Leitora Compulsiva

Intrínsecos de Setembro: o último! #Intrínsecos

intrínsecos de setembro blog leitora compulsiva

Clube Intrínsecos: vamos conferir o que veio na caixa do mês de Setembro/2022 – a última desse projeto que durou 4 anos!




Olá, pessoal! Vamos falar do INTRÍNSECOS DE SETEMBRO hoje?!

Essa é a coluna mensal do Leitora Compulsiva para falarmos sobre o clube de livros por  assinatura da Editora Intrínseca, especial para os leitores que amam edições exclusivas, surpresas e mimos! Todos os meses os assinantes receberam uma caixa contendo um título surpresa inédito, em edição capa dura exclusiva, além de uma revista, um card com a capa que o livro recebeu quando foi publicado em versão de mercado, um marcador de livros e brindes personalizados!

EDIÇÃO 048 – SETEMBRO DE 2022

~ A ÚLTIMA ~

A edição do Intrínsecos de setembro de 2022 é a de número 048 do clube e também é a última edição do Intrínsecos, que se encerrou depois de 4 anos. O livro escolhido se chama O Passeador de Livros, de Carsten Henn.

intrínsecos de setembro blog leitora compulsiva

intrínsecos de setembro blog leitora compulsivaTítulo: O Passeador de Livros

Autor: Carsten Henn

Editora: Intrínseca

Ano: 2022

Páginas: 208

Sinopse: “Há décadas Carl Kollhoff repede o mesmo ritual: enche sua velha e surrada mochila verde-oliva com os livros que seleciona cuidadosamente para pessoas muito especiais. Em seguida, deixa a livraria. Ao Portão da Cidade – sua “pátria” – e vai a é entregar pessoalmente seus tesouros literários. Aos 71 anos, o livreiro conhece cada pedra no caminho, assim como as preferências desses clientes que, por diferentes razões, não abrem mão desse serviço de entrega domiciliar. Para eles, Carl é um bom amigo, além de uma ponte com o mundo exterior e o universo das palavras.
Carl, por sua vez, enxerga o mundo real com as lentes da ficção: para ele, a cidade está povoada de personagens de romances e cada morador tem o seu correspondente na literatura. Logo, a vendedora de frutas onde compra suas maças é a Rainha da Branca de Neve, enquanto o cliente jovem e musculoso que sempre lhe oferece uma xícara de chá é Hércules, o herói mitológico. Quando bate à porta do rico e solidário Christian von Hohenesch, Carl se imagina no século XVIII, diante da mansão do Sr. Darcy, o cavalheiro criado por Jane Austen em Orgulho e Preconceito. Assim, ele quase sempre se lembra do apelido literário antes de conseguir memorizar o nome das pessoas.
A rotina de Carl, contudo, é quebrada quando uma menina de 9 anos atravessa seu caminho. Curiosa e esperta, Schascha se une ao Passeador de Livros (como o chama) e começa a questionar suas indicações literárias. Ela mostra que seus clientes nem sempre encomendam os livros de que realmente precisam, e acredita que o livro certo poderá, de fato, transformar a vida deles.
No entanto, nem todo mundo aprecia a dedicação e os métodos do velho livreiro. Para a dona da livraria, ele representa o atraso e o passado – com o qual ela ainda tem muitas contas a acertar. Quando Carl é demitido de forma inesperada, Schascha propõe aos clientes-amigos um plano para ajudá-lo. Em nome da amizade e do amor aos livros, eles vão encontrar coragem para superar os próprios medos e garantir um final feliz para Carl. Repleto de referências literárias, com obras “escondidas” até nos nomes dos capítulos, O passeador de livros é uma história apaixonante sobre o poder da literatura e dos laços afetivos que construímos com os amigos – os de papel e os de carne e osso.

