Resenhas

Juntando os Pedaços, de Jennifer Niven #Resenha

Título: Juntando os Pedaços

Autor(a): Jennifer Niven

Editora: Seguinte

Ano: 2016

Páginas: 392

Tradução: Alessandra Esteche

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***



No segundo semestre de 2016, pouco depois da visita da autora Jennifer Niven ao Brasil, a Editora Seguinte anunciou o lançamento de Juntando os Pedaços, o segundo livro da autora destinado ao público jovem. Participei de um evento com a autora durante a Bienal e ela falou bastante sobre esse livro, então decidi pedir um exemplar pela parceria.

O livro chegou e entrou para a minha lista de próximas leituras, mas assim como aconteceu com O Livro de Memórias, fiquei procurando o melhor momento para ler essa história e finalmente resolvi me arriscar!!

Sobre o que é “Juntando os Pedaços”?

“Juntando os Pedaços” conta a história de Jack Masselin e Libby Strout, ambos alunos do colégio Martin Van Buren, na pequena cidade de Amos.

Jack é um garoto de 17 anos que tem prosopagnosia, uma doença que o impede de identificar as pessoas pelo rosto. Quando ele olha para alguém vê olhos, nariz, boca, orelhas… Mas seu cérebro simplesmente é incapaz de reunir todas as informações em uma imagem e registrá-la. Assim que Jack olha para o outro lago, aquela pessoa que ele viu a apenas alguns segundos se torna uma desconhecida!! Para tentar distinguir as pessoas, Jack tenta gravar algumas marcas identificadores, como o cabelo, a voz, a cor da pele, o jeito de andar e até mesmo as roupas! O garoto é incapaz de reconhecer até mesmo sua mãe, seu pai e seus irmãos.

Ninguém sabe do problema de Jack e ele nunca sequer procurou um médico. Tudo o que ele sabe sobre a prosopagnosia ele aprendeu na internet. Esse é um segredo que Jack faz o possível e o impossível para manter. Ele sabe que, assim que as pessoas souberem do seu problema, ele se tornará alvo de piadas e até mesmo de bullying.

Libby Strout está retornando à escola depois de anos estudando em casa. Depois da morte da repentina da mãe, Libby começou a comer compulsivamente! Aos 14 anos, Libby já pesava 294 quilos e precisou ser removida de casa pelos bombeiros, para ser levada ao hospital antes que morresse. Como se não bastasse todas as angústias de Libby, o título de Adolescente Mais Gorda dos Estados Unidos não ajudou em nada!

Depois de perder 136 quilos e passar por um longo processo de terapia, Libby sente que está na hora de voltar para a escola. Infelizmente, logo nos primeiros dias, Libby é alvo de uma brincadeira cruel e acaba por dar um belo soco em seu agressor. O resultado disso é que Libby acaba indo parar na diretoria com Jack – sim, ele mesmo! Como punição, os dois acabam indo parar na detenção…

De alguma forma, Jack decide contar sobre seu problema para Libby e aos poucos os dois começam a se abrir e falar sobre suas vidas. A prosopagnosia de Jack e o excesso de peso de Libby sempre os mantiveram afastados das pessoas, mas compartilhar suas inseguranças permitem que os dois se aproximem um do outro!

O que esperar desse livro?

“Juntando os Pedaços” é um livro que me conquistou logo em suas primeiras páginas, tanto pela descrita envolvente da autora como por seus personagens muito bem criados, inteligentes e cativantes!

A prosopagnosia é uma doença real e imaginar que alguém é incapaz de reconhecer até mesmo sua própria mãe me deixou comovida! Jack é um cara bacana, que se importa com os outros e que tem um enorme carinho por sua família e por seus amigos. Mesmo assim, lidar com seu problema não é fácil e ele sente tanto medo de ser excluído que acaba tomando péssimas decisões e age como um babaca em muitas circunstâncias.

