Título: Amaldiçoadas
Autor(a): Jessica Spotswood
Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 288
Tradução: Ana Ban
***
“Amaldiçoadas” é o segundo livro da série As Crônicas das Irmãs Bruxas, publicada aqui no Brasil pela Editora Arqueiro. O primeiro livro – Enfeitiçadas – foi lançado no início desse ano e agora saiu o segundo, o que me deixa animada já que a editora está trabalhando rápido com as traduções! Como eu curti muito o primeiro livro, assim que vi esse segundo na lista de lançamentos da editora, já fiz a minha solicitação!!
Só para relembrar, o primeiro livro conta a história de Cate Cahill, uma garota de 17 anos que, desde a morte da mãe, precisa cuidar das duas irmãs mais novas, Maura e Tess. O problema é que as três irmãs são bruxas e precisam manter isso em segredo a todo custo. As garotas vivem em uma sociedade controlada pela Fraternidade e pelos Irmãos. Qualquer mínimo sinal de que uma moça possa ser uma bruxa já leva os Irmãos a empreender uma verdadeira caçada, contra a qual a suspeita não tem a menos chance. E é por isso que a garota está sempre com medo e entra em pânico todas as vezes que suas irmãs usam magia. Para o restante da cidade, as irmãs são consideradas excêntricas. Elas são muito bonitas, mas vivem reclusas e têm muito pouco contato com outras pessoas. Mas agora Cate tem apenas seis meses para escolher entre o casamento e a Irmandade (uma espécie de convento de freiras). Ela tem um pretendente: seu vizinho Paul McLeod. Só que nada sai como o esperado. Cate descobre muitas coisas sobre sua mãe, sobre a Fraternidade e sobre o amor. Mas a principal descoberta de Cate tem a ver com uma profecia sobre três irmãs bruxas!
Por ser o primeiro livro, “Enfeitiçadas” foi bem introdutório. Para que a história fizesse sentido, a autora precisou ser minuciosa com o cenário e deu muitas explicações necessárias para situar o leitor. Com isso o livro é meio devagar no começo, mas depois de um certo ponto a história fica cheia de ação e são tantas as revelações que o final me deixou sem fôlego! Foi um daqueles finais que me fizeram dar gritinhos de frustração por não saber o que viria a seguir.
E se alguém imagina que ler o segundo livro diminuiu minha frustração se engana, porque o livro é ainda mais cheio de ação e com um final ainda mais desesperador!! Rs…
Depois de tomar uma decisão inesperada, Cate agora precisa encarar sua nova realidade. Ela precisou deixar seu grande amor e o futuro que planejada para trás, para garantir a segurança de suas irmãs. Ela não se arrepende do sacrifício que fez, mas nem por isso deixa de sofrer todos os dias. Os Irmãos estão apertando o cerco e qualquer mínimo comportamento que eles considerem inadequado já é motivo para punir mulheres inocentes. Cate precisa manter o controle, mas isso não é fácil quando as pessoas que a cercam esperam cada vez mais dela. Ao que tudo indica, Cate pode ser uma das bruxas mais poderosas desde muito tempo, o que gera esperança de alguns e provoca ciúmes em outros. O clima na cidade é de muita tensão e ao mesmo tempo de revolta. A população já não está mais tão feliz com o controle pesado dos Irmãos e as bruxas mais revoltadas vêem isso como uma chance para assumir o poder.
Cate tenta se manter longe de confusão, mas a chegada de suas irmãs à cidade provoca fortes emoções. Isso porque Maura, a irmã do meio mais chata do mundo, decide que quer ser a bruxa mais poderosa. Ela é cheia de si e senti uma inveja imensa de Cate. Ela se sente rejeitada por todos e quer mostrar que é melhor que suas irmãs. Com isso fica cada vez mais óbvio que as três são as irmãs da profecia! A única coisa boa é que o comportamento imbecil de Maura provoca uma reação em Cate, que decide assumir a liderança e tomar decisões importantes para a “revolução” das bruxas. Finalmente, né Cate?
Já deu para perceber que fiquei bastante envolvida com a história, não é mesmo?! Senti várias emoções com essa leitura, mas a principal delas foi raiva: raiva da Cate por ser meio molenga, raiva da Maura por ser uma vaca imbecil, raiva dos Irmãos por serem tão malvados e raiva de mais uma porção de personagens que fazem uma bobagem atrás da outra! Rs… Mas em nenhum momento essa raiva me fez gostar menos do livro. A verdade é que eu adoro livros que conseguem mexer tanto comigo. Afinal, qual é a graça de ler um livro e não sentir nada?! Eu adoro quando um livro me provoca, me instiga e me impulsiona a querer mais da história. E foi exatamente assim com esse livro!
Agora só me resta esperar pelo último livro e descobrir será tão bom quanto imagino!
Sobre a edição, a Arqueiro manteve os mesmos detalhes do primeiro livro. A capa é linda e cada começo de capítulo conta com uma moldura delicada na página. O material utilizado na produção do livro é de primeira qualidade, assim como costuma ser com todos os livros da editora!
Para terminar, deixo vocês com um vídeo gravado pela autora Jessica Spotswood para os leitores brasileiros:
Eu adorei o livro!!! Ainda não postei mas já li pq não aguentei esperar!!! Estou louca para saber oq vai acontecer no final da trilogia!!!
http://www.conversandocomdragoes.com/
Oi, Kate.
Que final foi aquele, hein?! Quero esganar aquela menina!! rs…
beijos
Oi Camila !
Gostei muito da sua resenha , nunca li nada de bruxos além de Harry <3. Quem sabe entre o volume 1 /2 desta trilogia para minha lista .
Beijos
http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com
Oi, Leticia.
Sou apaixonada por história de bruxas e de magia!
Sempre que descubro algum livro com esse tema já coloco na minha lista de desejos!
Beijos
Eu gostei do que ouvi falar dele. Eu acho as capas lindas, se só dependesse disto eu já compraria 😀 Porém estou fugindo um pouco de livro com continuação
Oi, Bia.
Acho que vale a pena esperar e quem sabe comprar os três livros de uma vez só! Assim dá para ler tudo de uma vez e não precisa ficar esperando pela continuação! rs…
beijos
Camis eu li o primeiro porque ganhei aqui no blog, e adorei! Espero poder ler esse segundo logo, tô curiosa pra saber o que vai acontecer agora!! =)
Beijos!
Olha só, é verdade!!
Menina, o final desse segundo livro dá ainda mais raiva que o final do primeiro! hehehe
beijos
Não é muito meu gênero, mas tenho que admitir…essas capas são lindas mesmo, hein??
Oi, Vi.
As capas são lindas demais!
Dá gosto de ver!
Beijos