Leitora Compulsiva

Duna (Graphic Novel – Vol. 1), de Frank Herbert #Resenha

duna graphic novel frank herbert intrínseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: Duna – Graphic Novel, Volume 1

Título Original: Dune – The Graphic Novel, Book 1

Série: Duna #01

Autor: Frank Herbert

Adaptação: Brian Herbert e Kevin J. Anderson

Ilustradores: Raúl Allén e Patricia Martín

Editora: Intrínseca

Ano: 2021

Páginas: 176

Tradução: Ulisses Teixeira

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino

Onde Comprar o ebook: Amazon (Kindle)

***




No mês passado, a Editora Intrínseca lançou Duna – Graphic Novel Vol. 1, adaptação da premiada obra-prima da ficção científica escrita por Frank Herbert. Eu sempre quis muito ler a obra original, mas nunca encontrei tempo para isso. Então, quando soube dessa adaptação feita por Brian Herbert (filho do autor), percebi que era uma ótima maneira de curtir a famosa trama.

Pedi um exemplar pela parceria e assim que meu exemplar chegou já peguei para ler!

Sobre o que é “Duna – Graphic Novel”?

Duna – Graphic Novel é a adaptação para os quadrinhos do clássico premiadíssimo de ficção científica escrito por Frank Herbert em 1965. Como a obra original é dividida em três livros, Brian Herbert (filho do autor) e Kevin J. Anderson, responsáveis pelo roteiro da graphic novel, optaram por manter a mesma divisão. Sendo assim, o que temos nesse primeiro volume da graphic novel é a história narrada no primeiro volume do texto original! Rs…

Em um futuro distante, o imperador padixá Shaddam IV concede ao duque Leto Atreides um novo feudo – o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna. O planeta, que anteriormente estava aos cuidados do barão Harkonnen, não tem quase nada de água, mas sua riqueza está nas especiarias retiradas do solo. E é claro, nenhum homem quer abrir mão de uma riqueza como essa e o barão Harkonnen não pretende abrir mão de Arrakis assim tão fácil.

Sabendo que enfrentará perigos, o duque de Leto parte com sua comitiva pronto para tomar posse de Arrakis e lá se estabelecer. Ele sabe que precisa se aliar aos nativos e conquistar a confiança deles para impedir que o barão de Harkonnen assuma o controle do planeta.

E é nessa jornada que seu filho Paul conhecerá o seu destino. O jovem carrega um poder desconhecido e pode ser a chave para uma profecia.

duna graphic novel resenha intrínseca blog leitora compulsiva

O que esperar desse livro?

Como uma boa fã de ficção científica, seria difícil nunca ter ouvido falar de Duna, uma história que é um verdadeiro clássico do gênero. Sempre ouvi dizer que Duna é uma das sagas mais bem-sucedidas da história e inspirou outros clássicos, como Star WarsBlade Runner e Alien. Como não ficar curiosa?! Rs…

Infelizmente nem sempre é fácil a gente dar conta de todos os livros que queremos ler, né?! Duna já estava na minha lista de desejos há anos, mas nunca encontrava tempo… Por isso achei ótimo quando descobri que a obra ganharia uma adaptação para os quadrinhos! Ainda mais uma adaptação feita pelo próprio filho do autor, que fez questão de se manter o mais fiel possível ao texto original.

E a minha experiência não poderia ter sido melhor! Gostei bastante desse primeiro volume, mesmo sendo ele um pouco mais introdutório. Ainda que a graphic novel não traga tantos detalhes, explicações e descrições do universo criado por Frank Herbert, é possível entender bem o que se passa nessa trama. Os traços e cores de Raúl Allén e Patricia Martín são fantásticos e complementam bem a história, mostrando que o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” se encaixa muito bem aqui! Rs…

Estou animadíssima para dar sequência nessa série e fico na torcida para que os próximos dois volumes da graphic novel sejam lançadas em breve!

Fãs de quadrinhos e de ficção científica precisam dar uma chance para essa adaptação. Mesmo para quem já teve a oportunidade de ler os livros, vale a pena dar uma chance à graphic novel, que foi produzida com tanto cuidado para refletir a visão que Frank Herbert tinha ao escrever a história!

Sobre os autores e ilustradores e seus outros livros…

Frank Herbert (1920-1986) foi um escritor de ficção científica conhecido por seu livro Duna e suas cinco sequências. Apesar de nunca ter obtido um diploma universitário, Herbert se tornou famoso por suas obras de ficção científica. Até hoje, Duna é uma das mais admiradas obras do gênero. E, para muitos, sua série é considerada o arquétipo de toda ficção científica que a sucedeu.

Brian Herbert, filho de Frank Herbert, escreveu a biografia do pai, Dreamer of Dune [O sonhador de Duna]. Brian também colaborou com o autor Kevin J. Anderson para escrever diversas sequências e prequels para a obra-prima de seu pai, sendo que todas entraram na lista de mais vendidos do The New York Times.

Kevin J. Anderson é um autor de ficção científica americano com mais de cinquenta best-sellers. Escreveu spin-offs de Star WarsStarCraft e Arquivo X. Com Brian Herbert, é coautor da série de prequels de Duna. Mora no Colorado com a esposa.

Raúl Allén é um artista e diretor que mora em Valladolíd, na Espanha. Allén já trabalhou para a Marvel Comics, para a Valiant e para a DC Comics junto a escritores como Matt Fraction, Jeff Lemire, Matt Kindt e Peter Milligan. Como ilustrador, trabalhou com Quentin Tarantino, e seu trabalho já apareceu em publicações como PlayboyRolling StoneThe New York Times e The Wall Street Journal.

Patricia Martín é letrista, desenhista de quadrinhos e ilustradora. Foi indicada a diversos prêmios Harvey. Nos últimos quatro anos, trabalhou em Mulher-Maravilha com Steve Orlando, Bloodshot Reborn com Jeff Lemire, Ninjak com Matt Kindt, e Secret Weapons com o artista Raúl Allén e o escritor Eric Heisserer. Ela mora na Espanha.

 

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

6 comentários sobre “Duna (Graphic Novel – Vol. 1), de Frank Herbert #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Sempre tive vontade de ler esses livros desde a adolescência, porém nunca tive oportunidade.
    E nem sabia que o filho resolveu fazer uma HQ baseada fielmente nos originais do pai, deve ser fantástico.
    Já anotei.
    cheirinhos
    Rudy

  2. Eliane

    Olá Camila
    Não sabia que esse livro inspirou outras obras de ficção científica como Star wars e outras obras.
    Estou vendo tantas resenhas desse livro mas não imaginava que ele não é um livro que foi escrito recentemente.so fiquei sabendo lendo a sua resenha.

  3. ELIZETE SILVA

    Olá! Acho que essa é uma ótima oportunidade para conhecer esse clássico da ficção científica, ainda mais para mim, que sempre acho esses enredos um pouco confusos, acredito que as ilustrações tornem a leitura mais dinâmica.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!