Título: Sonhos com Deuses e Monstros
Série: Feita de Fumaça e Osso
Autor(a): Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 588
Tradução: Viviane Diniz
Sinopse: Skoob
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Livraria Cultura, Amazon, Saraiva, Submarino
Onde Comprar o E-Book: Livraria Cultura, Amazon (Kindle), Saraiva
***
No início deste ano a Intrínseca anunciou o lançamento desse livro e fiquei tão feliz com a notícia que, assim que tive a oportunidade, pedi um exemplar pela parceria. Sonhos com Deuses e Montros é o terceiro volume da série composta por Feita de Fumaça e Osso e Dias de Sangue e Estrelas, complementada ainda pelo conto em e-book Noite de Bolo e Marionetes, da escritora americana Laini Taylor.
Quando li o primeiro livro da série, achei a narrativa bem interessante, mas fiquei um pouco confusa com a mudança drástica da história no final, o que me fez ficar um pouco decepcionada com o livro. No entanto, o segundo livro foi tão cheio de ação que me ganhou de vez e fiquei bastante ansiosa para saber como a autora iria finalizar essa história!
E antes de falar sobre o último livro, vamos relembrar o que rolou nos livros anteriores…
“Feita de Fumaça e Osso” conta a história de Karou, uma jovem de 18 anos de cabelo azul que vive na cidade de Praga. Karou é uma desenhista de muito talento. Na primeira parte do livro a história se concentra mais na vida estranha de Karou, em suas amizades e no que se pode chamar de sua família. A questão é que Karou, embora viva entre humanos, foi criada por Quimeras e constantemente atravessa o portal que une os dois mundos. Karou está sempre em missão para Brimstone, o senhor dos desejos, e percorre todo o mundo, por meio de portais, atrás de encomendas de dentes. Já na segunda parte do livro, temos a chegada de Akiva, um anjo guerreiro e frio que está em uma missão decisiva para garantir a vitória dos anjos sobre as quimeras. Quando ele vê Karou, o ódio entre eles é instantâneo! Akiva sente que ela é sua inimiga, mas fica intrigado sobre qual é o papel dessa humana na guerra. E eles não param de pensar um sobre o outro… E então vem a terceira parte do livro, onde tudo começa a ser explicado, principalmente a relação entre Karou e Akiva. Karou não é exatamente a pessoa que pensamos que ela era no início do livro. A questão da guerra entre os anjos e os “demônios” é definida como o tema central da história e as muitas coisas passaram a fazer sentido.
No segundo livro, temos uma continuação eletrizante! O final do primeiro livro foi marcado por muitas mortes e Karou, mesmo sabendo que é considerada por seu povo como uma traidora, decide juntar-se aos seus para vingar seus mortos! Ao mesmo tempo Akiva acredita que Karou está morta e que não há mais nada que valha a pena. Os serafins acreditam que venceram a guerra contra os monstros, mas os poucos quimeras que restaram se reúnem sob o comando de Thiago, o Lobo. Com a ajuda de Karou, que lhes dá um corpo mais forte e mais feroz, os quimeras partes em busca dos anjos e não poupam suas vidas. O recado está dado: os quimeras sobreviveram e vão se vingar!! E do outro lado, os serafins se tornam ainda mais violentos e não economizam esforços para varrer os monstros de vez da face da terra. Karou descobriu toda a verdade sobre sua antiga vida, sobre sua relação com Akiva e acredita que ter se apaixonado pelo inimigo condenou o mundo inteiro. Mas o mundo já estava condenado mesmo antes disso. A paixão de Akiva e Karou não foi o que causou o ódio entre as duas raças, mas sim o que despertou, pela primeira vez, a esperança.
E agora chegamos ao desfecho da série….
O livro começa introduzindo uma nova personagem na trama. Eliza é uma garota humana de 24 anos, aluna de doutorado que trabalha no Museu Nacional de História Natural do Smithsonian. Eliza sempre sofreu com pesadelos horrorosos e tem um passado misterioso, do qual quer se manter o mais distante possível. No entanto, quando ela liga a TV e vê o que está acontecendo pelo mundo, ela percebe que seu passado não quer deixá-la em paz…
Depois de alguns confrontos isolados, finalmente a guerra entre os anjos e as quimeras está prestes a começar. Os anjos, liderados pelo terrível Jael, resolvem fazer uma aparição em grande estilo para os humanos, numa tentativa de convencer os líderes de todo o mundo de que as quimeras são demônios e que precisam ser combatidos. Para isso, os humanos devem entregar suas mais potentes armas para Jael, dando a ele o poder necessário para aniquilar o inimigo de uma vez por todas.
A única chance das quimeras é uma improvável aliança com os anjos ilegítimos, liderados por Akiva. Thiago, o impiedoso líder das quimeras, contraria a crença de todos seus seguidores e aceita se juntar aos seus inimigos, para lutar contra um inimigo ainda maior. Ninguém está muito feliz com isso e o confronto entre eles é inevitável. Mesmo assim as lideranças dos dois grupos reafirmam a necessidade da aliança e se preparam para enfrentar o exército de Jael. A proximidade de Akiva deixa Karou numa situação extremamente complicada. Por mais que Akiva e Karou tentem se manter longe um do outro, o amor que sentem é paupável…
O livro basicamente se concentra na preparação para a guerra e na batalha em si. Acontece muita coisa louca e qualquer informação a mais que eu der aqui pode atrapalhar a leitura de vocês… Rs! Mas o importante é dizer o quanto essa série é surpreendente e original. Ainda que tenha um tema ligado a anjos, é tudo muito diferente de outras séries que fizeram sucesso naquela época em que os anjos foram o boom do momento! Rs… Até porque, de alguma forma, os anjos acabam se tornando os vilões da história. No fundo, acho que o mais bacana dessa história é mostrar que os dois lados tem suas razões e suas loucuras, tem gente que presta e gente que não!
O que encontramos nessa trilogia é uma verdadeira lição de respeito, tolerância e aceitação! Dois povos que sempre se odiaram aprendem que possuem mais em comum do que se imaginava e que a convivência é perfeitamente possível, desde que estejam dispostos a abrir mão do orgulho!
#FicaaDica
Oi Camis, não li ainda esta trilogia, na verdade o que sei são através das resenhas. Gostei da lição que o enredo passa, principalmente em uma época onde parece que o respeito ao próximo tem se perdido.
Bjs, Rose
Oi, Rô.
Infelizmente poucos leitores hoje em dia percebem que as histórias tem uma lição de vida bacana!
Nos tempos de hoje, uma história sobre inimigos que aprendem a conviver é uma ótima lição! hehehehe
beijos
Oi Camis,
Muito legal mesmo essa trilogia, o romance é ótimo, a autora escreve bem, mas principalmente isso que vc falou, são inovadores no tema e unem duas raças que sempre se odiaram. É muito legal o início da convivência deles.
bjs
Oi, Nanda.
Acho que a autora soube trabalhar muito bem um tema tão atual, mas “disfarçá-lo” numa ficção! hehehe
A melhor parte para mim foi a convivência deles nas cavernas!
Beijos
Camis, eu adoro anjos! São, junto com fadas, minhas criaturas místicas preferidas, então adoro histórias sobre eles – com tanto que sejam bem escritas! Acho que esse livro deve se encaixar nesse critério, então ainda vou dar uma chance pra essa série, assim que tiver um tempo!
Beijos, adorei a resenha!
Oi, Nina.
Essa história é super bem escrita, mas aqui os anjos são bem diferentes. Na minha opinião eles são os grandes vilões da história! hehehehe
beijos
Estou com meus livros aqui, mas ainda não comecei a ler, Camis. Estou super ansiosa!
Saber que você gostou me anima muito. 😀
Beijocas!
Oi, San.
Essa é uma série que realmente me surpreendeu!
O primeiro livro me deixou meio confusa, mas depois comecei a entender tudo e curti mesmo!
Beijos
Li a trilogia e gostei muito, mas tinha coisas que a autora enrolava tanto que eu acabava enrolando pra ler também! Mas acabou que no todo achei incrível! Afinal, que livro grande não esgota um pouquinho de vez em quando? rsrs
Oi, Vi.
Acho que teve um pouquinho de enrolação sim, mas eu não achei ruim!!
Adorei mesmo essa série!
beijos
Preciso dizer que concordo completamente com a sua última frase na resenha. O mundo seria bem melhor se houvesse respeito e tolerância entre as pessoas.
Nunca fiquei interessada em ler essa série, mesmo tendo lido muitos elogios sobre ela, mesmo assim acho que se os livros passam essa mensagem, então já vale a pena dar uma oportunidade para eles.
Oi, Dani.
Acho que cada vez menos leitores lêem os livros e conseguem perceber qual é a “moral da história”. Isso é uma pena!
Tem gente que olha para um livro como esse e pensa que é só uma história maluca sobre anjos e monstros!! rs…
Beijos
Eu preciso ler essa série, as capas e as sinopses são espetaculares! Vou procurar para comprar assim que eu puder.
Nossa, menina!
Eu acabei me tornando suspeita para falar sobre essa série porque fui me rendendo a ela aos poucos e terminei apaixonada! hehehe
beijos