Leitora Compulsiva

Literatura Nacional X Literatura Estrangeira

Olá a todos… Hoje estou fazendo um post diferente. Quero a opinião de vocês sobre esse assunto!!!

A algum tempo tenho tentado inserir o maior número de livros nacionais na minha lista de leituras. Mas isso tem uma razão: durante muito tempo os escritores nacionais foram desvalorizados. Volto a dizer que ler os clássicos por obrigação quando se é adolecente só pode deixar a gente meio traumatizado. O negócio é que muita gente acaba ficando com a impressão que os livros nacionais se resumem à Machado de Assis. E não é bem assim. Tenho a felicidade de descobrir excelentes escritores e escritoras nacionais, que escrevem sobre todo o tipo de assunto. Nem preciso falar da Vivi Fair, né?! E o Felipe Pan, a Vanda Amorim, a Paula Pimenta e tantos outros sobre os quais já fiz resenha aqui. E sei que ainda tem muita gente boa, mas que ainda não tive oportunidade de ler seus livros e logicamente só opino sobre o que li!! hehe

Mas isso também não significa que agora todo livro nacional virou um best-seller… Não é isso! Tem sim muita gente boa, mas também tem gente que não tem tanto talento assim, mas que anda se promovendo com o título de Escritor Nacional! Isso eu acho errado!!!!

O talento de um escritor não tem a ver com o lugar onde ele nasceu! Isso é a maior besteira!!!!!!!!!!! Quem é bom, é bom em qualquer lugar! Mas quem é ruim também!!! Infelizmente tenho visto blogs de pessoas ignorantes que discriminam a literatura estrangeira apenas por ser estrangeira!! Que babaca!!

Por isso quero deixar claro que o Leitora Compulsiva é, sempre foi e sempre será a favor de livros de qualidade e de escitores de talento, independentemente da nacionalidade de cada um. Já passaram por aqui escritores brasileiros, portugueses, suecos, ingleses, americanos… Alguns com talento, alguns não!! Alguns tem muito talento mas seus livros não me agradaram… Alguns tem uma escrita mais simples e um pouco fraca, mas me comoveram!!!Isso é o mais importante de um livro!

Tem gente que fala que não devemos comprar o livro pela capa, mas como eu faço isso (ai, confesso!)… prefiro dizer: Não compre um livro pela sua origem!!! Antes de escolher um livro, procure saber mais sobre ele! Veja se há capítulos disponíveis na internet (a Livraria Cultura às vezes tem e algumas editoras também). Veja a opinião de outros leitores, mas tome cuidado com o Skoob porque existem perfis falsos criados para promover livros ruins e desvalorizar livros bons! Pesquise no Google… assim como o Leitora, existem muitos blog sérios de pessoas que falam sobre o que realmente leram. Isso é muito importante!!! Fuja daqueles que têm opiniões radicais, que só lêem um único gênero e que todo o resto é ruim!!

Enfim, valorize o talento!!!!!!

44 comentários sobre “Literatura Nacional X Literatura Estrangeira

  1. @lecobastos

    Oi Camila, sempre venho aqui dar uma olhadinha em suas opiniões. Queria deixar a dica e ressaltar alguns projetos e livros bons da NOSSA literatura: Editora Tarja Editorial, com os livros Paradigmas, Steampunk, Kara e Kman, Fábulas do Tempo e da Eternidade…
    A editora Draco com: Annabel e Sarah, Imaginários I e II e muitos outros no prelo…

    O fato é que as pessoas se tornam preconceituosas com literatura nacional porque foram obrigadas a digerir Machado de Assis sem estarem preparadas. Basta dar uma olhada em comunidade do orkut como: Escritores de Fantasia e FC pra notar quantos trabalhos bons (alguns ruins, sim) tem surgido nos últimos tempos…
    Abraços.

