Leitora Compulsiva

Laura Reese – Falsa Submissão

Cada dia que passa me convenço mais de que a nova moda literária são os romances eróticos. Basta entrar numa livraria e logo a gente se depara com pelo menos três títulos do gênero nas prateleiras em destaque. Cada editora faz a sua aposta e alguma resolveram relançar livros do gênero, para tirar uma casquinha dessa nova moda… E acho que estão mais que certos, já que no final somos nós que saímos ganhando, já que temos a oportunidade de conhecer títulos que passaram despercebidos.

Uma das editoras que resolveu relançar títulos de seu catálogo foi a minha querida Record, que trouxe de volta o livro Falsa Submissão, romance de estréia da autora Laura Reese, cuja primeira edição data de 1996. A nova edição ganhou uma capa mais bonita e tem tudo para garantir um lugar entre os mais vendidos do gênero!

Mas antes de falar sobre a história em si, já vou avisar que esse livro não é para qualquer um. Se vocês leram Cinquenta Tons e Toda Sua e esperam encontrar mais um lindo romance, onde o galã “problemático” está disposto a mudar de vida depois de encontrar o grande amor, podem esquecer.

Já sei, vocês já são grandinhos e estão pensando que eu sou uma chata, velha e cricri… Tá, eu até sou tudo isso… Ok! Mas eu sei que muitos de vocês, assim como eu, ainda não estão acostumados a encarar certos tipos de realidades nuas e cruas. E não estou me referindo a cenas de sexo explícito, porque isso a gente encontra até nas novelas hoje em dia… O que eu digo é que esse livro traz mais do que uma narrativa erótica. Traz uma trama densa, na qual o sexo é apenas uma ferramenta de obsessão, dominação e porque não dizer humilhação e controle. A mesmo tempo em que a narrativa é pesada, foi impossível para de ler o livro. As palavras que mais me vieram à cabeça enquanto lia esse livro foram ‘doentio’ e ‘viciante’.

Agora vamos à história… A irmã de Nora foi assassinada e ela tem certeza de que o assassino é o misterioso professor de música que ela chama apenas de M. Nora encontrou um diário no qual sua irmã registrou boa parte de seu envolvimento com M e Nora, após ler os registro da irmã, passa a desejar que M pague por tudo o que ela acredita que ele fez. A polícia não encontrou nenhuma prova que pudesse ligá-lo ao crime, mas Nora resolve investigar sozinha.

Nora se afasta de seu trabalho, de seus amigos e esconde suas intenções até mesmo de seu carinhoso namorado Ian.

O desespero pela verdade é tanto que Nora resolve se aproximar de M, sem se identificar, e se submeter às suas vontades, enquanto tenta obter provas de sua ligação com o crime. Mas M a reconhece e, jurando não ter qualquer envolvimento com a morte da irmã de Nora, resolve estabelecer uma espécie de jogo que fará Nora entender quem era sua irmã de verdade e tudo o que ela passou. Numa busca obsessiva por mais informações, Nora se envolve em um relacionamento de certa forma doentio com M, adepto de práticas sadomasoquistas e de dominação total, tanto física quanto psicológica. Nora acaba descobrindo mais do que imaginou sobre sua irmã, sobre si mesma e sobre o crime.

Como eu disse, o livro é viciante. Além de todo o apelo erótico, esse livro ainda tem um viés policial, que nos deixa vidrados querendo descobrir quem é o verdadeiro assassino.

45 comentários sobre “Laura Reese – Falsa Submissão

  1. Marcella Daniel

    Quando li a sinopse deste livro fiquei super intrigada, mas depois li algumas resenhas e muitas diziam que ficaram até um pouco chocadas com o livro, pois é realmente incomparável com os outros eróticos do mercado. Não sei se vou ler, mas cada resenha que sai eu vou conferir, rs. Fiquei sabendo que o final é perfeito.
    Beijos

  2. Carolina

    Bom dia Camila, tudo bem?
    Eu também cheguei a ler algumas resenhas impactantes, então não sei se irei ler esse livro, que sinceramente não me interessou.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Carol,
      Esse livro é bem mais pesado e acho que tem que ser lido com muito cuidado!
      Fico com medo desse negócio de modinha…
      Um livro como esse deveria vir com um aviso grande na capa de que não é indicado para menores… Bom, eu sou mais radical e já acho que deveriam pedir RG para vender esses livros! hehehe
      beijos

