Título: Abandono
Série: Abandon
Autor(a): Meg Cabot
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 204
Tradução: Camila Mello
***
Se tem uma autora capaz de me deixar doida por seus livros, essa com certeza é a Meg Cabot. Bom, não que seja a única, mas é uma delas!! rs… Cada livro que ela lança entre automaticamente na minha lista de desejados e até hoje não teve nenhum livro dela que me decepciou!
E é por isso que fiquei muito receosa em ler “Abandono”, já que li vários comentários negativos a respeito desse livro. Vi que muita gente se decepcionou com o livro e passou a dizer que mitologia não é o forte da autora!!! Acredito que muitos leitores tenham se acostumado a associar livros de mitologia aos de Rick Riordan e sempre esperam algo do gênero.
Com certeza Abandono não é em nada parecido com os livros do Rick Riordan, mas isso não significa que o livro não seja bom. Porque mitologia pode não ser o forte da Meg Cabot, mas com certeza histórias de amor adolescentes e complicadas são! rs…
Abandono conta a história de uma adolescente cheia de problemas que acaba de se mudar para Isla Huesos, a cidade Natal de sua mãe. Pierce Olivieira tinha apenas quinze anos morreu afogada e depois voltou à vida. Diferentemente de outras pessoas que passaram por experiências como essa, Pierce não viu apenas a luz, mas vivenciou muito mais coisas quando esteve “do outro lado”. E essas coisas a acompanharam de volta à vida.
Desde esse episódio, a vida de Pierce vem sendo tremendamente conturbada. Seus pais se divorciaram e pessoas à sua volta acabam se machucando sem explicação. Na verdade, Pierce tem uma explicação para toda a confusão que acontece ao seu redor: o misterioso John! Mas ninguém acredita nela e todos acham que ela é louca!! Bater a cabeça, se afogar e morrer não deve mesmo fazer bem à cabeça de alguém, né?!
E é por isso que Pierce e sua mãe se mudam para Isla Huesos. A mãe de Pierce acredita que um novo começo é tudo o que a filha precisa… Mas mal sabe ela que Isla Huesos foi onde tudo começou, onde Pierce conheceu John! Pelo menos Pierce começará a ter respostas que tanto procurou, ainda que elas sejam inacreditáveis.
A história é narrada em primeira pessoa por Pierce e a cronologia não é o forte da moça. Pierce acaba de se mudar para Isla Huesos e precisa enfrentar a nova escola. Ao mesmo tempo, as lembranças do passado veem à tona e vamos descobrindo o que é que realmente aconteceu com ela. Talvez o tipo de narrativa possa confundir um pouco os leitores, mas todas as peças vão se encaixando. Eu gosto muito desse tipo de narrativa e não tive problemas com isso!
E fiquei feliz por não ter dado ouvido às críticas e ter arriscado. A história é claramente baseada no mito de Hades e Perséfone, e a autora sob como abordar o tema de uma forma bem original. Percebi uma certa mudança no estilo de escrita da Meg. A história é mais sombria, os personagens são mais densos do que os de outras histórias. Não há nessa história nenhum traço de humor, tão característico da autora. Nem por isso o livro deixa de ser muito interessante!!
Ao que parece, esse é o primeiro livro de uma trilogia. Os outros dois livros já foram lançados nos Estados Unidos: Undeworld e Awaken. Só não tenho certeza se serão só esses livros mesmo, porque na descrição de Awaken não consta nada sobre ele ser mesmo o último livro da série! rs… Mas enfim, de qualquer jeito estou ansiosa pela continuação e espero que a Galera continue com as capas originais, porque são lindas!!!
Para terminar, deixo vocês com um link para uma entrevista dada pela Meg Cabot a Zola Book, na qual ela conta mais sobre sua inspiração para escrever os livros da série Abandono, baseados no mito grego de Perséfone e Hades. A entrevista está em inglês, mas o tradutor do Google ajuda! rs…
E que tal uns vídeos sobre o livro??
Oi, Camis!
Segunda resenha que vejo de Abandono, e a outra era negativa rs
Então, eu quero me arriscar a ler algo dela. Acho que a mistura de mitologia é um aspecto bem positivo. E quanto ao estilo dela, percebo que é bem diversificado, vários gêneros diferentes ela já arriscou-se a escrever rs Vou por esse na lista de desejados, e quem sabe não o compro logo!
