Leitora Compulsiva

Lennore Appelhans – Level 2: Só as memórias podem salvá-la

Título: Level 2 – Só as memórias podem salvá-la

Série: As Crônicas da Memória

Autor(a): Lennore Appelhans

Editora: Leya

Ano: 2014

Páginas: 336

Tradução: Daniela Pires

Sinopse no Skoob

***

Como leitora compulsiva e blogueira literária, todos os dias acabo sendo inundada de informações sobre lançamentos, sobre as séries de sucesso, sobre os livros que vão virar filme e quais são os “must-reads” do momento!! No entanto, para não cair na mesmice e não resenhar somente os livros mais badalados, estou sempre à procura de histórias interessantes, mas que por qualquer motivo não entraram para as listas de mais vendidos!! Sempre que recebo o e-mail das editoras parceiras com as opções do mês, dou preferência para livros de séries que já estou acompanhando, mas quando não tem nenhum nessa categoria, então escolho algum que acho mais diferente!! rs…

E foi assim que escolhi o “Level 2”, da Editora Leya!! rs…

Esse livro conta a história de Felicia Ward, uma jovem norte-americana que morreu em um acidente! Pois é… Logo de cara ficamos sabendo que a garota está morta, mas sua alma está numa espécie de nível superior. Só que esse lugar em que ela está não se parece em nada com o a ideia que fazemos do céu ou de um lugar de descanso eterno… Felicia está em uma espécie de purgatório, um tipo de alojamento que ela chama de Colmeia e divide com outras garotas com a mesma idade que a sua, todas norte americanas e que morreram em um acidente no início do século XXI. Louco, não?!

Dentro dessa colmeia, todas as garotas possuem câmaras pessoais de memória, um lugar onde podem se plugar e acessar suas memórias, revivendo assim os momentos mais felizes de sua vida. Elas podem ainda colocar suas memórias em uma espécie de rede social e ganham pontos quando outras pessoas acessam suas memórias. Com esses pontos, elas podem acessar memórias de outras pessoas… Basicamente essas garotas passam seus dias plugadas, sem a menor vontade de interagir com umas com as outras.

Todo o cenário criado para essa história é muito bizarro e no início nada faz sentido… No entanto, conforme Felicia revive suas memórias, passamos a juntar as peças e entender como era a sua vida e o que aconteceu com ela até o momento do acidente. Logo de cara ficamos sabendo que as memórias preferidas da garota são as que se relacionam com Neil, o jovem que era seu namorado quando ela morreu!

Mas nem só de memórias vive Felicia. Ela é uma das poucas que consegue se manter algum tempo afastada de sua câmara de memórias e interagir com outras garotas. Ela considera Bekah e Virginia como suas únicas amigas no Level 2 e por mais estranha que essa amizade seja, é melhor que nada!!! Apesar de tudo, ela parece conformada com a rotina e não questiona o funcionamento das coisas… Pelo menos não até uma das garotas de sua colmeia desaparecer e ninguém se lembrar dela além de Felícia. É então que ela começa a fazer perguntas.

Bem nessa hora surge Julian, um velho conhecido de Felicia. Com certeza ele é a última pessoa que ela espera encontrar no pós-vida. Mas ali está ele em sua colmeia, oferecendo uma saída para ela. Apesar de seus sentimentos por Julian não serem os melhores, ela agarra a oportunidade e começa a descobrir o que é realmente o Level 2!! Assim, a garota se vê no meio de uma rebelião contra os Morati – anjos guardiões do Level 2 – e numa busca alucinante pela verdade! Tudo o que ela mais quer é encontrar Neil, mas para isso terá que assumir um lugar nessa luta!!

Bom… acho que minha resenha ficou um pouco confusa, não é mesmo?! E se acharam minha resenha confusa, então imaginem só como o livro é maluco! hehehehehe Mesmo depois de ler o livro todinho ainda não sei bem o que aconteceu e nem quem são os mocinhos e os bandidos! hehehe A história tem uma narrativa até um pouco arrastada ao longo do livro, mas o final é super corrido!! Acontece tanta coisa que não consegui assimilar algumas delas!

Felicia é uma personagem cheia de segredos e não consegui me identificar com ela… Não senti nenhum carisma e nem consegui torcer por ela. A verdade é que fiquei tão atrapalhada tentado entender quem ela era e o que tinha feito que acabei me perdendo na narrativa. Julian também não ajudou muito! Ele não se mostra confiável e nem dá para saber de que lado ele está na luta entre os rebeldes e os Morati. Ah… e tem mais essa… Não entendi esse negócio dos tais Morati.

A ideia do livro é bem interessante e até curto quando as histórias intercalam cenas do presente e do passado… No entanto isso não funcionou para esse livro. o vai e vem entre realidade e memória não funcionou bem! Por mais que eu saiba que há uma continuação para esse livro, acho que faltou muita coisa nesse primeiro volume. Acredito que a autora poderia ter trabalhado melhor com o final do livro, sem tanta correria! Eu sei que é péssimo dizer isso, mas senti que faltou um acabamento para a história, o texto me pareceu um pouco cru demais!

Como a esperança é a última que vai para o Level 2 (hehehe), fico na torcida para que o próximo livro da série seja menos confuso e consiga responder minhas dúvidas! Mas ainda não tenho certeza se vou continuar… Pelo menos não será prioridade!!!

Leya - Rosa

8 comentários sobre “Lennore Appelhans – Level 2: Só as memórias podem salvá-la

  1. marinafaedda

    Oi Camis!

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, e a história parece bem confusa mesmo! Acho que alguns autores se empolgam tanto tentando escrever algo diferente, que não dosam na quantidade de novidades, e deixam seus leitores perdidos! =/

    Beijos, ótima resenha, como sempre! =)

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Bia.
      Quem sabe seja melhore esperar pela continuação.
      Infelizmente, quando uma série não faz muito sucesso, as editoras deixam de lado e não publicam as continuações…
      Acho melhor esperar mesmo!
      beijos

  2. Oliveira

    Camila, que livro estranho! Esse fiquei curiosa, mas após sua resenha (o livro confuso) vi que prefiro saber como vai ser o próximo livro em sua resenha do que arriscar a lê-lo.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Oliveira.
      O livro é meio maluco demais para o meu gosto. Muitas coisas não fizeram o menor sentido para mim, mas quem sabe o próximo volume seja melhor!
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!