Título: A probabilidade estatística do amor à primeira vista
Autor(a): Jennifer E. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 223
Tradução: Camila Mello
***
“A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista”…
Caramba… Que nome gigante para um livro!! E olha que o livro nem é tão grande assim! rs… Mas enfim, APEAPV – como vamos chamar o livro daqui para a frente – é um dos mais recentes lançamentos da Galera Record e tem tudo para ser um sucesso.
O livro conta a história de Hadley, uma garota de 17 anos que está enfrentando um dos momentos mais difíceis de sua vida: o novo casamento de seu pai. Há alguns anos seu pai se mudou para Londres para lecionar em uma universidade por lá. Ele deveria ficar apenas 6 meses, mas ao final desse período, decidiu que não iria voltar para casa e que se separaria da mãe de Hadley. Tudo isso teve um peso imenso na vida da garota, que nunca conseguiu superar esse abandono do pai.
E agora ela tem que viajar para Londres para ver seu pai se casar com uma mulher que ela sequer conhece, mas que faz questão de odiar. Hadley não queria ir de jeito nenhum, mas sua mãe a obrigou. Para melhorar, a garota ainda será uma das madrinhas do casamento!!
No dia da viagem, Hadley não está com o menor ânimo e acaba se atrapalhando toda. O resultado é que, por causa de um atraso de míseros 4 minutos, Hadley perde o vôo!! A solução é esperar por mais algumas horas no aeroporto e pegar o próximo vôo com destino a Londres. Enquanto espera, Hadley conhece Oliver, um garoto britânico muito fofo que está indo a Londres também para um compromisso que ele não queria!
Curiosamente, o assento dos dois é na mesma fileira e eles viajam lado a lado, conversando sobre tudo o quanto é assunto. Aos poucos, enquanto o papo dos dois rola solto, vamos acompanhando um pouco da história de Hadley e da separação de seus pais, por meio de lembranças e flash backs. Como a história é contado do ponto de vista da Hadley, ficamos sabendo muito pouco sobre Oliver, mas o que sabemos já é o suficiente para saber que ele é lindo, divertido e carinhoso! Ai ai…
O problema é que o vôo chega ao fim e Hadley e Oliver precisam dizer adeus. Mas será que eles querem mesmo?! Quanto tempo é preciso para que duas pessoas percebam o quanto se dão bem?!
APEAPV é verdadeiramente uma graça. A história de Hadley é muito interessante e acredito que sirva de exemplo para muitos jovens que passam por esse processo da separação dos pais, que muitas vezes se casam novamente e formam novas famílias. Apesar da história de amor ser o foco principal do livro, não há como não perceber que a autora se preocupou bastante com a questão emocional de Hadley, de como ela lida com toda a situação, de como ela se nega a aceitar a decisão do pai… Essa viagem a Londres com certeza a transforma e a liberta.
Oliver é um personagem muito lindinho. Ele é cavalheiro, educado, bem humorado, mas é também um tanto quanto misterioso. O garoto faz de tudo para evitar perguntas sobre sua família e sobre o que está indo fazer em Londres. Obviamente que descobrimos isso ao longo do livro e também o motivo pelo qual Oliver não quer falar muito sobre o assunto.
Há também outros personagens que tornam o livro ainda mais gostoso. A mãe de Hadley é ótima, uma mulher muito forte que passa por cima de seus sentimentos para proteger a filha e para deixá-la feliz. O pai de Hadley tem um papel bem interessante nessa história porque é praticamente impossível não odiá-lo por quase toda a história, mas ao mesmo tempo descobrimos, junto com Hadley, que ele não é tão ruim assim. E tudo isso se junta para passar a mensagem de que, quando acaba o amor entre duas pessoas e elas decidem se separar, isso não significa que os filhos tenham alguma culpa ou que precisem escolher entre o pai ou a mãe!!
É impossível largar esse livro. O romance é tão gostoso que saber como tudo isso termina acaba se tornando uma necessidade para o leitor. Rs! O bom é que o livro é fininho e dá para ser lido numa “sentada” só! Só aconselho a não começar a ler antes de um compromisso importante! Rs!!
