Série: Paranormalcy
Autor(a): Kiersten White
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 384
Tradução: Fabiana Colasanti
***
“Polícia Paranormal” é o primeiro livro da trilogia Paranormalcy, da autora americana Kiersten White. Aqui no Brasil o livro foi publicado pela Galera Record e a edição está impecável. As páginas amareladas facilitam muito a leitura, principalmente se for ler o livro sob o sol, como eu fiz! rs…
E falando sobre a edição, eu não poderia deixar de tocar no assunto “capa”. Isso porque muitos leitores ficaram decepcionados quando a Galera anunciou que não manteria a capa original e que tinha optado por essa. Particularmente acho que a Galera fez muito bem!! Eu sou do tipo de leitora que detesta capas com fotos de pessoas… Além do mais, a modelo da capa original tem uma cara bem sonsa e não acho que ela reflete em nada a protagonista da história!! Eu já tinha gostado dessa mudança e depois de ler o livro achei a capa ainda mais perfeita! rs…
Vejam só a capa original e me digam qual preferem!!! Mas reparem bem na falta de expressão da moça! hehehehe
Mas chega de polêmica e vamos à história…
Assim que li a sinopse desse livro, a primeira coisa que me veio à mente foi M.I.B – Homens de Preto!! Se lembram dessa franquia de filme?! Nesses filmes, o personagem representado pelo Will Smith faz parte de uma agência secreta de monitoramento e combate a alienígenas arruaceiros que vivem entre os humanos (ou mais ou menos isso…). As pessoas não fazem ideia de que os alienígenas vivem na Terra normalmente a e função dos homens de preto e manter tudo isso em segredo!
E o que isso tem a ver com ‘Polícia Paranormal’?? Bom, digamos que nesse livro temos uma versão adolescente e sobrenatural dos MIB’s! hehehehe Como assim? Evie, a protagonista, é uma garota de 16 anos que trabalha para a Agência Internacional de Contenção Paranormal – AICP. Ela foi descoberta pela agência quando tinha apenas 8 anos e tem um talento especial: ela é capaz de enxergar através do glamour dos seres sobrenaturais – aqui chamados de paranormais – e com isso ninguém consegue se esconder dela! Evie é a única pessoa com essa capacidade e por isso é extremamente importante para a Agência. O trabalho de Evie na AICP é localizar e prender os paranormais que estejam aprontando por aí! E Evie já está craque nisso. Ao longo desses anos, a garota já se acostumou à presença dos lobisomens, vampiros, bruxas e tantos outros seres… Inclusive sua melhor amiga é uma sereia e seu ex-paquera é uma fada!! rs… E é isso o que Evie chama de vida normal!!!
Mas tudo muda quando Evie utiliza seu dom para impedir um ataque à AICP. Ela prende o responsável pelo ataque: um metamordo muito misterioso e gatinho à sua maneira! rs… Lend é um garoto mais ou menos da idade de Evie que pode ter a imagem de qualquer pessoa, mas somente Evie é capaz de enxergar sua verdadeira aparência. Aos poucos Evie começa a conviver com o prisioneiro e suas conversas despertam inúmeras dúvidas em Evie. Será que seu trabalho na AICP é tão nobre quanto ela sempre pensou que fosse? Ao mesmo tempo, a morte de vários paranormais deixa todo mundo na agência enlouquecido!! O que é que pode estar matando os paranormais e o que essas mortes tem a ver com Evie??
