Leitora Compulsiva

Mapa dos Dias, de Ransom Riggs #Resenha

mapa dos dias o lar da srta. peregrine para crianças peculiares ransom riggs intrínseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: Mapa dos Dias

Título Original: A Map of Days

Série: O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #04

Autor(a): Ransom Riggs

Editora: Intrínseca

Ano: 2018

Páginas: 448

Tradução:  Giu Alonso e Ulisses Teixeira

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o Ebook: Amazon (Kindle)

***




No segundo semestre de 2016 fiz uma espécie de maratona de leitura com os livros da série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares do autor Ransom Riggs e li não só os três primeiros livros da série, mas também o de contos lançado pela Intrínseca. Na época eu achei que a história tinha terminado – e de uma ótima maneira, diga-se de passagem – e fiquei surpresa quando, em outubro do ano passado, a editora anunciou o lançamento de Mapa dos Dias, o quarto livro da série!!

Apesar de não saber direito o que esperar, pedi um exemplar desse quarto livro pela parceria com a Intrínseca!

mapa dos dias o lar da srta peregrine para crianças peculiares ransom riggs resenha intrínseca blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Mapa dos Dias”?

Mapa dos Dias é o quarto livro da série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares e inaugura uma nova fase da história de Jacob, da Srta. Peregrine e das crianças peculiares que os acompanharam nas aventuras narradas nos livros anteriores, quando eles enfrentaram inúmeros desafios, lutaram e derrotaram os Etéreos no Recanto do Demônio.

Depois de tudo o que passou, Jacob voltou para sua casa nos Estados Unidos e ainda não sabe bem o que fazer… Seus pais acham que ele precisa de tratamento psiquiátrico e estão decididos a interná-lo em uma instituição! As histórias de Jacob sobre onde ele esteve nos últimos meses, sobre os peculiares e tudo o mais só reforçam a ideia de seus pais que ele está maluco!

Para a sorte de Jacob, antes que seus pais tenham a chance de interná-lo, a Srta. Peregrine e seus amigos aparecem em sua casa na Flórida, para passar um tempo com ele. O mundo peculiar está sendo reconstruído e eles tem muito trabalho a fazer, mas as crianças estão merecendo umas férias depois de tudo o que fizeram!

A ideia da Srta. Peregrine é que Jacob ensine as demais crianças peculiares e se comportarem como as pessoas normais, para que elas possam saber se “camuflar” sempre que necessário! A tarefa pode não ser tão fácil, mas a Srta. Peregrine conta com Jacob e sua experiência com ambos os mundos…

Por mais que Jacob esteja disposto a ajudar nessa tarefa, ela acaba sendo deixada de lado quando ele e seus amigos encontram um bunker subterrâneo na casa onde morava seu avô. Lá dentro, Jacob descobre informações sobre Abe que ele nem imaginava: seu avô fazia parte de uma organização secreta que ajudava peculiares por todos os Estados Unidos e caçava etéreos.

Inspirado pelos grandes feitos de Abe, Jacob decide procurar um antigo parceiro do avô e o convence a lhe dar uma missão. Junto com alguns de seus amigos peculiares, Jacob parte pelos Estados Unidos para realizar várias tarefas. E nessa aventura eles irão descobrir que um mundo peculiar totalmente novo, sem ymbrynes, sem regras e perigos ainda maiores que os etéreos!

O que esperar desse livro?

Apesar de Mapa dos Dias ser considerado o quarto livro da série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, ele, na verdade, inaugura uma nova fase na história de Jacob Portman e seus amigos. Quem leu os três primeiros livros da série tem uma história completa e não precisa desse livro para complementar nada! O que temos aqui é o início de uma nova trama, novas aventuras, com velhos e já conhecidos personagens.

Por conta disso, o que encontramos nesse livro é uma narrativa introdutória a essa nova fase, uma espécie de ‘novo livro um’. É bem verdade que já conhecemos os protagonistas e suas peculiaridades, mas o que vamos encontrar nesse livro é o início de uma nova jornada, que acaba exigindo novas explicações sobre o contexto, novas descrições de cenários e tudo o mais.

Depois de tudo o que Jacob e seus amigos enfrentaram nos últimos tempos, está sendo difícil para eles se adaptarem à nova rotina. Ainda que a reconstrução do mundo peculiar seja algo muito importante, eles não querem passar os dias presos à tarefas enfadonhas!!

Para Jacob tudo isso parece ser ainda pior porque ele precisa lidar com a rejeição dos pais à sua condição de peculiar. Eles não o aceitam e preferem ir para longe do que ter que lidar com o próprio filho! Isso acaba fazendo com que Jacob sinta uma falta ainda maior do avô e se agarre a ideia de que precisa ser como ele, seguir seus passos, se tornar um grande caçador de etéreos. E é claro que tudo acaba dando bem errado! Essa obsessão de Jacob em seguir os passos do avô o deixa cego aos perigos e coloca seus amigos em uma furada atrás da outra.

Muito embora esse livro tenha se mostrado mais lento, eu gostei da proposta do autor. Jacob e seus amigos estão mais velhos e mostram todos os sinais do ímpeto e arrogância da adolescência. Depois de terem salvado o mundo peculiar e as ymbrynes, eles não se conformam em ser tratados como crianças. E quem é que se conformaria?! Rs…

A leitura me prendeu do início ao fim e, apesar de eu sentir vontade de esganar o Jacob umas cem vezes, valeu demais a leitura! Rs… Não vejo a hora de ler o próximo livro!!

