Resenhas

Lendários, de Tracy Deonn #Resenha

Título: Lendários

Título Original: Legendborn

Série: Lendários #01

Autor(a): Tracy Deonn

Editora: Intrínseca

Ano: 2021

Páginas: 592

Tradução: Jim Anotsu

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino, Magazine Luiza

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

***



Lançado pela Editora Intrínseca no mês de junho, Lendários da autora Tracy Deonn é o primeiro livro de uma série de fantasia jovem-adulta sobre a jornada de uma jovem para entender a origem de suas dores e de seus poderes.

E para promover esse lançamento, a Intrínseca contou com seus parceiros para organizar uma Leitura Coletiva bem bacana e eu, é claro, agarrei essa oportunidade de ler essa história junto com a galera! Hoje conto para vocês o que achei dessa trama…

Sobre o que é “Lendários”?

Lendários  conta a história de Bree Matthews, uma jovem negra de 16 anos que, após perder a mãe em um acidente de carro, decide que precisa se afastar das lembranças e do ressentimento que carrega pela discussão que teve com a mãe antes de sua morte. Bree então se junta à sua melhor amiga e parte para a Universidade da Carolina do Norte para participar de um programa pré-universitário e, com sorte, deixar as dores do passado para trás e ter uma vida normal.

No entanto, logo em seu primeiro dia, Bree se depara com algo inexplicável… algo mágico e definitivamente perigoso. E quando vê essa mesma magia pouco tempo depois, ela decide partir atrás de respostas. Suas buscas a levam até uma ordem secreta chamada Lendários, formada por descentes do Rei Artur e dos cavaleiros da Távola Redonda, cuja missão é proteger os humanos de ameaças demoníacas. E de alguma forma, os Lendários podem estar ligados à morte da sua mãe.

Agora, tudo o que Bree precisa fazer, é se infiltrar na ordem para descobrir os segredos mais bem guardados. Contando com a ajuda de Nick, um importante membro dos Lendários, ela entra em uma árdua disputa para se tornar uma Escudeira e assim poder ter acesso às informações que ela busca. E enquanto ela luta para vencer os desafios, descobre dentro de si poderes incríveis que não tem a mínima ideia de onde vem, mas que são ferramentas necessárias para punir os responsáveis pela morte de sua mãe… e ainda podem ser decisivos na guerra entre magos e demônios!

O que esperar desse livro?

Por ser uma grande fã de livros de fantasia e admiradora dos mitos sobre o Rei Artur e a Távola Redonda, quando me deparei com a sinopse desse livro e com toda essa premissa, foi impossível não criar uma enorme expectativa. Juntando isso ao fato do livro ter recebido excelentes críticas e uma alta pontuação em sites estrangeiros especializados, eu realmente comecei essa leitura acreditando que esse se tornaria um dos meus livros favoritos do ano!

E então… Não rolou!!! (E como me dói escrever isso!!!)

A trama tem tudo para dar certo: um mundo fantástico misturado ao mundo real, seres demoníacos e jovens com poderes sobrenaturais, os mistérios e intrigas de uma ordem secreta,  lendas e mitologias, muita diversidade, luta do bem contra o mal, romance e uma incrível reviravolta… Tudo isso deveria ter sido o bastante para me conquistar… Mas, por mais que eu tenha desejado amar esse livro, não consegui!

E por quê? Porque, apesar de diversas coisas incríveis e louváveis da trama, a protagonista deixou muito a desejar. Por mais que a ideia e intenção da autora sejam ótimas, a execução não me convenceu! Algumas falhas de argumento foram realmente difíceis de engolir… Mas o que pegou mesmo foi o comportamento e o caráter da Bree. Enquanto meu cérebro tentava se agarrar a todas as amarguras da vida da jovem para justificar e passar um pano para as atitudes egoístas e cruéis dela, meu coração me dizia para manter distância. Esse desapontamento com a Bree logo no início da leitura acabou me provocando um bloqueio e não consegui “entrar” na história ou me envolver de verdade.

Sendo bem justa, reconheço que a jornada da Bree faz com que ela amadureça, reconheça alguns de seus erros e reveja suas atitudes… Mas isso demorou tanto, que minha aversão já estava enraizada e espalhada feito erva daninha!

