Título: Malas, Memórias e Marshmallows
Autor(a): Fernanda França
Editora: Rai
Ano: 2012
Páginas: 320
***
Já tem um bom tempo que acompanho o trabalho da Fernanda França pelas redes sociais, mas nunca tinha lido um livro dela. Várias vezes peguei seu primeiro livro na mão – Nove Minutos com Blanda – mas acabava desistindo de comprar, sempre por um motivo diferente.
Quando fiquei sabendo do lançamento de Malas, Memórias e Marshmallows, decidi que já era hora de comprar os livros da autora e quando me deparei com ele na versão digital, não resisti! Era todo o incentivo que eu precisava. Comprei o livro no final do ano passado, pelo site da Gato Sabido, e esperei pela melhor oportunidade para lê-lo.
Então, quando saiu a lista de livros do desafio Realmente Desafiante, decidi que esse seria o livro que eu leria para cumprir o desafio do item 11 – Ler um livro nacional. Mas… Vocês acreditam que no meio da leitura dei de cara com uma personagem chamada Camila? Tudo bem que ela não é uma personagem de destaque, mas está lá e o livro, de repente, se tornou perfeito para que eu eliminasse outro item do desafio, o de nº 17 – Ler um livro que tenha um personagem com o seu nome ou que tenha o mesmo apelido que você. Vamos combinar que é mais fácil achar outro livro nacional na estante do que outro livro que tenha uma Camila assim, dando sopa! hehhehehe Então decidi mudar de planos e este não é mais o livro do item 11 e sim o livro do item 17!!
E agora vamos ao livro…
Malas, Memórias e Marshmallows conta a história de Melissa Moya, a protagonista e narradora desse livro. Mel nasceu no interior do Estado de São Paulo, mas se mudou para a capital junto com seu irmão para fazer faculdade de jornalismo, trabalhar num importante jornal e viver uma grande aventura. E a história começa justamente no dia do aniversário de Melissa, que é também o dia em que é despedida de seu emprego no jornal, por pura sacanagem de seus colegas. Melissa é a verdadeira autora de uma matéria indicada a um premio bem bacana, mas os créditos foram dados a outra pessoa e ela ainda foi demitida! Que bacana, né?!
Mel tinha tudo para se jogar de cabeça numa depressão, mas decide aproveitar esse momento ruim para dar a volta por cima e seguir atrás de seus sonhos. Por intermédio de um novo amigo, o vizinho Théo, Mel consegue um trabalho de freelancer para uma agência de notícias sobre turismo e, após uma rápida passagem pelo Uruguai, segue para os Estados Unidos para visitar inúmeras cidades e escrever suas impressões sobre tudo.
Melissa estabelece sua base na cidade de Mason e de lá segue viagem para outras cidades americanas. Acompanhada de seu laptop e seu novo gato, Mel mergulha de cabeça em seu sonho de conhecer o mundo e ainda descobre que é possível encontrar o amor!!!
O livro é super divertido e retrata a busca pelo sonho, o amadurecimento, as inseguranças da vida profissional e do amor. Adorei “conhecer” a Mel e sua turma. A escrita da Fernanda é bem leve e fluida e a narrativa em primeira pessoa torna mais fácil de entrarmos na mente da Mel e vivenciarmos suas experiências!
Como eu disse no começo do post, o meu livro é versão digital, então não sei como é a edição impressa. Só posso dizer que o trabalho de escrita e revisão foi impecável. Uma reclamação apenas fica para o fato de que, pelo menos na versão digital, o espaçamento das linhas ficou muito pequeno, tornando a leitura um pouco difícil. Não sei se é possível controlar esse tipo de coisa na hora de fazer um arquivo .epub (formato digital), mas seria interessante se a editora dessa uma olhada nisso!
Alguém já leu esse livro? O que achou?
E para quem ainda não leu, fica a dica de um livro leve, divertido e com uma excelente mensagem!!
Camila,
Muito obrigada pela linda resenha e pelo carinho com o meu trabalho. Espero que goste de 9 Minutos com Blanda também (na segunda edição, dessa vez pela Rai) e da continuação de MMM (ainda sem data, mas que será publicada em breve). Um grande beijo sabor marshmallow,
Fernanda.