Apesar de ter me apaixonado por Jack e sentido uma enorme empatia por ele, foi Libby quem mais me impressionou!! Tudo o que Libby enfrenta por causa de seu peso representa o pior daquilo que há nas pessoas. Mostra o quanto as pessoas estão cheias de lixo por dentro, procurando a primeira oportunidade de colocar essa sujeira para fora e jogar em cima dos outros! E mesmo assim, Libby sacode a poeira e dá a volta por cima. É claro que as coisas a magoam, mas ela percebe que nada pode ser pior do que tudo o que ela já passou…

“Juntando os Pedaços” é um livro que fala sobre diferenças, sobre aparência, sobre bullying e sobre como cabe a nós decidir se as pessoas podem ou não nos atingir! Eu indico esse livro para todo mundo, mas mesmo que vocês achem que esse livro não faz o estilo de vocês, se permitam mais dois minutinhos para ler a carta de Libby para o mundo:

Alguém gosta de você, por Libby Strout

“Ninguém gosta de você.” Alguém me escreveu isso recentemente numa carta anônima. Fico me perguntando quem acha que tem o direito de dizer isso a outra pessoa. Sério. Pense nisso. “Ninguém gosta de você.” Deve ser a coisa mais desprezível que se poderia dizer a alguém. O que a pessoa provavelmente quer dizer é: “Você é gorda, e isso me enoja”. Então por que não escrever precisamente isso? Você não sabe se existe alguém que gosta de mim. E adivinha só: existe, sim. Acredite ou não, tenho uma família e amigos que me amam. Já beijei alguns garotos. Se nunca transei, é porque não estou pronta ainda. Não porque ninguém gosta de mim. A verdade é que, enquanto você é cheia de ódio e insignificante, Pessoa Que Escreveu Aquela Carta, eu sou encantadora. Tenho uma ótima personalidade, sou inteligente, sou forte e corro bem. Sou resiliente. Poderosa. Vou fazer alguma coisa da minha vida, porque acredito em mim mesma. Posso ainda não saber o que é essa coisa, mas só porque não existe limite para mim. Você pode dizer o mesmo? A vida é muito curta para julgar. Não é sua função dizer aos outros o que sentem ou quem são. Por que não dedicar todo esse tempo a si mesma? Não sei quem você é, mas posso garantir que tem algumas questões que poderia trabalhar. Talvez você tenha um corpo bonito e um rosto perfeito, mas aposto que se sente insegura e não conseguiria ficar só de biquíni roxo na frente de toda a escola. Quanto aos outros, lembrem-se: ALGUÉM GOSTA DE VOCÊ. Grande, pequeno, alto, baixo, bonito, comum, simpático, tímido. Não deixe ninguém dizer o contrário, nem você mesmo. Principalmente você mesmo.

Sobre a autora e seus outros livros…

Jennifer Niven foi criada em Indiana e desde 2000 passou a se dedicar à escrita em tempo integral. Ela é de três livros de não ficção – The Ice MasterAda Blackjack e The Aqua Net Diaries – e um livro de memórias sobre suas experiências no ensino médio. Escreveu ainda uma série adulta chamada Velva Jean, composta por quatro livros: American BlondeBecoming Clementine, Velva Jean Learns to Fly e Velva Jean Learns to Drive. Apesar de ter sido criada em Indiana, hoje vive com o noivo e três gatos em Los Angeles, seu lugar preferido para andanças.

Aqui no Brasil, a Editora Seguinte publicou em 2015 o livro Por Lugares Incríveis, o primeiro da autora voltado para o público jovem adulto. O livro fez tanto sucesso que garantiu uma visita da autora à Bienal do Livros de São Paulo em 2016.

Para mais informações, acesse jenniferniven.com, ou encontre-a no Facebook.

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Oi, bom dia,
    Estou com o meu livro aqui na estante e já estava curiosa com esta estoria, agora depois da sua resenha fiquei mais empolgada em ler.
    Adoro ouvir suas opiniões.
    Boa quarta-feira!
    Beijos
    Dani

  • Ei Camis,

    Resenha linda.
    Esse livro foi resenhado lá no blog pela Lu, ai eu acabei não lendo. Mas desde q ela postou, estou com vontade de pegar emprestado para ler. Vou fazer isso rs.
    bjs

    • Oi, Nanda.
      Quando tiver um tempinho (eu sei que é quase impossível!), dê uma chance a esse livro!
      Ele é lindo!
      beijos