  3. Nati Rivero

    Olá Camila
    Ótima resenha.
    Eu li esse livro acho que faz 2 anos e realmente não é um romance erótico.
    Tem cenas chocantes,inclusive a de zoofilia,mas enfim.
    É interessante ver que nem tudo é um mar de rosas no universo BDSM,pelo contrário.
    bjs Nati

  4. Aione Simões

    Camis, fiquei super curiosa pra ler o livro!
    Apesar dele ser pesado assim, o fato de ser viciante é um ponto super positivo e eu adoro histórias policiais, então acho que o livro tem tudo pra prender!
    Ainda, é bom que, apesar de ser erótico, que seja diferente de outros da atualidade. O fato de ser antigo é um ponto positivo nesse caso, pra não se tornar mais do mesmo, né?
    Beijão!

  5. Alessandra Martins

    Oi Mila!!! Vi esse livro na saraiva há umas duas semanas atrás e quase comprei, mas decidi pesquisar sobre ele antes… Depois de tudo que li e da sua resenha ainda estou pensativa, pois não gosto de livros muito chocantes e que envolvam zoofilia … Vou pensar mais um pouco… Ainda bem que esperei pela sua resenha e concordo que esse tipo de livro deveria vir com um aviso na capa de que não é indicado para menores… Parabéns pela resenha! Bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Alê,
      É sempre bom pesquisar mais sobre um livro antes de comprá-lo. A livrarias costumam explorar as modinhas e estão colocando qualquer livro erótico nas prateleiras de mais vendidos para pegar o gancho de 50 Tons e companhia.
      Mas esse livro não tem nada a ver com os romances eróticos que temos visto ultimamente, então é bom ter cuidado!
      Beijos

  6. Fernanda

    Ei Mila,

    Já vem você colocando mais livros na minha lista hehehe, eu tinha ouvido falar da nova edição do livro (eles tem a manhã para fazerem as capas todas parecidas com 50 tons ne hahaha) mas não tinha dado tanta bola. Agora eu quero, ainda mais que tem parte policial. ^^

    bjs

  7. Mayara Tashiro

    Olá Camila.
    Certo que realmente virou moda entre várias editoras lançar livros eróticos! Mas não se pode esquecer que a Halequin está nessa a muito tempo e de uns tempos para cá está lançando séries como de Gena Showalter, Senhores do Mundo Subterrâneo, que é bem conhecida nos Estados Unidos e a Gena sendo uma excelente escritora não só para o público adulto com para o público juvenil também. Certo que eu idolatro a mulher… Mas eu já comprei Falsa Submissão e Luxúria e estou só esperando um tempinho para começar a lê! Estou até tentando fazer um post sobre todas essa moda, mas toda vez que abro um site de compras lá vejo outro título erótico que li em inglês há uns dois anos e agora vai ser lançando no Brasil. E tentando encaixar tudo estou com esse post “incompleto” por mais de um mês! E quero ter todos na minha estante principalmente por alguns serem séries favoritas!!! Ainda não comecei porque essa semana me deu uma vontade louca de relê a Saga Crepúsculo e quando cheguei em Eclipse comecei a vê vários pontos que eu tinha passado por cima e sinto que é dali que vem toda a personalidade do Sr. Grey…
    Vou parar de escrever e ir trabalhar…
    Então, Tchau!
    Beijos, May.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi May,
      Muito embora os romances eróticos estejam no mercado há muito tempo, acho que esses novos livrosnovas trouxeram uma proximidade maior entre a ficção e a realidade.
      Existem muitas séries que exploram o erotismo associado ao sobrenatural, ou ainda são relacionados a romances históricos e isso pode causar um distanciamento com o leitor.
      Não sei se você entende o que quero dizer… Hehehehe
      Beijos

      1. Mayara Tashiro

        Entendo… Eu tenho uma preferência louca por Romances eróticos sobrenaturais… Acho que por ter começado a gostar de lê quando o que estava em alta era o sobrenatural, mas para o publico juvenil. Acabou com essa preferência…
        Beijos e boas férias!

