Leitora Compulsiva

Feliz Dia da Toalha!

dia da toalha dia do orgulho nerd douglas adams leitora compulsiva

 

Feliz Dia da Toalha e do Orgulho Nerd!!

Hoje estou aqui para celebrar com vocês o Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd!

O Dia da Toalha é celebrado em todo o mundo no dia 25 de maio, como uma forma de homenagear o escritor Douglas Adams, famoso por sua “trilogia de cinco livros” chamada O Guia do Mochileiro das Galáxias e por sua grande contribuição à série Doctor Who.

A data foi celebrada pela primeira vez em 2001, ano em que Douglas Adams faleceu, e desde então se tornou símbolo de uma geração, que, no dia 25 de maio de cada ano, sai às ruas carregando suas toalhas, objeto de extrema importância na aventura intergalática por ele criada.

dia da toalha dia do orgulho nerd douglas adams leitora compulsiva‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ é considerado um clássico no mundo todo! Um tipo de leitura obrigatória para quem curte uma literatura non-sense, nerd e de ficção científica!! rs… Os livros seguintes são: ‘O Restaurante do Fim do Universo’; ‘A Vida, O Universo e Tudo Mais’; ‘Até Mais, e Obrigado pelos Peixes’; e, por fim, ‘Praticamente Inofensiva’.

O livro conta a história de Artur Dent, um cara super comum, até um pouco molengão, que é resgatado minutos antes de a Terra ser destruída, por seu amigo alienígena (que Arthur não sabia que era alienígena) Ford Prefect. Ford estava disfarçado na Terra para fazer pesquisas de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia para quem quer se aventurar por esse universo… Graças aos conhecimentos de Ford, os dois conseguem pegar uma carona em uma nave alienígena bem a tempo de escapar da morte e partem pelo Universo, se aventurando, salvando o dia, descobrindo novos mundos…

Essa série tem de tudo um pouco: naves, saltos no tempo, lasers e extraterrestres, golfinhos… Críticas à burocracia, à política, ao tédio e a várias coisas que são beeem típicas de nós humanos. Mas o que essa série tem de especial é o humor e o sarcasmo típico dos ingleses e, logicamente, tem ainda uma toalha!! rs…

“Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os “viajantes da galáxia”, a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações. Conforme o Capítulo 3 do livro:

Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.

Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “Vem cá, você sancha esse cara dupal, o Ford Prefect? Taí um mingo que sabe onde guarda a toalha.” (Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível)”.

*Fonte: Wikipédia

Sou super fã dos textos do Douglas Adams e não nego que sou uma nerd, com muito orgulho! O mais bacana é perceber que ser nerd hoje é bom. Durante muito tempo esse foi um termo pejorativo, mas hoje a cultura nerd está em todo lugar, dominando o cinema, a literatura, as séries de TV, os quadrinhos, os jogos de tabuleiro… Temos lojas dedicadas à cultura nerd e hoje encontramos com facilidade jogos de RPG, bonecos colecionáveis, jogos de vídeo game e tudo o mais daquilo que tanto amamos!!

dia da toalha dia do orgulho nerd douglas adams leitora compulsiva

Para celebrar a cultura nerd aqui no Brasil foram realizados diversos eventos no final de semana passado e tive a honra de ser convidada pela Rosana – do Livrólgoos – para apresentar com ela o encontro promovido pelas editoras Arqueiro e Aleph, que aconteceu no dia 21 de maio, na loja Geek da Livraria Cultura, situada no Conjunto Nacional, em São Paulo!

Apesar da chuva, do frio e dos diversos eventos acontecendo no mesmo dia, tivemos um público grande e muito animado! Foi ótimo poder encontrar tantas pessoas que amam a cultura nerd e que sentem orgulho disso!!!

Aproveitamos a celebração para anunciar os lançamentos dos livros “O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias” e “A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Confiram todas as fotos do evento no nosso álbum no Facebook!

Ah… já ia esquecendo de dizer… Algumas pessoas preferem chamar essa data de Dia do Orgulho Nerd, por ser uma expressão mais abrangente, não limitada aos fãs de Douglas Adams. E, curiosamente, foi no dia 25 de maio de 1977 que aconteceu a premiére do primeiro filme de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança!

12 comentários sobre “Feliz Dia da Toalha!

  1. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Eu conheci o trabalho do Douglas por causa de Doctor Who e das adaptações literárias das histórias dele para a série que a Suma publicou.
    Eu gostei muito do humor que se via lá é que de alguma forma também servia de critica à sociedade, mesmo que em DW seja de uma forma leve, como no comportamento dos Senhores do Tempo frente a aquilo que os amedrontava ou Skagra quando ele descobre que não havia deus e resolve se tornar um, o que servia até de auto ironia, considerando o fato de Adams ser ateu.
    Espero um dia poder ler a trilogia de cinco de O guia do mochileiro das galáxias e Dick Gently e me divertir um pouco mais com a vida, o universo e tudo mais de Douglas Adams.
    E curiosamente, acho legal que haja essa coincidência com o lançamento de Star Wars – Uma nova esperança, por tanto O guia quanto Star Wars nasceram na mesma época e marcaram mais uma geração inteira de fãs pelo mundo. E como diria o 11º Doutor, não podemos ignorar concidências, a não ser que esteja ocupada demais para isso.
    Ah, e só esses tempos eu descobri que o Sr. Watson de Sherlock é o Arthur Dent do filme!!! Outra coincidência considerando que Steven Moffat é o showrunner de Doctor Who e Sherlock, ou ele também ama O Guia do Mochileiro das Galáxias?

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Caramba, Lê.
      Fico impressionada com o tanto que você conhece de DW! rs… Eu até gosto, mas não manjo tanto quanto você.
      Sou fã do Douglas Adams e me diverti muito com os livros de o Guia do Mochileiro. Acho que uma das coisas mais bacanas é que em seus livros ele não se preocupa com tecnologia, física ou qualquer coisa científica. Ele simplesmente inventa as coisas mais malucas e pronto. Ninguém fica discutindo a viabilidade de um peixe tradutor que se enfia no ouvido! kkkkk
      Não vejo Sherlock, não sei quem é o ator, mas seu que o Arthur Dent é faz o filme do Hobbit! rs…
      beijos

  2. crisdesouza

    Oi, Camis…
    Adorei conhecer um pouco mais da Origem do “Dia do Orgulho Nerd”. Nunca li nada do Douglas Adams… Mas parece ser muito bacana… Espero poder ler algo um dia…
    Beijinhos…

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Que bom que meu post foi instrutivo! rs…
      Eu gosto bastante de Douglas Adams e sempre recomendo!
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!