Apesar da comparação inicial que fiz desse livro com M.I.B., a história é super original e gostei muito da temática abordada pela autora. Na verdade, é como se a autora tivesse feito um mix de seres sobrenaturais/paranormais de várias histórias e transformasse tudo isso numa coisa nova… Além dos vampiros, lobisomens, sereias e bruxas, temos uma forte presença das fadas (termo usado tanto para o feminino quanto para o masculino). Mas não pensem que essas fadas se parecem com a Sininho, de Peter Pan. A verdade é que elas são descritas de maneira bem semelhante às fadas da série Instrumentos Mortais: belas e traiçoeiras!! rs… Outro ser que chama a atenção é o Lend, que pode se transformar em qualquer pessoa. Já viram isso antes?! Eu já… Pensei na Mística (dos X-Men) na mesma hora! hehehhe
Vale dizer que essas pequenas semelhanças com outras história não tira o brilho de ‘Polícia Paranormal’. O livro é inteligente, divertido e vale a pena!! Evie é uma personagem muito forte, apesar de ser ainda uma adolescente. Ela tem um trabalho estranho, mas como ela cresceu na AICP, aquilo é tudo o que ela conhece. Em alguns momentos cheguei a pensar que ela estava sendo muito ingênua, mas então me lembrei que ela não teria como agir de outra forma!! rs…
Pelo o que vi no site da autora, Paranormalcy é mesmo uma trilogia e todos os livros já foram publicados lá fora. Os próximos livros se chamam: Supernaturally e Endlessly. Ah… e ao que parece, os direitos de adaptação para o cinema já foram negociados!
Eu vi muita gente mesmo reclamando da capa comparando com a original e essa eu também prefiro a que a Galera optou por usar. Sobre a história apesar das semelhanças que você contou ainda assim estou super curiosa para ler, já vai para minha listinha de desejados. ^^
Oi, Carol.
Acho que tem gente que reclama só por reclamar! rs… De qualquer forma, essa capa é bem bacana!
Espero que consiga ler! E aproveita para participar da promoção!
Beijos
Oie,
eu não conhecia o livro, mas adorei a capa a resenha.
Fiquei bem curiosa!!
bjos
Que bom que gostou, Vanessa!!
Muito obrigada!
beijos
Ei Mila
Aff eu nem queria ler, quem mandou eu vir aqui hahahaa.
Eu quero!! Estou super atrasada com a Galera, desde a bienal que pedi uns livros e não chegaram até hoje, ai bagunçou toda a minha programação para os lançamentos rs. Mas eu quero este agora, adorei a resenha.
Achei legal isso de misturar vários elementos sobrenaturais, e adorei o dom da protagonista. ^^
bjs
Oi, Nanda.
Que bagunça, hein?! É horrível quando os livros não chegam. Faz a maior confusão na nossa programação, né?!
Eu estava acompanhando o lançamento desse livro e resolvi pedir! Gostei bastante!! E o bom é que é uma trilogia.
Beijos
Parece ser bem interessante, mas a capa original me chamou mais atenção, não que não goste mais a daqui do Brasil é bastante adolescente e não remete tanto ao jeito do livro como você descreveu
Já tem previsão para o laçamento dos próximos livros, não suporto esperar
Oi, Bia.
Ainda não tem não, mas acho que o segundo deve ficar para o ano que vem!
Beijos
Fiquei curiosa com esse livro, Camis! =)
Beijos!
Oi, Nina.
É um livrinho adolescente, mas é bem bacana!
beijos
Oi, Camis!
Eu já quis muito ler esse livro um tempo atrás, mas desisti.
Essa salada de seres não funciona pra mim. E não gosto de fadas! rsrs
Eu acho que histórias assim acabam tocando demais em muitos assuntos (a variedade de seres sobrenaturais) e não se aprofundando em nenhum, aí fica um pouco chato pra mim.
E sobre a capa, concordo com quem ficou decepcionado. A capa original é linda, nada a ver com essa da Galera.
Beijos!
Oi, Sandra.
Que pena que não gostou da capa escolhida pela Galera! A capa nacional tem muito mais a ver com a história!! rs…
Mas se quiser ler, não precisa se preocupar porque não há “salada” não! A história tem um foco muito bem definido!!
beijos
Eu já tive o prazer de ler o livro e ADOREI !!!
