Título: Círculo
Série: Trilogia Engelsfors
Autor(a): Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 416
Tradução: Érico Assis
***
“Círculo” é o primeiro livro da trilogia Engelsfors e foi lançado no final do ano passado pela Editora Intrínseca. Recebi um exemplar de cortesia e fiquei muito animada quando vi que a história tem como tema a magia/bruxaria. Acho que essa é um dos meus temas prediletos na literatura sobrenatural! Outro fator que atiçou a minha curiosidade é que os autores são suecos e achei que era uma excelente oportunidade de ler algo com um estilo diferente.
Diferentemente do que estamos acostumados, esse livro tem várias protagonistas, cada uma mais diferente da outra. A narração é feita em terceiro pessoa, mas temos uma troca de pontos de vista constantes. Os capítulos vão se alternando entre as várias protagonistas, então é necessário prestar uma atenção a mais… No início pode parecer confuso, mas é bem tranquilo de acompanhar a história.
Mas antes de falar sobre o que acontece no livro, que tal apresentar as protagonistas para vocês?!
– Minoo Falk Karimi: A garota é filha de uma médica e de um jornalista. Seu relacionamento familiar é muito bom, ela tem uma casa bacana e seus pais se preocupam com ela. Minoo é uma excelente aluna. Apesar disso, ela não tem muitos amigos e vive uma paixão secreta pelo seu professor de matemática – o Max. Com o rosto marcado por espinhas e um visual pra lá de comum, Minoo é daquele tipo de aluna quase invisível.
– Rebecka Molin: Diferentemente de Minoo, Rebecka é uma das garotas mais populares da escola. Ela é bonita e todos a querem bem. Além disso ainda é a namorada de Gustaf, o astro do time de futebol da escola. Sua vida parece perfeita, mas o que as pessoas não sabem é que Rebecka sofre de distúrbio alimentar e ela faz questão de esconder isso de todo mundo.
– Anna-Karin Nieminen: A garota mora em uma fazenda com a mãe e com o avô e eles podem ser considerados pobres. A mãe de Anna-Karin não quer saber de fazer nada, além de passar o dia inteiro em casa, bebendo e fumando. O único com quem Anna-Karin pode conversar é seu avô, mas nem ele pode ajudá-la em relação aos maltratos que sofre na escola. Seus colegas a chamam de gorda e dizem que ela fede a esterco. Sua vida escolar é um verdadeiro inferno, mas tudo o que ela deseja é que tudo termine logo para ela poder ir para a faculdade e se tornar veterinária.
– Vanessa Dahl: Ela é linda, loira, atraente e desejada por muitos garotos. Ela se veste de maneira provocante e adora uma festa! Sua vida escolar é tranquila, mas em casa a coisa é bem diferente. Vanessa vive em pé de guerra com a mãe e com o namorado dela, que insiste em achar que pode mandar na vida. Ela namora com um cara mais velho chamado Willie, que por acaso é ex-namorado de Linnea.
– Linnea Wallin: Sua mãe está morta e seu pai é um alcóolatra que vive mendigando pelas ruas. Linnea mora sozinha e tenta se virar como pode. O único que a entende é seu melhor amigo, Elias Malmgren. É uma fumante inveterada e não liga muito para a escola. Usa roupas alternativas, tem o cabelo tingido e sempre usa maquiagem pesada. É do tipo de garota que costuma ser chamada de “estranha”!
– Ida Holmström: Os pais de Ida são ricos e bem-sucedidos, o que faz com que Ida seja uma das garotas populares. Entretanto, diferentemente de Rebecka, Ida é o tipo de garota cretina, que adora falar mal dos outros e humilhá-los em público. Sua ambição não tem limites e ela não se importa em pisar nos outros para conseguir o que quer. Ida é apaixonada por Gustaf, mas ele não a suporta. Bem… ninguém suporta Ida e ela parece saber bem disso, mas não dá a mínima.
Pronto! Agora que vocês já conhecem as protagonistas dessa história, ficará mais fácil de entender tudo.
