganhou meu voto o/
bjos.
~-AC
É isso que eu mais admiro nos blogueiros: noção!!
Não conheço seu blog, Ana, mas você está de parabéns por ter esse comportamento.
Se você sabe que seu blog ainda não tem muito a oferecer, então trabalha para melhorá-lo!
Parabéns mesmo!
beijos
Polêmica, é disso que eu estou falando!
Bem, você já sabe o que penso a respeito disso. As pessoas acham que é fácil criar as coisas e sair por ai pedindo livros de graça (OI?), quando o problema é muito mais em baixo.
Tudo o que eu tenho hoje e eu sei que não é muito, foi conquistado pelo meu merecimento e meu esforço, sei que tenho ainda muito o que alcançar, e comer muito arroz e feijão para crescer forte, mas no momento estou feliz com o que já conquistei até aqui.
É fácil criar um blog e começar a escrever, difícil é se manter com um trabalho sério e resenhas sinceras!
Beijo
Will
Vício de Cultura
É verdade, Will!
Parece que essa garotada não conhece o conceito de recompensa pelo trabalho duro!
Em qualquer emprego, nós temos que trabalhar o mês inteiro, para só depois receber nosso salário, não é?? Ou então, primeiro fazemos a prova, depois o professor nos avalia e dá a nota!
Então porque seria diferente com os blogs?
Beijos
Camila!
Vou escrever novamente, porque acho que o primeiro comentário não foi…
Concordo plenamente com toda sua fala.
Temos de correr atrás dos nossos objetivos, não esperar cair do céu.
Na verdade acredito que alggumas pessoas fazem um blog com o intuito de ganhar e nem tem a noção exata do quanto é trabalhoso mantê-lo atualizado. É bem como falou, temos de fazer porque gostamos e se gostamos de ler, vamos atrás de livros para resenhar e não ficar esperando apenas pelas parcerias. Tem tantas formas de adquirir livros para ler e resenhar…
Temos de agir ou reagir, ir a luta, buscar concretizar nossas vontas.
Tem gente bem sem noção mesmo, cruzes….
Gostei da fala.
Sucesso sempre.
Final de semana descanse e tenha amor em seu coração.
Luz e paz!
Cheirinhos
Rudy
Oi Rudy,
Infelizmente o wordpress está boicotando os meus comentários! É uma droga!
Sobre o desabafo, o que mais me incomoda é que, por causa desse tipo de blogueiro sem noção, nós, que trabalhamos sério, somos tratados como farinha do mesmo saco! Não acho isso justo!
Beijos
Oi Camila.
Não vi seu desabafo no twitter. Mas faço minhas as suas palavras. Concordo com tudo e eu tbm cansei desse mi mi mi por causa de parceria. Eu tenho muitas parcerias, mas continuo comprando meus livros. Aliás, Compro muito mais do que recebo de parceiro.
As editoras encaram a parceria como um negócio, para elas o que importa é o retorno que blog trará. Não acredito nesse papo de blogueiro camarada, nós temos que ser mais objetivos.
E quem acha que blogueiro recebe livro de graça está enganado. Eu não recebo livro de presente, eu recebo titulos para serem lidos, resenhados e divulgados.É uma troca de interesses….
Já falei demais.
Adorei o post.
Bjs
Estou na mesma situação que você, Hérida!
Compro muito mais livro do que recebo, inclusive de editoras que eu tenho parceria!
E realmente, não exite esse negócio de livro de graça! Ter parceria exige muito mais do blogueiro.
Mas um monte de gente não enxerga isso!
Tenho vários livros na estante, esperando por uma chance que nunca chega… Isso porque os livros de parceria ocupam boa parte do meu tempo.
Beijos
Concordo plenamente com você! O objetivo de um blog literário é fazer resenhas dos livros, divulgar coisas, conhecer e ter contato com outros leitores… Sobre parcerias, bem, acho isso uma consequência, um bônus! E acho que todo mundo tem o que merece. Se um blog tem várias parcerias, e recebe vários livros de graça, com certeza a Editora acha que o blogueiro está apto para tal coisa! Se não recebe, bem, corra atrás, pois nem tudo na vida nós recebemos de mão beijada, não é mesmo? Eu estava querendo criar um blog literário, não visando parcerias ou “livros de graça”, mas sim dar minha opinião sobre as coisas que leio e que gosto, só ainda não fiz pois estou meio sem tempo, mas mesmo que já tivesse feito, não viveria reclamando pra lá e pra cá sobre esse tipo de coisa. Bem, Camila, já acompanho seu site já faz um tempo e fique sabendo que sempre achei ele ótimo, que você realmente se preocupa com ele e que faz tudo isso por prazer, e não por outras consequências, continue assim! Você está certíssima 😀
Obrigada, Bia!!
