Leitora Compulsiva

Giorgio Faletti – Eu Mato

Olá pessoal, não sei se já contei para vocês, mas sou uma viciada em histórias policiais. Sempre tive uma fascinação por elas… Mas calma aí… Não precisam me achar uma louca e nem uma psicopata! rs… Nada disso… O que eu mais gosto desses livros é o momento em que o bandido se dá mal!!!!! Na verdade a investigação policial sempre foi um tema que me agradou muito.  Eu sou formada em Direito, com pós-graduação em Direito Penal… Estudei psicologia jurídica na faculdade e fiquei impressionada de ver a que ponto o ser humano é capaz de chegar… Além disso, sou uma fã de CSI!!! hehe

Bom, falei tudo isso para fazer uma introdução a esse livro, lançado há pouco tempo pela Intrínseca!! Eu Mato é um livro policial de primeira linha!!!! Como a própria capa já diz, o livro vendeu 4 milhões de cópias só na Itália. E falando em capa, adorei o visual… Assim que eu vi o livro na estante da livraria, já sabia que ele tinha que ser meu! hehehe Achei esse sangue todo escorrendo muito dramático!!

Mas chega de blá blá blá e vamos ao livro…’Eu Mato’ conta a história de Frank, um agente do FBI que carrega o trauma da perda da mulher. Ele mora em Mônaco (aquele lugarzinho no meio da Europa que a gente só sabe que tem uma corrida de Fórmula 1), um dos lugares com um dos menores índices de criminalidade do mundo! Frank está decidido que não quer mais trabalhar, mas muda sua decisão quando um serial-killer começa a fazer inúmeras vítimas. Além de matar as pessoas, ‘Ninguém’ – como é apelidado o assassino – ele ainda retira cirurgicamente a pele do rosto das pessoas. Sinistro, né?! E o cara é tão louco que liga para uma rádio e anuncia que vai matar… Frank se une aos policiais locais e tenta a todo custo impedir esse maluco de fazer mais vítimas!!!

Assim que comecei a ler o livro eu estava cheia de expectativa!! Tive um pouco de dificuldade no começo… Demorei para engatar a leitura… Quem leu as minhas resenhas sobre os livros da série Millenium deve se lembrar que eu disse que tenho um certo problemas com autores muito detalhistas, né?! E Giorgio Faletti é assim… Toda a narração é recheada de descrições de tudo: locais, paisagens, carros, roupas… tudo nos mínimos detalhes!!!E eu sou muito ansiosa, ainda mais num livro policial. Eu fico querendo prestar atenção em tudo porque eu acho que vou conseguir descobrir quem é o bandido, só que desse jeito a leitura não si do lugar… E se eu demoro para ler, vou ficando mais ansiosa ainda!!! Eu lia umas páginas, deixava um pouco de lado… lia outra coisa, voltava para ele e lia mais algumas páginas. Até que resolvi sentar e terminar o livro de uma vez…

E pronto… Assim que parei tudo o que estava fazendo e resolvi que ia terminar, a leitura engrenou e não consegui mais parar de ler… Foi uma loucura!!!! Eu carreguei o livro para tudo quanto era lugar: metrô, fila de banco, fila do Detran para renovar a carteira de motorista… Levava até no banco do carro para dar uma lidinha se pegasse um trânsito!!!

O bacana do livro é que ele tem um tema central, que é a da investigação… mas também existe uma série de conflitos paralelos que vão se resolvendo (ou não) ao longo da narrativa! O próprio Frank é um exemplo disso, ao mesmo tempo em que ele atua para tentar prender o assassino, ele vai se transformando e saindo do buraco que a morte da mulher o jogou dentro!

Não preciso nem falar que o final é surpreendente, né?! Fiquei de queixo caído quando tudo começou a ser solucionado!!! Valeu muito a pena ter me esforçado!!! Quem gosta de detalhes então, vai ficar alucinado!!!

Recomendo mesmo! Quem já leu, quero a opinião! Quem ler depois, pode voltar aqui e me dizer o que achou!! rs…

47 comentários sobre “Giorgio Faletti – Eu Mato

  1. Camila Mosqueira

    Gostei deste livro desde a primeira vez que li a respeito. Parece ser mesmo mto bom! Sempre fico de olho nele na hora de fazer minhas comprinhas virtuais, mas vou esperar por uma boa promoção pra comprá-lo.
    Mila, ontem recebi um email de atualização do Leitora com a sinopse de Caçada, mas essa resenha sumiu, o que houve?
    Bjão!