O livro começa com um estranho acontecimento. Elias Malmgren, tem uma reunião com a Srta. Adriana Lopes, a diretora da escola. Nessa reunião a diretora insiste em saber como Elias está e se mostra preocupada com seu desempenho. Elias garante que está melhor, mas ao sair da reunião começa a ouvir uma voz em sua cabeça… E a voz diz a ele que não vale a pena continuar vivendo desse jeito, sua família ficará melhor sem ele. Sem ter como resistir, Elias se esconde no banheiro do sótão da escola e corta os pulsos com cacos do espelho.
Na sequência passamos a conhecer as nossas protagonistas. Os capítulos iniciais do livro são dedicados a apresentar cada uma delas e mostrar o quão diferentes entre si elas são. Cada uma delas leva uma vida bem distinta e fica até difícil imaginar que elas podem ter algo em comum. O corpo de Elias é encontrado e o clima na escola fica bem ruim. Linnea fica completamente arrasada com a morte de seu melhor amigo e tem certeza de que, ao contrário do que todos pensam, ele não se suicidou. Alguém deve ter feito isso com ele.
O mais estranho, no entanto, ainda está por vir. Numa noite de lua vermelho sangue cada uma das garotas acaba sendo levada por uma força sobrenatural ao antigo parque de diversões da cidade. E lá o confuso Nicolaus, que esperava apenas uma garota, informa e elas que elas são as Escolhidas – um grupo de bruxas unidas por uma profecia. Reunidas ali as garotas descobrem que terão que se unir contra uma força maligna que quer acabar com elas: “Se o mal triunfar, as chamas vão engolir o mundo!”.
E é assim que as seis meninas acabam se envolvendo em acontecimentos muito sinistros, numa trama cheia de surpresas e acontecimentos inesperados. Elas terão que usar seus poderes e conhecimentos recém adquiridos para impedir que uma força misteriosa acabe com suas próprias vidas!
O livro é excelente. Gostei muito da narrativa e achei uma leitura bem diferente das que estou acostumada. Me envolvi bastante com a história e o final foi surpreendente. Estou muito curiosa para saber como essa história vai continuar e como as personagens vão lidar com todas as revelações do final do livro.
Quem tiver interesse, pode ler o primeiro capítulo do livro AQUI!
Esse livro pra mim daria um ótimo filme de suspense e magia kkk … Mas tenho que admitir que fiquei bem intrigada com o livro, não que eu não tenha lido nem um livro com o tema de bruxaria mas nenhum foi parecido como essa história, acho que vou acrescenta-lo a minha lista de desejos ( esta maior a cada lançamento). Ótima resenha.
Oi, Rissia.
Acho que essa história ficaria muito interessante se transformada em filme. Apesar de tratar do tema da bruxaria, não tem nada a ver com Harry Potter por exemplo.
O clima desse livro é bem mais sombrio!
Dá uma olhada que tá rolando promoção do livro!
beijos
Esse livro é ótimo! Estou super ansiosa pelos próximos 😀
Oi, Larissa.
Espero que os próximos livros não demorem muito!
Beijos
Oi Camis!
Já li outros livros de literatura Sueca e gosto muito do estilo narrativo que encontrei neles! Como esse livro fala de bruxas, acho que vou gostar também! Me interessei pela sinopse e pela sua resenha, mas vou esperar sair a trilogia inteira no Brasil antes de ler – táticas pra tentar ficar menos ansiosa… hihihi!
Um beijo!
Oi, Nina.
Da literatura sueca eu só tinha lido a série Millenium e achei bem interessante.
Gostei muito da narrativa desse livro e é bom fugir um pouco do comum. Nos acostumamos muito ao estilo americano e é bom saber que existem escritores talentosos por todo o mundo!
