Título: Noite de Bolo e Marionetes
Série: Feita de Fumaça e Ossos
Autor(a): Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 100
Tradução: Viviane Diniz
Site Oficial:
Sinopse: Skoob
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o E-Book: Livraria Cultura, Amazon (Kindle)
Em 2012 recebi da Intrínseca um exemplar do livro “Feita de Fumaça e Ossos” e, apesar de ter achado o final um pouco confuso, fiquei encantada com a história! Apesar da campanha de marketing da editora junto aos blogs parceiros, o livro acabou perdendo espaço para outros lançamentos da editora naquele momento e infelizmente pouca gente leu esse primeiro livro… De qualquer forma fiquei esperando ansiosamente pela continuação!
Quando saiu o segundo livro da série em 2013 – “Dias de Sangue e Estrela” – não perdi tempo e me joguei na leitura! rs… Para a minha surpresa, toda minha confusão se foi e fiquei vidrada com a continuação! A história ganhou um ritmo alucinante e depois que terminei de ler, fiquei sofrendo e lamentando não ter o terceiro livro em mãos! rs…
E então chegou 2014 e tive certeza de que o terceiro livro seria lançado, mas antes dele, a Intrínseca lançou um conto de aproximadamente 100 páginas, considerado como o “livro 2,5”. Esse conto foi lançado somente em e-book, tal qual aconteceu com os contos intermediários da série “Os Legados de Lorien” – mostrando que essa é uma tradição da editora!
O livro três foi lançado no começo desse ano e aproveitei para ler o conto pouco antes de ler o final da história, para já ficar no clima… Rs! Em breve faço a resenha de “Sonhos com Deuses e Monstros”, mas por enquanto vou tentar explicar porque esse conto, mesmo não sendo essencial para a sequência da história, merece ser lido! rs…
Os protagonistas da trilogia ‘Feita de Fumaça e Ossos’ são Karou e Akiva. Karou é uma garota excêntrica de 18 anos, que vive na cidade de Praga. Embora viva entre humanos, foi criada por Quimeras e constantemente atravessa o portal que une os dois mundos. Está sempre em missão para Brimstone, o senhor dos desejos, e percorre todo o mundo, por meio de portais, atrás de encomendas de dentes. Akiva é um anjo guerreiro e frio que está em uma missão decisiva e que poderá garantir a vitória dos anjos sobre os demônios. Karou é sua inimiga natural, mas Akiva acaba se apaixonando pela moça.
O tema central dessa história é a guerra entre os anjos (que não são muito bonzinhos) e os quimeras (que não são tão ruins assim!). Apesar de parecer um tema bem comum, essa história é muito diferente de tudo o que já li…
Mas ‘Noite de Bolo e Marionetes’ não tem nada a ver com Karou e Akiva, nem com anjos ou quimeras. Os protagonistas aqui são Zuzana e Mik! Zuzana é humana e melhor amiga de Karou. Assim como a amiga, ela também frequenta a escola de artes, mas sua especialidade são as marionetes – uma tradição de sua família! Zuzana é uma personagem incrível e tem um participação muito ativa em toda a história, mas ela tem seu próprio conto de fadas!!
Em um determinado momento da história, Zuzana conta a Karou que finalmente tomou coragem de se declarar para Mik, um violinista talentoso que estuda na mesma escola que as garotas! Mas ela não dá detalhes do que aconteceu… Apenas sabemos que, o que quer que ela tenha feito, deu resultado! Zuzana e Mik passam então a formar o casal mais fofinho da história toda! hehehehe
A história começa com uma lembrança da adolescência de Zuzana sobre uma antiga marionete do seu avô. Um boneco de madeira sombrio, guardado dentro de uma caixa de vidro sem qualquer porta ou dobradiça. Segundo seu avô, a marionete precisava ser mantida na caixa porque ela mordia!! RS… Na lembrança, Zuzana e seu irmão Tomas estavam mostrando a marionete a Karou e contando a ela toda a história sobre a marionete morder e então algo muito estranho aconteceu, levando Zuzana a acreditar em magia!!
Zuzana está sofrendo com uma paixão secreta por Mik, um violinista do Teatro de Marionetes de Praga – o mesmo lugar onde Zuzana trabalha. Seguindo a tradição da família, Zuzana é uma grande artesã de marionetes e não uma titereira, mas de acordo com seu professor, ela precisa de prática e por isso trabalha no teatro fazendo pequenas manutenções nas marionetes e emprestando um par de mãos para algum titereiro que precise!
Durante muito tempo Zuzana imaginou uma forma de se aproximar de Mik, mas parece que sempre queo rapaz se aproxima, ela perde o controle de suas ações e se comporta como uma idiota! Agora ela está decidida a mudar isso e contará com a ajuda da magia dos scuppies – pedrinhas capazes de atender pequenos desejos – presentes de Karou. Zuzana aproveita que todos estão no palco se apresentando e coloca um mapa no estojo de violino do rapaz, torcendo para que ele resolva entrar na brincadeira de caça ao tesouro. No caso, o tesouro é a própria Zuzana!
Bom, como já sabemos que Zuzana e Mik estão juntos na história, fica meio óbvio que o cara resolve seguir o mapa, mas para saber o que acontece nessa busca, vocês vão ter que ler o conto!! Hehehehe Só posso dizer que é algo verdadeiramente mágico e muito fofo!!!
Apesar da história da trilogia se focar no romance entre Karou e Akiva, além obviamente da grande batalha entre anjos e quimeras, é a relação de Zuzana e Mik que proporciona os momentos mais bonitinhos e os diálogos mais engraçados da narrativa! Eles são incrivelmente perfeitos um para o outro e dão um toque especial a tudo!
Achei super bacana que a autora tenha escrito esse conto e permitido aos fãs da série que conhecessem mais desses personagens secundários tão queridos!!!
Camila, O nome do livro me chamou tanto a atenção que parei tudo o que estava fazendo para ler a resenha. Parece bem interessante e vou acrescentar a lista de desejos. Como sempre sua resenha está 10.
bjkas
Oi, Querida!
Essa série tem livros com títulos ótimos, mas o desse conto é o melhor!!
Beijos
Tambem vim conferir a resenha por causa do titulo bem interessante, quero muito ler a trilogia e depois vou conferir esse conto tambem
Oi, Rafa.
Estou preparando a resenha do terceiro livro aqui e já publico!
beijos
Bati o olho no nome da autora e achei que era o 3º livro! Sou uma das que se apaixonou pela história, estou louca pra ler!
Não sabia desse conto! Vou correr atrás enquanto não compro meu livro!
Otima resenha aliás! Rs
Oi, Bruna.
Esse conto não foi muito divulgado e fiquei surpresa com o tanto de fãs da série que não sabia da existência dele! rs…
Mas é fofo demais e vale a pena ler!
Beijos
Ei Mila
Eu já terminei a trilogia e adorei, mas não me animei a ainda ler o conto. Os dois realmente são o casal mais fofinho da trilogia e são muito divertidos juntos. Uma hora eu leio rsrs.
bjs
Oi, Nanda.
Eu adoro o Mik e a Zuzana, então não podia deixar de ler!
Achei bem bacana, mas não é essencial para a entender a história mesmo!
beijos