    1. Camila

      Obrigada Leco! Era exatamente isso que eu esperava, saber a opinião de vocês!!! Concordo mesmo que tem muito preconceito… Mas estranhamente tenho visto gente que defende que SÓ devemos ler coisas nacionais…

  2. Bruna Britti

    Falou tudo Cami!!! Tava esperando alguém fazer um post desses, rsrs. Estou vendo alguns escritores aí se achando (e na vdd não escrevem nada) e ainda metendo a boca nas editoras que publicam livros estrangeiros. Esse negócio de valorizar escritores da nossa nacionalidade é muito relativo. Temos sim é que dar chance a eles, pq assim como os lá de fora, tem os bons e os ruins. Ja li livros excelentes e brasileiros, assim como já uns q não consegui passar da primeira página, e é a mesma cosa com os livros de fora. É ridículo ficar menosprezando pela nacionalidade de um ou de outro. O escritor não precisa menosprezar os estrangeiros, basta ele ser bom q ele chega lá. Assim como alguns blogs (q eu já vi) q são contra autores de fora. Acho q essa briguinha já deu o q tinha q dar (prontofalei…). Beijos hiper grandes!

    1. Camila

      Com certeza, Bruna… Livro bom é bom, não importa de onde é?! Mas com certeza as editoras poderiam olhar mais um pouco para o mercado nacional e arriscar mais! Trazer um livro estrangeiro que já fez sucesso lá fora, é muito cômodo!

  3. Luciara

    Nossa, amei, falou bonito.
    Estou amando o que venho lendo de autores nacionais e divulgo mesmo, pena que ainda há pessoas que acham que o que é bom é o que vem de fora e nem dão uma oportunidade para nossos maravilhosos talentos brasileiros.
    Amo muito dos livros de autoras estrangeiras e não vou desvalorizar o trabalho delas porque quero que os talentos do meu país sejam mais valorizado, acredito que há espaço para todos e que as pessoas devem ler sim, pesquisar, pois estão surgindo livros ótimos de pessoas com muito talento. Já li da Kamila Delenski, Leila Rego e estou aqui para ler da Laura e da Bruna e pretendo ler da Vivi e do Enderson.
    Creio que vou gostar dos que ainda não li e amei os já li.
    beijos. **

  4. EricRossi

    Na minha opinião, autores são bons, não importa a nacionalidade, o que difere é a cultura de quem lê. Por isso também acredito que os autores brasileiros foram prejudicados pela nossa própria cultura escolar “Machado de Assis” (sem querer desmerecer as obras do mesmo).

    Sobre procurar informações na internet, para qualquer assunto, você tem que saber filtrar as coisas, nem sempre o que foi pior para a maioria vai ser ruim para você. E infelizmente ainda existem pessoas que perdem tempo tentando denegrir outras, pelo simples prazer ou falta do que fazer.

    1. Camila

      É verdade, Eric… a internet pode ser ótima ou uma grande porcaria nesses casos. Mesmo vendo a opinião das pessoas, gosto de ir lá e dar uma olhadinha mais de perto no livro! Tem muita gente maldosa mesmo!

  5. Viviane

    Disse tudo e não esqueceu nada!! É isso mesmo, concordo plenamente! O preconceito surge desde a infância, e olha que antes de ler os livros chatos da escola, eu já lia muuito, sem me preocupar com a origem do escritor (confesso que às vezes nem queria saber quem era..^^;) . E pra quê ser radical?? Ou extremista? Isso é coisa de gente com cabeça pequena. Aah, disso eu sei! kkk!

    1. Camila

      E está aí a opinião de uma das melhores escritoras nacionais da atualidade!!! Isso mesmo, Vi! Mesmo você sendo uma escritora nacional, que sofre com todos os problemas de preconceito por parte das editoras e de certos leitores, mesmo assim não sai por aí reclamando!! Mais uma vez demonstra como tem a cabeça no lugar!!!

  6. Fernanda

    Oi Camila,

    Muito bom o post. Eu acho que o preconceito existe e muito, as vezes indico algum livro ou comento e as pessoas me perguntam. Mas é nacional ne, é bom mesmo? O livro da Leila mesmo foi um exemplo, tive que mandar minhas amigas lerem para parar com o preconceito rs

    É grande também a dificuldade para os autores nacionais serem publicados e reconhecidos. Não tem tanto marketing, nem lucro, nem editora… cabe a todos nós divulgar e reconhecer as boas obras que estão sendo lançadas.

