Leitora Compulsiva

Lewis Carroll – Alice

Olá a todos!

Antes que me perguntem: o título do post não está incompleta? o nome do livro não é Alice No País das Maravilhas?!, já vou me explicando! Tendo em vista o lançamento do filme da Disney baseado na obra de Lewis Carroll, várias editoras resolveram aproveitar e reeditar o livro… Quem for a uma livraria vai perceber que existem várias edições diferentes disponíveis e vários preços bem diferentes também!

Como vida de leitora compulsiva é difícil, acabei optando pela melhor edição custo/benefício e a escolhida foi a da editora Zahar. Não paguei mais de 15 reais e ainda fiquei contente com o fato do pequeno livro ser composto pelas duas histórias de Alice: Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá! E como vou falar sobre ambas, resolvi deixar apenas Alice no nome do post.

Começando pelo País das Maravilhas: Acho que como eu, muita gente conhece a história de Alice… ou pensa que conhece. O que era o meu caso!! Desde pequena eu sabia que Alice era a menina que entrava no toca do Coelho Branco e acabava num mundo totalmente maluco, onde o tal coelho tinha um relógio e estava sempre atrasado, onde Alice tinha que encolher para passar por uma porta, onde existia um gato que desaparecia e só sobrava o sorriso, onde havia um chapeleiro completamente maluco tomando chá e uma rainha do baralho mandando cortar cabeças!! Bom… isso tem mesmo no livro, é inegável!

Entretanto, confesso que a história que eu acreditava conhecer era muito mais legal dentro da minha cabeça do que nas páginas do livro! Eu sei que é um enorme risco da minha parte escrever uma coisa dessa, mas simplesmente achei o livro um pouco bobo! Não me desejem mal por causa disso, por favor! Eu sei que esse livro é um clássico e não seria se não fosse bom! Mas acho que ao longo dos anos acabei criando uma espectativa tão grande sobre esse livro, que no final fiquei decepcionada! Achei a narrativa confusa e muitas vezes sem pé nem cabeça! Apesar de que se essa era a intenção do autor, então ele é um gênio!

É, acho que pode ser isso, acho que o problema de tudo está na minha cabeça, tão acostumada a coisas que fazem sentido… Eu simplesmente não consegui me dar bem com esse livro!! Não é para mim e tenho que me conformar!!! Alguém já teve essa sensação quando leu um livro?! Eu sei que Alice é bom, mas não consegui gostar!!! Eu sei que é um clássico, mas minha cabeça travou e não consegui embarcar na viagem do autor!!! Uma pena!!!

Sobre o Através do Espelho tenho que dizer que pra mim foi novidade… Não conhecia mesmo essa aventura de Alice, que atravessa o espelho da sala de sua casa e vai conhecer o mundo ‘contrário’. Achei muito interessante ver a participação de peças de xadrez (e não mais as cartas do baralho). Apesar de simpatizar mais com essa leitura, também assumo que não é pra mim!!!

Eu tentei, eu juro!! Mas não posso fazer nada!!!!! Entretanto eu recomendo a leitura! Acredito que esse é um dos livros que todo amante da leitura deve ter em seu ‘currículo’!!! Leia, mesmo que seja pra dizer que não gostou!! Essa é a dica!!

21 comentários sobre “Lewis Carroll – Alice

  1. cassia alves

    Eu li apenas o através do espelho, o das maravilhas está prestes a ser lido… e confesso que gostei, eu achei a história bem contada e consegui ler bem rápido. Acho que a história que soubemos quando crianças era bem melhor, os filmes com certeza é superior ao livro, apesar de que há pessoas que dizem: “leia o livro antes de ver o filme, porque depois você não vai gostar do livro” . Como disse antes o das maravilhas eu n li ainda, e espero não ter uma decepção…rs!

    1. Camila

      Acho que no fundo é melhor ler o livro antes mesmo!!! Toda vez que vi alguém ‘recontando’ a história, achei melhor! hehehe Minha leitura não fluiu bem!! Demorei mais do que o que estou acostumada!

