Título: Lugares Escuros
Autor(a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 352
Tradução: Alexandre Martins
Site Oficial: http://www.intrinseca.com.br/gillianflynn/
Sinopse: Skoob
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino, Buscapé
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva
***
Conheci o trabalho da escritora Gillian Flynn em 2013, quando li o livro “Garota Exemplar“, lançado pela Editora Intrínseca. O livro foi um enorme sucesso de crítica e chegou a ser adaptado para o cinema, com Ben Affleck e Rosamund Pike nos papéis dos protagonistas. Algumas pessoas não gostaram do final, mas eu amei a ousadia da autora, a coragem que ela teve de fugir do óbvio!!
Na época fiz uma pesquisa para saber mais sobre a autora e descobri que “Garota Exemplar” era o seu terceiro livro publicado lá fora e fiquei doida para ler os outros dois. Para a minha alegria e de todos os fãs, a Editora Intrínseca publicou posteriormente os outros dois livros da autora: Objetos Cortantes e Lugares Escuros.
Já tive a oportunidade de ler mais esses dois livros e finalmente chegou a hora de resenhá-los, começando por Lugares Escuros, que também já ganhou uma adaptação cinematográfica.
“Lugares Escuros” conta a história de Libby Day, uma mulher de 31 anos que leva uma vida no mínimo deprimente… Quando Libby tinha apenas 7 anos, sua mãe e suas duas irmãs foram brutalmente assassinadas. Graças ao seu testemunho e a umas poucas provas colhidas, seu irmão Ben foi condenado pelo crime. O caso ficou conhecido como o “Massacre da Pradaria” e virou notícia em todos os Estados Unidos. As pessoas, comovidas com a situação da pobre menina, fizeram doações generosas e uma conta foi aberta em seu nome. Aos dezoito anos ela recebeu acesso integral a essa conta e decidiu viver às custas desse dinheiro.
Vinte e quatro anos se passaram e Libby ainda parece uma garotinha, mas precisa pagar o aluguel e mais uma porção de contas. E adivinhem só? O dinheiro das doações finalmente chegou ao fim e pela primeira vez na vida ela precisa fazer alguma coisa para conseguir se manter, mas trabalhar não faz parte dos planos de Libby…
Para a sua sorte (ou não), ela acaba conhecendo o membro de uma espécie de sociedade secreta, chamada Kill Club. Os integrantes desse clube são obcecados por crimes e mistérios famosos. Alguns membros desse clube acreditam que Ben é inocente e que a polícia fez um péssimo trabalho de investigação, confiando apenas no depoimento de uma garota de 7 anos assustada e traumatizada. Libby não tem dúvidas quanto à culpa de Ben, mas os membros do clube estão dispostos a pagá-la por informações exclusivas sobre aquela fatídica noite e Libby vê nisso uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro.
E é assim que Libby começa uma investigação nada convencional sobre os acontecimentos daquele 02 de janeiro de 1985. Tudo o que ela conseguir descobrir pode ser vendido ao pessoa do Kill Club e ela está muito mais interessada no dinheiro do que na verdade. Ela tem certeza que seu irmão Ben é o culpado, mas sua investigação começa a tomar um rumo totalmente inesperado e essa certeza vai se esvaindo…
Mas Libby não é a única a ter voz nessa história. De maneira brilhante a autora intercala os capítulos de Libby com capítulos narrados do ponto de vista de Patty (a mãe) e Ben Day. Esses capítulos são verdadeiras janelas para o passado e podemos acompanhar tudo o que foi acontecendo com esses dois personagens ao longo daquele dia de janeiro de 1985. Dessa forma a autora consegue conduzir o leitor por uma caminho sinistro e repleto reviravoltas!! As peças vão se juntando aos poucos, como um quebra-cabeça doentio. Quando a gente acha que sabe de tudo, surge uma nova informação, completamente insana, que muda tudo o que pensamos sobre os personagens, não dá para saber em quem acreditar.
