Leitora Compulsiva

Elizabeth Scott – Menina Morta Viva

Não se deixem enganar pelo título desse livro… ele não fala sobre seres sobrenaturais! Não se deixem enganar pelo ursinho da capa… essa não é uma história fofa!! Na verdade, o que mais falta nessa história é doçura, meiguiça, carinho, amor…

Essa é uma história triste, de sofrimento! É uma história que causa revolta na gente!!

Confesso que senti um ódio mortal a cada página virada, ao mesmo tempo em que sofri e senti meu coração ficar cada vez mais apertado!

E ao final, percebi que esse livro é sensacional! Tristemente maravilhoso!!

Já sei… vocês acham que eu fiquei louca, né?? Como é que alguém pode ler um livro, ficar cheia de raiva e mesmo assim achar o livro tão bom??? Pois é… foi isso mesmo que aconteceu comigo e tenho certeza que vocês vão encontrar outras tantas pessoas que concordam com essa minha maluquice! rs…

Para vocês entenderem melhor, o livro conta a história de Alice, mas esse não é o verdadeiro nome da garota e sim o nome que Ray usa para chamá-la. Alice foi sequestrada por Ray há cinco anos. Ray é uma das piores espécies de montro que a gente pode imaginar: ele é um pedófilo e abusa diariamente de Alice. Não contente em mantê-la com ele, abusar dela, ele ainda a mantém sob um rigoroso regime, impedindo que a garota se desenvolve e cresça! Conseguem imaginar uma coisa desse?? O maldito deixa a menina passando fome, só para que o corpo dela não cresça e ela se pareça sempre com uma criancinha!!!

Mas ele não a mantém presa, então a primeira coisa que vem à nossa mente é: por que ela não foge?? Parece simples, não é?? Quantas histórias a gente já ouviu sobre mulheres maltratadas, mas que não faziam nada contra seus agressores?? E tem horas que a gente pensa: essa daí gosta de apanhar, já que não faz nada! Como podem essas pessoas não fugir, não correr para a polícia, não pedir ajuda?

E então, lendo esse livro, a gente percebe porque Alice e todas as “Alices” que existem por aí, não fogem, não gritam, não pedem ajuda… Porque elas estão mortas… Mortas por dentro!!! E não existe forma pior de destruir alguém do que matando sua alma!!

O livro é narrado por Alice e estruturado de uma maneira muito interessante. Alguns capítulos são mais longos, outros não passam de uma única página. A narrativa não é linear… ora estamos no presente, ora Alice nos conta algo de seu passado ou do passado daquela garota que ela deixou de ser!

Apesar do livro tratar de pedofilia, a escrita da autora é delicada! As situações mais difíceis enfrentadas por Alice são meramente insinuadas, para que sejam o menos chocante possível!

É impossível não odiar o Ray e desejar que ele morra a cada página. Mas todo esse ódio exerce um fascínio mórbido na gente! Duvido que alguém seja capaz de abandonar esse livro, sem se remoer por dentro para saber como tudo isso termina!

Esse livro é com certeza uma leitura inesquecível!!

52 comentários sobre “Elizabeth Scott – Menina Morta Viva

  1. Monique Melo

    Camila, que vontade e que medo de ler esse livro. Parece que tudo é muito forte e com certeza deve ser um livro que nos faz chorar… Ainda não sei se quero (ou seria “se aguento”) lê-lo, mas vou pensar com carinho. Adorei a resenha, você passou realmente o que estava sentindo!

    1. Camila

      Oi Monique,
      Pensa mesmo com carinho! É um livro chocante, mas ao mesmo tempo delicado!
      Quem sabe você não passa numa livraria e dá uma namorada nele!! rs…
      beijos

  2. Carol Felipe

    Eu já tinha lido outro livro da Elizabeth Scott (Love You Hate Tou Miss You) e sei como ela gosta de uma carga dramática forte nos livros dela (em LY HY MY ela me fez ter raiva e chorar litros com tanto sofrimento que a protagonista passou)…mas não pensei nunca que Menina Morta-Viva tratava de um assunto tão mais delicado e polêmico!!

    Se com LY HY MY eu sofri, esse então deve ser muito pior…juro que até tenho dúvidas se quero lê-lo, mas acredito irei…

    =s

    1. Camila

      Oi Carol,
      Já fiquei sabendo que esse outro livro da autora também será publicado aqui no Brasil! Estou ansiosa para ler!! Embora seja triste, a história faz a gente querer ser uma pessoa melhor!!
      Beijos

  3. William

    Ai Milla, que resenha LINDA!
    Tenho que dizer que eu ADORO essa livre, e sempre estará entre os meus preferidos. Sim, senti muito odio lendo-o, mas ao final ñão tinha como não amar esse livro.
    Eu já li dois livros da Elizabeth, mas infelizmente foram por e-books, ainda bem que a Underworld está trazendo-os para o Brasil, assim posso comprar todos e relê-los mais uma vez.
    Com certeza, é um livro que todas as pessoas deveriam ler!

    Beijos
    Will
    Vício de Cultura

    1. Camila

      Oi Will,
      Foi bem difícil fazer a resenha desse livro!! No meu primeiro rascunho tinha muito palavrão!! hehehhe Xinguei muito o Ray!! rs… Quero muito ler o outro livro da Autora, mas vou esperar a publicação aqui no Brasil!!
      Acho as capas da UW muito lindas!!
      beijos

  4. Natália

    Adorei sua resenha e ficava torcendo pro Ray ser torturado e aí sim ter a morte q ele merecia. Ele precisava ser abusado antes.

    Ai ai, adorei o livro. Sua resenha tbbbb!

    Bjs,

  5. Mari Carvalho

    Sinto muito, mas, com certeza é o tipo de livro que no momento atual vou passar bem longe. Detesto livro angustiante, que te deixo uma melancolia, que te faz ter ódio dos homens. Uma vez comprei o livro As boas mulheres da China e não passei das primeiras páginas. Somente tenho tempo de ler a noite, então quero coisas mais leves, mais otimistas, mais agradáveis.

    1. Camila

      Oi Mari,
      É por isso que é bom a gente sempre se informar sobre os livros que pretende ler!!
      Vejo muito livro bom por aí, mas que não vão funcionar para mim nesse momento! Exemplo disso são os livros do Nicholas Sparks! rs…
      Beijos

  6. Carol D.

    Sinceramente eu não gosto muito de livros assim. Ficaria muito deprimida ao ler, é um assunto muito triste e que deixa a gente revoltada! Como que pode existir coisas como esse Ray (porque nem pode chamar de gente) no mundo?! É triste. Mas ficou curiosa pra saber pq Alice não foge, já que não está presa e coisa e tal.

    beijos

    1. Camila

      Oi Carol,
      O Ray consegue detruir todo e qualquer tipo de esperança na Alice e ela simplesmente acredita nele e acha que ninguém poderá ajudá-la! É assim que esses monstros agem!!
      Eu amei o livro, mas ele é mesmo pesado e acho que não é o tipo de livro que agrada a todo e qualquer público não! Se você não se identifica com esse tipo de leitura, então deixa pra lá!! Leia aquilo que te faz bem!!!!
      Beijos

  7. Brunna Gonçalves

    Nossa. Agora você me deixou muito interessada nesse livro. Assim como outro livro da Elizabeth, eu já tinha ouvido falar desse livro, mas ainda não sabia do que se tratava. Tinha outra idéia do que ele falava e fiquei impressionada com essa sua resenha.
    Talvez eu demore um pouco para ler esse livro, mas com certeza eu TENHO que lê-lo (mesmo que eu seja fraca para histórias tristes).
    bjos

    1. Camila

      Oi Bruna,
      Fiz questão de mostrar nessa resenha que esse livro não é fácil de ser lido e que é triste!
      Mas o livro é também muito bonito!
      Quem sabe você não dá uma lidinha roubada nesse livro se o encontrar numa livraria? Faça um “test-read” dele!! rs…
      Beijos

  8. Ju Oliveira

    Nossa, fiquei apreensiva só de ler a sua resenha, que ficou ótima por sinal.
    Sinceramente não sei se tenho coragem de ler, vontade não falta.
    Parece ser muito pesado!
    A sinopse é bem diferente de tudo que tem por ai neh?
    Não imaginava que fosse sobre esse assunto.
    Bjs!

  9. Camila Mosqueira

    Mila, não conseguiria ler este livro não.. Que história mais bizarra!! Se bem que eu li um livro de uma garota que foi abusada e morta (que até virou filme ano passado) há muuuitos anos e não achei tão ruim assim. E olha que na época eu devia ter uns 17, qndo tudo é bonito e divertido rsrs. Se esta autora realmente conseguir contar essa história horrorosa de forma light, então talvez ela me convença a ler..
    Bjos!

  10. Meyre

    Gosto muito de livros que tratam desses temas, que parecem ficção mas acontecem bem mais do que a gente imagina, esses sugadores de alma, não precisam ser necessariamente um pedofilo. Pode ser os pais,o marido, ou quarquer outra pessoa que tenha algum poder sobre a pessoa, seja fisico ou psicologico.Por issso as salas de psiquiatrias estão cheias. Tenho de ler esse livro. Como vc disse parece ser tristemente lindo…Bela resenha de verdade, parabéns.

  11. Juh

    Nossa Camis.
    Achei tão forte o tema! Será que vou gostar?. Eu pensava em algo totalmente diferente!
    Sua resenha ficou fantástica, dá para notar que apesar d tema bizarro vc gostou do livro.
    Mas sinceramente não sei se quero ler…
    beijoooos
    Livros e blablablá

  12. Dasty-Sama

    Caramba, por mais que o tema do livro seja chocante, quero muito lê-lo! Assisti, esses dias, um filme chamado O Olhar do Paraíso que tem o mesmo tema e é incrível! Queria muito ler o livro, acho que ele deve ser ótimo mesmo, apesar de se tratar de pedofilia ):

  13. Fernanda

    Ei Mila,

    Nossa vc me deixou até arrepiada com esta resenha, agora fiquei muito curiosa para ler o livro O.O
    Mesmo sendo um assunto muito pesado e triste, normalmente evito livros assim.

    bjo

  14. Marcella

    Nossa adorei a resenha,apesar de eu ter um certo receio de ler livros deste gênero pois sempre acabo me colocando no lugar das personagens,mas até que fiquei com expectativas para ler este,já entrou para minha lista. Parabéns Camilia adoreei a resenha bjs.

  15. Fernanda Correa

    Nossa, esse livro deve ser muito pesado, não? Que coisa terrível…

    Imagino um pouco a sensação, mais ou menos a que tivem em relação à protagonista do livro ‘Um Filme Perfeito’….

    Bjs!

    PS: qt tempo eu não comentava aqui! ^^

  16. Aline

    Adorei a resenha, de verdade! Antes de lê-la, fiquei muito interessada pelo título do livro. Definitivamente é um livro que eu quero ler! Nunca tinha ouvido falar nele antes, mas graças a sua resenha minha fila de leitura vai ficar um pouquinho maior! ^^

  17. Bárbara

    Olá Camila!!!
    O que dizer, meu coração já ficou apertado só de ler esta resenha.
    Que por sinal ficou perfeita. Uma vez que a idéia é me convenser que o livro é bom, e assim que terminei de ler tua resenha estou quase louca de vontade de ir na livraria mais próxima e devorá-lo…
    Bjo.

  18. Thais

    Nossa Camila! Pela sua resenha senti que vc se apaixonou pelo cativante livro, mas acho que devemos ler quando o astral está nos melhores dias neh? por que se for tão triste assim…

    Me lembrou muito o livro “Palavras envenenadas” da Novo Conceito que resenhei esses dias no blog.

    Bjs

    1. Camila

      Oi Thais,
      Fiquei mesmo apaixonada pelo livro!!
      Mas é verdade, é bom ler o livro quando o atral tá melhor, senão é depressão na certa! rs…
      Estou curiosa sobre o Palavras Envenenadas!
      beijos

  19. Melissa

    Camila, essa é mesmo uma das suas melhores resenhas. Inteligente e sensível.

    No entanto, não sei se vou ler o livro porque sou do tipo “estômago fraco”. Não sei, fico muito angustiada, principalmente sabendo que isso acontece no mundo todos os dias. Acabei de ver um mini-vídeo sobre a vocalista do “The Gits” que foi violentada e morta no início dos anos 90 e ainda estou chocada. Imagine então ler um livro inteiro.

    Realmente, a gente tem que ler o que sabe que dá conta.

    1. Camila

      Oi Mel,
      Muito obrigada! De verdade!! Quando o livro é bom, fica fácilmescrever sobre ele!
      Mas o livro tem que ser bem avaliado antes de ser lido! Pense bem se é o tipo de livro para você, senão deixe de lado! Rs…
      Boas escolhas nos proporcionam boas leituras!! Rs…
      Beijos

  20. JAYANE

    Nossa que livro tenso, acho que não quero lé não.
    eu fico depois eu passo uma semana só pensando no livro.
    Mas a renha ficou otíma.

  21. Alessandra

    Oi Mila! Sua resenha ficou muito boa, mas fiquei com o coração apertado só de ler, não sei se consigo ler o livro não! È uma leitura pesada demais… Estou terminando de ler Àgua para Elefantes, já leu? Bjs

  22. Mundo da Leitura

    Nossa, parece ser uma literatura bem pesada! Bem diferente dos outros lançamentos que vi da Underworld… Gostei muito da resenha e apesar de ser um livro triste fiquei bem interessada em ler. Já li outras resenhas e vi que ninguém fala muito sobre o desenrolar da trama ou se Alice tenta escapar. É pra não estragar a surpresa ou o livro é daqueles que não tem um final bem declarado?

    A capa é tudo de bom, achei linda e aterrorizante!

    Beijos
    Adriana

    http://mundodaleitura.wordpress.com/

  23. Marina Faeda

    Oi Camis! Primeiro desculpe a sumida! Semana lotada, mas agora vou tirar o atraso! rss!
    Eu entendo o que você quer dizer com “tristemente maravilhoso”, já que eu me senti assim com alguns livros, mas não sei se teria coragem de ler esse também… é um tema pesado, né? Ando tão cheia de coisas pesadas em volta de mim ultimamente, que nem quero saber de outras, pelo menos por um tempo, e ainda mais nos livros, que são meus melhores amigos, e que ultimamente eu imploro pra me trazerem diversão!
    Beijos!

    1. Camila

      Oi Nina,
      Me lembro dessa fase de faculdade e sei que é duro conciliar o tempo mesmo!
      Mas é sempre bom ter você por aqui!
      Entendo quando vc diz que precisa de coisas mais alegres nos livros! É super normal!! Em compensação, estou vendo tantos problemas por aqui que é bom saber que sempre existe coisa pior no mundo!! Triste, mas é verdade!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!