“Eu coleciono livros da mesma forma que minhas amigas compram bolsas de grife. Às vezes, só gosto de saber que os tenho e lê-los de fato não vem ao caso. Não que eu não termine lendo-os todos, um por um. Eu os leio. Mas o mero ato de comprá-los me deixa alegre – o mundo é mais promissor, mais satisfatório. É difícil explicar, mas eu me sinto, de alguma forma, mais otimista. A totalidade do ato simplesmente me faz feliz.”
Não preciso nem dizer o quanto me identifiquei com essa frase. E olha que essa foi apenas a primeira passagem do livro em que pensei: AiMeuDeus! Essa sou eu!!! rs…
Estava eu fuçando no Twitter, quando me deparo com um tweet de uma amiga sobre esse livro. Ela disse que se os amantes da leitura tinha que ler! Então pensei: “Opa, eu amo ler!! Deixa eu ver qual é a desse livro!” Entrei no site da Editora Casa da Palavra (Leya) e li a sinopse! Meus olhos já brilharam!! Coincidentemente, saí do trabalho naquele dia e precisei passar no shopping. Adivinhem só?? Isso mesmo, entrei na primeira livraria que encontrei e comprei o livro! Enquanto esperava na fila do caixa, abri o livro e comecei a ler!! Fui embora para casa e em cada farol que eu parava lia mais um pouquinho… Jantei lendo o livro e fui para a cama… Eu tinha que dormir, mas tinha ainda mais que ler!! rs…
Agora sim… vamos ao livro!! Dora, a protagonista dessa história, é uma mulher madura, separada pela segunda vez, ex- jornalista do Times e agora desempregada, vivendo às custas de uma gorda herança deixada pelo pai.
A vida de Dora tem uma profunda ligação com a literatura e ela é uma verdadeira bookaholic! Levada pela mãe, Dora passou a infância em excursões litarárias – visitas a locais onde viveram grandes escritores, a locais que serviram de inspiração para histórias famosas…
Apesar de todos os problemas em sua vida, Dora sempre encontra consolo nos livros! Toda vez que está deprimida, ela se entrega a um verdadeiro porre literário, com direito a banho de banheira e muito vinho! O problema é que essas fases de Dora representam dias inteiros de isolamento.
Sua irmã e sua amiga Darlene (que é um barato) se preocupam com Dora. Não é normal alguém se excluir assim do mundo! Elas acham que a paixão de Dora pela leitura é uma forma de fugir da realidade!
Entre idas e vindas à livraria (sim, todo bookaholic adora uma livraria!), Dora conhece Fred – o vendedor de livros charmoso e que sabe tudo sobre literatura – e ela resolve engatar um relacionamento com o moço, com direito a conhecer a família e tudo mais!! E vou dizer uma coisa, a mãe e a sobrinha de Fred me conquistaram!! rs…
Mas lógico que as coisas não são simples, né?! Senão não teria graça!! rs… Palmer, o ex-marido bem sucedido de Dora resolve reaparecer na vida da moça! E agora? Como fica o coração de Dora??
Além da história de Dora ser ótima, o livro todo é acompanhado de citações de grandes autores e referências literárias maravilhosas! No final do livro ainda tem uma lista de todas as obras citadas, o que facilita muito, já que é impossível terminar de ler esse livro e não ter vontade de correr para a livraria atrás dos outros livros mencionados! rs…
Termino essa resenha – gigante por sinal! – dizendo que esse livro foi uma verdadeira surpresa! Me apaixonei por essa história e foi impossível parar de ler!! Eu realmente queria ter uma amiga como a Dora!
*** Só para esclarecer uma coisa: esse livro foi lançado aqui no Brasil em 2006, com o nome de Ler, Viver e Amar em Los Angels! A Editora Casa das Letras reeditou esse livro agora, em 2011, e o livro agora se chama apenas Ler, Viver e Amar!! Mas se vocês acharem uma edição antiga, fiquem tranquilos porque é o mesmo livro! rs…
hahaha, eu li a frase e se não estivesse grifada teria achado que foi você que escreveu, Camis!! hahaha! Porre literário! Taí, vou usar muito essa expressão! Parece bem legal, Camis! ^^
Oi Vivi,
Achei mesmo a minha cara!!