    1. Camila

      Pode até esperar uma promoção, mas não deixe de comprar, viu?! heheh
      O problema é que escrevi a resenha e quando fui salvar como rascunho, para deixar pronta, acabei publicando sem querer… Aí ‘despubliquei’ hehehe!! Mas acho que entra no ar hoje ainda (2ª feira).

  2. Claudia

    Ah, gosto de um pouco de tudo que é tipo de leitura, mas comédia e policial são meus prediletos! Eu estou lendo a série Millenium(falta somente o ultimo) e adoro o estilo, vo ler esse com toda certeza! E depois passo por aki pra falar sobre ele! rsrs
    Bjuss

    1. Camila

      Se você tá gostando da série Millenium, então acho que vai gostar bastante desse! Assim como o Stieg Larsson, o Giorgio Faletti também é super detalhista!! Vou querer saber a sua opinião sim!!! Não esquece!!
      Beijos

  3. Lina

    entendo vc… terminei o livro agora e ele eh maravilhoso!! comecei a ler e num fiz mais nada da vida ateh terminá-lo. keria q todos os livros fossem tão hipnotizantes quanto esse *-*

  4. Meire

    Oi Camila, td bem??? Desde q conheci seu blog ficou impossível comprar qualquer livro sem antes dar uma passadinha por aqui!!! E olha q tb compro muitos livros… ja q estou sempre emendando um livro no outro!!! Essa dica foi demais!!! o livro é muito bom!!! e ja q vc começou contando q adora histórias policiais, vou tomar a liberdade de te indicar um autor maravilhoso, inclusive recomendado pelo Dan Brown!!! Provavelmente vc já ouviu falar, mas caso contrário, seu nome é Harlan Coben. Pode comprar qualquer um q vc não vai se arrepender… no site da saraiva eles nem custam muito caro, embora eu recomende que vc comece pelo “Não conte a ninguém” que assim como os outros é um livro surpreendente!!! Eu sei que vc tem uma sequência de livros na fila (inclusive os muitos adquiridos na Bienal né??? Desculpe, mas eu realmente te acompanho!!!) mas qdo tiver um espacinho entre um livro e outro, leia q vc não vai se arrepender!!!!
    Depois me conta!!!
    Um abraço!!! e Parabéns pelo aniversário do blog!!! Sem dúvidas é o melhor blog do Brasil!!!!
    Meire

    1. Camila

      Meire, fiquei super feliz com suas palavras!!! É uma honra saber que minhas resenhas são tão bem vistas!
      Já ouvi falar sim do Harlan Coben e os livros dele já estão na minha lista.
      Vou seguir sua indicação!
      beijos

  5. alan

    oie meu irmão ta lendo esse livro e ele ta gostando mto, depois q ele terminar tbm vou ler to ancioso. eu to pensando em escrever um, q vai estourar talves, mais precisaria de sua ajudar vou ficar mto grato se vc ligar no meu cel ou me acc no msn [email protected], vc pode me da umas ideias interecantes, bjos

  6. Fabiana

    Eu também li o livro e achei muito bom! Só acho que, no final, ele dá uma enrolada básica… A narrativa poderia ter sido mais “enxuta”, mas é que estou mais acostumada com Agatha Christie e Georges Simenon, né? A história é bem inteligente e as soluções não são nada óbvias!

  7. yvone

    Olha, Camila, para falar a verdade achei o livro sinistro, com a qualidade Terror mesmo, tal a descrição das mortes iniciais. Parei por alí porque comecei a imaginar o que não viria em seguida pq, o cara é um matador compulsivo. E aquele negócio de matar para se sentir bem ( consta da página inicial) é um pouco chocante e intimidatório. Mas depois que lí seu comentário vou tentar dar uma entrada a mais e ver se não me escandalizo muito. Quem sabe ? Posso até chegar ao fim. Afinal ,lí a trilogia do Stieg Larson e talvez esse seja até literatura juvenil…um abraço,

    1. Camila

      Oi Yvone… Realmente é um livro forte!! As cenas dos assassinatos são sempre chocantes, mas os livro começa a apresentar um lado mais investigativo do que de terror!!
      E achei mais pesado que a trilogia Millenium!!hehhe
      beijos

  8. Clah

    Acabei de ler o livro hj e achei exatamente a mesma coisa, comecei a ler e achei chatiiinho. Depois de uns dois dias eu retomei a leitura e não parei mais! Passei o sábado e domingo só lendo ele! Amo livro assim! O último que tinha feito isso comigo foi “Nova York – Cidade dos sonhos” que não tem nada de policial, mas tem uma trama absurdamente envolvente! Tanto que depois procurei a continuação, e achei realmente dois livros só que só em inglês… não tenho inglês para ler um livro assim! Uma pena!

