Depois de uma pequena pausa nessa série, finalmente cheguei ao quarto volume! Vocês se lembram que a Vivi, do Recanto da Chefa, tinha me emprestado os três primeiros livros?? Pois é… devolvi os livros para ela (Sempre devolva os livros emprestados, viu??) e ela me mandou o livro quatro… Mas com tantos livros chegando das parcerias, fui adiando a leitura e só agora tomei vergonha na cara!!
** Vivi, pode ficar tranquila que em breve te devolvo mais dos seus livros!! rs…
“O Cerco” é o quarto volume da série A Lenda dos Guardiões. Os três livros anteriores são: A Captura, A Jornada e O Resgate e vcs podem ler as resenhas deles aqui no Leitora…
Bom, como eu sempre digo, é difícil fazer uma resenha sobre continuações sem revelar nada dos livros anteriores. Sempre me esforço para falar apenas o mínimo e mencionar apenas coisas que não afetem a leitura. Mas se você é do tipo de leitor que não quer saber absolutamente nada antes de começar a ler um livro, então nem leia o restante dessa resenha! rs…
Quem já vem acompanhando a série, ou pelo menos as resenhas, sabe que essa história gira em torno de Soren e seus amigos. Conhecemos Soren quando ele ainda era um filhotinho no ninho com os pais. Depois disso acompanhamos a história de sua captura por agentes da Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs e todo o horror que ele passa lá dentro. E é lá que ele conhece Gylfie, uma corijinha das mais sabidas e que se torna uma grande companheira. Em seguida acompanhamos a jornada de Soren e Gylfie em busca da Grande Árvore de Ga’Hoole e o encontro deles dois com Crepúsculo e Digger. Já no terceiro livro, com as corujas já adultas e ambientadas em Ga’Hoole, acompanhamos a aventura de Soren e seus amigos numa missão de resgate perigosa, mas reveladora. A partir do terceiro livro descobrimos o grande vilão da história.
Nesse quarto livro, as corujas de Ga’Hoole estão pressentindo o perigo. Eles sabem que o inimigo está armando alguma coisa, mas ainda não sabem exatamente o que é! Soren e seus amigos recebem a incumbência de retornar a St. Aegolius para descobrir mais informações sobre as partículas e os Puros.
E no caminho de volta, além de reencontrar uma querida amiga, as corujas descobrem que os Puros estão se preparando para o ataque. Eles voltam a Ga’Hoole e fazem de tudo para acabar com o cerco a volta deles!
Uma coisa interessante sobre esse volume é que o tema da superioridade de raças é discutida com mais destaque. Fiquei pensando no quanto essa discussão sempre teve espaço na história da humanidade. Quantas civilizações escravizaram outras por se julgarem superiores?? Quantas guerras não foram travadas sob o argumento do “Eu sou melhor que você e você deve me obedecer”??
E aposto que você pensou nos nazistas ou na escravidão dos negros, não foi?? Mas já pararam para pensar que essa questão é muito maior que isso? Quando tentamos impor nossas crenças aos outros, não estamos nos julgando melhores que eles?
Quem leu esse livro sabe porque estou falando isso! E quem não leu, também pode parar para pensar sobre o assunto!! rs…
Ainda naum tive chance de ler essa série…
http://conversandocomdragoes.blogspot.com/
Oi Kate,
Quando tiver um tempo, dá uma olhada com carinho!! rs…
Beijos
Oiiii!
Aí, ainda não tive tempo ($) de comprar essa série!
=/
Acho que o tema de colocar uma espécie acima da outra, é a pior porcaria que o ser humano já conseguiu criar, a verdade é que somos todos igualzinhos!
Bem bacana a série levantar isso!
Vou acabar comprando!
ushuash
BJinhos
Oi Clícia,
Se a Vivi não tivesse me emprestado, acho que eu também não teria tempo ($) para ler!! rs… São tantos livros que a gente quer comprar que precisa fazer sempre muitas escolhas difíceis, né??
Beijos
Eu gosto muito desse assunto. Realmente, toda vez que achamos que nossas crenças são melhores que a dos outros, estamos dando uma de superiores. Gosto de livros que trabalham com esse tema.
Eu até tenho curiosidade com esse livro, mas não sei, acho que não conseguiria me acostumar com o fato de que as personagens são corujas… rs
Oi Mel,
Acho que você se acostumaria sim!! rs… A única coisa que me incomoda é o lance deles regurgitarem umas pelotas!! rs… Acho nojento!! rs…
Mas acho bacana a autora introduzir discussões como essa numa história infantil!!