Não sou muito de copiar frases de livros, mas essa mereceu!!
Precisa ver uma classificação que a Dora faz sobre os tipos de leitores! É maravilhosa!! hahaha
O problema do porre literário é que pode dar ressaca literária!!
Beijos
Uau, agora é minha vez de correr para comprar este livro, que parece ser maravilhoso! Eu me identifiquei com a Dora, só falta o vendedor de livros charmoso kkkk
Obrigada pela resenha e pela dica 😉
bjs
@PatriciaADavis
Oi Pat,
O livro é demais mesmo!
Haha, eu gosto muito de livros, mas não sei se encarava namorar com alguém que também gostasse tanto!
O bom de namorar alguém que “não é da área”, é que me obrigo a ser mais normal!! hahaha
Beijos
Camila, preciso ler esse livro urgente! Já vi que vou me identificar muuuito com a história! Parece bem divertida e bem trabalhada, não vejo a hora de ler! Abraços!
Oi Monique,
A história é super bem escrita e me identifiquei muito com a Dora!!
Foi uma ótima leitura mesmo!!
Beijos
Oi Camila, eu li este livro, realmente é muito bom, amei a leitura, outro livro sobre amar ler é “Uma real leitora”, por sinal muito engraçado.
Boa resenha.
Opa, dica anotada!!
Adoro esse tipo de livro, principalmente se tiver um final feliz!!
Beijos
Ei Mila,
Precisava de tudo isso? Vc me convenceu a comprar só com a citação e olha que nunca ouvi falar do livro rsrs. Amei a história da Dora, ahh as pessoas também acho que me isolo do mundo nos livros e eu tbm queria conhecer um vendedor de livros assim kkkkkkkk
bjos
Nanda
Oi Nanda,
Esse livro me ganhou logo na sinopse!! Quando comecei a ler, então…
A Dora é ótima e vejo que várias passagens do livro servem para nós blogueiras.
Ler é sempre bom, mas isso não pode impedir a gente de levar uma vida com amores e amizades reais!
beijos
Oi Mila!! Amei a sua resenha!!! Me convenceu a comprar o livro na hora!!! Adorei a expressão porre literário…haha…Já tomei muitos porres literários! 🙂 Bjs
Ah, sua resenha me ganhou logo com essa primeira frase do livro…rsrs…Bjs
PS.: Mila, estou lendo Em Chamas da Suzane Collins e estou amando! Consegue ser melhor que Jogos Vorazes (e olha que eu achava que isso fosse impossível!!!). Só consigo pensar que qdo você pegar esse livro não vai conseguir largar!!! Pena que o terceiro volume só lança aqui em Setembro (pena nada, né?! Setembro está pertinho! Ainda bem!). E já consegui me definir por um team, mas não digo quem é até vc ler!!! E sim, vou te pentelhar até você ler esses livros…rsrs!
Só preciso ler mais 4 livros e depois começo o Jogos Vorazes!! hehehehe
O bom é que quando eu terminar de ler Em Chamas, já vai ter saído o terceiro volume! hahahaha
beijos
Oi Alê,
Tomar um porre literário é uma delícia mesmo!!
Fiquei até com inveja da Dora!! hahaha
O livro é ótimo e as referências literárias são incríveis!! Quero ler todos os livros que ela mencionou!!
Beijos
AiMeuDeus! Para o mundo que este livro foi para o topo da minha lista de próximas aquisições!!! E que citação é essa?! SOU EU TOTALMENTE!!!! Hahaha, vou ler para o meu namorado e ver se ele entende o porque de eu ser assim e gastar tanto com livros! Nunca tinha ouvido falar nesta obra, mas é certo que apesar de não ter nenhum dinheiro e ter jurado para mim mesma que não ia mais comprar livros, este vai ser a exceção!!! Viu o que você fez Camila? Acabou com a minha determinação com esta resenha, hehehe 😛 Preciso dizer que amei a resenha? Sou totalmente a Dora!