  2. Lia Costa

    Oi, Camila
    Qdo vc quiser e puder investir mais, compre o livro Alice – edição comentada. São os dois livros com comentários; acho que deve explicar as partes mais confusas. Eu tenho mas ainda não li. Só sei que o autor quis fazer isso mesmo, confundir,e que tem muita coisa que é para pensar mesmo. Qdo eu ler o livro, te conto. Mas é normal não gostar de um livro mesmo que seja um grande clássico. Bjs

    1. Camila

      Eu pensei em comprar, mas desisti! Deve ser interessante, mas depois pensei que quero gostar de um livro sem depender de ninguém pra me explicar! hahahaha
      Mas quero saber mesmo sua opinião depois que ler, quem sabe não me animo!
      Beijos

  3. Elena Bessa

    Aaaah Camila, que pena que vc nao gostou! Eu estou esperando essa mesma edicao chegar e estou com altas expectativas para esse livro… Queria ter comprado alguma edicao comentada, ja que todos sempre dizem que esse livro eh confuso e bizarro, para poder entender melhor, mas nao resisti ao preco deste! Agora eh so esperar e ler… Bjs

    1. Camila

      Mas, olah, Elena… de forma nenhuma quero que as pessoas entendam que o livro não é bom!! O livro é obviamente bom, senão não faria sucesso até hoje! Acontece que a leitura é algo muito pessoal e só quis explicar que simplesmente esse livro não funcionou comigo! Acho também que talvez eu não esteja numa fase para esse tipo de leitura!!! Me empolguei para ler por causa do filme, mas acho que meu humor não bateu com a história, só isso! Inclusive nem guardei o livro ainda… ele continua na minha lista de livros pra ler… hehehe

  4. Camila Mosqueira

    Desde pequena eu nunca simpatizei com a história da Alice. Achava legal a parte de encolher e crescer, mas toda aquela loucura de gato sumindo com sorriso no ar e chapeleiro maluco (maluco mesmo!) me deixava agoniada. Se a intenção do autor era confundir, então ele foi bem sucedido, mas nunca me agradou histórias sem sentido.
    Nem sabia que tinha versão comentada desta história! hehe Vc tem razão, se alguém precisa nos explicar uma história que teoricamente é pra criança, então tem algo errado (ou comigo ou com a história hehehehe).
    Bjos!

    1. Camila

      Ai Mila… só você mesmo!! Muita gente não entende que os livros são como as pessoas… às vezes a gente conhece alguém e sem explicação nenhuma ‘o santo não bate’ e tem pessoas que acabamos de conhecer que parece que conhecemos a vinte anos!! Pelo menos comigo é assim! Eu conscientemente sei que o livro é bom, mas por mais que eu me esforçasse, não me identifiquei com ele, simplesmente não rolou! Por isso que eu sempre digo que essa é a minha opinião, mas que ninguém deve deixar de ler um livro por causa do que eu escrevi aqui! hehehe

  5. Viviane

    hahaha, só você mesmo para pedir desculpas por não gostar de um livro! hahaha! Já é trauma, né? rsrs Bom, acho que todo mundo conhece a história da Alice pela Disney, que é mega fofa! Eu nunca quis ler a original porque algumas parecem não ter nem pé nem cabeça..rsrs e esse livro nunca foi bem pra criança não… ;/

    1. Camila

      Acho que é trauma um pouco sim!! Mas como eu disse pra Mila, eu sei que no fundo o livro é bom, mas não é um livro pra mim!! Aconteceu isso quando li o Caim, do Saramago, lembra!!! Não consegui estabelecer uma relação de intimidade com o livro… Como diria um conhecido, ‘não consegui pegá mizade coele’! hehehe Pois é… essa é mais uma das minhas pirações, mas livros pra mim são como amigos! Daqueles que sempre tem alguma coisa pra nos contar! hehehe

      1. Viviane

        É, não existe livro que agrade a todos, não tem jeito! Quem gosta de um estilo pode não gostar de outro e por aí vai! às vezes eu mesma tenho dificuldade de gostar de um livro, embora insista… ;/