Quanto a capa do livro Concordo TOTALMENTE com vc Camila, eu AMEI a escolha da capa que a galera optou..sou fã assumida da cor rosa e achei a capa tão fofa e bem de acordo com o nome escolhido em português.. Não sou muito fã de capas com pessoas também rsrs ..Até gosto da capa americana..mais eu ADOREI a brasileira *-*
Quanta a história é ótima..personagens ótimos..mais eu esperava mais dela..VI tantas críticas boas do livro que pensei que era algo fora do normal e não é.. é um ótima leitura mais é isso.
Oi, Moni.
Concordo que o livro não é excepcional, mas é uma leitura gostosa!
Que bom que gostou!
beijos
EU AMEI A ESCOLHA DA CAPA !!!!
AMO ROSA e achei bem mais HAVER com a história do que a americana.. Não sou muito fã de capas com pessoas também rsrs.
Quanto ao livro é UMA ÓTIMA HISTÓRIA que promete evoluir, eu li ele em ebook depois que tinha vistos tantos comentários positivos..e realmente me agradou mais eu ESPERAVA mais do livro..
Também gostei mais da capa brasileira, apesar de que, quando vi pela primeira vez, não consegui fazer ligação alguma com a sinopse do livro, mas a capa original não achei bacana, não. Se é uma mistura de MIB, Instrumentos Mortais e X-Man, já estou gostando … brincadeira, mas também achei tudo muito original pelo que você contou na resenha, apesar da mistura de seres envolvidos aí. Gostei da premissa da história, achei diferente e se for trilogia mesmo e não aquelas séries intermináveis, muito melhor.
Oi, Vani.
Por incrível que pareça, a capa tem tudo a ver com a história, já que a protagonista é viciada na cor rosa! rs…
Apesar da mistura de seres, a história é bem bacana e bem original mesmo!
Beijos
Amiga de sereia, ex-paquera de um fada, caçadora de lobisomens, vampiros e toda corja sobrenatural, só isso ja me conquistou, quero conhecer essa trilogia, e espero mesmo que um dia ela chegue aos cinemas.
Oi, Julielton.
O livro é ótimo e seria muito bacana se virasse filme!
Beijos
Parece ser divertido, quero ler!
E a capa brasileira é bem mais bonita mesmo.
Oi, Amanda.
O livro é divertido mesmo!
Espero que tenha a oportunidade de ler!
Beijos
Eu inicialmente gostei da capa original mas com o passar da resenha vi que tem razão a capa nacional tem tudo a ver rsrsrsr
Eu gosto dos filmes M.I.B, então acho que vou gostar da mistura de todos os livros e mesmo assim ainda fica original, a premissa é muito boa mesmo e ainda bem que é trilogia to cansada de tanto serie.
Oi, Cris.
A capa nacional é muito mais parecida com a história mesmo!
E se você gosta desse tipo de história, acho que vai gostar mesmo!
beijos
Não conhecia esse livro , mas parece ser bem legal! Adorei a capa brasileira, bem mais bonita que a outra!
Oi, Vanessa.
O livro é bem bacana! Espero que os próximos volumes saiam logo!
Beijos
Nossa, que ótima resenha, fiquei morta de vontade de ler esse livro.
Espero que tenha a chance de ler, Angela!!
beijos
Gente, me apaixonei por essa capa e quero muito ler este livro! *—* Adoro o gênero sobrenatural, mas cansei do “mais do mesmo”. Espero que “Polícia Paranormal” me surpreenda!
Oi, Pedro.
Espero que te surpreenda mesmo!
Beijos
Me parece uma mistura de seres fantásticos, geralmente as histórias tem fóco em apenas um, mas eu amei a temática, espero poder lêr, e essa capa ta linda!
Oi, Joice!
Espero que possa ler o livro e principalmente que goste!!
Beijos
A premissa é super bacana e o livro parece ótimo, mas é uma pena que a editora tenha mudado a capa, a original era tããão linda!