  8. Gabi Graciosa (@estainspirada)

    Eu gostei da pegada mais policial do livro, mas olha, é como você disse, não é pra qualquer um… Não acho que eu iria curtir, porque eu, na maioria das vezes, gosto é do romance nas histórias. A falta dele provavelmente seria um problema pra mim! Ótima resenha!!

    Beijos,
    Gabi – Está Inspirada

  9. Natália Marciano

    Vou sem sincera eu particularmente achei esse livro muito forte e um tanto nojento mais enfim estão na ultima moda os livros eróticos é bom ler tenho certeza que esses livros estão aflorando a vida sexual de muitas mulheres casadas que estão aprendendo definitivamente que entre quatro paredes vale tudo e isso é muito bom…
    Mais o meu preferido com toda certeza continua sendo a trilogia CINQUENTA TONS;embora também amei ler o Luxúria achei o Luxúria mais realista embora ser ficção mais recomendo as mulheres que leiam vale a pena..
    E para mulhes que não tem muito estomago cuidado com o Falsa submissão…

  10. Luh Oliveira

    Assim como todas aqui sou uma louca por livros e confesso que os romances eróticos tem uma certa atenção especial por mim. Enfim, ligado a resenha acima digo que já li, reli, li outra vez e novamente esse romance fetichista. “Falsa Submissão” é um livro de certa forma pesado pros adeptos ao romance ‘água&sal” sim, mas isso de forma alguma tira a maravilha dessa história. Eu sou a-p-a-i-x-o-n-a-d-a por ele, considero um vicio e sempre que tenho tempo me pego voltando a coloca-lo em mãos. É uma otima historia, cheia de emoções e, apesar de abordar situações consideradas “sujeita a censura” por algumas pessoas, é um conto que nas mãos de uma louca como eu, vira ouro. Adorei!!!!! Ah, sem deixando de mencionar, sua resenha está ótima; mostrando os acontecimentos com gostinho de quero mais. Haha.

    Beijos, Luh.

  11. Juliana

    Acabei de terminar FALSA SUBMISSÃO: bom o livro é bem escrito, mas fraco, não tem nada de surprendente, talvez para o publico desse tipo de leitura tenha, devido a brutalidade fisicas e cenas nojentas, realmente as partes bizarras até chocam, a pior que é o sexo com animais acho abominavel, mas não me choca tanto, o que choca é mulher até então integra e atraente transar com um cachorro e ainda gostar muito, o que choca é o contexto e só, abre a perpectiva para pensarmos que quem pratica zoofilia e essas barbaridades, são pessoas “normais” bem sucedias e muita vezes atraentes. A cena do cão é desnecessária no contexto, não muda nada, acho até que essa autora deva gostar do tema zoofilia.O Final não é surprendente(ESPERAVA o FINAL!Tipo: Os Supeitos, ou Sétimo Sentido, sei lá) como dizem achei previsivel e meio obvio e ao meu ver termina até como se imaginava, fazendo um pouquinho de força, você até acerta o final.Um livro fraco na minha concepção, não indico como suspense, triller policial e nem como erótico a menos que você goste de Bizarrice.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi, Juliana.
      Que pena que você não gostou.
      Pelo visto, você tem uma experiência maior com romances eróticos e mais bagagem para avaliar esse tipo de livro. Como eu não sou muito expert no gênero, acho que o livro foi bem mais surpreendente para mim.
      Beijos

  12. ELIZETE CASTELLAR DE OLIVEIRA

    Já li todos os livros relacionados e o último foi falsa submissão, muito pesado e me fez até perder o sono gosto mais de CT. Já li sobre zoofilia e isso me deixa muito desconfortável.

  13. Raquel L.

    Já li vários livros do gênero erótico. Mas esse… fiquei impactada com as cenas… E olha que não me considero uma pessoa conservadora!!! A trama é muito boa, a autora consegue nos deixar no suspense sobre o envolvimento de M. ou não no assassinato da irmã de Nora. Mas ela pega pesado na questão da submissão, humilhação, dominação.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!