E parabéns pela sua atitude: se não tem tempo, então não faça um blog! É isso mesmo!
Estou cansada de ver gente criando blogs quando está de férias… Depois as aulas começam, o tempo fica curto, e o blog fica abandonado! Por que a pessoa não pensou nisso antes?
beijos
Camila, concordo totalmente com vc flor. Super apoio.
Obrigada, Karlinha!
Arrasou, Camila!
Não sabia que o povo andava reclamando tanto sobre isso. Vejo toda hora alguém anunciar que criou um blog literário. Acho que pensaram que o envio de livros para serem avaliados seria automático. Quanta ingenuidade!
Oi Lu,
Acho que as pessoas pensam isso mesmo!
Beijos
Assino em baixo. Parece que existem pessoas que criam blogs com o objetivo único de ganhar livros e mostrar nos vídeos o quanto elas ganham,kkkkk.
Nem me fale sobre os vídeos!
Mais uma coisa legal que algumas pessoas sem noção transformaram numa competiçãozinha medíocre para ver quem ganha mais livros!!
Beijos
Ei Mila,
Sucesso de comentários, sucesso de post. =]
Concordo e assino embaixo, eu me irrito muito com isto também, mas eu simplesmente paro de seguir no twitter e não dou bola rsrs.
Mas os blogueiros precisam mesmo se tocar disto, a parceria para a editora é um negócio que visa lucro, não é caridade. E só com um bom trabalho o blog aos poucos vai conquistando parcerias.
Eu lembro quando criei o VL, antes de comprar o layout e ter uns 500 seguidores (o que em 2010 era muita coisa) eu nem tentei pedir parceria. Eu via os blogs conceituados e grandes já naquela época (Meninas da Bahia, Lost em chick-lit, garota it, romances in pink, la sorciere etc) e achava que o meu não era bom o suficiente ainda.
Só depois que comprei o lay, que tinha um bom arquivos de resenhas, que tinha um número bom de seguidores e acho que também melhorei nas resenhas que comecei a enviar email de parceria.
E mesmo assim compro horrores de livro e não me importo, gasto com correio, com marcadores etc… blogueiro literário faz por amor, quem faz por lucro a sorte é que rapidinho se toca e abandona o site… menos um no caso dos interesseiros.
beijos
Nanda
Oi Nanda,
Me lembro quando o VL começou a ter parcerias.
A você fez muito bem!
Hoje as pessoas ficam muito preocupadas em ganhar alguma coisa, ao invés de pensar no que podem contribuir!
Vejo muita gente criando blogs, gastando fortunas com layout e correndo para pedir parceria! Só se preocupam com a forma e não com o conteúdo! Acredita que já criticaram as minhas parcerias só porque eu nunca me preocupei em mudar o layout?
Acho isso bizarro!
beijos
Oi Camila!
Só agora vi esse seu post. E parece que o povo gosta de comentar, vou marcar para ler os comentários aqui outra hora.
Mas assim, eu, como disse no Twitter, concordo. Acho que o blog tem que ter algo a apresentar para a editora para conseguir a parceria. Mas também acho, pelo outro lado, que o blogueiro não tem que ficar chorando pra editora fazer parceria, tem que se dar o respeito, tem que desenvolver o seu “produto” ou seu “meio de divulgação” naturalmente e as editoras é que deveriam vir pedir “por favor, por favor” para o blogueiro divulgar o que quer que a editora queira divulgar.
Pois isso não é caridade, exatamente, o blog é seu, você publica o que quiser e é a editora que vai lucrar com você, logo ela que deve se sujeitar às SUAS regras e não o contrário.
O que falta, nessa questão de parceria, é que os blogs vejam isso como negócio. Parceria implica que a pessoa é tua amiga e quer te ajudar se você ajudá-la, não que a editora quer lucrar a todo custo e não está nem aí pra você, caso seu blog tenha problemas e pare de ter visitas, por exemplo.
Eu poderia explicar melhor essa minha implicância sobre a forma como os blogs literários (sim, existe uma implicância, apesar de não ser dor de cotovelo 😉 ), mas eu teria que revelar muito sobre a minha pessoa, o que não é prudente, dado o nervosismo da blogosfera.
O que os blogueiros não enxergam é justamente isso, as regras são nossas e não das editoras!