Sobre esperar, posso dizer que é uma ótima tática. Recentemente li uma trilogia inteira de uma vez e a experiência foi ótima! Nada de esperar pelo próximo volume e nada de esquecer detalhes importantes durante esse tempo de espera! hehehe
beijos
Ainda não li nada da literatura sueca e acho que parte daí minha grande curiosidade em ler essa história. Além do mais, temas sobrenaturais me encantam e esse parece ser dos bons. Além do mais, parece que há um suspense que permeia o enredo e que faz toda diferença na história.
Oi, Vanilda.
Esse livro é bem interessante e tem um tipo de narrativa diferente do que estamos acostumados.
Além disso todas as protagonistas tem seus podres! Elas não são mocinhas inocentes e isso deixa tudo mais interessante!
Beijos
Posso confessar que não era muito fã de bruxas, até American Horror Story: Coven… E esse livro me pareceu ser o tipo de história que me agradaria…
Só posso dizer que estou muito curioso e ansioso. 🙂
Beijos
coolturalblog.wordpress.com
Olá, querido.
Esse livro é interessante porque é bem diferente do que estamos acostumados, tem um clima mais pesado e sombrio!
Se tiver a oportunidade de ler, vou querer saber sua opinião!
Beijos
Gente desde que lançou eu to louco para ler, depois desta resenha me deu mas vontade ainda!!
Obrigada, William!
Espero que tenha a chance de ler!
Beijos
Tipo tava tranquilo, mas ai comecei a me assustar, tenho pavor a terror, mas acho que não é essa o estilo do livro, parece bem legal, tinha visto, mas não tinha procurado nada sobre ele, parece ser bem legal, vou colocar na minha lista
Oi, Bia.
O livro não é de terror e nem tem nada de muito assustador não.
Pode ficar tranquila! rs…
beijos
Sabe que eu tenho certeza que nunca li nenhum livro de algum autor sueco? Acho que esta trilogia será a primeira.
Bjs, Rose.
Oi, Rose.
Eu já li a Trilogia Millenium e gostei bastante. Acho que eles tem um estilo interessante!
Beijos
Eu quero muuito ler esse livro, adoro sobrenatural, se é meio aterrorizante então..rsrsrs. Adorei a resenha. Beijos
Oi, Cami.
Esse livro tem um ar sombrio, mas sem ser de terror!
É uma ótima pedida!
beijos
Eu gosto desse lance de ter várias protagonistas 🙂 acho que fica mais interessante! E estou super curiosa por esse livro, tem alguns pontos que me interessam ^^ como a parte sobrenatural, bruxas e uma Vanessa (apesar de parecer ser chata) kkkkk
Oi, Vanessa.
Eu também gosto de vários protagonistas. Acho que a história é uma espécie de quebra-cabeça. Primeiro os autores colocam as peças na mesa e depois começam a montar o enredo! É bem interessante! E fique tranquila… A Vanessa não é chata não! rs…
beijos
Trilogia e ainda sobrenatural, focando em magia e bruxas, já me cativou somente com isso, ganha mais credito por ter sido lançado pela Intrinseca, melhor editoria de sagas do país. Com certeza vou querer ler, mas vou esperar sair toda a trilogia em português se não faço como a Saga dos Heroes do Olimpo, fico lendo em PDF e acabo não comprando.
Oi, Julienton.
Fico feliz que tenha gostado. A Intrínseca faz mesmo um trabalho incrível.
E se você quer esperar, então espere mesmo. Eu fiz isso recentemente e acho que vale a pena!
Beijos
Livros com conteúdo sobrenatural/fantasia não são muito meu forte, rs.. sou viciada em chick lits, mas é bom dar uma variada de vez em quando. Mas o que eu mais me identifiquei é o livro ter vários protagonistas, adoro histórias assim, tipo pretty little liars e a serie da irmandade das calças viajantes, por isso amei tanto elas porque o conteúdo é dissipapado em todos os personagens, acho ótimo. Uma boa pedida, provavelmente eu deva ler, animei!
Oi, Paolla.