Como eu escrevi ali em cima, me dói dizer que me decepcionei com uma história que eu queria ter amado… Mas ainda que a minha experiência não tenha sido como eu imaginava, foi ótimo poder participar da Leitura Coletiva e ver que a grande maioria dos leitores ali de fato amou a Bree e toda a trama!

E justamente por ver tanta gente curtindo essa história, eu me sinto à vontade em indicar esse livro! Quem sabe esse não tenha sido apenas um caso de “meu estado de espírito já não está tão bom depois de tanto tempo de pandemia”?! Rs…

Sobre a autora e seus outros livros…

Tracy Deonn é escritora e fangirl de carteirinha. Ela cresceu na região central da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde devorou em igual medida livros de fantasia e comidas típicas do Sul. Após completar seu mestrado na Universidade da Carolina do Norte, Tracy trabalhou no teatro, na indústria de videogames e em escolas de ensino fundamental. Quando não está escrevendo, participa de palestras sobre ficção científica e fantasia, lê fanfics, organiza encontros entre cachorrinhos e procura qualquer coisa com gosto de gengibre.

Lendários é o primeiro livro da autora a ser publicado aqui no Brasil. O sequência de Lendários se chamará Bloodmarked (ainda sem título em Português) e deve ser lançado lá fora em 2022.

 

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Eu demorei para gostar de Bree e quase isso não aconteceu. Mas puxa, ela só tem 14 anos, não dava para esperar que ela menos chata.
    Por isso não que tenha passado pano, mas dei desculpas para muitas atitudes dela.
    O que me tira do sério é isso de tentar forçar um triângulo amoroso. Isso sempre me deixa doida da vida.
    Mas vou aguardar ansiosa pelo segundo livro!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    • Oi, Angela.
      Não entendi qual motivo fez a autora colocar uma adolescente de 16 anos em um ambiente universitário. Para mim o primeiro erro já foi esse.
      O triângulo amoroso forçado também não me desceu!! Rs...
      Vamos esperar o próximo volume e ver se as coisas melhoram!
      beijos

  • Eu tenho vontade de ler esse livro e acho que a autora pode melhorar na sequência desse livro e até na protagonista, não precisa se sentir culpada por não gosta de um livro eu também já tiver esse aversão por alguns personagens.

    • Oi, Alecia.
      Acho que ando bem sem paciência para algumas atitudes de protagonistas, viu?! Esse não é o primeiro livro cuja protagonista me parece infantilizada e mimada demais!! Rs... Mas acontece, né?!
      beijos

  • Camis!
    Tão triste quando um livro tem tudo para nos conquistar, tem um cotação muito boa, um plot genial, entretanto, uma protagonista que não conquista e faz com que a leitura se torne pifia...
    cheirinhos
    Rudy

  • Olá Camila
    Esse livro chegou com tudo hein .? Vi tantas leituras coletivas dele.
    Mas que pena que a leitura não funcionou completamente para voce .
    Mas é natural isso .acontece. sentir empatia pelo personagem central é fundamental e se isso não acontece não há o que fazer .
    É sentir empatia é algo natural .não adianta querer forçar.

    Bjs

    • Oi, Eli.
      Não adianta forçar mesmo! Eu tentei criar algum vínculo com a Bree, mas não deu certo!
      Uma pena, porque a premissa é ótima!
      Beijos

  • Olá! Então, eu quase não embarquei nessa leitura, porque confesso não sou muito fã do Sr. Artur não, mas eram tantas propagandas, que não resisti, e li o livro, realmente Bree é uma protagonista difícil de se gostar, eu mesma só fui simpatizar com ela no final do livro, também acho que a autora forçou algumas situações e me deixou com muitas dúvidas, espero que a continuação possa melhorar o andamento da trama.

    • Oi, Elizete.
      Eu achei que a autora errou em trazer uma personagem adolescente para um meio adulto. A imaturidade dela destoou demais.
      Quem sabe as coisas melhorem no segundo volume!
      Beijos

  • Ai, Cá! Eu bem que tentei te acompanhar na Leitura Coletiva, mas não consegui avançar. Consegui chegar na metade com muito esforço, mas abandonei. A Bree é uma menina mimada e egoísta, que acha que os problemas delas são maiores que os de todo mundo. Achei ela chata demais. Ainda vou tentar terminar porque você disse que melhora um pouco, mas não vai ser tão cedo.

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás