Título: Ordem
Série: Silo
Autor(a): Hugh Howey
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 512
Tradução: Edmundo Barreiros
Site Oficial: http://www.intrinseca.com.br/ordem/
Sinopse: Skoob
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva
***
Uma das melhores leituras que fiz no ano passado foi, com certeza, a do livro ‘Silo’, do autor americano Hugh Howey!! Fiquei completamente alucinada pela distopia criada por ele e quando terminei de ler o livro, senti um imenso vazio por não ter a continuação em mãos! Pelo menos pude tietar muito o autor quando ele veio para a Bienal do Livro de São Paulo! rs…
Quando a Intrínseca anunciou o lançamento de ‘Ordem’ há alguns meses eu fiquei doida! Eu quis ler o livro imediatamente, mas ao mesmo tempo fiquei com medo de pegar essa continuação, ler correndo e depois ser invadida novamente pela angústia de ter que esperar pelo terceiro volume… Demorei um pouquinho para me decidir, mas a curiosidade falou mais alto e pedi um exemplar pela parceria! Assim que o livro chegou, bateu aquele medinho de novo, mas eu sabia que tinha que ler, tanto para aplacar minha curiosidade quanto para dar uma satisfação para a editora que me mandou o livro! rs…
Há tempos eu não ansiava tanto por uma continuação e sabia que minhas expectativas estavam altíssimas, mas respirei fundo e me joguei na leitura! Demorei oito dias para ler o livro, mas não porque ele era chato ou difícil, mas sim porque não queria perder nenhum detalhe… Eu sabia que teria que ser cuidadosa se quisesse entender tudo e a única forma de fazer isso era lendo bem devagar, parando para absolver o impacto de cada revelação bombástica! rs…
Mas antes de falar mais sobre a leitura desse segundo livro, vamos voltar ao primeiro livro e entender um pouco mais da história…
A história narrada em ‘Silo’, assim como as das distopias clássicas, se passa no futuro, após a Terra que conhecemos ter sido destruída por bombas atômicas, que tornaram o ar tóxico demais, impedindo a manutenção da vida. Todos as pessoas morreram, menos os habitantes do Silo, uma gigantesca construção subterrânea, de 144 andares! Muitas gerações já se passaram e por isso os atuais habitantes do Silo não tem a menor ideia de como é o mundo lá fora! Eles nasceram e sempre viveram ali, obedecendo às rígidas regras impostas pelo governo, regras estas necessárias para a manutenção da vida. Tudo precisa ser controlado no Silo e cada um tem a sua função: há aqueles responsáveis pelo funcionamento das máquinas, os responsáveis pela tecnologia, os que produzem alimentos, os que cuidam da saúde, os que ensinam, os que cuidam da lei e há até um prefeito que governa o Silo. Todos precisam trabalhar em conjunto para que o Silo funcione bem! A única parte do Silo que fica para fora do solo é seu último andar, onde estão localizadas as câmeras que mostram como é o lado de fora. Tudo o que eles conseguem ver é um mundo completamente destruído. O problema é que as lentes das câmeras, localizadas fora da cúpula, precisam de constante limpeza, que já o ar poluído deixa as lentes cada vez mais embaçadas. Mas quem seria o louco de sair para limpar esses lentes, sabendo que a morte do lado de fora é certa? A solução encontrada foi a de mandar os condenados por crimes graves e traições para o lado de fora, ou ainda aqueles que simplesmente desejarem sair. E essas pessoas, mesmo sabendo que vão morrer, saem do Silo e fazem a limpeza das lentes.
O livro é dividido em 5 partes e podemos dizer que as duas primeiras são basicamente introdutórias. A personagem central da história é Juliette, mas a garota não surge na história logo de cara… A história começa com a decisão do xerife Holston em sair do Silo. Três anos sua esposa desejou sair do Silo. Ela fez a limpeza e Holston a viu morrer. Agora ele decide seguir os passos dela. Depois disso, a prefeita Marie Jahns e o delegado Marnes partem em busca de um substituto e pessoa mais indicada ao cargo é Juliette, uma funcionária da mecânica que algum tempo antes auxiliou o xerife Holston em uma investigação nas profundezas. No final das contas, Juliette acaba se tornando xerife, mas o momento é complicado para o Silo. A vida de Juliette vira de cabeça para baixo. A saída de Holston acaba se tornando um mistério para Jules e ela decide investigar para tentar descobrir o que levou ele a sair do Silo. Adivinhem só… A própria Jules acaba sendo condenada e mandada para a limpeza. Acontece que Jules não limpa porcaria de lente nenhuma e tampouco cai morta como seus antecessores!!
Tanta coisa acontece com Juliette e tantos são os mistérios do livro, que é impossível parar de ler… Mas tem algumas coisas que não foram explicadas no primeiro livro: o que é aquela construção, como as pessoas foram parar lá dentro, que aconteceu na Terra para que eles tivessem que se enfiar lá dentro?!
E é justamente o segundo livro que traz todas essas respostas!!!