Já tomei toco de editora, mas também recusei muita parceria de editora que entra em contato comigo. Não é porque não vou pagar pelo livro que vou me comprometer a ler tudo, a torto e a direito.
Acima de tudo, ler é um prazer para mim e vou continuar lendo somente aquilo que tenho vontade!
Acho bizarro quando vejo blog que tem resenha de livro policial, de culinária, evangélico, espírita, biografia, guia de viagens… E não é porque o blogueiro gosta, mas porque a editora mandou!
Me poupe!
As parcerias tem se tornado alvo de tanta crítica porque tá cheio de blogueiro sem vergonha! Quem mais reclama de não ter parceria é justamente aquele que só fez o blog para ganhar livros de graça!
Beijos
Surto mais que justificado, Camila!
Acho que tem muita gente na blogosfera literária que não faz por merecer reconhecimento, livros de cortesia, apoio de editora e ficam aí fazendo #mimimi e ir em biblioteca, nada, né! :s
Tô aí com blogs desde 2009, o meu que falo sobre livros, desde 2010 e nunca pedi uma parceria porque não me sinto apta pra tamanha responsabilidade, ler, sortear, sabe, tem que ter muito comprometimento.
Acho que só mandei solicitação pra parceria para uma editora, preenchi o cadastro e se conseguir, ótimo, se não, continuarei a ir na minha Biblioteca de São Paulo, ir nas sebos e livrarias e comprar meus livrinhos quando der porque amo ler e sou devota do objeto livro, HSHUAHSUA, e como percebo, muitos aqui, como você, não estão na blogosfera por querer ganhar uns livros DE GRÁTIS e sim, PQ gostam de ler e falar sobre esse hábito LIINDO!
Beigos,
http://mauraparvatis.blogspot.com.br
Oi Maura,
É isso mesmo!
Fico com pena desses blogueiros, sabia?!
Será que eles acreditam mesmo na bobagem que estão falando quando ficam nesse mimimi?
Outro dia uma menina disse que precisa dar parcerias porque não tem grana para bancar todos os livros que é obrigada a ler para manter o blog! Quase bati nela!! Desde quando ela é obrigada a ter um blog? E quem é que diz que ela tem que ler uma quantidade enorme de livros? Ela não pode atualizar o blog um pouco menos? E ela acha mesmo que não existe outra opção para ler sem gastar dinheiro? Será que ela é tão ignorante que não conhece as bibliotecas? Se for isso, não dá para confiar na opinião dela como blogueira literária, né??
Mas enfim… cada cabeça uma sentença!
beijos
Oi Camis!
O que mais posso dizer além de: CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU?!
Só mais uma coisa a acrescentar: a frase “Se eu me acho dona da verdade? Lógico que não! Se eu fosse dona da verdade, não acharia… Teria certeza!” matou a pau! Melhor frase eveeer 😀
Beijos
Adriana – Mundo da Leitura
Hahahaha,
Eu sei que a frase é minha, mas também achei ótima!!
hahaha
Oi!
Concordo com você. Eu não sei se já comentaram isto aqui, mas toda vez que vejo algum mimimi de alguém porque não conseguiu parceria com editora, a primeira coisa que me vem a mente é: você só está bravo porque não vai conseguir exemplar de graça. É extremista o meu pensamento? é! Mas tem muito malandrilson por aí. Se você tem um blog literário é porque você gosta primeiramente dos livros, o que vier é consequência.
Se quer popularidade, então vá colocar shortinhos do tchan e rebolar no barzinho da esquina. Certeza que atenção vai ganhar!
bjos e voltarei sempre, obrigada!kkkk
Eu penso isso também!
Quem mais faz escândalo é quem menos merece! Cada editora tem seus critérios e ninguém tem nada a ver com isso!
Beijos
e ai Mila ta certíssima mesmo acho q as pessoas tem q merecer vencer ser reconhecido por seus trabalho eu tb tenho um blog pequeno e já compro três quatro livros por mês (detalhe já mandei encomendar o Circo da noite) e olha q eu só tenho doze anos gasto minha mesada praticamente inteira para comprar livros e estar sempre atualizando o blog e tb tenho conta no scribd se no caso faltar grana hehehehe e não tenho nenhuma parceria mesmo e fazer o que nem por isso eu deixo de atualizar o meu blog fiz ele a um més e só tenho um seguidor hehehe tirando eu e caro e dai as pessoas acessam o meu blog disso eu tenho certeza (não tenho nenhum comentário) então estou sempre dando o meu melhor vc ta certíssima e por isso q seu blog e super reconhecido.
Obrigada, Dani!
E boa sorte com o seu blog!!!!
Beijos