    Mas ambos os livros vc imagina no cinema como seria! Adoro! hahaha

    bjs

    1. Camila

      Oi Clah… por isso que dificilmente abandono um livro!! Sempre tive boas surpresas fazendo um esforço!!
      Que pena que não tem a continuação do NY em português… mas será que não tem nem uma previsão?? Já procurou as traduções na internet!! Às vezes ajudam!!
      Beijos

  9. André

    Eu estou lendo ele! Antes dele eu li o Anjo das Trevas, livro com pouca agitação e gigante, mas mesmo assim me atraia muito, ele é bom só pra qum ama policial e já cansou do trio Simenon, Agatha e Doyle(eu…), agora Eu Mato, estou achando simplesmente gênial, as duas primeiras páginas já me fizeram colar os olhos do livro e não tirar mais.

    Também sou fã de livros policiais, a cada 5 livros que leio, 4 são policiais e como eu quero trabalhar de verdade com isso também, eu já estou adquirindo minha coleção de livros técnicos pra não fica só na ficção.

  10. Camila Mosqueira

    Acabei de ler e gostei bastante, mas realmente o excesso de detalhes cansa!! No começo estava gostando do fato do autor contar a história de cada personagem antes de acontecer sua participação no livro, mas depois do 5 personagem (e mais uns 12 pela frente) já tava de saco cheio de saber tanto sobre alguém que só teria uma participação especial de alguns minutinhos na história principal hehe
    E me decepcionei um pouco qndo Ninguém é descoberto e ainda falta 1/4 do livro pra terminar… Q enrolação! Mas no final, que explica tudinho, tintim por tintim eu gostei =)
    Acredita que não consegui sentir raiva de Ninguém? Eh um serial killer tão vítima que só dá pra sentir pena dele.. Infelizmente ele matava inocentes, então tinha que ser detido, se fosse estilo Dexter podia continuar a vontade que eu não ligaria hehe
    Bjos!
    Ps.: Com este, terminei todos os seus que vc trouxe (os que mandou agora ainda nao peguei). Quer que te envie logo ou espero vc vir pra cá de novo?

    1. Camila

      Oi Mila,
      Que bom que gostou, embora os detalhes e a revelação prematura tenham atrapalhado um pouco!! Entendo o que quer dizer sobre não sentir raiva do Ninguém!! É estranho mesmo!!
      Bom, você que sabe se prefere já mandar os livros!! Não sei se vou conseguir ir pra BSB tão cedo!!!
      Acabei de chegar de viagem e estou correndo para atualizar as coisas por aqui!!
      Beijos

  11. layson

    Camila eu tive a mesma dificuldade que vc no inicio do livro ( lia uma pagina e largava) depois que engrenou estou alucinado estou lendo em todo lugar ( eu disse em todo lugar) levei ate para o barzinho no fim de semana para dar uma lida quando o papo ficasse chato, detale eu comprei o livro faz mais de um ano que estou nessa novela com ele esse tempo todo. foi na sexta ultima que voltei a ler-lo. da primeira página. E estou nos últimos capítulos e estou super ansioso pelo final

  12. Laura

    Oie,meu nome é laura e tenho 14 anos, peguei esse livro emprestado da minha professora de inglês.Estou bem no começo,na parte do Pierrot,então antes de começar a ler pronfundamente li a sua observação do livro e gostei muito irei começar a ler quando terminar volto aki muito obrigada….bj**

  13. Paulo

    Achei muito bom o livro eu mato, acabei de ler eu sou deus do mesmo autor e indico, porém tem um que na minha opinão é melhor grau 26! leia!

  14. Thainna Thamires

    Eu terminei de ler hoje, achei muito bom, mas sem comparações com Memórias de um vendedor de mulheres,é beem melhor, estou procurando mais livros do autor pra ler …

  15. Alessandro

    Olá Camila, boa tarde

    Concordo com você ,quando diz, que
    o livro é detalhista. Eu,particularmente não gosto de livro assim, mas
    ele me foi indicado e comecei a ler, e confesso que, estou demorando a
    terminar, talvez,por falta de tempo ou pelo fato do autor não
    desenrolar rapidamente a história,se prendendo muito em detalhes.
    Enfim, estou, creio eu que,na metade do livro e estou gostando. Por enquanto,não tenho nenhuma pista.Aquele garoto da rádio sumiu da história.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!