Para terminar, deixo vocês com o booktrailer do livro!
Camis, eu morro de vontade de ler esse livro. Me apaixonei pela resenha .
Luka,
Esse livro é fofo demais.
Dá para ler em algumas horinhas!
Beijos
Eu amo livros de romances adolescentes e já tinha adicionado este livro aos meus desejados no skoob, sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para lê-lo.
bjos
Oi, Evy.
Depois quero saber se gostou!
Beijos
Camis, eu não daria absolutamente nada por esse livro, apesar do título interessante!
A sua resenha me ganhou MESMO e agora fiquei morrendo de vontade de curtir essa história 😀
Beijos,
Nanie
Nanie,
Esse é o tipo de livro muito bom de ler.
É um romance, mas ao mesmo tempo tem uma mensagem bacana!
Valeu mesmo a pena ter lido e recomendo mesmo!
beijos
Gostei da proposta do livro! Quando meus pais se separaram eu já era mais velha, tinha 16 anos, então lidei com isso sem traumas, mas conheço pessoas que tiveram que passar por tratamentos sérios para superar essa questão! O livro com certeza ajuda, mas nesses casos, acho que o que conta mesmo é os pais saberem mostrar para os filhos que o amor esposo-esposa pode até acabar, mas o amor pai/mãe-filho não!
Beijos, Camis! =)
É isso mesmo que o livro mostra, sabia Nina?!
Os filhos sofrem com a separação dos pais, mas os pais precisam deixar claro que não deixarão de ser pais só porque não são mais casados.
É uma coisa bem complicada e acho bom quando um livro mostra essa realidade.
Beijos
Tbm achei uma história lindinha d+ e o foco da autora na família de Oliver e Hadley foi um plus que fez a história sair de algo bobinho para algo com conteúdo!
Oi, Andy.
Sempre curto livros que conseguem transmitir uma boa mensagem dentro da história.
Acho que os jovens precisam de cada vez mais exemplos!
beijos
Oi, Camis!
“A história de Hadley é muito interessante e acredito que sirva de exemplo para muitos jovens que passam por esse processo da separação dos pais”. Eu jurava que essa frase terminaria com “processo de amor a primeira vista”. Nós quando jovens temos essa coisa de se apaixonar fácil e acabar por não dar certo e blá blá rs
Confesso que esse livro me ganhou pela capa fofa, mas a história parece muito interessante. Sua resenha está ótima 🙂 Creio que esse livro é aquele que no final eu vou pensar “ai, tão curto? por favor, preciso vivenciar mais essa história”.
Beijos !!!
Oi, Lucas.
Acho que essa coisa de divórcio dos pais é bem comum hoje em dia, mas mesmo assim mexe com as pessoas! Por isso é legal ver um livro que aborda o assunto de uma forma tão bacana! Vale mesmo a pena ler esse livro!! É fofo e tem uma ótima mensagem!
Beijos
Amei a resenha!Louca pra ler!
Oi Camila, tudo bem?
Estou muito curiosa com esse livro, tenho lido críticas positivas e tenho a impressão de que vou terminar a leitura apaixonada.
Amei sua resenha, parabéns!
Beijos
É assim mesmo que eu terminei a leitura: completamente apaixonada! hehehe
Beijos
Oi Camis,
Eu amei esse livro, fofo demais! ♥
4 minutos que mudaram uma vida inteira!
Bjokas
É uma graça mesmo, né Thaís?!
hahahaha, já me apaixonei por ele só pela sua resenha, camis!! rsrsrs Vou atrás! ;D
Vi,
Esse livro é fofo demais.
Você tem que ler!!
Beijos
Camis,
estou doido para ler este livro. Não li ainda porque os outros não deixam, mas será depois do A Torre Invisível.
Parece um livro gostoso e rápido de ler, mais para o romance.
bjos
Philip Rangel
Entrando Numa Fria
Oi Philip,
Esse livro pode ser lido em umas horinhas e é daqueles que viciam! hehehehe
Beijos