  • Oi Camila, tudo bem com você?
    Eu já li esse livro e achei a história belíssima e muito bem construída. A primeira vez que eu ouvi sobre prosopagnosia foi em um episódio da série Criminal Minds, mas não tinha prestado muita a atenção no nome em si. Quando li esse livro, acabei indo pesquisar algumas coisas sobre ela e achei bem interessante.
    Parabéns pela sua resenha!
    Bjkas

    • Oi, Carol.
      Eu me lembro desse episódio também! Rs...
      Na época não dei muita bola, mas depois desse livro fui fazer algumas pesquisas e descobri que é uma doença mais comum do que eu imaginava!
      Que coisa...
      beijos

  • Camis!
    Bom ver uma personagem que apesar de todo preconceito consegue ter personalidade forte e seguir em frente e mais, encontrar alguém que também sofre de preconceito (por outro motivo) e ambos acabarem se entendendo e construindo um relacionamento que fará bem para os dois.
    “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

  • Olá, Camila!

    Li numa resenha desse livro no blog Viagem Literária que o Brad Pitt tem prosopagnosia, a condição de Jack em Juntando os Pedaços. Logo que li isso pensei em várias coisas. Uma delas é, além de todas as fofocas e rumores que houveram na época, as separações de Jennifer Aniston e Angelina Jolie podem também terem como motivo não suportarem mais essa condição, pois deve realmente ser duro não poder reconhecer sua esposa e não ser reconhecida, mesmo sendo amada deve doer muito. Ah, meu lado fã de Doctor Who disse que isso vem bem a calhar quando no filme Guerra Mundial Z, o Brad contracenou com um tal de Peter Capaldi! Realmente não deve ter tido aquele momento ao ver a série de "Acho que conheço esse sujeito!".
    Mas fora desse contexto, a Jennifer mostrou o quanto nós podemos prejudicar os outros para nos sentimos superiores e não vemos o outro lado. Essa sua comparação com o lixo me lembrou até um video que vi no Mais Você em que uma mulher joga seu entulho na caçamba do vizinho, sem a autorização dele, e é realmente assim que nós fazemos com os nossos podres! E quando duas pessoas que são alvos desses lixos dos outros se encontram, elas se tornam mais fortes porque se entendem e entendem tudo o que passaram e acabam se tornando mais fortes contra as opiniões dos outros.

    Um abraço!

    • Oi, Lê.
      Essa informação sobre o Brad Pitt tem no livro, mas não sei se é verdade!
      Confesso que fiquei com certa preguiça de confirmar! Rs...
      Mas se for verdade, deve ser beeem difícil para ele trabalhar com isso...
      beijos

  • Olá!
    Estou doida para ler esse livro e Por lugares incríveis.
    A autora aborda temas bem importantes e que me atraem muito. Parece ser uma leitura fluida e sensível
    Quero muito ler!
    Beijos

  • Eu só tinha visto uma resenha deste livro, e ela era bem negativa :( Mas confio mais na sua e agora quero muito ler este livro!!
    Ontem deixei meu pâncreas na Amazon, acho que não custa deixar um rim. Vou lá!

    Bjks

    • Oi, Lelê.
      Sério que encontrou uma resenha negativa desse livro?!
      Que pena! Achei adorável!!
      Nem me lembra... Gastei bastante no Amazon Day, mas valeu a pena!!
      beijos

  • Hey, Camis!

    Eu ando tão enjoada desses YAs onde alguém sempre tem uma doença. Aliás, ando enjoada de YAs no geral. Eu tô ficando muito chata pra leituras, pior a cada ano.
    Por ora não tenho vontade de ler esse livro, não. Um dia, talvez.

    Beijocas!

    • Oi, Sandra.
      Eu entendo perfeitamente essa sensação.
      Parece que com o tempo vamos ficando mais exigentes e quanto mais lemos, menos as histórias nos surpreendem.
      Andei meio de saco cheio de YA's, mas agora estou retomando o gosto!
      Quem sabe uma boa pausa não te faça bem?!
      Beijos

  • Acho que foi esse livro que me deixou mais curiosa até agora. Nunca ouvi falar dessa doença...que triste!! Mas do jeito que você falou, parece mesmo muito interessante!
    Beijos, Camis!

    • Oi, Vivi.
      Esse livro é muito fofo!
      Vale a pena conhecer a história desses dois adolescentes!
      beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás