Olá, pessoal.
Ter um blog literário não é moleza. São várias horas do dia dedicadas a ler os livros, escrever as resenhas, responder os comentários e tudo mais. Além disso, há muita responsabilidade envolvida!! Mas é claro que ninguém teria um blog literário se não tivesse a parte divertida, né?! É sempre gostoso ler os comentários de vocês e fazer novas amizades.
E uma das partes boas de se ter um blog literário é participar dos eventos literários, que nem sempre são abertos para os leitores em geral. São nesses eventos que ficamos sabendo de novidades do mundo editorial, dos lançamentos e de todo tipo de “fofoca” literária!!
Apesar te der praticamente parado de ler nesse tempo em que fiquei escrevendo minha monografia, consegui arrumar tempo para participar de alguns desses eventos. Ao todo foram três eventos e vou comentar sobre cada um deles separadamente aqui no blog, tudo bem?
Para começar…
Encontro de Blogs de Letras – 30/05/2014
No finalzinho do mês de maio rolou aqui em Sampa a quinta edição do Encontro de Blogs de Letras, com participação do pessoal da Sesi- SP Editora.
Para quem ainda não conhece, os Encontros de Blogs de Letras são promovidos pelo pessoal do Publishnews – em especial a Cássia Carrenho – e conta com apoio do Sérgio Paravini, do Pavablog. O intuito desses encontros é promover uma aproximação dos blogueiros literários e as editoras. Cada encontro tem uma editora como patrocinadora. O pessoal da editora comparece, fala sobre o trabalho que realizam e dão a oportunidade de tirarmos dúvidas. As editoras que já participaram dos encontros são, respectivamente: Record, V&R, Única, Gutenberg e agora a SESI-SP Editora.
Essa quinta edição repetiu o sucesso das edições anteriores e ainda contou com uma novidade bem bacana: o ‘speed networking’ elaborado pela Cássia Carrenho e que propiciou que os blogueiros presentes pudessem se conhecer melhor e trocar figurinhas! Eu já conhecia a maioria dos participantes, mas foi ótimo saber um pouco mais sobre eles e ainda conhecer os outros!! Assim como eu, a maioria dos participantes já frequenta esse encontro desde as primeiras edições e é sempre bom compartilhar experiências.
*foto SESI-SP Editora
Na sequência, tivemos uma mini entrevista com o editor chefe da SESI-SP Editora – Rodrigo de Faria e Silva – que falou sobre a trajetória da editora, o catálogo, os projetos e os processos de elaboração dos livros da editora. E nesse ponto foi muito interessante perceber as diferenças e semelhanças entre o trabalho da SESI-SP e das outras editoras que já patrocinaram o evento.
Obviamente rolou a tradicional gincana de grupos e mais uma vez percebi que estou por fora de muitos assuntos literários. O problema é que o Sérgio Pavarini sempre apela para os clássicos e eu entendo mesmo dos livros e autores mais recentes e comerciais! Assim fica complicado para o meu lado! Minha sorte é que sempre acabo em algum grupo de pessoas inteligentes e antenadas! rs…
E para terminar, fomos agraciados com um bate-papo incrível com dois autores da SESI-SP: Luiz Bras (autor de Vitor e o Invisível) e Paulo Magrão Garfunkel (autor de Shui entre os vermes da superfície e Três fábulas de Esopo). Eles falaram sobre seus respectivos livros e contaram histórias sensacionais sobre a literatura, sobre quadrinhos, sobre filmes e muitos outros assuntos. Foi a melhor discussão literária que tivemos até hoje e aprendi muito sobre o que é necessário para um livro ser considerado um clássico. Valeu muito a pena ter ido nesse encontro.
Com tantos lançamentos literários, acabo me concentrando muito em editoras mais famosas, em autores estrangeiros e nos best-sellers. Mas foi incrível conhecer o trabalho da SESI-SP Editora e o catálogo deles. Fiquei encantada com os livros que ganhamos e em breve quero resenhá-los por aqui. Descobri que é muito bom sair da minha zona de conforto!! rs…
E finalmente tomei vergonha na cara e levei minha máquina fotográfica. Para conferir todas as fotos do evento, basta clicar AQUI!
Oi Cami, eu sei que existem vários escritores nacionai, mas é mais fácil ter conhecimento dos livros best-sellers msmo, às vezes eu mesmo acabo ficando na minha zona de conforto tbm, e leio só livros que alguém jah leu e me disse que é bom. É dificil eu dar a cara a tapa e ir comprando um livro sem dar uma bela puxada na ficha dele hehehe.
E qndo o assunto é Nacionais, daí complica mais, porque normalmente eles são um pouco mais caros e não são muito comentados tbm.
Eu não tinha visto, ou passou despercebido, que a Carina Rissi é brasileira, eu me apaixonei pela capa, sinopse e pelas resenhas, mas só qndo eu fui comprar q vi de onde ela é.
As vezes eu até fico me sentindo culpada por não ler publicações nacionais, mas aos poucos eu vou conseguir ter mais contato com esses brasileiros. hehehe
bjobjo
Oi, Lauren.
Infelizmente é assim mesmo que as coisas funcionam. Eu também morro de medo de investir em livros caros e sem ter muita referência. Além disso, já tive uma péssima experiência com um autor nacional que me perseguiu nas redes sociais porque não gostei do livro dele. Tudo isso acaba sendo ruim para o escritor nacional, mas sempre que possível gosto de procurar alguma coisa nova. Já li livros ótimos de escritores nacionais e que indico com certeza: Paula Pimenta, Carina Rissi, Marina Carvalho, Vivianne Fair, Enderson Rafael, Fernanda França, Soraya Felix e alguns outros!
beijos
Olha!! Esse foi um dos melhores eventos literários que já fui. Muito incrível!! Aproveitei bastante e aprendi mais um pouco.
Sempre bom!!
E te ver também é uma delicinha!!!!
Bjks
Lelê – http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Oi, Alê.
Estou super ansiosa para o próximo encontro!!
E poder reencontrar todo mundo!!
beijos
Esses eventos devem ser ótimos mesmo, principalmente da literatura. Aprender coisas novas é sempre bom. Ganhar presentes (livros) melhor ainda! 🙂
Oi, João.
Com certeza é ótimo ganhar livros, mas os amigos que tenho feito são a melhor coisa de tudo!! hehhe
Beijos
Deve ser bom participar, essa interação e tomar conhecimento da capacidade de um grupo em todo nas gincanas.
Oi, Oliveira.
É ótimo mesmo!!!
Beijos
Acho super interessante esses eventos e acho que também vivo nesta sua zona de conforto kkkkkkkkkkk
Oi, Bia.
É complicado sair dessa zona de conforto, né?! Acho que o grande problema é que nem sempre sobra muito do orçamento para os livros, então gostamos de gastar sempre com algo que temos mais certeza de que vamos gostar!
beijos