Beijos
Oi Adri,
Fico feliz de ver que vocês gostaram!
Foi exatamente assim que me senti quando a Karina falou do livro!
Há tempos não me envolvia tanto com uma história!!
E o melhor é que o final é feliz!! rs….
Beijos
Eu já amo este livro antes mesmo de ler! Eu fiquei tentada a comprar pela internet (tem uma promoção bem boa no submarino), mas minha vontade de lê-lo é tanta que quero ver se compro esse fim de semana em alguma livraria (meu namorado vai me levar pra Gramado e eu vou ver se tem alguma livraria legal por lá)… Só espero que eu não congele antes de chegar ao final do livro (aliás, ainda bem que é um final feliz)!!!
Beijos
Adriana – Mundo da Leitura
Oi Adri,
Que delícia… Passeio com o namorado e livro novo!! rs…
Engraçado que eu sou assim também! Quando quero muuuito um livro, corro na livraria para comprar porque não gosto de ficar esperando a entrega! rs…
Depois em conta o que achou!
beijos
Eu tinha visto este livro no skoob há algum tempo, mas chamava “Ler, viver e amar em Los Angeles” e a capa tinha uma mulher lendo na banheira (Aliás, vc errou na digitação e colocou “banho de banheiro e muito vinho”).
Não achei sua resenha gigante, não. Ficou mto boa e deu vontade de ler o livro, mas só depois de conseguir ler todos os outros q já estão na fila rs.
Bjos!
Nossa, ainda bem que você me lembrou!! Vou colocar um adendo na resenha e arrumar o banho de banheiro!! hahahaha
Beijos
Mila, eu dei de cara com esse livro na bancada de chick-lits e essa frase, realmente, tem tuda a ver! hahaha “Ler, Viver, Amar”, achei que seria da mesma autora Amar, Viver, Comer, não tem um livro com esse nome? kkk A história parece ser legal, e fiquei imaginando aqui: banheira, vinho, e ela lendo um livro (risos), eu trocaria o vinho por um milkshake, pode ser? iajishas
bjs
Carol.
http://www.openpage.com.br
Oi Carol,
Pode trocar à vontade!! rs…
Eu bem ue fiquei com vontade de ter uma banheira!! Mas depois pensei que não seria uma boa idéia! Do jeito que sou atrapalhada, deixaria meus livros caírem na água!! hahaha
Putz… tem mesmo um livro com um título assim e também pensei que tivesse alguma relação, mas acho que não! É só coincidência!!
Beijos
“Não preciso nem dizer o quanto me identifiquei com essa frase.” [2]
Eu ia dizer exatamente isso quando comecei a ler a resenha! Preciso desse livro, pra já!
Tem todos os elementos que um livro sobre bookaholic tem que ter, que achado esse.
Oi Pat,
Essa é só uma das frases da Dora com as quais me identifiquem!! rs…
Foi mesmo um achado!! Só tenho que agradecer à Karina!! rs…
beijos
Eu to muitos porres literários! Amei o livro e vou comprar assim que der!
Hahaha,
Eu adorei isso!! Agora quero uma banheira!! rs…
Beijos
Nossa essa frases é para todas as leitoras compulsivas,rs.
Depois de ler a resenha fiquei louca pelo livro,e fui correndo fazer o pedido pelo site, hahá.
Adoro suas resenhas Camila,bjs.
Oi Marcella,
Que bom que gostou!! Fico muito feliz!!