Confesso que eu tinha um certo medo desse livro não ser tão bom quanto “Garota Exemplar”, mas esse medo se mostrou infundado. ‘Lugares Escuros’ é simplesmente incrível e foi impossível parar de ler até descobrir se Ben era realmente culpado ou não! rs…
O que eu acho mais impressionante sobre os livros da Gillian Flynn é que seus protagonistas costumam ser perturbados, o que torna difícil para o leitor se apegar a eles. Libby é mesquinha, desprezível, interesseira, mal educada, ingrata e detestável… E mesmo assim a gente torce por ela!! Como pode?? rs… E parece que essas “qualidades” são de família, viu? Não dá para gostar de nenhum membro da família Day, nem mesmo das irmãs de Libby que também foram assassinadas…
Acredito que esse é justamente o maior talento da autora: ela sabe criar uma história tão intensa, misteriosa e viciante, que não precisamos gostar dos personagens! Gillian Flynn sabe explorar com maestria o lado podre da humanidade e despertar aquela curiosidade mórbida do leitor!! rs…
Para mim essa foi uma leitura incrível e eu recomendo mesmo!
Mas vale aqui um alerta: esse não é o tipo de livro para qualquer leitor, principalmente para os iniciantes ou os mais novos. É preciso ter uma certa experiência, tanto de vida quanto de leitura, para apreciar esse loucura toda! Não é uma história fácil de digerir e não tem um final feliz… Então vale dar uma olhadinha no primeiro capítulo e ler algumas resenhas antes de se arriscar com esse livro!
Para terminar, confiram o booktrailer do livro e o trailer da adaptação:
Hum…Adorei a resenha…super ansiosa para ler… 🙂
Obrigada, Rê!!
Fica de olho que logo mais tem promoção!
Beijos
Olá, Camila!
Li uma vez o primeiro capitulo e é o que você falou: A Libby não é uma garota exemplar! hihihihi
E a Gillian consegue escrever sobre essas pessoas imperfeitas e psicóticas com maestria, mostrando que tanto homens quanto mulheres podem ser igualmente maus e manipuladores não só dos outros como de si mesmos.
Ah, me lembro que a Intrínseca prometeu para novembro o lançamento da versão com a capa normal (ou seja, sem a Charlize Theron), resta saber se vão cumprir.
Um abraço!
Oi, Lê.
Essas protagonistas da autora são inacreditáveis. A Libby é uma mulher mesquinha e nojenta. Tudo bem que ela teve um passado trágico, mas ninguém merece essa mulher! Só que é impossível resistir e a gente se envolve com a história de tal maneira que fica torcendo para que tudo dê certo pra ela! rs…
Poxa, vai ser legal mesmo se eles lançarem essa edição com a capa normal. Eu não vou comprar porque já tenho esse, mas acho que vai ficar bacana!
Beijos
Eita! Parece ser muito bom, me deixou louca para ler o livro 🙂
Oi, Amanda.
Espero que tenha a oportunidade de ler porque o livro é muito bom!
Beijos
caracaaaaa!!!!!!
preciso ler esse livro camila!
adoro esse clima de mistèrio que o livro traz. sou apaixonada por livros assim.
embora, pela resenha jà sei que não vou gostar da LIBBY .
mais esse merece ser lido.
nunca li um livro da Gillian mais ela ganhou um ponto a mais comigo pelo fato da narrativa não ficar só com a protagonista o legal disso são os ângulos diferentes de uma mesma história.
adorei a resenha
bjuuu
Oi, Mayra.
A Libby não é uma protagonista para ser amada pelos leitores! Ela é daquelas que dá raiva!!
Mesmo assim a gente fica desesperado para saber o que realmente aconteceu naquela noite!
Beijos
Essa é uma escritora que adoraria que trouxessem rapido pra Brasil , pra um bate papo #BoraSonhar?
Nossa, Ká…
Seria mesmo um sonho!
Quem sabe numa próxima Bienal?!
Beijos
Não li nenhum dos 3 livros ainda, que vergonha a minha. Simplesmente adorei sua resenha, e agora não posso mais adiar essas leituras. O que mais me chamou a atenção é a falta total de perfeição na personagem principal, muito diferente isso. A gente fica acostumada com protagonistas cheios de defeitos, mas que sempre têm uma luz de justiça ou decência no final. Vai ser uma experiência diferente!
Oi, Lucia.
Espero que tenha oportunidade de conhecer o trabalho da autora.
Suas protagonistas são imperfeitas e até mesmo odiosas, mas as tramas são tão bem construídas que vale a pena!!
Acho que é isso que torna seus livros tão bons!
Beijos
Oi Camis, não li nada da autora ainda, e que bom que este foi tão bom quanto Garota Exemplar. Poucas são as autoras que conseguem um enredo tão bom sem que seus personagens sejam agradáveis.
