Começa hoje a 21ª edição da Festa do Livro da USP, em São Paulo!
Como uma boa leitora compulsiva, estou sempre de olho nas ofertas e promoções de livros, tanto nas livrarias físicas quanto nas lojas online. Quem é que não ama encontrar livros de qualidade com ótimos preços?! Eu adoro!!!
E foi justamente procurando por boas oportunidades que conheci aqui em São Paulo a Festa do Livro da USP, organizada há 21 anos pela Edusp. O evento acontece todos os anos e reúne as principais editoras do país, que oferecem aos leitores livros com pelo menos 50% de desconto sobre o preço de capa!
Já faz alguns anos que frequento esse evento e não me canso de indicar para as pessoas!!! O evento é montado em tendas e tudo é muito simples, mas vale bem a pena! Mesmo sem poder comprar mais livros, sempre saio de lá com algumas sacolas, nem que seja com livros para dar de presente nas festas de final de ano!
Que tipo de livros encontramos na Festa do Livro da USP e quais são as editoras participantes?
O grande foco da Festa do Livro da USP são os livros voltados para os universitários e tem livros didáticos e de não ficção com preços fantásticos. Mas é claro que os livros de ficção de todos os gêneros, os de culinária e até infantis tem espaço da festa! E o melhor, tudo com um ótimo desconto.
Editoras como Harper Collins, VR/Plataforma 21, Martin Claret, Universo dos Livros, Grupo Record, Faro, Grupo Autêntica, Planeta, Intrínseca, Arqueiro e Sextante, Valentina, Morro Branco, Aleph e Grupo Companhia das Letras, entre muitas outras, oferecem diversos títulos do seu catálogo!!
Como a lista é muito grande, vale dar uma olhadinha no site oficial do evento caso vocês queiram saber se alguma editora específica vai estar por lá!
Confiram as listas dos livros e dos preços que algumas editoras disponibilizaram:
Para ajudar no planejamento dos leitores, algumas editoras disponibilizaram no site do evento e nas redes sociais uma lista com os livros que estarão disponíveis na Festa do Livro, com seus respectivos preços. Como o foco aqui do Leitora Compulsiva são os livros de não ficção, coloquei os links de algumas editoras que mais tem a ver com as postagens aqui do blog, mas vocês podem conferir a lista completa AQUI!
Grupo Autêntica (Autêntica, Gutenberg, Nemo, Vestígio)
*Não se assustem, mas algumas listas abrem diretamente e outras pedem para vocês baixarem o arquivo de Excel com as tabelas
Os preços indicados podem sofrer alguma alteração e a maioria das editoras tem uma quantidade limitada de exemplares nos estoques, então é possível que alguns livros acabem antes dos outros… Essas listas são apenas para dar uma ideia do que é possível encontrar por lá, mas não uma garantia!! Então nada de chegar lá brigando: “Eu vi no Leitora Compulsiva que ia ter o livro e não tem!” Rs… Por favor, né?! Rs…
Como é o lugar? Qual a melhor roupa para ir? Tem lugar para comer por lá? Aceitam cartão?
Estou me programando para ir na Festa do Livro da USP entre quinta e sexta-feira, então ainda não tenho uma ideia exata de como está o evento nesse ano… Mas me baseando nas edições anteriores, posso dizer que a estrutura é bem simples! São três tendas grandes e as editoras expõe seus livros em mesas. Algumas tem espaços maiores e outras menores, mas não tem decoração, não tem estantes e nem nada que os leitores estejam acostumados em ver em eventos como Bienais do Livro.
As tendas são montadas em uma pequena rua, dentro da Cidade Universitária e pode ser meio chato de chegar lá, principalmente para quem vai de transporte público. Por isso, tenham em mente que é preciso um calçado confortável para andar bastante! Além disso, como a estrutura é bem simples, às vezes o chão do lugar pode ter irregularidades e dificultar a caminhada de salto alto, por exemplo! Rs…
Outro detalhe é o calor que acaba ficando dentro das tendas. Com tanta gente reunida em um espaço pequeno, é normal que a temperatura suba… Por isso, minha dica é ir de mangas curtas e levar um casaco se o dia estiver mais frio ou chuvoso. Dentro das tendas vale a pena tirar o casaco e ficar mais fresquinho!
Para quem pretende comprar livros, levar uma mochila é sempre uma boa dica. Eu sou do tipo que não curte ficar carregando uma porção de sacolas porque corro o risco de perder alguma ou ainda ser furtada! Por mais que o evento tenha segurança, a gente mora no Brasil, né minha gente?! Nunca é bom dar bobeira com sacolas.
Sobre a alimentação, sempre tem algumas barracas com opções de lanches simples, com água e refrigerante. Os preços são até que justos, mas não tem muita coisa não! Eu não deixaria para almoçar por lá, por exemplo! Como o local é aberto, não tem problema levar salgadinhos, bolachas ou outros petiscos de casa, podem ficar tranquilos!
E sim!!! As editoras aceitam cartões de crédito e de débito! Pelo menos todas as que eu já comprei alguma coisa… Rs! As maquininhas dependem do santo sinal, que às vezes falha, então tenham paciência, por favor. E para quem for querer pagar em dinheiro, lembrem-se de levar notas mais trocadas para ajudar.
Quais os dias e horários? Qual o endereço e como chegar?
A 21ª Festa do Livro começou hoje e acontecerá até o dia 30 de novembro. Nos dias 28 e 29 de novembro, o horário é das 9 às 21 horas, e no dia 30 de novembro, das 9 às 20 horas. O local é o mesmo das edições anteriores: Av. Prof. Mello Moraes, travessa C, na Cidade Universitária, em São Paulo.
Ir de transporte público para lá pode ser meio chato, mas não é impossível! A estação Butantã do Metrô é a mais próxima, mas depois é preciso pegar um ônibus para dentro da USP. Dependendo da quantidade de pessoas, um Uber ou um 99 é sempre uma boa opção para ir da estação até o local do evento! Quem quiser ir de carro, dá para estacionar dentro da Cidade Universitária e é graça.
Quem for de São Paulo, espero que tenham a chance de dar uma passadinha por lá para conferir as ofertas ou ao menos para fazer um passeio diferente em meio aos livros!
Deve ser muito legal Camis! Fiquei morrendo de vontade de ir! Eu gosto muito de ir em feiras de livros, ler as sinopses, admirar as capas, e comprar quando posso, rsrs. Eu e minha irmã nem vemos a hora passar.
Oi, Sara.
Eu sou assim também…
Entro nas feiras de livros e nem vejo a hora passar!
beijos
Camis!
Tão bacana essas feiras de livro, pena que aqui não tem.
Andei fuçando nas editoras que mais gosto e os preços estão sensacionais, agora entendo porque sai com muito livros de lá.
Valeu a dica.
cheirinhos
Rudy
Viu os preços, Rudy?!
Não tem como resistir.
Eu comprei pouco nesse ano, mas valeu a pena!
Beijos
Oi!
Aqui em Curitiba também tem feiras de livros de universidade, da UFPR. Acho bem fofinha e de fácil acesso, sempre em uma praça pública bem central e vende de todos os gêneros!
Que ótimo!!!
E os preços, são bons?!
beijos
Oi Camila.
Essas feiras são maravilhosas. Eu acho muito bacana e importante participar. Infelizmente este ano não fui em nenhuma aqui em MG. Precisei dar prioridade para outros objetivos, mas quero mudar isso no próximo ano.
Bjos
Oi, Kênia.
Aí em MG tem boas feiras?!
beijos