Feliz Dia da Toalha e do Orgulho Nerd!!
Olá, people!!! Hoje é o famoso Dia da Toalha – também conhecido como Dia do Orgulho Nerd – e, como uma boa nerd que sou, não poderia deixar essa data passar em branco aqui no Leitora Compulsiva!
Para quem não sabe, o Dia da Toalha é celebrado em todo o mundo no dia 25 de maio, como uma forma de homenagear o escritor Douglas Adams, famoso por sua “trilogia de cinco livros” chamada O Guia do Mochileiro das Galáxias e por sua grande contribuição à série Doctor Who.
A data foi celebrada pela primeira vez em 2001, ano em que Douglas Adams faleceu, e desde então se tornou símbolo de uma geração, que, no dia 25 de maio de cada ano, sai às ruas carregando suas toalhas, objeto de extrema importância na aventura intergalática por ele criada.
O Guia do Mochileiro das Galáxias é considerado um clássico no mundo todo! Um tipo de leitura obrigatória para quem curte uma literatura non-sense, nerd e de ficção científica!! rs…
Nessa história acompanhamos as aventuras de Artur Dent, um cara super comum, até um pouco molengão, que é resgatado minutos antes de a Terra ser destruída, por seu amigo alienígena (que Arthur não sabia que era alienígena) Ford Prefect. Ford estava disfarçado na Terra para fazer pesquisas de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia para quem quer se aventurar por esse universo… Graças aos conhecimentos de Ford, os dois conseguem pegar uma carona em uma nave alienígena bem a tempo de escapar da morte e partem pelo Universo, se aventurando, salvando o dia, descobrindo novos mundos…
Essa série tem de tudo um pouco: naves, saltos no tempo, lasers e extraterrestres, golfinhos… Críticas à burocracia, à política, ao tédio e a várias coisas que são beeem típicas de nós humanos. Mas o que essa série tem de especial é o humor e o sarcasmo típico dos ingleses e, logicamente, tem ainda uma toalha!! rs…
“Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os “viajantes da galáxia”, a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações. Conforme o Capítulo 3 do livro:
Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
*Fonte: Wikipédia
Sou super fã dos textos do Douglas Adams e não nego que sou uma nerd, com muito orgulho! O mais bacana é perceber que ser nerd hoje é bom. Durante muito tempo esse foi um termo pejorativo, mas hoje a cultura nerd está em todo lugar, dominando o cinema, a literatura, as séries de TV, os quadrinhos, os jogos de tabuleiro… Temos lojas dedicadas à cultura nerd e hoje encontramos com facilidade jogos de RPG, bonecos colecionáveis, jogos de vídeo game e tudo o mais daquilo que tanto amamos!!
Os livros da famosa série de Douglas Adams são publicados aqui no Brasil pela Editora Arqueiro. São eles: O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Restaurante do Fim do Universo, A Vida, O Universo e Tudo Mais, Até Mais e Obrigado Pelos Peixes e Praticamente Inofensiva. Além desses cinco livros clássicos escritos por Douglas Adams, há um outro livro chamado E Tem Outra Coisa…, escrito por Eion Colfer, que traz uma nova aventura de Arthur Dent e Ford Prefect. Há quem considere esse um sexto livro da série e quem prefira ler somente os livros de Douglas Adams. Rs!!
Os cinco livros clássicos podem ser encontrados separadamente ou em edição volume único. Para quem quer se aventurar nesse universo, eu recomendo a lindíssima edição em volume único lançada em 2020, em capa dura e pintura trilateral. É a coisa mais linda! Eu tenho essa edição em ebook, mas sonho com esse volume físico!!
Outra coisa bem bacana é que, para comemorar os 42 anos de O Guia do Mochileiro das Galáxias, a Editora Arqueiro está lançando uma edição em capa dura do primeiro livro da série, com ilustrações de Chris Riddell. (O número 42 é outro elemento de grande importância na história!). Já garanti o meu!!
Ah… já ia esquecendo de dizer… Algumas pessoas preferem chamar essa data de Dia do Orgulho Nerd, por ser uma expressão mais abrangente, não limitada aos fãs de Douglas Adams. E, curiosamente, foi no dia 25 de maio de 1977 que aconteceu a premiére do primeiro filme de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança!
Então, FELIZ DIA DA TOALHA para vocês!!! Rs…
Camis!
Orgulho ser nerd, né?
Na minha adolescência, falavam como se mangassem da gente, hoje é o maior orgulho.
cheirinhos
Rudy
Oi, Rudy.
É nessas horas que a gente pode dizer que os humilhados serão exaltados! Rs…
Beijos
Ola
parabens aos nerds . não sabia esse lance da toalha , Achei bem legal.
bjs
Menina, pensa na pessoa aqui que não pode sair com a toalha nesse ano, mas pendurou uma na janela!! Rs…
beijos
Todo ano eu celebro esse dia como se fosse o primeiro rs
Antes, ser taxado de nerd era feio, tolo até. Hoje? A sente orgulho em afirmar: Sou nerd sim e se pah, evoluo isso ainda mais.
Que você tenha tido um dia maravilhoso, como todos os demais!
Beijo
Angela Cunha/O Vazio na flor
A gente tem mais é que celebrar mesmo!
A cultura geek é extremamente rica e é responsável por produzir uma geração de leitores!
Beijos
Olá! Para quem já sofreu por ser uma nerd é simplesmente incrível ver que agora temos até data para comemoração #chupa, como dizem por aí, “O mundo dá voltas” e que voltas meu povo. E confesso que aproveito muito o dia, sem falar nas promoções que aparecem né, meu bolso sempre agradece (risos).
Sim… É um enorme “chupa seus trouxas”! kkkkkkk
Quem diria que seríamos tão bacanas!!!
Aproveitou alguma promoção?!
Beijos