O Intrínsecos de setembro tem a capa dura padrão da coleção na cor rosa choque, com um lindo símbolo estampado na cor prata! As guardas do livro ganharam uma estampa toda temática de livros, que me lembrou o banner do topo aqui do blog! Todos os livros do INTRÍNSECOS, além de serem capa dura, ainda vem com uma fitinha colorida para ser usada como marcador.

intrínsecos de setembro blog leitora compulsiva

intrínsecos de setembro blog leitora compulsiva

Junto com o livro veio a revista nº 048 do INTRÍNSECOS. Dentro da revista encontramos a sinopse do livro; uma entrevista com o autor Carsten Henn, um ensaio de Marília Bonna chamado “Feito Bússola Num Mar de Histórias”; uma reportagem com o título de “Profissão Leitor”, escrita por Helena Aragão; um artigo de Gisele Eberspächer chamado de “De livro em livro”; um quiz para que a gente descubra que tipo de leitor nós somos e uma ilustração de Abner Dangelo com desenhos que remetem aos 47 livros anteriores do Intrínsecos! 

Além de revista, o kit básico do INTRÍNSECOS tem sempre um marcador exclusivo do livro e um postal colecionável, estampado com a imagem que o livro terá quando sair a edição comum.

intrínsecos de setembro blog leitora compulsiva

Junto com revista, o marcador e o postal, que acompanham todos os livros do INTRÍNSECOS, os assinantes receberam um exemplar do livro Disque T Para Titias, de Jesse Q. Sutanto e um pin de metal do Clube Intrínsecos!

intrínsecos de setembro blog leitora compulsiva

Sobre o encerramento do INTRÍNSECOS…

Infelizmente a Intrínseca anunciou que o projeto do clube Intrínsecos se encerrou com essa edição do mês de setembro, quando completou quatro anos de existência. Eu que sou assinante desde a primeira edição fiquei triste, mas entendo os motivos da editora, que agora se dedicará a novos projetos!

Veja o comunicado:

“Após quatro anos compartilhando histórias, o clube intrínsecos chegou ao fim.

Encerramos o capítulo final dessa jornada com muito orgulho do que construímos: as 48 histórias que enviamos, o carinho que recebemos, as milhares de estantes que colorimos e tudo que aprendemos no caminho.

Mas, sem dúvida, a parte mais especial foi poder compartilhar tudo isso com os leitores, que abraçaram surpresas e diferentes universos. Agradecemos a todos que fizeram parte da nossa história. 🧡

intrínsecos se encerra aqui, mas o que construímos juntos não. Continuaremos a nos encontrar diariamente nas redes sociais da Intrínseca, nas livrarias, nos eventos e nas muitas páginas que ainda estão por vir.

Nos despedimos com a certeza de que esse capítulo foi um dos mais bonitos da nossa jornada e que aquilo que vivemos juntos vai muito além das caixinhas enviadas.

Até a próxima história. <3″

E assim ficou a minha coleção completa de livros do Intrínseco na estante. São 48 livros do Clube e mais a edição de O Homem Que Morreu Duas Vezes, de Richard Osman, que foi lançado como livro extra para quem quisesse o ‘estilo intrínsecos’!

camila guello assinatura blog leitora compulsiva
 

6 comentários sobre “Intrínsecos de Setembro: o último! #Intrínsecos

  1. Eliane

    Ola Camila
    Que interessante a premissa desse livro trazendo um personagem tão apaixonado pelos livros e acreditando que eles podem melhorar a vida de alguem .E pelo fato de ter uma criança envolvida deve deixar a trama ainda mais envolvente. Dica anotada!!
    Bjs

  2. Angela Cunha Gabriel

    Acredita que nunca realizei o sonho de abrir uma caixinha de sonhos da Editora?
    Pois é. rs sempre foi muito além do que podia pagar e mesmo com a promoção que surgiu agora no fechamento, era preciso ser assinante :/
    Mas oh, dizem as boas línguas que este ciclo fechou com chave de ouro e que esse livro é maravilhoso!!!!
    E a cor? Falar o que!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

  3. Larissa

    Oi, Camis! A coleção toda juntinha ficou tão linda! E que delícia de história! Acompanhar o passeador de livros e toda a magia que se esconde por trás desse universo literário deve ser algo fascinante. Com certeza um livro muito especial e simbólico nessa conclusão do projeto.

  4. ELIZETE SILVA

    Olá! Eles capricharam na escolha do último livro, capa e sinopse impecáveis, adorei! O livro extra também parece ser muito divertido, uma pena que esse capítulo tenha terminado, mas ao mesmo tempo feliz em ter feito parte dessa história.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!