Mais acho que essa frase é mais para as compradoras de livros compulsivas!! hahahaha
beijos
Super me identifiquei com a citação também!! Se for ver o tanto de livro que tenho na estante ainda sem ser lido (com certeza menos que você), mas que me sinto bem em comprá-los, vê-los ali, com a promessa que um dia lerei todos. Mas confesso que também adoro bolsas – apesar de os livros ainda virem em primeiro lugar…hihi
Não conhecia esse livro, mas já adorei! Impossível ser diferente, né?
Beijos
Oi Cacá,
Eu compro muito mais livro do que dou conta de ler, principalmente continuação de séries!! rs…
Acho que hoje devo ter mais de 100 livros não lidos na estante, fora os e-books que tenho no reader!! rs…
Eu me sinto bem cercada de livros!! Só sinto falta de ter mais tempo para ler!! rs…
Beijos
Olá Camila!!! Tenho uma confissão para te fazer…
Jennifer Kaufmann é meu pseudónimo e escrevi este livro baseado em experiências minhas.
Háhahahahahah…
Brincadeirinha, lógico!!!
Super me identifiquei com aquela frase. Logo que li pesei: ” Meu Deus, escreveram um livro sobre mim!!!!”
Concerteza entrou para minha lista.
bjo
Ótima resenha.
Oi Bárbara,
Uma coisa gostosa desse livro é que ele conta a história de uma mulher madura! Os dramas pessoas são mais sérios e mais interessantes!
Me identifiquei ainda mais, já que estou batendo na porta dos 30!! rs…
Beijos
Eu já ouvi falar bem desse livro, mas agora com a sua resenha estou “TENHO QUE LER ESSE LIVRO”.
Jornalista + amante de livro = Estou meio que vendo nessa esótria! hahaha
Apesar de achar a edição antiga bem MAIS bonita que essa, a nova capa parece aqueles livros didáticos terríves! HASUha
Já vai para a lista! 😀
beijos
Will
vicio de cultura
Oi Will,
Acho que a capa antiga tem bem mais a ver com a história!
Essa capa muito colorida me pareceu livro de auto-ajuda!! rs… Mas fazer o que? rs…
beijos
O que uma capa não faz? Eu já tinha visto esse livro em algumas estantes do skoob (a capa antiga) e nunca me interessei pra ler a sinopse. Puro preconceito meu, agora com essa resenha ótima, quero Ler, Viver e Amar pra ontem!
Bjs 🙂
Oi Diana,
Acho a capa antiga um pouco mais interessante, mas se não fosse a indicação da Karina, acho que eu também não teria dado bola para o livro!
Por isso esse lance dos blogs literários é tão bacana!
Descubro livro ótimos!!
Beijos
Bom dia, Camis!
Li a resenha, já gostei e já quero!
Será minha próxima compra!
Beijão e ótimo fim de semana pra vc! =D
Que bom que gostou!
Eu tava mesmo precisando de um livro mais adulto e com o qual me identificasse!!
Beijos
Cá, adorei a resenha e a indicação.
Já está na minha lista de desejados!
Bjs
Oi Mari,
Acredito que vc vá gostar também!!
Beijos
Esse livro está na minha lista há MUITO tempo, mas como a Fernanda falou que ela ia comprar, eu deixei quieto. Ela adorou essa nova versão, mas eu sou muito apaixonada pela capa da antiga! Independente dela comprar assim ou do outro jeito, eu quero um exemplar pra mim!
Eu vivo muito isso dos meus amigos acharem que eu fujo da realidade atrás dos meus livros e, apesar disso até ser verdade algumas vezes, os livros me dão um apoio que eu por muito tempo eu não consegui enxergar. Eles simplesmente estavam lá e eu também.
Acho que é um pouco perigoso ser um pouco Becky Bloom com os livros, mas eu sei me controlar e acho que eles, mesmo ainda sendo objetos de consumo, são amigos de todas as horas que nos ensinam muito! o/
Eu adorei a sua resenha!
Beeijo! ;3
QUERO QUERO QUERO QUERO QUEROOOO!! Essa primeira frase simplesmente me descreveu!! Beijos Camis!