Beijos!
Lucas ~ Descobrindo Livros
Oi, Lucas.
Vi muitas resenhas negativas desse livro e entendo até porque as pessoas ficaram decepcionadas.
Mas esse é o tipo de livro que eu gosto, meio sombrio!
Beijos
Meu amor pelos livros da autora começou com diário da princesa (anos atrás, amor antigo), adoro a escrita dela, mas fiquei curiosa ao ler que não tem um traço de humor na história. Assim como vc, quando sai um livro novo dela eu já o adiciono na minha lista do skoob. Beijos
Oi, Evy!
Esse livro tem um ar sinistro, diferentemente dos outros que a autora costuma escrever. Até quando ela escreveu sobre vampiros, o texto tinha um toque de humor, né?! Mas nesse não… Mesmo assim achei ótimo!
Beijos
Oi Camila, tudo bem?
Eu tive a oportunidade de ler esse livro e gostei bastante. E estou torcendo para que seja uma trilogia de três livros mesmo rs
Adorei a sua resenha.
Beijos
Oi, Carol.
Bom saber que você também gostou! Assim não me sinto tão sozinha! hehehehe
beijos
Ei Mila,
Ah eu achei este livro o pior que já li da Meg, e olha que vc sabe como adoro os livros da autora. Acho que este só perde para Sorte ou azar rsrs.
Ela não desenvolve nada direito, achei o mito pouco explorado – e é difícil não comparar com Riordan, ele escreve para pré adolescentes a partir de 12 anos e consegue desenvolver mil vezes melhor o assunto. Eu não me incomodei com a cronologia não, acho até interessante.
Mas a menina é chatinha e achei que o romance dela e do cara não tem nada haver, não senti química nenhuma entre eles. Sei lá, devo até continuar lendo o próximo, mas esperava bem mais.
bjs
Que pena, Nanda!
Tive uma experiência bem diferente da sua… Achei que ela desenvolveu bem a história e trouxe bastante informação para um primeiro livro de série.
Gostei da protagonista e achei que o romance vai emplacar! hehehe
Beijos
Falou em Meg, eu me interesso! Assim como você os livros dela entram na minha lista no automático! rss! Aliás, aproveitei uma promoção do submarino duas semanas atrás e comprei “A Mediadora”, que eu já tinha lido mas ainda não tinha na estante!
Fiquei curiosíssima com a história, quero ler ASAP! =D
Beijos, Camis 😉
Oi, Nina.
É impossível não ficar interessado por um livro novo da Meg, né?!
Eu adoro a série da Mediadora. Também li antes e comprei depois! hehehe Mas confesso que minha favorita é 1-800-Where-Are-You, que aqui está sendo lançada como Desaparecidos!
beijos
Eu tenho uma relação 8 ou 80 com a Meg, adoro mitologia e esperava mto mais desse livro, ele é bem parado, mas acredito que o próximo possa salvar bastante (tem mto potencial), então só vou desistir da série dps que ler o próximo…rs
Andy_Mon Petit Poison
Oi, Andy.
Realmente o livro é bem parado, mas eu curti o estilo.
Acho que o grande problema foi a Meg Cabot ter decidido escrever sobre mitologia depois do sucesso de Percy Jackson. Ficou todo mundo esperando um livro tão dinâmico e tão cheio de mitologia quanto os do Rick Riordan e não foi o que aconteceu!
Beijos
Oi Camis,
Nunca li nada da Meg Cabot, mas ela está na minha lista. Até porque uma das pautas para a minha coluna na revista Neo Tokyo é uma série dela que foi adaptada para mangá. Então quero ler algo dela pra ir me familiarizando, antes de escrever o texto da revista.
Eu acho que esse poderia ser um dos que eu vou gostar, por ser inspirado numa história da mitologia.
Valeu pela dica!
Beijos!
Ademar Júnior
http://coolturalblog.wordpress.com/
Como assim nunca leu nada da Meg, Ademar??
Ela tem séries ótimas, embora eu reconheça que a autora escreve bem mais para o público feminino!!
Beijos