Oi, Gabi.
O problema é que a capa original não tem nada a ver com a história e pode passar uma ideia errada!
Acho que por isso que eu não curti!
Beijos
Eu prefiro mil vezes a capa originial. Achei a nossa meio chick-lit demais pro meu gosto e não tem nada a ver com a temática do livro. Dito isso achei a premissa bem interessante. Já li vários livros do gênero paranormal mas nunca envolvendo um suspense policial, voltada à caça desses seres. Pretendo ler com certeza 😉
bjs
@tibiux
Oi, Karen.
O problema é que a capa original ficou muito blasé para o meu gosto. Acho que o rosto inexpressivo da modelo estraga tudo!
Mas gosto é gosto! rs…
beijos
Não gostei da capa original e a brasileira é muito mais bonita PORÉM parece mais a capa de um chicklit do que de um livro sobrenatural. rsrsrs
Sem me ater somente à capa, a sinopse me deixou curiosa! Adoro livros sobrenaturais. 😉
Oi, Amanda.
Não tinha pensado nisso, mas parece mesmo! hehehe
Mesmo assim ainda gosto mais!
beijos
Já me falaram muito bem desse livro,com certeza vai pra minha lista 😀
Oi, Larissa.
É uma pena que o lançamento desse livro não tenha sido tão divulgado, porque ele é ótimo!
beijos
Já conhecia o livro não o li, quanto a capa sinceramente prefiro a original, não gostei muito a brasileira, mas fazer o que o que importa é a historia. Nunca tinha parado para ler a historia do livro e uau parece ser muito bom, bom adoro MIB só que comparar com ele já deu vontade de ler. Nem parei para pensar em ligar o poder do Lend com o da Mística.
Oi, sobre as capas não gostei de nenhuma, mas a nacional está mais “olhável”.
Também pensei logo na Mystica quando li metamorfo. =) Acho que é um poder bem bacana, hein?
Engraçado que os livros atualmente sempre surgem com a questão de vamos questionar “o sistema”, o que acho bom para incitar uma certa consciência.
Quando comparaste com MIB pensei em ET’s, mas é bem melhor que isso. Ri muito com o ex que é uma fada. hahaha
Mais uma trilogia para me deixar ansiosa pela leitura.
Bjs!!!
Ha, eu sou do tie que não gostei da capa nacional, se quisessem mudar que fizessem uma melhor. Adoro livros que pegam um monte de sobrenaturais e colocam algo novo. Espero mesmo que não vire filme pela cota de adaptações baseadas em livros que me decepcionei ao ver.
Oi, Erica.
Que pena que não gostou da capa nacional!
Mas o livro é ótimo!
Beijos
A capa nacional ficou bonita e a moça da original realmente não tem muita expressão, mas ainda acho a original mais bonita
bjos
Oi, Pah.
A original é bonita, mas não tem muito a ver com a história! rs..
Beijos
Esse livro parece ser incrivel! Quero muito ler 😀
Adorei a resenha c:
Oi, Juli.
Esse livro é uma delícia! Não é um best seller, mas é bem divertido!
Beijos
Oi Camis,
Adorei a proposta desse livro. Adoro sobrenatural e pela sua resenha me lembrou um pouco de M.I.B. ou Os Caça Fantasmas (lembra?). A ideia de agrupar vários seres sobrenaturais, ao meu ver, só enriquece ainda mais o livro.
Pelo que você escreveu me parece que tem muito humor também na trama, se sim é uma fórmula ótima.
Acho que eu ia adorar esse.
Beijos
Cooltural
Esse livro é uma graça.
Não é nenhum must read, mas valeu a pena! Essa mistura de seres sobrenaturais deixou tudo muito interessante. É bem MIB mesmo! hehehe
Nossa, Caça Fantasmas… Faz tempo, hein?! hehehe
Beijos