  6. Debee

    Nunca achei a história de Alice no País das Maravilhas muito boa, mas a do Através do Espelho me simpatizo mais! De qualquer maneira não gosto muito de histórias sem pé nem cabeça, que me deixe totalmente confusa, eu fico super agoniada, com dor de cabeça até! hehe! Por isso prefiro não ler…
    Mas é uma pena que você não tenha dado sorte nessa leitura, é muito triste não ‘entender’ um livro!
    Beijos =*

    1. Camila

      Nossa… você não imagina como estou me sentindo melhor com a opiniã de vocês aqui!! Eu me senti tão pra baixo por não me entender com esse livro, mas agora tô vendo que eu não sou tão estranha assim! hehehe

  7. Carol

    Oi Mila! Bom, vejo muitas pessoas fãs da estória de Alice no País das Maravilhas, maaaas, não sei. Nunca fui muito com a cara dela. HAHAHA não assisti o desenho, nem li o livro, então não conheço a estória a fundo, mas digo que nunca tive vontade de conhecer. Talvez o livro seja meio bobo porque, acredito eu, foi feito para os pequenos leitores! Agora, procurarei assistir o filme. Quem sabe não mudo de opinião?
    Bjs!

    1. Camila

      Carol, o que me anima em ver o filme, mesmo não tendo gostado tanto do livro, é a direção e os atores!!! Além do mais, pelo o que entendi do trailer, o filme não é exatamente uma adaptação e sim uma espécie de ‘retorno’ de Alice ao País das Maravilhas! Parece que a idéia é que ela já está mais velha e acaba voltando pra lá! Então com certeza vou assistir!

  8. Verônica

    Olá! Descobri seu blog por acaso e adorei (além de me identificar bastante com o título =D)!
    Enquanto lia os posts me deparei com esse sobre Alice e não resisti a fazer um comentário. Bem, eu sou super suspeita pra falar porque AMO essa história desde que me entendo por gente, mas o livro mesmo completo, só fui ler depois de maior…
    Entendo perfeitamente você não ter “pegado amizade” com o livro, mas deixo aqui a dica pra você ler a edição comentada da editora Jorge Zahar. Além da parte gráfica ser LIINDA, o mérito está justamente nos comentários. Muitas coisas passam despercebidas e parecem mais nonsense ainda porque não vivemos naquela época, nem participamos do pequeno círculo de amizade que Lewis Carroll tinha com as meninas Liddell, entre outras coisas…
    Não estou dizendo que você passará a gostar ou coisa parecida, mas é bem satisfatório à caráter de elucidação de algumas passagens meio confusas. É legal porque os acontecimentos do livro são um nonsense com sentido (eu sei que isso vai contra a própria palavra, até… Mas não consegui pensar em outra forma pra me expressar).
    Ok, já escrevi demais o.o Vou terminar de ler seu blog ^^
    Parabéns!!

    1. Camila

      Olá Verônica!!!
      Seja bem vinda e fique à vontade!! Não precisa se preocupar porque adoro comentários!!! Pode falar mal da minha resenha também, não ligo não!! hahaha
      Minha relação com o Alice não foi das melhores mesmo! Eu conhecia a história desde pequena e ficava encantada! Acho que acabei me iludindo demais!! Fazia uma outra idéia da história!! Eu já vi essa versão comentada! Inclusive quase comprei essa, mas acabei optando pela versão simples! Depois que li o livro, fiquei pensando com meus botões… eu fiquei triste por não ter gostado do livro!! Já pensei em ler essa versão comentada, mas fico meio na dúvida! Na verdade é um certo preconceito… Sabe, acredito que um livro é bom ou não por si só! Não vejo sentido em alguém ter que me explicar uma coisa que acabei de ler!! Eu sei… é bobagem, mas acho que já tive minha experiência com o livro e não quero arriscar!!
      Mas adorei as informações! Quem sabe daqui uns anos eu não volte a ler, e opte pela edição comentada?!!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!