    E o outro lado também é verdade, nem só porque é nacional temos que ficar “babando ovo”, tem literatura nacional de qualidade e tem livros fracos sim e acho que ai cabe a nós blogueiras fazer esta mediação. Já vi muita gente divulgando e enchendo a bola de livro muito fraco, não entendo pq, será que é so para fazer promoção?

    Eu quero divulgar mais livros nacionais no blog e estou até com algumas parcerias e até agora só tive surpresas positivas e ótimos livros 😉

    Falei demais rsrs

    bjoo

  7. Camila Mosqueira

    Falou bonito! É isso mesmo, não importa nacionalidade. Desde quando alguém é bom no que faz pq é nacional ou extrangeiro? Isso não tem nada a ver.
    Nós devemos sim, valorizar e prestigiar os autores nacionais, mas nunca desvalorizar o trabalho lá de fora pra aumentar o ego dos coitados que não escrevem nada..
    Isso é coisa de gente imatura que não sabe fazer direito e fica criticando “o trabalho do coleguinha do lado” pra melhorar sua própria imagem. Não é diminuindo os outros que nós vamos crescer. Temos que crescer por conta própria!
    E viva Vivi Fair, Leila Rego, Paula Pimenta, Felipe Pan e tantos outros que são ÓTIMOS!!!
    Bjos!

  8. Elena Bessa

    Ô, Camila, ótimo post… Eu gosto de ler desde pequeninha, mas sempre tive um preconceito horrível de livros nacionais, por causa dos clássicos! E olha que já tentei ler um monte… Sempre comprei exclusivamente estrangeiros, e só agora que eu passei a frequentar blogs, como o seu, que eu tenho me interessado mais por nacionais e tentado diversificar a estante… E é bom ver que agora os autores nacionais de ficção estão sendo mais valorizados, até por causa do sucesso de obras estrangeiras que fazem os jovens daqui gostar ler!
    Beijos

  9. Carol

    Mila, concordo com você! Nada a ver esse negócio de classificar se o livro é bom ou ruim baseado na sua nacionalidade. Todos tem capacidade de escrever livros bons (e ruins). Eu particularmente, lia bem mais livros estrangeiros do que nacionais, mas hoje tive a oportunidade do conhecer muitos títulos nacionais de qualidade. Acho que é mais facil dizermos que tudo o que é/vem do Brasil é ruim e valorizar as coisas de fora… Mas porque as pessoas só lebram que são brasileiras na Copa do Mundo, quando o Brasil ganha? Sabe, eu também sou seduzida pelas capas de livros ahhahaha bjos!

    1. Camila

      E já que você também é atraída pelas capas, você não acha que a nova ‘imagem’ do livro nacional também tem ajudado bastante?! As capas estão super modernas e chamam mesmo a atenção!

  10. Ana Carolina Cavoli

    Pra mim, se é NACIONAL ou ESTRANGEIRA, não importa… o que importa é que seje uma LITERATURA DE QUALIDADE!!!!!
    Se a escrita for perfeita, a história cativante, o livro ser maravilhoso e prender minha atenção do começo ao fim… não importa quem o escreveu, editou ou publicou, importa apenas o que está escrito em suas páginas!

  11. Mariane

    Eu concordo plenamente! Não se pode sair por aí falando que o livro é bom ou ruim só porque é estrangeiro. Eu particularmente prefiro livros estrangeiros por um simples motivo: raramente encontro alguém falando bem de um livro nacional. Mas quando encontro vou atrás e leio! Uma coisa que eu acho que falta às pessoas é o incentivo, pois o brasileiro não tem o costume de ler. E os preços de livros nacionais são altos, mas acho que isso só irá mudar com o tempo. Gostei muito do post, parabéns!

    1. Camila

      Obrigada Mariane…
      Infelizmente o preço dos livros nacionais não ajudam muito! Mas acho que o preço sempre depende da quantidade de livro que é produzida! Investir em um escritor nacional é muito mais arriscado do que já trazer de fora um livro que fez sucesso em vários países, dessa forma, acho que mandam fazer menos cópias e o preço fica salgado!!!
      Mas dê uma chance aos nacionais!! Dá uma olhada na categoria Literatura Nacional aqui no blog e vai encontrar várias opções de livros nacionais que gostei muito e recomendo!
      Beijos

      1. Mariane

        Obrigada Camila! Realmente é difícil encontrar pessoas que gostem de literatura nacional (admito que estou descobrindo ela ha poucos meses), e vou ler os livros que você recomenda! Assim é facil, quando alguém gosta da história e fala para você ler, o que é bem diferente da leitura forçada que tinha na escola… hehehe
        Bjos!

  12. NAT PUGA

    Acho que o principal motivo das pessoas, principalmente jovens, darem muito mais valor aos autores estrangeiros, começa na escola, com os livros paradidáticos. É chato, mas é verdade, a maioria dos jovens é obrigado a ler os clássicos da literatura brasileira, livros que não despertam interese ou livros de crônicas, algo assim. Alguns gostam, é claro, mas a grande maioria não. E aí eles se fecham, generalizam, achando que esse é o único tipo de livro escrito aqui no Brasil. Muitas autoras e autores começaram a mudar isso, vide thalita Rebouças e a Paula pimenta, mostrando que brasileiros podem sim escrever livros legais, alguns mais ainda do que os estrangeiros. É claro, que como o hábito da leitura é muito mais valorizado em países desenvolvidos, há uma pré-disposição de que a maior parte dos títulos sejam escritos e lançados lá, por isso acho que é tudo pela formação. Sou influenciada a ler desde pequena, por isso não tenho nenhum preconceito. Mas e aqueles que os pais não incentivam? São obrigados a ler clássicos para passarem de ano?
    nossa,falei demais, mas é basicamente isso HUAHAAUHA
    eu leio livro porque é bom, não porque é estrangeiro!

    1. Camila

      Não falou demais não!! Fico muito feliz de ver que tanta gente hoje está redescobrindo a literatura nacional!! E é muito bom saber que as pessoas não julgam mais o livro pela nacionalidade do autor!!

  13. Claudia

    Confesso que não lia muito obras nacionais *vermelha de vergonha* mas agora já estou procurando ler mais produtos nacionais, já li Vivianne Fair e já tenho vários mais, que ja conheci pelo seu blog e pelo skoob, na minha lista! Estou remediando essa falta! E concordo plenamente com vcs, livro bom é bom em qualquer lugar no mundo! Talento não escolhe nacionalidade!

  14. Debee

    Ai, concordo plenamente com você, Camila! O que vale é o conteúdo do livro e não a sua origem… Confesso que fiquei traumatizada com os livros nacionais durante o período escolar, mas aprendi a conhecer primeiro antes de julgar!! Nosso país tem muitos autores maravilhos (como os que você citou) e ruins também! Como qualquer outro país… Isso existe em qualquer lugar!! O que vale mesmo é a leitura em si, pois é isso que nos ajuda a ter uma melhor opnião sobre tudo na vida, além de ser um ótimo passatempo!! ^^
    Beijos =*

    1. Camila

      Só pra ilustrar o problema: entrei numa mega livraria aqui do lado de casa. Logo na entrada da área de livros especificamente tem uma prateleira com os lançamentos de ficção e nenhum livro nacional!!! Muita gente não lê livros nacionais porque não sabem que eles existem! hehehe

  15. Vincent Law

    Há uma grande contradição sobre a literatura nacional. Não falo dos leitores brasileiros, mas dos próprios autores do nosso território que também tem preconceitos.

    Estranho, não? Como alguém que luta contra o preconceito na literatura (falo dos autores, mas não são todos, claro), e tentam destacar a sua obra, sendo que eles continuam a não darem valor a obras brasileiras?

    E vejo isso, com clareza, mas o bom disso tudo que logo muitos irão se arrependerem, daqueles que deram as costas: De não acreditarem nos autores Nacionais. São eles que devem dar o 1° passo, mas não com falsidade, que é pior que o próprio preconceito.

    Parabéns! Adorei essa matéria, Camila.

    1. Camila

      Obrigada Vincent!
      Acho que a literatura nacional sofre um grande preconceito mesmo, mas o que é mais importante é avaliar um livro pelo seu conteúdo e não pela nacionalidade do autor!!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!