Leitora Compulsiva

Margot Berwin – Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa

Esse com certeza não é do tipo de livro que eu costumo ler!! rs… Não estou dizendo que não gostei, calma!! Na verdade confesso que o livro me conquistou inicialmente pela capa!! São tão poucas capas brancas hoje em dia que a capa desse livro me chamou a atenção na mesma hora!! Depois fiquei intrigada pelo negócio das plantas… Pela sinopse eu imaginava que seria uma espécie de chick-lit, ou outro gênero um pouco mais cheio de humor!!

Bom, se eu disse que imaginava que seria, então já deu para perceber que não é exatamente assim, não é?? Pois é… o livro é um pouco mais sério e mais pesado do que eu esperava, mas no final achei uma leitura bem interessante.

Só para vocês terem uma idéia… O livro conta a história de Lila Nova. Ela é uma publicitária de 32 anos, divorciada, que mora num apartamento em Nova York! Lila não está preparada para voltar a namorar e nem nada, mas resolve que está na hora de começar a se relacionar com outros seres vivos… Sem pressa nenhuma, Lila opta por começar comprando uma bela planta tropical para decorar sua casa e Lila acaba se interessando mais do que pretendia pelo vendedor da planta!! rs…

Um belo dia Lila descobre uma lavanderia repleta de plantas tropicais e ela fica encantada. O dono da loja é um profundo conhecedor de plantas e pessoas e desperta em Lila uma imensa curiosidade!!

A partir daí rola muita coisa… Ganância e luxúria levam Lila a enfiar os pés pelas mãos e depois disso ela terá que embarcar numa viagem completamente maluca para tentar consertar as coisas!!

O livro fala muito sobre a natureza e sobre como estamos conectados a ela, mas também fala muito sobre algumas plantas específicas!! Rola inclusive um certo uso de drogas… Os personagens fumam maconha como se fosse a coisa mais natural do mundo, o que me desagradou um tanto!! Bom, isso e o excesso de necessidade da Lila em transar!! rs…

Bom, não creio que esse livro seja interessante para jovens e adolescentes! Não é nem em relação às drogas e ao sexo, mas porque pode ser chato demais para quem curte coisas mais animadas!! rs…

28 comentários sobre “Margot Berwin – Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa

  1. Janaina de Oliveira Varjão

    Oi Mila !!

    Acho q não é um livro q vai me agradar. Não gostei dessa história de achar normal o uso de drogas !!

    Bjo no coração !!

    1. Camila

      Oi Clícia,
      É normal que você veja esse livro em vários blogs porque acho que todos os parceiros receberam o livro ao mesmo tempo! Rs…
      Mas o livro é interessante mesmo!
      Só fique atenta às ressalvas!
      Beijos

  2. Naniedias

    Interessante a sua resenha! Primeira vez que vejo uma resenha falando desses pontos “negativos” do livro… Eu confesso que estou doida pra ler =) Desde que vi a capa e a sinopse fiquei morrendo de vontade e após ler tantas resenhas positivas, minha vontade só cresceu e cresceu. Tenho que admitir que não sou nem um pouco fã de livros que tratem drogas como uma coisa super natural… mas, ainda assim, eu quero ler esse livro =)

    1. Camila

      Oi Nanie,
      Eu fiquei doida quando vi a capa e me interessei bastante!! O livro é bom sim, mas acho importante falar sobre essa questão do sexo e das drogas, até porque muita gente pode se ofender com o conteúdo do livro!! É importante salientar que esse é um tipo de livro para mulheres mais velhas… Acho que a garotada ia achar um pé no saco!! rs… Tem muito a ver com mudanças, com descobrir quem a gente é de verdade, com transformações que toda a mulher passa ao amadurecer!!
      Se você tiver oportunidade de ler, depois me conta o que achou!
      Beijos

  3. Lucy

    Sabe, eu entendo vc não gostar tanto quando mencionam o uso de drogas como algo corriqueiro, isso também me incomoda, mas ela deve ter tentado retratar a realidade de alguns lugares, o que me faz pensar que essa é uma realidade muito triste, sinceramente.

    Eu acho que deve ser um livro interessante e até legal, mas percebi, não só pela sua resenha, que não é aquele livro que vai me fazer devorá-lo pra saber como termina. rsrs Então, esse fica na fila de espera, lá no final. =)

    bjos!

    1. Camila

      Oi Lucy,
      Acho mesmo que você tem que seguir essa sua intuição!! O livro é bom e interessante, mas faltou alguma coisa nele… Faltou aquele toque que faz a gente lamentar quando precisa interromper a leitura… Acho que é disso que você está falando, não é??
      Beijos

  4. Juh

    Oi Camis!
    Hummm acho que esse livro não vai para minha lista não. O fato de o uso de drogas ser normal vai contra os meus princípios e me incomoda muito. Pode ser chatisse minha maaaaas… =)
    beijoooos
    Livros e blablabla

    1. Camila

      Juh, quando eu falei sobre o uso de drogas me referi aos personagens fumarem maconha e usarem outros tipos de plantas como alucinógenos! Só preciso mencionar que o uso das drogas nesse livro é abordado mais como uma questão cultura, tendo em vista que alguns povos usam de drogas naturais em rituais religiosos e coisa e tal!!
      Mas se você prefere deixar passar, faz bem… Tem que se respeitar!!
      Beijos

  5. Princesa Debinha

    Ai, comprei este livro esta semana. Sua resenha me desanimou. Mas, vamos que vamos. Depois que eu ler, eu comento. Também não gosto de livros que falam de drogas como coisas “normais”. Vou, pelo menos, começar a ler.

    1. Camila

      Não desanima não, Debi!
      Muitas culturas usam drogas naturais em cerimônias religiosas e essa é uma abordagem do livro!!! Não é que os personagens se drogam apenas para se divertir… a coisa tem um contexto!!
      Beijos

  6. Tatiana Leite

    Eu tenho vontade de ler esse livro! o/ Esse negócio de plantas é fascinante e, por mais que eu não entenda nada, tenho muita curiosidade! =)
    Eu parei pra pensar e, realmente, não tem muitos livros com capa branca! O_O’

    Adorei a resenha!
    Beeijo! ;3

  7. Vivianne Fair

    Eu nem sei se dizer se gostei ou não deste livro…difícil dizer…começa bem, tem coisas legais, mas aí ela começa a colocar umas viagens no meio, drogas…sei lá, nem sei dizer se gostei! =/ Já viu a cara da autora no final do livro?? hahaha!

  8. Fernanda Leite

    Que vontade de ler o livro! Apesar de ficar meio incomodada com esse negócio das drogas, acho que a autora quis mostrar que é algo que infelizmente já é natural pra muita gente, né?
    Apesar dos pontos negativos que você colocou, ainda quero ler. Nunca li um livro que explora as plantas! Sou péssima com elas, mas é sempre legal aprender mais sobre, não é verdade?

    Adorei a resenha!

    Beeijo!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!