Título: A Menina Que Não Sabia Ler – Volume 2
Autor(a): John Harding
Editora: LeYa
Ano: 2014
Páginas: 288
Tradução: Elvira Serapicos
***
Quando o livro “A Menina Que Não Sabia Ler” foi lançado em 2010, ele imediatamente entrou para a minha lista de desejados. Acabei não comprando o livro na época e depois de um tempo fui me esquecendo dele. Ás vezes eu lia alguma resenha e pensava “Tenho que ler esse livro!”, mas sempre deixava para depois. No entanto, quando fiquei sabendo que o livro “A Menina Que Não Sabia Ler – Volume 2” seria lançado, achei que era a minha chance de finalmente ler essa história!!
Recentemente publiquei a resenha “A Menina Que Não Sabia Ler” e contei o quanto fiquei impressionada com o livro, que conta a história da pequena Florence. A história não é nada daquilo que eu imaginava, mas a surpresa foi muito boa!! O texto é recheado de mistérios, de suspense e até mesmo de terror. O livro é excepcionalmente sinistro e fiquei intrigada para ler a continuação.
Quando peguei o segundo volume, no entanto, me surpreendi novamente porque o livro não parecia em nada com uma continuação daquela primeira história.
Esse segundo volume começa com a chegada do Dr. John Shepherd a um hospital psiquiátrico exclusivo para mulheres em uma ilha americana. Ele chegou para trabalhar como assistente do Dr. Morgan e tudo o que tem na mala são poucas peças de roupa e um surrado exemplar do livro “Tratamento Moral”. Logo de cara já dá para perceber que há alguma coisa errada com o Dr. Shepherd e aos poucos dá para perceber que ele não é quem diz ser… De qualquer forma, ele precisa continuar a fingir ser o Dr. Shepherd e isso inclui auxiliar o Dr. Morgan com as pacientes.
Mesmo não sendo o Dr. John Shepherd de verdade, nosso protagonista fica incomodado com o tratamento dispensado às internas e resolve aplicar os ensinamentos do tal livro “Tratamento Moral”. Para ajudar em seu disfarce, ele resolve ler o livro e percebe que concorda com tudo aquilo. Resolve então aceitar um desafio do Dr. Morgan e escolhe uma paciente para a experiência! A escolhida é uma jovem, apelidada de Jane Pomba. Aparentemente ela não tem problema algum, mas foi encontrada perdida pelas ruas e não tem qualquer lembrança de seu passado. O falso Dr. Shepherd acredita que ela é perfeita para o Tratamento Moral, pois seu problema se resume à amnésia.
Aos poucos vamos descobrindo mais sobre a verdadeira identidade do falso Dr. Shepherd e de como ele foi parar no hospital. Ficamos sabendo ainda o que aconteceu com o verdadeiro médico. Acompanhamos a rotina do hospital e do tratamento da srta. Jane Pomba. E juntando tudo isso é que entendemos qual é a relação dessa história com a do primeiro livro…
E mais uma vez o que encontramos é uma história surpreendente, na qual nenhum personagem é santo e todas as aparências enganam! As mais simples ações podem gerar as mais absurdas consequências… Assim como aconteceu com o primeiro livro, fiquei impressionada por ler uma história do ponto de vista de um psicopata! Bom, pelo menos foi essa a sensação que eu tive de certos personagens! Rs…
No geral, essa é uma “duologia” extremamente interessante e ousada. Não é o tipo de leitura confortável e há muitos crimes nas histórias, mas tudo tem uma razão de ser. Para mim valeu a pena, mas sei que muita gente não vai curtir o estilo do autor. Podemos dizer que essas histórias não são fáceis de digerir, mas para o leitor mais paciente e mais determinado, são um prato cheio!! rs…
Sobre os títulos dos livros, já tinha comentado com vocês que o título original do primeiro livro é Florence & Giles, mas toda a história tem tanto a ver com o lance dela não poder ler, que achei que o nome dado ao livro aqui no Brasil combinava bem! Agora descobri que o segundo livro se chama “The Girl Who Couldn’t Read”, que pode ser traduzido como A Garota que Não Podia Ler… Entendi que a editora optou por usar um título parecido com o do segundo livro quando lançou o primeiro. Depois ficou sem opção e deixou só Volume 2!! rs… Foi uma solução incomum, mas funcionou! hehehehe
Gostei muito do primeiro livro e fiquei ainda com mais vontade de ler esse segundo, que parece estar recheado de mais mistério e suspense. Desconfio quem seja a Jane Pomba, mas não sei sobre o Doutor Sheperd. Já está na minha lista de desejados!!
Oi, Patrícia.
Acho que sua desconfiança tem fundamento, hehehe
Esse segundo livro tem bastante mistério e é tão sinistro quando o primeiro. Acho que você vai gostar também!
Beijos
Ei Mila
Há séculos atrás eu queria comprar A menina que não sabia ler, mas vi muitos comentários negativos e acabei deixando para lá. Nem sabia que tinha continuação, lendo sua resenha desse fiquei até curiosa. Mas não sei se animo comprar os 2, vai ficar no quem sabe rs.
Não gosto quando trocam os títulos assim. 😛
bjs
Oi, Nanda.
Acho que esse livro não fez tanto sucesso porque as pessoas não estavam preparadas para esse tipo de livro. Ele é bem gótico e sinistro. A capa dos livros engana! hhehehehe
Se tiver a chance de ler um dia, já saiba que ele não tem nada de bonitinho! Talvez isso ajude! hehehe
beijos
Oi Cami!