Sobre o autor e seus outros livros…

Ransom Riggs cresceu na Flórida e hoje mora na cidade que se tornou o lar das crianças peculiares: Los Angeles. Sempre seguiu uma dieta à base de histórias de fantasmas e comédias britânicas, o que provavelmente explica o estilo de seus romances. Não são poucas as chances de ele estar escondido debaixo da sua cama neste exato momento, observando você (vá conferir). Se não o achar lá, você certamente vai encontrá-lo no Twitter: @ransomriggs. (*Fonte: Site da Intrínseca).

A série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é composta, até o momento, por quatro romances e um livro de contos. São eles: O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, Cidade dos Etéreos, Biblioteca das Almas e Mapa dos Dias, além do livro extra chamado Contos Peculiares.

O autor publicou ainda um livro chamado “Talking Pictures”, uma coletânea de fotos e mensagens antigas, como essas encontradas nos livros da série ‘O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares’, mas acredito que esse livro não será publicado por aqui porque é para um público muito específico…

 

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

26 comentários sobre “Mapa dos Dias, de Ransom Riggs #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Deve ser muito bom acompanhar essa nova fase de Jacob e das adaptações das crianças em um mundo diferente das que ela estão acostumadas.
    cheirinhos
    Rudy

  2. Helana O'hara Heck

    Olha só, estou surpresa com a continuação
    Achei bem legal a ideia de colocar as crianças para se camuflar no Mundo, e nada mais legal que o Jacob para ensinar isso.
    Certamente é um livro muito gostoso de ler

  3. Leitura Enigmática

    Preciso demais ler esse livro,adoro essa série e desejo ler todos os seus livros. Confesso que estou muito curioso para saber dessa trama na sua íntegra.

  4. Karini Couto

    Tudo bem? Eu li os outros livros e nesse senti uma narrativa mais lenta, e pra mim, a série poderia ter parado no livro 3.
    Achei a leitura realmente cansativa demais, mas com o gancho que ficou, quem sabe n9 próximo livro eu não seja surpreendida.

    Beijos.

  5. Ana Caroline

    Olá!

    Eu vi o filme do primeiro livro recentemente e gostei, o final que não me agradou muito.
    Não tenho vontade de ler os livros dessa série, mas espero que tenha mais adaptações futuramente, pois é ótimo acompanhar as aventuras das crianças peculiares.
    Que bom que o livro apesar de lento, não foi uma leitura ruim, pelo menos a autora não estragou o desfecho do último livro!

  6. Aline M. Oliveira

    Oi Camila! Também fiquei surpresa quando anunciaram a publicação deste quarto volume, porque embora eu não tivesse lido a série, eu sabia que a história se encerrava no terceiro livro. Tenho muito curiosidade por ela, e acho que fiz bem em não ler, afinal tinha mais um volume a caminho. Acho que hoje tem muito disso, os autores fazem sucesso com uma série, e não conseguem encerrar de vez. Mas é bom saber que mesmo com os personagens que já conhecemos, esse liro serve de pontapé para novas aventuras, o que deixa a gente curioso, afinal. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ http://www.stalker-literaria.com

  7. lanawesley

    Possuo os três primeiros livros dessa série, mas confesso que até hoje eu não consegui ter coragem de iniciar a leitura. Talvez seja pela fato de que apesar da história me chamar a atenção, ainda assim não tenho costume de ler livros de fantasia. Eu também me peguei surpresa quando a editora anunciou que haveria outra continuação, mas fiquei feliz e entusiasmada ao saber que aqui temos uma nova introdução que aborda uma nova história, cheia de aventuras. Por isso com certeza quero adquirir essa obra.

  8. Pollyanna Campos (@PollyanaCampos)

    Olá, tudo bom?
    Nunca li nenhum dos livros da série, não é um gênero que faz muito meu estilo. No entanto, achei bem bacana esse novo livro com novas aventuras para os personagens, tendo sido feita mesmo sem finais em aberto no livro anterior. Isso é muito bacana porque só precisa continuar lendo quem quer né? Curti muito saber o quanto você gostou e como a leitura te prendeu ♥
    Beijos!

  9. Camila de Moraes

    Olá Camis!
    Por mais que eu tente não consigo gostar dessa série. Li o primeiro livro e abandonei. A narrativa super arrastada não foi pra mim.
    Legal saber que o personagem tem uma nova fase através dessa história e apesar de gostar das capas infelizmente essa dica vou passar.

  10. Carolina Durães de Castro

    Oi Camila!
    Eu confesso que fiquei surpresa com o lançamento do quarto livro, pois quando terminei o terceiro, achei que tinha sido um bom final rs.
    Amei o cuidado da editora com o livro, a edição está linda e gostei da história, mas não fiquei tão empolgada quanto nos livros anteriores.
    Beijos

  11. Ivinah Campos

    Tive a mesma impressão que você: a saga tinha terminado de forma excelente, pra que um quarto livro???? Porem comprei já o Mapa dos Dias e será uma das minhas próximas leitura. Que bom saber que uma nova fase se abre e eu estou bem animada com isso.
    beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!