Dividido em 3 partes, o livro é uma verdadeira viagem no tempo. Diferentemente do que acontece no primeiro, a narrativa nesse segundo livro é completamente fora da ordem e é preciso prestar bastante atenção para acompanhar as mudanças de ano, de cenário e também de personagem. Cada início de capítulo traz a indicação do ano e onde aqueles fatos estão se passando. Embora haja um personagem central nessa trama, vários outros personagens tem seu ponto de vista destacado ao longo do livro… Mas vamos com calma que o negócio é complicado! rs…
Na primeira parte do livro, chamada Legado, voltamos para onde tudo começou… O ano é 2049 e o Donald Keene acabou de ser eleito deputado pelo Estado da Georgia, nos Estados Unidos. Arquiteto de formação, Donald abandonou a profissão para se dedicar à política. Chegou ao cargo de deputado graças à ajuda do Senador Paul Thurman, pai de uma antiga namorada da faculdade e um político extremamente poderoso. Sem essa ajuda ele nunca teria conseguido e por isso, quando o senador pede sua ajuda com um projeto sigiloso e que exige seus conhecimentos de arquiteto, ele sabe que não há como dizer. Quem não fica nada feliz com isso é sua esposa Helen, já que ele terá que trabalhar com Anna, a ex-namorada filha do Senador.
Ao mesmo tempo somos apresentados a Troy, no ano de 2110. Ele acaba de ser acordado do congelamento e está completamente confuso. As poucas lembranças que ele tem são sobre a orientação e ele só sabe que tem um trabalho a cumprir… Um trabalho para o qual ele foi promovido no último minuto e por isso ele não sabe exatamente o que precisa fazer. Ele sabe que precisa chefiar uma instalação subterrânea durante 6 meses e logo poderá voltar a seu sono no gelo!
Aos poucos a narrativa vai se alternando entre o que acontece com Donald e o que acontece com Troy. Logo de cara começamos a perceber que o projeto para o qual Donald foi recrutado tem a ver com a criação do Silo (aquele do primeiro livro…), mas que ele não tem ideia do que é de verdade! Como a gente já sabe do que se trata, consegue perceber o quanto Donald está sendo ludibriado pelo Senador! rs… Ao mesmo tempo, acompanhamos o primeiro turno de Troy dentro da tal instalação e vamos reunindo informações que serão extremamente úteis para fazer o link entre o 2049 e tudo o que aconteceu no Silo do primeiro livro! rs… No final dessa segunda parte descobrimos todo o mistério sobre a construção do Silo e sobre o que aconteceu que obrigou as pessoas a se enfiarem naquela construção subterrânea!!
As duas partes seguintes obedecem esse mesmo esquema. Se alternam entre os acontecimentos que envolvem dois personagens, em momentos diferentes da história. Muita coisa acontece, mas não vou ficar detalhando aqui quem são os personagens e nem o ano em que eles estão, senão a resenha nunca teria fim! Só falei mesmo sobre a primeira parte para vocês entenderem qual a dinâmica da narrativa…
A verdade é que qualquer coisa a mais que eu escreva aqui pode ser considerado spoiler, porque tudo é importante! rs… Como eu disse no início desse post, esse é um livro que precisa ser lido com muita calma e com muita atenção! Acontece tanta coisa, com tantos personagens diferentes, em lugares e tempos distintos, que se a gente perde alguma coisa, pode ficar sem entender outra mais para frente. Cada pecinha é fundamental para que o quebra-cabeça se forme no final!!
Hum… tá… eu sei… Essa não é uma resenha muito boa, mas esse livro é tão complicado que fiquei de mãos atadas aqui! hehehehehe Mas enfim… Tentei!!! hehehehehe O que importa é que essa é uma história sensacional e completamente viciante! Mas como eu disse no começo do post, é preciso de tempo e atenção para lê-lo. Não é uma leitura para iniciantes não!! rs…
Vale muito a pena!!!!!!
Eu ia começar a ler o Silo hoje, mas depois dessa resenha vou esperar o 3º para ler de uma vez só! Pela resenha já fiquei tão empolgada que acho melhor esperar pra ler tudo de uma vez!
Oi, Bruna.
Como eu recebo os livros da editora, não posso ficar segurando muito tempo e esperando o lançamento do próximo!
Mas se você pode fazer isso, acho que é uma boa!! rs…
Se bem que não senti nenhuma dificuldade em acompanhar esse segundo volume. Tudo é super bem explicado e não senti que o tempo entre as publicações tenha atrapalhado minha leitura!
Beijos
“Silo” está me esperando aqui para ser lido, mas do jeito que você pareceu empolgada com a história, acredito que será mais seguro lê-lo quando eu já tiver a continuação em mãos, pois parece muito difícil segurar a ansiedade pra saber o que acontece depois.
Talvez até seja melhor esperar já ter tudo lançado no Brasil, né? Mas o bom é que já sei que os livros são do tipo que prendem o leitor e agora estou com mais vontade de ler!
Como o segundo livro não é exatamente uma continuação, acho que você pode se arriscar a ler o primeiro livro sim!
Depois acho que vale esperar o terceiro e ler o dois e o três juntos! hehehehhehe
beijos