Título: Mestres do Mistério
Subtítulo: Crimes quase perfeitos em salas trancadas
Organização: Victor Bonini
Autores: Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe, Jacques Futrelle, G. K. Chesterton e Wilkie Collins
Editora: Faro Editorial
Ano: 2022
Páginas: 160
Tradução: André Gordirro
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino, Magazine Luiza
***
Lançado em abril desse ano pela Faro Editorial, o livro Mestres do Mistério traz uma seleção feita por Victor Bonini de cinco histórias de autores consagrados da literatura policial. O que essas histórias tem em comum?! Todas elas giram em torno do “mistério da sala trancada”!
E eu que amo um bom mistério, resolvi pedir um exemplar do livro pela parceria e hoje conto para vocês o que achei dessas histórias!
Sobre o que é “Mestres do Mistério”?
Com o subtítulo de Crimes quase perfeitos em salas trancadas, o livro Mestres do Mistério é uma coletânea de cinco contos, selecionados por Victor Bonini, que possuem em comum um mistério envolvendo uma sala trancada e ninguém melhor do que o próprio Victor para nos explicar que tipo de mistério é esse:
Imagine o seguinte cenário: um personagem resolve se isolar em uma sala. Diz que quer se concentrar, que precisa de alguns minutos para si, e dá a entender que se sente ameaçado por outra pessoa. Na despedida, faz questão de trancar a porta por dentro. E é a última vez que ouvimos falar dele. Horas depois, ele não responde às batidas na porta. Ela é arrombada. Dentro da sala, descobrimos o seu cadáver, com indícios de assassinato. Mas como é possível, se a porta ficou o tempo todo trancada e a chave continua na fechadura, do lado de dentro?
Você já deve conhecer esse cenário de tantas vezes que ele foi replicado nos livros e no cinema. Mas ao mesmo tempo em que o chamado “mistério da sala trancada” é um recurso antigo – usado há pelo menos dois séculos – ele nunca deixou de intrigar. Ao fazer isso, o autor estabelece o mistério em sua essência, como se dissesse: “Leitor,
aqui apresento um enigma que pensamos ser insolúvel, mas eu tenho a resposta.” Apela aos nossos instintos mais intrínsecos, os mesmos que nos tiram o sono quando há um segredo que queremos descobrir.
As cinco histórias desse livro são: A Aventura dos Dançarinos, de Arthur Conan Doyle; Os Assassinatos na Rua Morgue, de Edgar Allan Poe; O Problema da Cela 13, Jaques Futrelle; O Homem Invisível, de G. K. Chesterton e A História do Viajante a Respeito de uma Cama Estranhamente Ruim, de Wilkie Collins.
O que esperar desse livro?
Mestres do Mistério é uma coletânea de cinco contos e isso, logo de cara, já nos indica que as as histórias de mistério nele encontradas serão curtas, menos elaboradas e de mais fácil solução. Nem por isso, o livro deixa de ser bem interessante!
Cada um desses contos aborda a ideia de um mistério em uma sala trancada de forma totalmente distinta, mas todos eles encantam pela engenhosidade e criatividade dos autores. Escritas entre 1841 e 1911, essas histórias são o retrato do pensamento de uma outra época, mas nos mostram que é possível usar uma premissa já conhecida e consagrada (tecnicamente chamadas de tropes ou popularmente de clichês) e criar sobre ela uma trama totalmente nova a inusitada!
Por serem histórias curtas, não vou comentar cada uma delas isoladamente para não cometer o pecado do spoiler aqui! Rs… Mesmo assim, posso dizer que os cinco contos me impressionaram de alguma forma, seja pela história construída, pela narrativa, pela engenhosidade… Além disso, foi uma boa maneira de conhecer a escrita de alguns autores consagrados. Sempre quis ler algo do Edgar Allan Poe, por exemplo.
Quem é fã de histórias de mistério mais clássicas, não pode perder Mestres do Mistério!
Sobre os autores e seus outros livros…
ARTHUR CONAN DOYLE (1859-1930) foi um escritor e médico escocês, mundialmente famoso por suas histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal.
EDGAR ALLAN POE (1809-1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário norte-americano, integrante do movimento romântico em seu país. A Faro Editorial publicou O Corvo, sua obra mais conhecida e um dos mais famosos livros já escritos.
JACQUES HEATH FUTRELLE (1875-1912) foi um jornalista e escritor americano. Ele é autor dos livros de ficção e mistério apresentando o professor Augustus S. F. X. Van Dusen, também conhecido como The Thinking Machine por sua aplicação da lógica a todas as situações.
GILBERT KEITH CHESTERTON, ou G. K. Chesterton, (1874-1936) foi um popular ensaísta, romancista, contista, dramaturgo, jornalista e crítico de arte inglês. Por suas habilidades literárias, Chesterton também recebe a alcunha de “o príncipe do paradoxo”.
WILLIAM WILKIE COLLINS (1824-1889) foi um escritor e dramaturgo inglês ainda pouco conhecido pelo público brasileiro. Collins se tornou popular por seus livros A mulher de branco e A pedra da lua, tido como o primeiro romance moderno de detetive. Ao todo escreveu 27 romances, mais de 50 contos, pelo menos 15 peças teatrais e mais 100 obras de não ficção.
Oi, Camila! Arthur Conan Doyle e Poe estão entre meus autores favoritos desse gênero que eu adoro. Não conhecia essa coletânea e já estou louca para ler os contos dos outros autores. Com certeza, uma premissa instigante e que deixa o leitor curioso para o desfecho dos mistérios.
CAmis!
Só poderia ser a escolha seleta do Victor Bonini.
E escolheu os escritores top de linha e os melhores contos.
cheirinhos
Rudy
Além de ter adorado a capa, fiquei empolgado com a premissa de cada conto. Concordo plenamente que a partir de um determinado ponto a criatividade de cada autor (e digamos autores de peso) dá uma outra dimensão à história.
Ola Camila
Gosto muito desse gênero .Não estou acostumada a ler contos ,mas esses contos desses autores tão consagrados creio que vale a pena ler.