Oi, Fê.
Engraçado como eu sentia que ia adorar o seu livro, só por achar você uma autora muito querida!
Lógico que simpatia não tem a ver com talento, mas eu sentia que no seu caso, as duas coisas andavam juntas! rss…
Quero muito ler Nove Minutos com Blanda e saber que MMM terá continuação me deixou super empolgada!
beijos
Oi Camis! Eu tbm preciso fazer uma meta para ler um livro da Fernanda. Fui num evento literário que ela estava e ela é superfofa e divertida, os livros dela devem ser também kkkkk, mas nunca consigo comprar. Adorei saber que é em primeira pessoa (estou sentindo falta disso nos livros que ando lendo rs) e como tem viagens é mais um fator positivo. *__*
Beijos!
Oi, Carol.
Engraçado como a gente conhece a Fernanda e logo tem a sensação de que os livros dela são ótimos, né?!
E o livro é sim tão engraçado quanto ela! rs…
Gosto bastante de livros em primeira pessoa porque consigo vivenciar melhor as experiências da personagem!!
beijos
Tenho este livro mais ainda não o li.
Li Nove minutos com Blanda, o livro é fino e a leitura é leve e descontraída. É do tipo que você sabe com quem a personagem ficará no livro, mas mesmo assim vale a pena ler, ri bastante com ele.
Eu adoro livros assim, Evy!
Por mais que a gente saiba como será o final, seria muito ruim se ele não fosse como a gente quer, né?! rs…
Beijos
Com certeza, acho que estamos tão cansadas de ver tanta coisa com finais tristes ou frustrantes na vida real que pelo menos no livro merecemos ver finais felizes como o que nós desejamos. =)
beijos
Eu não gosto muito de ler livros com finais trágicos.
Gosto de ler alguma coisa que me dá esperança. De coisa ruim já basta a realidade, não?! rs…
beijos
Já ouvi falar da autora, mas tbm nunca li nenhum dos livros dela, vou deixar esse na listinha, qdo rola ruma promo bacana, eu vou embarcar 😉
Andy_Mon Petit Poison
Andy,
Vou sortear um e-book dele aqui o blog.
Dá uma olhada!!
Ganhar é sempre melhor, né?!
Beijos
Poxa, esse eu quero ler! Sempre quis ter uma oportunidade como a da Mel, viajar pelo mundo e viver disso, mas não é pra todo mundo, né? Por isso adoro quando encontro algum livro que conte uma situação dessas! =)
Beijos Camis! Ótima resenha, como sempre! =)
Oi Nina,
Eu amo viajar e ler histórias como essa me anima muito!
É uma pena que nem sempre temos a oportunidade de conhecermos lugares novos!
beijos
Aheee DRD 😉 Camis, conheço a Fê apenas pelas redes sociais, desde seu trabalho com 9 minutos com blanda, mas desde o lançamento de MMM estou super curiosa para conhecer esse mais novo lançamento dela, adorei a resenha e por culpa sua fiquei com ainda mais vontade de ler ele 😉
Beijokas!!
Ligia et son monde
Oi, Liginha.
O livro é ótimo e me fez muito bem.
Terminei a leitura com uma sensação muito boa!!!
Beijos
Oi Camila, tudo bem?
Confesso que não li a sua resenha na íntegra porque ganhei esses dias o livro e ainda não o li rs.
Mas eu já tive a oportunidade de ler “9 minutos com Blanda” da Fernanda e me apaixonei pela escrita da autora.
Beijos
Carol,
Aproveita para ler esse livro que tem algumas notícias sobre a Blanda! hehehe
beijos
Eu conheci a autora pessoalmente (meio que dividi um espaço em um estande na bienal, rsrs) e achei ela demais! Parece que os livros dela estão seguindo a mesma linha! rs
Ela é mesmo uma graça!!
E merece todo o sucesso que seus livros estão conquistando!
Beijos
Camis amiga!!
Nunca li nada da autora, mas parece ser bem legal!!
bjs