Título: O Projeto Rosie
Autor(a): Graeme Simsion
Editora: Record
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradução: Ana Carolina Mesquita
***
Boa tarde, galera!! Animados para mais um final de semana?! E que tal uma resenha nova para animar essa sexta-feira, hein?! rs…. Pois é… Pelo visto já deu para perceber que estou muito empolgada hoje. Isso porque finalmente eu me livrei de um trabalho chato que estava fazendo e que me consumiu boa parte da semana!! Agora que me livrei do tal trabalho, posso sentar aqui e fazer todas as resenhas que estavam pendentes… Rs!!
O escolhido de hoje é “O Projeto Rosie”!!
Recebi um exemplar desse livro como cortesia da Editora Record. Eu nunca tinha ouvido falar desse autor e também não sabia nada sobre o lançamento do livro – se bem que no quesito lançamentos eu sou sempre um pouco perdida!! Mas enfim… Comecei analisando a capa e a achei fofinha. Logo de cara fiquei com a impressão que se tratava de um romance! O segundo passo então foi ler a contracapa e as orelhas do livro para ter mais informação sobre a história. E foi então que confirmei minha primeira impressão…Ficou na cara que seria um romance!! O terceiro passo então foi ler a cartinha da editora que veio junto! A cartinha foi escrita pela Ana Paula, a editora executiva da área de ficção estrangeira da Record, e ela contou um pouco sobre a experiência dela ao ler o manuscrito. Pronto!! Bastou essas três coisas para eu começar a ler o livro no mesmo dia!!
“O Projeto Rosie” conta a história de Don Tillman, um homem de 39 anos e que nunca teve uma namorada. E não… Ele não é nada feio, tem o corpo sarado, é professor de genética na universidade, sabe cozinhar e possui outras tantas qualidades apreciadas por uma mulher! Então, qual o problema dele? O problema de Don é que as habilidades sociais dele são praticamente nulas. Isso se deve ao fato de Don ser portador de uma determinada síndrome. Bom, não que ele saiba disso, mas essa é uma das muitas coisas que dá para “sacar” durante a leitura.
Para vocês terem uma ideia, Don possui um cronograma para todos os seus dias e ele faz tudo com o tempo estritamente calculado. Ele simplesmente não consegue improvisar. Sabe aquela coisa de encontrar um amigo na rua e decidir parar para tomar um café e colocar o papo em dia? Parece uma coisa muito normal, né?! Pois é… Mas esse é o tipo de coisa que Don não consegue fazer. Se a pausa para um café não está no cronograma daquele dia, Don simplesmente recusa o convite e vai embora! Pode uma coisa dessas? rs… É como se toda a vida de Don fosse programada e cronometrada. Nada pode sair dessa rotina!
Além disso, Don tem enorme dificuldade de sentir empatia, de perceber ironias e sarcasmo ou ainda, de saber o momento em que, por mais que algo seja verdade, aquilo não deve ser dito!! Don vive de maneira muito racional, mas ele tem consciência disso. Ele sabe que não é exatamente um cara normal e se esforça em muitos aspectos para tentar mudar! E é então que ele decide que quer arranjar uma esposa, apesar das estatísticas estarem contra ele!! rs…
A grande ideia de Don, então é criar um questionário, com base no qual poderá encontrar a mulher mais adequada para ele. E a essa busca Don dá o nome de Projeto Esposa!! Mesmo que pareça absurdo, várias mulheres se candidatam e preenchem o questionário, mas a busca de Don não será tão fácil.
E é então que ele conhece Rosie, uma mulher que tem tudo aquilo que ele NÃO procura em uma esposa. Rosie é fumante, sempre se atrasa a seus compromissos e ainda por cima é vegetariana. Acontece que Rosie também é engraçada, bonita, espontânea, inteligente e precisa da ajuda de Don para descobrir quem é seu pai biológico! E é justamente o Projeto Pai, como Don o nomeia, que faz com que os dois se metam em situações completamente inusitadas, exigindo que Don saia de sua rotina e encare a vida como ela realmente é: louca!! rs…
O que achei do livro? Ele é tudo o que a Ana Paula comentou em sua cartinha e muito mais. A história é divertida, dinâmica, envolvente, viciante e ainda nos faz refletir sobre as coisas da vida. É o tipo de livro que, se você estiver lendo no ônibus ou no metrô, lamentará chegar no seu destino porque simplesmente queria ler mais um pouquinho. A narrativa é leve e a leitura flui muitíssimo bem. Ah… e se preparem para emoções fortes! O final do livro é super emocionante e confesso que chorei mesmo! rs…
Fiquei encantada com o Don! Mesmo com todos os problemas que ele tem em se relacionar com as pessoas, ele tem um coração bom e só quer o que todo mundo quer: encontrar alguém especial! Que culpa ele tem se o cérebro dele foi programado de uma forma diferente do que o cérebro da maioria das pessoas? E o que falar sobre a Rosie? Ela é ótima também! Tudo bem que ela também tem sérios problemas emocionais, mas Rosie tem uma sensibilidade incrível. Mesmo com todas as “esquisitices” de Don, ela consegue enxergar que ele tem um bom coração, mas apenas não sabe como usá-lo!