Beijos
Hey, Camila!
Toda vez que vejo vc e a Nanda falando dessa série, me dá uma vontade louca de ler… mas aí eu lembro que os bichinhos sofrem e a gente fica triste, e então eu desisto… rsrs.
Agora, por exemplo, li sua resenha e fiquei empolgadíssima pra ler!
Mas tb já lembrei q a gente fica triste. Como faz? ahahaha
Beijão!
Oi San,
Acho que estamos suscetíveis à tristeza em qualquer história, não só nas que falam de bichinhos!! rs… Depois de um tempo a gente começa a pensar nos personagens como pessoas e, apesar do sofrimento, sempre vem as coisas boas no final!
Beijos
Eu já te disse que tenho vontade de ler essa série, mas últimamente está tenso ($)? Todos chora! hehehe
Parece ser uma série bem bonitnha né? Mas aí é que mora o perigo, é SÉRIE!!!!! :S
MAs um dia quem sabe eu consiga ler! HUASH
Beijos
Oi Will,
Ultimamente está bem difícil começar a ler uma série, sem ter idéia de quantos volumes serão…
Eu preferia que as editoras se empenhassem mais em lançar as continuações das séries que já estão no mercado, ao invés de lançar a cada dia uma série nova!
Beijos
Oi Camila, Will!
Então, eu também acompanho a série e (sem querer) já li uns pedacinhos de resenhas de sites estrangeiros. A série foi lançada entre 2004 e 2005 nos EUA, e são por volta de 15 livros. Então não precisam ficar pensando “quantos livros tem” e sim “quanto tempo a Fundamentos vai demorar pra lançar o próximo”!
Acredito que o sétimo livro esteja perto de ser lançado. Pelas contas (meia bocas) que fiz, eles lançam um livro a cada 2,5 meses.
Quanto a “lançaram novas séries o tempo todo”, isso não tem jeito: o mercado tem que girar, e se você ainda não atingiu algum público alvo em qualquer nível, você tem que continuar lançando novas séries pra que muita gente compre os livros da sua editora/livraria. =/
Faz parte, não tem jeito.
Desculpa pelo feedback enorme 😀 Boa semana
Oi Andressa,
Adorei o comentário!!
Caramba, 15 livros?? Ainda bem que arrumei uma amiga para me emprestar!! hehehe
Isso que você falou sobre o mercado é bem verdade!! Enquanto as pessoas esperam pelas continuações, vão comprando cada vez mais primeiros volumes! E se essas pessoas forem como eu, vão querer completar todas as coleções que começaram! Então nos tornamos compradores certos dos próximos livros! Só que as editoras acabam perdendo público por um outro lado! Muitas vezes as pessoas se cansam de esperar pelas continuações e acabam recorrendo aos livros “piratas” que tem na internet!!
Beijos
Ei Mila,
Estou super atrasada nesta série, preciso ler os outros só li o primeiro. Mas é tanta série que estou surtando rsrs.
bj
Ai Nanda,
As editoras precisam se preocupar mais em terminar algumas séries, né??
Senão a gente vai ter um treco logo mais!!
Beijos
Oi Camis! Olha, essa série parece ser uma graça, mas eu só não estou assim tão interessada pra ler porque eu não gosto tanto assim de livros sobre bichos! É que eu adoro animais, e se eles sofrem nos livros, eu choro que nem bebê, então prefiro evitar! rss!
Beijos!
Oi Nina,
Eu não gosto muito de livros com animais, mas nesse livro a gente acaba nem lembrando que eles são bichinhos!! rs…
beijos
Essa série não é maravilhosa, camis?? Ela ensina tanta coisa pra gente!! E já recebi o livro “O incêndio!” rsrs, assim que acabar te mando!! ^^
Opa, já?? Que beleza!!
E falando em mandar, estou com um livro seu aqui e não sei porque! Ele se chama “sei-o-que-lá” de Davi! Vc lembra dele??
beijos
Eu te passei esse livro porque não queria ler! É triste demais e a pesada forte pra mim…rsrs Acabei de ler o incêndio!! Quando te mando? =)
Oi Vivi,
Me manda quando puder! rs… Se quiser esperar para me mandar com os meus livros que estão aí, sem problema!
Beijos