A menina que não sabia ler parte um está na minha estante e é o próximo da lista (terminei o segundo das cronicas de gelo e fogo, li o Garota exemplar, e agora estou lendo Perdida, a menina q não sabia ler será o próximo!)
Então se eu gostar da parte um, vou comprar a parte dois heheeh
bjobjo
Nossa, Lauren.
Que beleza essa sua lista de leitura!!
O que achou desses livros?
Beijos
Oi Cami 🙂
o Garota Exemplar eu achei a primeira e a segunda parte incríveis! Quando me perguntavam sobre ele eu sempre dizia “até agora é um dos melhores livros que li,mas vai depender de como terminar”, e então.. não gostei muito do final, não sei o motivo, mas não curti o fim, sei lá o quê que me deu, axo q eu queria que alguém se desse mal. hehehe
o Perdida eu me apaixonei *0* a história é muito fofa, muito linda. Sofia e Ian *0* Só suspiros e lembranças boas desse romance encantador !
Hj comecei A Menina Que Não Sabia Ler, .. daqui uns dias volto pra contar como foi a minha experiência hehehehe
bjobjo
Oi, Lauren.
Eu adorei o final de Garota Exemplar justamente por causa do final inusitado! hehehe Mas entendo a sua frustração. A gente sempre quer que alguém seja punido e coisa assim! hehehe Perdida é fofo demais mesmo! Estou doida para ler Encantada!!
Beijos
O livro não tinha me chamado atenção (o primeiro), por isso tbm fiquei surpresa ao saber que tinha uma continuação, não é mto a minha vibe, acho q vou deixar para lá…rs
Andy_Mon Petit Poison
#ResumoDoPoison bit.ly/1ncOPvS
Oi, Andy.
Os dois livros tem uma pegada gótica bem diferente do que estamos mais habituados e por isso não é um livro indicado para todo mundo!
Eu adorei, mas acho que tudo o que envolve psicopatas faz o meu gênero! hehehehe
Beijos
Oi Camila, já tinha lido sobre o “problema” do título, não cheguei a ler os livros, mas concordo contido, foi uma solução inusitada que funcionou.
Bjs, Rose
Oi, Rose.
Acho que o título do primeiro livro não era mesmo muito comercial e valeu a tentativa deles!
Beijos
Ei Camis!
Sempre tive curiosidade de ler o primeiro volume, mesmo sem saber nada da história, só mesmo pelo título e a capa. E só agora lendo sua resenha que eu percebi que não fazia realmente ideia alguma sobre “estilo” dos livos e o pouco que eu imagina estava errado. hahaha
Por incrível que pareça estou mais curiosa, deve ser perturbador mas interessante.
Beeijos!
Oi, Cel.
Eu estava completamente enganada sobre a história, mas o livro me surpreendeu bastante!!
Quem sabe funcione para você também!
Beijos
Não sabia que se tratava de um livro assim, com esse tema. Comprei os dois livros e devem chegar em breve, assim espero. Mas, fiquei mais animada ainda pela história ser assim. Não sabia sobre o nome, realmente uma novidade a mais. Será que vai ter mais livros ou para nesse segundo?
Oi, Oliveira.
Eu fazia uma idéia completamente errada sobre o primeiro livro quando comecei a ler e acabei tendo uma bela surpresa. O segundo livro me impressionou bastante por ser uma continuação completamente ousada.
Na página do autor não há informação sobre outros livros, mas tudo é possível.
Beijos
Obrigada Camila, por me responder, pela atenção! Muito grata! Beijos.
Imagina… Não tem de que!
Oi Camis!
Você já sabe que não gostei do primeiro livro, e eu sei que vou ler o segundo mesmo assim! rss! É que não consigo abandonar uma série,então vou acabar lendo esse também!
Mas me diz, as personagens do primeiro livro voltam nesse? Ou não tem nenhuma conexão?
Um beijo!
Oi, Nina.
Na verdade há apenas uma única conexão, que é a Florence. Bom, na verdade isso é até quase um spoiler, porque ela demora a aparecer na história… Então, durante um bom tempo, parece que os livros não tem nenhuma conexão! hehehe
Ai… sei bem como é esse negócio das séries. Também acho difícil não ler as sequências! hehehe
Beijos
Eu já li sobre ele e gosto de livros que surpreendem. Eu leio as resenhas e penso em como estou parada nas minhas leituras e sem ler não me atualizo 🙁
É difícil acompanhar todos os lançamentos, não é?!
A gente acaba se sentindo meio perdido mesmo!
Mas não se preocupe se está parada com suas leituras… Leia no seu ritmo e aproveite as histórias!
Beijos
Camii!! Por favor me responda. Porque Florence perdeu a memória? Como ela foi parar no meio da cidade? Eu acabei de ler o volume 2, ja li o primeiro e amei os dois. Mas o final desse volume 2 me deixou muuito desesperada por respostas. Por favor, sane minhas dúvidas. Obg bjoos
Oi, Marcella.
Eu bem que queria poder responder suas dúvidas, mas não há como!
O livro não traz nenhuma informação de como tudo isso aconteceu…
Na minha opinião acho que ela surtou com tudo o que aconteceu no primeiro livro e resolveu se mandar da casa!! rs…
Beijos
Esse livro é maravilhoso!!! Realmente, as pessoas que não gostaram é pq n estavam preparadas para esse estilo gótico e nada fofinho hahaha, super sinistro!!
Oi, Ju.
Será que a capa não engana um pouco?! Rs…
Beijos
Gostei do livro, mas vai ter continuação?