Eu também adoro um chick-lit. E falando nisso estou precisando ler um! Faz tempo que não dou umas risadas! rs…
Beijos
Fiquei curiosa em conhecer o mistério dessa história! Apesar de não ter gostado de nenhum dos dois livros que já li sobre o tema, esse me deixou curiosa! Eu sou meio “lerda”, acho que vou fazer uma confusão com uma história contada por tantos pontos de vista, mas como você mesma disse, acostuma! 😀
Aii, esse booktrailler dá um medinho… rsrsrs
Oi, Amanda.
Acho que você não vai se atrapalhar não. Duvido que seja “lerda”! rs…
Se o booktrailer te deixou com medinho, então saiba que o livro tem a mesma pegada! rs…
beijos
Amei a forma como mostrou o livro Camila. A forma como ele começa é diferente e amo livros sobre bruxas também. Quando você mostrava as personagens fiquei pensando em quê e como elas se relacionavam, são pessoas totalmente diferentes, e agora fiquei mais curiosa em saber isso. Era para ser uma e foram todas… amei!
Oi, Oliveira.
O livro é bem interessante, ainda mais porque existe um mistério que envolve uma das garotas. Elas não são bruxas comuns, como estamos acostumadas a ver na literatura. Achei bem original!
beijos
Oi Camila,
Nossa me surpreendi com a sua resenha, não sabia muito do livro mas só de saber que era sobre Magia/Bruxaria já queria HAHAHAHA (um dos meus temas prediletos tb) . Agora com esse tanto de protagonista me deixou um pouco confusa , espero que goste tanto do livro como você. Curiosa para conhecer e entender mais como a vida delas se chocam.
Oi, Moni.
O livro é bem louco e bem diferente do que estamos acostumados. É uma espécie de quebra cabeça e tem um toque policial!
No começo fiz confusão com tantas personagens, mas depois ficou fácil. Eu comecei a pensar: a nerd, a gordinha, a cretina, a sexy, a estranha e a caretinha! rs…
Beijos
Não sou muito fã de livros sobre bruxas, mas assim que vi o anúncio de lançamento desse fiquei doida para ler, não me pergunte por que. Gostei bastante da edição nacional e achei a capa linda! Mas o melhor é que a história é muito louca! Simplesmente Adorei!!
Bjokas!!
Menina, a capa é ainda mais linda ao vivo. Ela é feita de um material meio áspero e ficou demais!
O livro tem uma mistura de sobrenatural e policial, o que tornou tudo muito interessante!
Beijos
Parece ser bem legal, fiquei com vontade de ler. Gostei de ter personagens com personalidades bem diferentes.
Oi, Amanda.
Cada garota é bem diferente e a mistura delas é muito louca!
Beijos
Eu vi esse livro na livraria da minha cidade 🙂 A resenha atiçou a minha curiosidade. O livro parece ter um tom misterioso, incrivel rs Adoro historias sobrenaturais e eu gostei da Minno e da Anna-Karin!!! ótima resenha!
Oi, Marcos.
A Minoo é a minha personagem preferida!
Acho que pode gostar do livro.
beijos
Eu tbm gostei bastante da leitura, o início foi meio devagar, mas dps me acostumei, quero saber o que vai acontecer no próximo…rs
Andy_Mon Petit Poison
POISON SERIES – The Witches of East End bit.ly/1nd05vZ
Oi, Andy.
A leitura começou mesmo devagar, mas acho que é para a gente se acostumar com as personagens. Fiquei chocada com o que acontece com uma das meninas! rs… Confesso que fiquei um pouco confusa com o final, mas acho que o próximo livros será bem esclarecedor!
Beijos
Quando comecei a ler a resenha, achei o livro MUITO parecido com a série Pretty Little Liars, da Sara Shepard – que, por sinal, é uma das minhas preferidas. rsrs’ Mas também adoro histórias com bruxaria, e estou babando por este livro!
Oi, Pedro.
Eu não conheço essa série que você falou! Quero dizer… já ouvi falar, mas nunca li então não posso dizer sobre as semelhanças.
De qualquer forma, acho que o lance da bruxaria já faz tudo diferente, né?!