Eu sabia que essa frase ia fazer sucesso!! Acho que ela descreve a maioria de nós!! Hehe
Beijos
EU TENHO QUE LER ESSE LIVRO!
NOW!
Caraca, amei sua resenha e super me empolguei!
Fiquei assim: Caraca, chega de livros onde as personagens amam sapatos ou makes ou afins. O negocio agora é livro!
ahusauhuahs
Amei sua resenha e mais uma vez epito: Eu preciso desse livro!
ahusauhsa
Bjinhos
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo
Oi Clícia,
Esse livro é demais!!
Fiquei apaixonada pela Dora!! hehehe
Beijos
Me identifiquei completamente com a primeira frase…amei, perfeita! Preciso ler este livroo, hehehe. bjuss
Oi Fê,
Esse livro é demais! Me identifiquei muito com a personagem!!
Beijos
A Dora é demais, acabei de ler o livro e simplesmente amei.
Oi Jú,
Que bom que gostou!
A Dora é mesmo demais!
beijos
Menina q comentário mais legal, já tinha lido a sinopse e ficado doida p comprar, e agora dpois dessa os meus olhinhos brilharam *-*
tbm sou uma fã de livros, de ler… me isolo mesmo e leioo freneticamente até que o momento mais esperado finalmente chegue, e apesar de td a felicidade causada pelo final d um livro, vem a tristeza por te acabado d lê-lo e a ansiedade pela próxima vida, pessoa que irei viver, pq ao ler é cm se estivesse vivendo o personagem e isso é realmente tão, tão legal…é incrível a sensação que um livro pode passar…são o meu momento de paz, de uma empolgação impar a cada pagina lida…com ctz vou compra-lo amanhã mesmoo
Oi Miria,
Que bom que gostou!
Espero que esse livro supere suas expectativas!
Depois me conta!
Beijos
Posso afirmar que ameii o livro Camila ^^ muito mesmo, o li em 2 dias e gostei muito mesmo, sim, superou as minhas expectativas ^^ obg pela atenção
bjs
Oi Miria,
Que bom que gostou!
Esse livro foi uma delícia de ler e acho que tem tudo a ver com quem é leitora compulsiva! rs…
Beijos
Maravilhoso, e mais ainda … encontrar pessoas que dividem essa opiniao comigo….Entao nao sou so eu…., nao estou sò!!!kkkkk. isso è incrivel, estou amando esse livro . e simmm…. a contìnua comparaçao com Dora e eu , è inevitavel ! Bjos, Fram.
Oi Fram,
Tive essa mesma sensação ao ler esse livro! Senti que não sou a única vidrada em livros!
Mas uma coisa é importante, esse livro nos mostra que não podemos nos esconder da vida real.
beijos
Carissima Camila, voce tem razao, porem devo dizer que a vida da ficçao è maravilhosa, e as vezes viver ali, è mais seguro, rsrsrs (nao que eu nao goste da realidade…..)
Mas… muito obrigado por voce responder meu post, eu nao sou muito de internet, e ter encontrado um lugar assim , como seu blog, foi como encontrar um daqueles lugares otimos sitados em grandes livros , aconchegantes, onde se pode ver e encontrar pessoas com quem se vai de acordo…eu precisava mesmo de uma amiga de leituras…rsrsrsrrs.
Beijo, Fram.
Oi Fram,
Aqui no Leitora Compulsiva é assim… A resposta até pode demorar, mas sempre vem!! hehehehe
Não nego que a vida “dentro” dos livros possa ser bem mais atraente, mas me esforço para manter os pés nos chão! Se a gente se basear no que lê, vai achar tudo na vida real muito ruim! Ou vai dizer que os homens da vida real são tão incríveis quanto os da ficção, por exemplo? Hehehe
Fique à vontade para aparecer e comentar sempre que quiser! E vamos batendo um bom papo!
Beijos
adorei comprei um livro e tenho certeza que vou gostar
Espero que goste mesmo!!!
Beijos