Bjs, Rose.
Oi, Rô.
Que pena que ainda não leu nada ainda!
Os livros da autora são perturbadores, mas de uma boa maneira! Vale a pena pelo menos conhecer o trabalho dela!
Beijos
Já li Objetos Cortantes e Garota Exemplar. Lugares Escuros parece ser tão bom quanto os outros e essa trama tem tudo para me prender. As personagens femininas da Gillian sempre são um prato cheios para nós leitores. Esse ano ainda eu leio esse livro… 😀
Oi, Maurício.
Espero que tenha a chance de ler.
A protagonista desse livro é bem cretina, mas a gente acaba se envolvendo de algum jeito! rs…
Beijos
Estou doida pra ler esse livro, gostei muito do Garota Exemplar, acho a escrita da Gillian Flynn ótima e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.
Mi,
A escrita da Gillian surpreende por ser meio dura, mas ao mesmo tempo viciante!! Eu já virei fã!!!
Beijos
Mulher!!! Que resenhão!!
Não li nada dela ainda, mas estou com muita vontade.
Gostei desse suspense todo, gostei muito desse tal clube aí… colecionadores de crimes, rs.
Adorei tudo!!!!
Bjksssss
Oi, Lelê.
Eu adorei a ideia do Kill Club.
Espero que tenha a chance de conhecer o trabalho da autora porque suas histórias são imprevisíveis e suas protagonistas são improváveis!!
Vale a pena!!
Beijos
Li sua resenha e assisti aos videos e gostei do que li e vi. Não sou muito fã desse tipo de literatura, mas sempre que posso tento ler e verificar por mim mesma o conteúdo.
Oi, Maristela.
Acho que você está certíssima.
Aqui no blog tento passar para vocês um pouquinho da minha experência com os livros, mas só lendo é que vocês vão saber se gostam ou não! rs… Eu adorei, mas sei de gente que não curte esse estilo da autora!!
Beijos
Olá!
Quero muito ler esse livro também. Como você, conheci a autora através de Garota Exemplar, e seria muito bom ler este também. A propósito, estou participando do sorteio que você está fazendo 🙂
Oi, Ká.
Espero que tenha sorte no sorteio porque vale a pena ler esses dois outros livros da autora!
São ótimos!!
beijos
Ahh depois que eu li Garota Exemplar, tô querendo ler todos os livros dela :3
Oi, Vanessa.
Faça isso mesmo porque os livros são incríveis!!
Beijos
Hello!!!
Já ouvi mtooo bem dos livros da Gillian Flynn e quando soube que Lugares Escuros seria adaptado para o cinema, me animei a conhecer o livro antes.
Não sabia que “Garota Exemplar” era o terceiro livro publicado da autora e claroo que agora quero ler todos os 3, Objetos Cortantes e Lugares Escuros.
Quando a gente gosta mto de um livro, ficamos com receio que os outros da autora nao seja tão bons, mas pelo visto o livro é mto bom e claro que a Gillian escrevendo melhor do que nunca.
Com certeza ainda vou ler o livro, quero conhecer ainda mais a escrita profunda e que so ela sabe como deixar o leitor louco pensando uma coisa e depois nos deixar ainda mais doidos com outras revelaçóes, hehe.
Esse final nada feliz me deixou mais que curiosa.
Beijos.
♥ Blog Livros e Sushi ♥
https://livrosesushi.wordpress.com/
Oi, Suzzy.
Meu maior medo é que os livros anteriores da autora não fossem tão bons. A gente sempre imagina que o autor evolui a cada livro, mas a Gillian já era uma excelente escritora desde o começo!!!
Vale a pena!!
Beijos
Depois de ler “Garota Exemplar”, fiquei super fã da Gillian Flynn, que história boa, e o filme maravilhoso.
Com certeza, Lugares Escuros está na minha lista, depois dessa resenha, fiquei ainda mais com vontade de ler.
Oi, Jacy.
Se você gostou de Garota Exemplar, então acredito que vá gostar dos outros dois!!!
Beijos
A trama é bem envolvente. Gostei de conhecer a personagem e sua trajetória de vida. Fiquei curiosa com algumas coisas que você diz aqui na resenha e vou tentar ler pra saber mais.
valeu pela dica. amei.
Beijos.
Oi, Elizabeth.
A história da vida da protagonista é bem intensa. Sua vida foi uma tragédia atrás da outra!!
Vale a pena!