Quem já assistiu a um episódio de The Big Bang Theory e conheceu o Sheldon Cooper sabe exatamente o que esperar de Don Tillman!! Foi impossível não fazer essa comparação!! hehehehe A diferença entre eles é que Don não é tão prepotente por causa da sua inteligência acima da média!! rs… Na verdade Don é bem mais introspectivo que Sheldon, mas eles acabam sendo muito parecidos em muitos aspectos! rs…
Uma coisa muito bacana desse livro é que ele é um livro tanto para homens quanto para mulheres. Parece uma coisa boba de se dizer, mas lembrei disso porque outro dia recebi um e-mail interessante de um menino que me perguntava quando é que o Denis faria uma resenha aqui novamente, porque ele estava um pouco cansado de só me ver escrevendo sobre livros para meninas!! rs… Eu respondi para ele dizendo que o Denis está trabalhando que nem um condenado, mas que Legend e Infinity Ring (duas das resenhas mais recentes aqui do blog) são livros para meninos E meninas… Mesmo assim fiquei com isso na cabeça e no fundo o garoto tem razão. Preciso tentar diversificar um pouco mais!! hehehehehehe
Para terminar, deixo vocês com o booktrailer do filme:
Oi Camis eu tinha ouvido falar mal desse livro e como temos gostos bem parecidos, vou dar uma chance para ele. Eu sou meio negação para romances, massssss a capa desse livro me chamou atenção e depois de seu relato fiquei com mais vontade! Beijinhos
Oi, Milena.
Que pena que teve gente que não gostou!
O Don me cativou demais e a história é leve, engraçada e emocionante!
Acho que você vai gostar.
beijos
Eu já li o livro e simplesmente adorei! Eu não cheguei a associar as atitudes de Don como sintoma da tal Síndrome, apenas quando emprestei para minha amiga é que ela comentou comigo. rsrs Confesso que me senti meio burra depois disso. XD
De qualquer forma, é bem como você falou, Don é muito especial, é único! Que bom que gostou do livro, já li resenhas que acharam regular, mas acho que não rolou aquela empatia com o Don, isso sim. rsrs
Bjs
Ai, Lucy…
Você não foi a única que não fez essa associação.
Só me toquei disso quando a Cláudia pergunta para o Don se ele se lembrou de alguém quando estudou sobre o assunto! rs…
Acho uma pena que algumas pessoas não tenho gostado tanto do livro. Eu adorei mesmo!
beijos
Estou SUPER afim de ler esse livro, todo mundo esta falando super bem, acho que vai ser um para furar a fila de prioridades kkkk.
Beijocas
Vi,
Esse livro é uma graça.
O Don é muito Sheldon Cooper!! hehehe
Beijos
Geeente, preciso ler esse livro! haha! Logo que comecei a ler a resenha, pensei: “Sheldon”! hahaha!
Adorei a resenha, Camis, e fiquei ansiosa pra ler essa história!
Beijocas!
Oi, Nina.
O Don é muito Sheldon Cooper!!
E não tem como não se apaixonar por ele!! rs…
beijos
Oi Camis,
Olha eu ADOREI O Projeto Rosie, se tornou um dos meus queridinhos. Nunca ri tanto, e ao final assim como você eu me emocionei mesmo, pra valer.
Não vou comentar muito sobre o livro por aqui, mas eu postei minha resenha sobre ele, se puder dá uma olhada. Eu não tinha lido a sua antes de escrever a minha e lendo agora acho que concordamos em muitas coisas, e isso é legal.
Vou demorar um pouco para esquecer o Don e a Rosie, eles me fizeram repensar muitas coisas, algumas delas quero compartilhar com você depois.
Beijos!
Ademar Júnior
Cooltural
Oi, Ademar.
Esse livro é demais, né?!
Enquanto eu lia o livro, confesso que fiquei um pouco obcecada por horário, acredita?! rs…
Saía de casa e ficava anotando mentalmente quanto tempo eu levava para chegar ao metrô, quanto tempo demorava entre as estações… Muito louca!! hahahaha
Beijos
Eu curti bastante o livro e acho q ele conseguiu ganhar (ou vão ganhar) os que não são mto fã de chick-lits pq foi mais objetivo.
Andy_Mon Petit Poison
Oi, Andy.
Acho que esse seu argumento é muito válido. Principalmente se levarmos em conta que muitos livros hoje são escritos para as mulheres, né?!
Alguns garotos/homens reclama um pouco disso! rs…
beijos
Oi Camila, tudo bem?
Ainda não li esse livro, mas depois de ler a sua comparação com o protagonista e o Sheldon, fiquei muito curiosa para ler.
Parabéns pela resenha.
Beijos
Oi, Carol.
Esse livro é delicioso!!
Fiquei encantada com o personagem. A falta de sociabilidade dele chega a ser hilária, mas ao mesmo tempo é emocionante!!
Beijos