Beijos
Uau, estou simplesmente sem palavras, sem dúvida é uma narrativa diferente de tudo que já li, adoro livros que mostram os diferentes pontos de vista dos personagens, gosto também quando há mais de um protagonista, pessoas tão diferente que terão que aprender a trabalhar em grupo e lutar por uma causa comum, sem dúvida é eletrizante…
Oi, Jan.
Esse livro é muito interessante e vale a pena para quem gosta de livros relacionados à bruxaria!
Beijos
Fiquei curiosa pra ler este livro. Eu vi ele na livraria e fiquei encantada com a capa, edição, tudo lindo demais. É bom saber que não é só por fora que é bom hehehehe. Eu gosto do tema bruxas, espero que o restante da trilogia esteja à altura =)
Oi, Franciely!
O livro é bem interessante e diferente do que estamos acostumados.
É bom conhecer literatura de outros países!
beijos
Desde que vi a sinopse fiquei mto ansiosa para ler.. Assim como você amo histórias de bruxaria e pela resenha deve ser ótimo. Esse estilo de escrita me lembrou o livro Olho por Olho, pois há muitos personagens principais. Gosto do estilo, mas fico meio confusa para lembrar os nomes e etc rs.
Oi, Rê.
Ainda não conheço o livro Olho por Olho, mas deve ser interessante!
Com o tempo a gente acostuma com os nomes e tudo mais!
Beijos
Nossa, Camis, parece bem intenso…me lembrou aquele filme, Jovens bruxas, não é? Não é muito meu estilo, mas você me deixou até com vontade! rs Beijos!
Oi, Chefa.
Eu me lembrei do Jovens Bruxas também! rs… Principalmente quando uma das personagens resolve se vingar da vida ruim que ela leva! rs…
Mas a história é muito louca e acho que o mais bacana é que os autores são suecos e a linguagem do livro é bem diferente!
Beijos
Gostei bastante da resenha, já tinha vista alguns comentários sobre ele mas confesso que não tinham me chamado a atenção e nem a capa, mas depois de ler a resenha achei bem interessante.
Olá, Lidiane.
Fico feliz que tenha gostado.
beijos
Esse livro me chamou atenção primeiramente por conta da capa que é muito bonita. A história em si parece ser muito interessante e eu espero ter logo a oportunidade de ler pois adoro livros com essa temática! Amei a resenha.
Beijinhos
Oi, Bia.
Acho essa capa linda mesmo! E a história é muito bacana!
beijos
Gosto bastante de livros que tenham a perspectiva de vários personagens, acho muito melhor na hora da leitura, Gostei do enredo em si do livro também e capa está com um toque de mistério muito bom,
Parabéns pela resenha!
Beijos
Oi, Gi.
Esse livro pode até parecer confuso no começo, mas é bem tranquilo de ler e ter vários protagonistas só enriquece o texto.
beijos
Quero muito ler esse livro mas acho que vou ficar um pouco confusa com muitos personagens, vai ser uma leitura bem longa, mas acho que vai me fazer m muito feliz, gostei bastante da resenha nunca tinha lido nada apesar de já ter visto a capa por ai.
Não tenho dúvidas de que deve ser excelente e bem sinistro esse livro, mas o problema, para mim, é que não sou fã de séries, fico preso em vez de poder estar lendo coisas diferentes.
Mas, se eu ganhar, lógico que lerei e espero gostar mesmo tendo que comprar as continuações hehehe
Oi, Shadai.
O livro é bem sinistro. É uma pena que você não seja fã de séries, mas se serve de consolo, parece que serão só três livros! rs…
Beijos
Achei que a trama me lembrou de certa forma Secret Circle, mas espero que seja melhor. Ainda bem que é em 3° pessoa a narrativa porque estou lendo alguns livros com 4 ou 5 narradores em 1° pessoa e está me irritando.
Oi, Erica.
Pode ficar tranquila que não tem nada a ver com Secret Circle!
Essa história é bem diferente mesmo!
Beijos