Beijos
Eu li Garota Exemplar e adorei! Como sou muito fã do gênero nem preciso dizer o quanto a autora me conquistou. Quero ler mais esse livro com certeza.
Oi, Fê.
Que bom que gostou de Garota Exemplar. Muita gente reclamou do final! rs…
Beijos
Nossa eu não acredito que eu não sabia da existência de Lugares Escuros. Depois de conhecer o trabalho da escritora pelo Garota Exemplar e ler a sua resenha, eu realmente preciso ler este livro …
Oi, Jhennifer.
Esse é o segundo livro escrito pela autora é já tem até filme!
Estou doida para assistir!
beijos
eEstou fascinada com o blog,obrigada
Awn!! Muito obrigada querida!!!
Beijos
Ouvi falar tao bem dessa autora e desse livro mas acabou que não tive a oportunidade ainda de ler mas achei super interessante e fiquei curiosa.
Oi, Mariana!
Os livros delas são bem polêmicos. Comece com um deles e depois se gostar vá atrás dos outros!!
Beijos
Mesmo não sendo muito fan desse gênero literário, depois de ler sua resenha fiquei morrendo de vontade de ler o livro, pois a trama parece ser realmente muito envolvente, o que acaba fazendo com leitor se envolva com os personagens e queira ler até o final.
Oi, Lana.
A forma de escrita da autora é viciante, mas o livro é meio pesado!!
Então esteja preparada!! rs…
beijos
Eu vi o filme e fiquei muito curiosa para ler o livro para entender essa loucura toda que aconteceu, sempre acho os livros melhores e quero muito ler logo antes de esquecer o filme.
Estou gostando muito de ler os livros dessa autora.
Oi, Cris.
Estou doida para ver o filme!
Não acho que os livros sempre ganham, mas eu gosto de ler a história na maioria das vezes! rs…
Beijos
Tô doida pra ler esse livro!
Tudo o que leio sobre a autora me leva a crer que realmente os personagens são bem intragáveis, mas gosto disso. Amo livros de suspense/policial e acredito que essa é uma característica crucial: não ter muita gente amável para se apegar. Todos são CULPADOS até que se prove o contrário haha aliás, pra mim, essa Libby aí que é a culpada por tudo.
Que maldade, Kemmy.
Esse pensamento de que todos são culpados é um pouco assustador!! kkkk
Agora fiquei meio com medo de você!!!
Brincadeira… kkkkk
Beijos
O livro deve ser muito bom!! Porque eu assisti o filme e gostei, gosto de suspense!! A estória é diferente do que estou acostumada a ler, envolve família e o que a mãe de Libby chega a ser imperdoável!!
Oi, Francisca.
A família toda da Libby é bem problemática, né?!
Acho que não consegui gostar de nenhum deles!!
rs….
Agora preciso ver o filme!
beijos
Realmente Gillian Flynn é uma autora incrível que foge do convencional…confesso que apesar de ter gostado muito da historia de Garota Exemplar, eu odiava a Amy e achava Nick sem sal, e mesmo assim, achei incrível como a autora conduziu toda a historia e agora lendo sua resenha, percebo que é mérito da autora criar historias assim, densas e cheias de reviravoltas, amei sua resenha e quero muito ler mais esse livro dessa autora genial!
Oi, Adri.
Acho que o talento da autora é justamente criar protagonistas desprezíveis, mas colocá-los dentro de uma trama incrível!!
Vale a pena ler todas as suas histórias!
Beijos
Adri!
Que thriller psicológico… adorei!
Não assisti o filme e nem li o livro ainda, mas espero poder apreciar essa leitura em breve porque fiquei extasiada com todo enredo e cm os mistérios.
“A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe.”(Mario Quintana)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!
Oi, Rudy!
Vale a pena ler esse livro, mas é preciso ter estômago.
Adoro um desafio assim de vez em quando!! rs…
beijos
Não li Garota Exemplar, mas fiquei encantada com o filme baseado na obra. Essa autora consegue elaborar histórias tão complexas, que em certo momento parece até contraditório e sem sentido tudo que aquilo que se vendo/lendo. Acredito que esse livro siga também por essa vertente e tenha um desfecho inesperado.
Oi, Jaque.
Que pena que não leu Garota Exemplar. E como você já viu o filme, agora já não tem mais graça!! rs… Mas acho que vale a pena você ler esse livro se gostou do outro!!
Beijos